Despesas: A instalação de uma linha até aos HUC custaria vários milhões de euros, mesmo que não se fizesse o túnel de Celas, senão é ainda mais caro. As alterações a nível viário nas zonas de passagem da linha seriam igualmente muito onerosas. A simples aquisição do material circulante, seriam mais uns milhões, e a manutenção e exploração diária (energia, salários de pessoal afecto, manutenção de máquinas etc.) mais uma quantia choruda.banjix Escreveu: 1. Gostava de saber em que te baseias para dizeres que uma ligação de metro até aos HUC não é rentável. É que a minha opinião é a de que esse trajecto poderá ser um dos mais requisitados, pelo menos a ver pela quantidade de carros que se desloca diariamente para lá. Vais lá agora e é quase um achado encontrares um lugar para estacionares o teu carro;
Receitas: bilhetes e eventualmente públicidade.
Em quantos anos é que achas que a amortização do dinheiro gasto é feita: 5, 10, 100? Parece-te que alguma vez isto pode ser rentável se nem os SMTUC com um investimento que é uma pequena fracção deste, conseguem ser?
Mas esse não é precisamente um dos argumentos para que não se faça o metro? Então estamos de acordo.banjix Escreveu: Certamente que o período a que te referes não será assim tão longo comparando com os (pelo menos) 2 anos que se prevêm para modificar a bitola. Este aspecto, penso ser o mais crítico e acho que devia ser encontrada uma solução que impedisse a paragem dos comboios no ramal. Poderia, por exemplo, optar-se por uma linha com 3 carris (o terceiro até poderia ser removido posteriormente) de modo a possibilitar a circulação de comboios enquanto se procedia à remodelação da bitola. O facto dos comboios pararem 2 anos, fazendo-se o trajecto com autocarros, penso que levará a uma situação caótica na Estrada da Beira que, já hoje, começa a estar saturada. Vai haver, certamente, graves problemas de circulação nesta estrada e em todas as outras que levam a Coimbra. Acredito que muita gente vai começar a usar o carro particular, ao invés dos autocarros que vão fazer um mau serviço.





