Metro Mondego

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

banjix Escreveu: 1. Gostava de saber em que te baseias para dizeres que uma ligação de metro até aos HUC não é rentável. É que a minha opinião é a de que esse trajecto poderá ser um dos mais requisitados, pelo menos a ver pela quantidade de carros que se desloca diariamente para lá. Vais lá agora e é quase um achado encontrares um lugar para estacionares o teu carro;
Despesas: A instalação de uma linha até aos HUC custaria vários milhões de euros, mesmo que não se fizesse o túnel de Celas, senão é ainda mais caro. As alterações a nível viário nas zonas de passagem da linha seriam igualmente muito onerosas. A simples aquisição do material circulante, seriam mais uns milhões, e a manutenção e exploração diária (energia, salários de pessoal afecto, manutenção de máquinas etc.) mais uma quantia choruda.
Receitas: bilhetes e eventualmente públicidade.
Em quantos anos é que achas que a amortização do dinheiro gasto é feita: 5, 10, 100? Parece-te que alguma vez isto pode ser rentável se nem os SMTUC com um investimento que é uma pequena fracção deste, conseguem ser?
banjix Escreveu: Certamente que o período a que te referes não será assim tão longo comparando com os (pelo menos) 2 anos que se prevêm para modificar a bitola. Este aspecto, penso ser o mais crítico e acho que devia ser encontrada uma solução que impedisse a paragem dos comboios no ramal. Poderia, por exemplo, optar-se por uma linha com 3 carris (o terceiro até poderia ser removido posteriormente) de modo a possibilitar a circulação de comboios enquanto se procedia à remodelação da bitola. O facto dos comboios pararem 2 anos, fazendo-se o trajecto com autocarros, penso que levará a uma situação caótica na Estrada da Beira que, já hoje, começa a estar saturada. Vai haver, certamente, graves problemas de circulação nesta estrada e em todas as outras que levam a Coimbra. Acredito que muita gente vai começar a usar o carro particular, ao invés dos autocarros que vão fazer um mau serviço.
Mas esse não é precisamente um dos argumentos para que não se faça o metro? Então estamos de acordo.

Leia
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Mensagem por Leia »

um serviço publico não é realizado para dar lucro.

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banjix
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Mensagem por banjix »

Leia Escreveu:um serviço publico não é realizado para dar lucro.
Estava a pensar exactamente nisso. Neste caso, a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego assenta, primariamente, no serviço público, não numa "mina".
Ruizito Escreveu:Mas esse não é precisamente um dos argumentos para que não se faça o metro? Então estamos de acordo.
Não, não é um argumento para que não se faça o metro. Esse será um efeito colateral (apenas temporário) na implementação do tram-train e que, na minha opinião, deve ser repensado. Daí ter dado a ideia de deixarem 3 carris e continuar a possibilitar o trânsito de comboios enquanto se procede à mudança de bitola.

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

Leia Escreveu:um serviço publico não é realizado para dar lucro.
Concrodo.
O metro é para servir a populaçao e nao para gerar dinheiro
Ruizito Escreveu:Parece-te que alguma vez isto pode ser rentável se nem os SMTUC com um investimento que é uma pequena fracção deste, conseguem ser?
Penso que os smtuc sao rentaveis e têm lucro, senao nunca seria possivel uma empresa sem qualquer apoio do estado prestar um serviço publico, conseguir renovar a frota, e ainda alargar a rede.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Os transportes, segurança, saúde e educação são serviços públicos. por essa lógica não se fazia mais nenhum hospital neste país pq sabe-se à partida que irá dar prejuízo..

além do mais, se eu já pago dos meus impostos o metro de Lisboa e também o do Porto (e o de Mirandela) porque raio não hão-de os Lisboetas pagar também o Metro Mondego? Lembra-te que o orçamento da MM é equivalente ao que foi gasto apenas no Terreiro do Paço
Ruizito Escreveu:Despesas: A instalação de uma linha até aos HUC custaria vários milhões de euros, mesmo que não se fizesse o túnel de Celas, senão é ainda mais caro. As alterações a nível viário nas zonas de passagem da linha seriam igualmente muito onerosas. A simples aquisição do material circulante, seriam mais uns milhões, e a manutenção e exploração diária (energia, salários de pessoal afecto, manutenção de máquinas etc.) mais uma quantia choruda.
Receitas: bilhetes e eventualmente públicidade.
Em quantos anos é que achas que a amortização do dinheiro gasto é feita: 5, 10, 100? Parece-te que alguma vez isto pode ser rentável se nem os SMTUC com um investimento que é uma pequena fracção deste, conseguem ser?
eu gostava que falasses de valores aproximadamente reais.. é que se bem me lembro foste tu que disseste estar contra a linha da lousã por não haver estudo de viabilidade.. é que, quem sabe tanto, tb deve saber os valores aproximados, ou fazes uma aproximação por cabeça? ;)

ps: o tunel de Celas é essencial e mais que justificado. ou queres pôr um metro a passar de 5 em 5 minutos no cruzamento da Cruz de Celas?

banjix: como vão as obras aì na Lousã?

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banjix
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Mensagem por banjix »

daniel322 Escreveu:banjix: como vão as obras aì na Lousã?
Não sei responder porque, como os acessos em redor da estação estão vedados, não me puxa para ir até lá. Mas dou lá um salto assim que puder. ;)

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

^^ Obrigado ;)
Ruizito Escreveu:Parece-te que alguma vez isto pode ser rentável se nem os SMTUC com um investimento que é uma pequena fracção deste, conseguem ser?
os SMTUC desenrascam-se.. da maneira que podem..
Estado deve 9 milhões de euros à Câmara de Coimbra

O pagamento em falta de passes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), concedidos aos trabalhadores de diferentes organismos do Estado, como funcionários judiciais e militares, atinge já os 230 mil euros, segundo Marcelo Nuno.

Entretanto, os SMTUC têm em curso uma campanha de denúncia pública da não comparticipação pelo Estado do serviço de transporte público de pessoas em Coimbra, ao contrário do que acontece com as empresas congéneres de Lisboa e Porto.

Em Coimbra, vários autocarros ostentam na parte traseira os valores concedidos pela administração central à Carris e à STCP, empresas de transportes colectivos de Lisboa e Porto, respectivamente, em detrimento dos SMTUC, que nada recebem de ajuda financeira do Orçamento de Estado.
publico.pt
5. GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO PARA 2008 DOS SMTUC

Por último cabe-me em nome do Partido Socialista, abordar as propostas referentes aos SMTUC, e ao contrário das Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal, reconhecemos as dificuldades quanto à prestação do serviço público que são os transportes públicos, sem grandes recursos financeiros.

Sobre esta matérias as nossas posições tem sido claras desde à muitos anos, face ao esforço que é feito, só possível com o empenhamento profissional dos colaboradores dos SMTUC.

Todos estamos de acordo que Coimbra e outras cidades tem sido descriminadas quanto aos financiamentos por parte da Administração Central, aliás recentemente nesta Assembleia e pela voz do meu camarada Vassalo de Abreu, assumimos uma posição contra essa descriminação, mas também condenámos o tipo de campanha que a Câmara desenvolveu e ainda desenvolve com as inscrições nos vidros traseiros das viaturas dos SMTUC.

concelhia do PS Coimbra
Câmara de Coimbra registou resultado líquido positivo de 6,2 milhões de euros

A aprovação, incluindo a do relatório de gestão e documentos de prestação de contas de 2007 dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC)

o activo líquido sofreu «um aumento de mais de 71 milhões de euros», tendo-se ainda verificado «uma diminuição do passivo total em 8,6 por cento», isto é, «menos 6,1 milhões de euros», assim como «o passivo de curto prazo foi reduzido em 19,2 milhões de euros». Segundo o relatório de gestão, registou-se «um resultado líquido positivo de 6,2 milhões de euros»

Após lamentar «o tratamento discriminatório do Governo em relação aos SMTUC», aludindo às indemnizações compensatórias atribuídas à Carris e à Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (SCTP), Marcelo Nuno revelou que «o rácio de liquidez geral passou de 57 para 163 por cento», o que significa que «o município aumentou a sua capacidade de fazer face aos compromissos assumidos a curto prazo»
GForum digital
e eu pergunto:
Será que os TUB dão lucro? e não é por isso que a ideia de um sistema de transporte urbano de maior capacidade está posta de parte

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

Leia Escreveu:um serviço publico não é realizado para dar lucro.
Pois não, mas não te esqueças que somos todos nós que o pagamos. E se já pagamos um serviço (SMTUC) porque diabo teremos de pagar outro para o mesmo efeito?

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu: Penso que os smtuc sao rentaveis e têm lucro, senao nunca seria possivel uma empresa sem qualquer apoio do estado prestar um serviço publico, conseguir renovar a frota, e ainda alargar a rede.
Mas a realidade e toda a gente o sabe, é que se não fosse as constantes injecções de dinheiro por parte da CMC, os SMTUC já teriam ido à falência à muito...

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:Os transportes, segurança, saúde e educação são serviços públicos. por essa lógica não se fazia mais nenhum hospital neste país pq sabe-se à partida que irá dar prejuízo..

além do mais, se eu já pago dos meus impostos o metro de Lisboa e também o do Porto (e o de Mirandela) porque raio não hão-de os Lisboetas pagar também o Metro Mondego? Lembra-te que o orçamento da MM é equivalente ao que foi gasto apenas no Terreiro do Paço

eu gostava que falasses de valores aproximadamente reais.. é que se bem me lembro foste tu que disseste estar contra a linha da lousã por não haver estudo de viabilidade.. é que, quem sabe tanto, tb deve saber os valores aproximados, ou fazes uma aproximação por cabeça? ;)

ps: o tunel de Celas é essencial e mais que justificado. ou queres pôr um metro a passar de 5 em 5 minutos no cruzamento da Cruz de Celas?

banjix: como vão as obras aì na Lousã?
Olha ó Daniel, eu já não tenho paciência para os teus comentários! Nunca disse que "sabia tanto", ou que a minha opinião era melhor que as dos outros, e muito menos que era contra a linha da Lousã. Se souberes ler e interpretar o que escrevi já sabes a minha posição no assunto.
E se falas em números, então apresenta-os tu mostrando que este maravilhoso projecto que defendes não é o buraco financeiro que eu acredito que seja.
Também não disse que era contra ou a favor de túnel em Celas, o que é indeferente já que sou contra a linha dos HUC logo tanto faz ter túnel como não.
Mas para quem pensa que isto são tudo favas contadas e eu é que sou exagerado, informo que por exemplo no âmbito da minha actividade profissional, tive oportunidade de analisar o impacto do túnel de Celas nas infra-estruturas de abastecimento de água e esgotos existentes no local, e só os desvios dessas tubagens, que parece uma coisa insignificante e irrisória, representavam umas centenas de milhares de euros. E é uma gota no oceano!
É que parece que o dinheiro nasce aí pelas esquinas...

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banjix
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Mensagem por banjix »

daniel322 Escreveu:banjix: como vão as obras aì na Lousã?
Passei ontem à noite perto da estação. Os arruamentos em redor da estação estão quase prontos. Já foram feitas as infraestruturas de saneamento e os arruamentos estão com brita. Pensei tirar fotos, mas como já era de noite achei que não iam ficar bem e não tirei. Amanhã dou lá um salto, durante o dia.

mario
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Mensagem por mario »

Ruizito Escreveu:
Leia Escreveu:um serviço publico não é realizado para dar lucro.
Pois não, mas não te esqueças que somos todos nós que o pagamos. E se já pagamos um serviço (SMTUC) porque diabo teremos de pagar outro para o mesmo efeito?
Uma ideia entre muitas que este último comentário me despertou: porquê comprar um computador mais recente?

alfarod
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Registado: quarta-feira, 14 maio 2008 12:31

Mensagem por alfarod »

Esta é a guerrilha de sempre. Os portugueses estão contantemente a queixarem-se que alguma coisa deveria ser feita, mas quando se toma a iniciativa de fazer algo estão sempre contra.
O pais está atrasado em relação aos seus parceiros europeus, mas ainda assim a mentalidade portuguesa tende a atrasa-lo ainda mais.

Investimentos publicos são isso mesmo, investimentos. E não se podem analisar sobre o ponto de vista dos custos, mas sim dos proveitos.

Se não se tivesse tomado a coragem de construir a ponte açude e se optasse por solução mais económica, como uma ponte do género da ponte de Sta. Clara, ainda hoje o trânsito na entrada da cidade seria um caos. Se não se tivesse optado por construir a circular externa e se optasse por uma solução mais económica ainda hoje a circular do hospital seria um caos. Se não se optasse por construir auto-estradas, barragens, aeroportos, portos, etc. Investimentos deveras custosos para o estado, e consequentemente para todos nós, ainda hoje no pais se andava de carroça a distribuir a vender mercadorias porta a porta.

O eléctrico, tram, metro de superfície, ou aquilo que lhe queiram chamar, é actualmente o meio de transporte urbano mais económico e com melhores benefícios. É esse o motivo de ser usado em larga escala por toda a europa.
Devido à minha actividade profissional trabalho numa cidade alemã mais pequena do que Coimbra. O tram é o meio de transporte eleito, tanto no centro da cidade, como em ligação a localidades periféricas. É um meio de transporte limpo, de fácil manutenção, que transporta um grande número de passageiros e que é extensível e adaptável ao número de passageiros pois podem juntar-se várias composições.

O senão deste investimento é o seu custo inicial, mas a longo prazo torna-se mais barato e com benefícios inigualáveis. As suas características são as ideais para uma cidade como Coimbra.

Quanto ao tipo de composições eu concordo com a opção do tram-train para a linha da Lousã. Mas considero mais adequadas composições ligeiras para o centro da cidade.
Também acho que não deveria ter sido limitado às linhas mais rentáveis, mas sim ter sido generalizado por toda a cidade. De qualquer forma acredito que a linha dos HUC é de facto essencial.

Quanto à opção comboio ou bitola ibérica para a linha da Lousã, perdoem-me os seus defensores, mas finalmente existe coragem para desfazer um erro de mais de um século. Quando Portugal e Espanha optaram pela bitola ibérica tinham então outras prioridades e justificações fortes, mas acabou por ser um erro estratégico que nos isolou do resto da europa. Espanha já começou a corrigir este erro em muitas das suas novas linhas. Em Portugal irão dar-se os primeiros passos com o TGV. Acho que ao optar pela bitola europeia se está a dar oportunidade de poder aceder a material ferroviário melhor e mais barato. O comboio na linha da Lousã não é justificável se existir metro. Para uma linha como a da Lousã, de distância curta e com paragens frequentes o metro é uma solução mais adequada. Transporta o mesmo número de passageiros no mesmo espaço de tempo a custos mais reduzidos.

É necessário ver este protejo como uma oportunidade de modernização e aproximação dos europeus. E não olhar apenas aos números gastos. Não tivesse existido o Marquês de Pombal e hoje Lisboa seria como uma aldeia.

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

alfarod belo comentário!!
Concordo completamente.
Ruizito Escreveu:
Leia Escreveu:um serviço publico não é realizado para dar lucro.
Pois não, mas não te esqueças que somos todos nós que o pagamos. E se já pagamos um serviço (SMTUC) porque diabo teremos de pagar outro para o mesmo efeito?
Nao te esqueças que os nossos impostos tambem pagaram o metro de lisboa e porto. E estas a usufruir disso?? Penso que nao.
E de onde pensas que vem o dinheiro que o estado dá todos os anos á carris? Para os smtuc, nada.
E se o dinheiro dos nossos impostos fosse usado para beneficiar a nossa cidade.
O pais nao é só lisboa, onde há sempre dinheiro para metro, pontes, aeroportos, etc.
Última edição por DaniFR em quarta-feira, 14 maio 2008 13:32, editado 1 vez no total.

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Lino
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Mensagem por Lino »

Concordo plenamente!! Em que cidade moras Alfarod?