Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Bem, vou falar da realidade que conheço melhor, que é eng. informática. Tenho ideia que nestes anos todos que ando cá, o número de raparigas que aqui vi a usar colete deve andar pelos 50%, se tanto. Claro que o sexo feminino não abunda por estas partes, mas isso já é outra conversa :p

Eu também não acho que o colete fique bem nas raparigas e não por nenhuma questão mais ou menos lasciva como tem sido sugerido a espaços neste tópico, mas porque para mim é uma peça de vestuário masculina e por isso mesmo não liga. Se há pessoas que gostam de usar, muito bem, para mim tanto se me dá como se me deu, cada um veste o que quer e muito bem lhe apetece, mas é a minha opinião. Agora, acho que esta decisão de proibir o uso de algo que era facultativo no traje é algo estúpida, tendo em conta que (aparentemente) havia tantas raparigas a usar o colete. A pouca (inexistente?) publicitação das alterações que estavam a ser feitas ao código também só ajuda à estupefacção (apesar de que, com os cursos a entrar em bolonha neste ano, era de prever que as alterações não fossem poucas).

O que me espanta é que haja tanta indignação por causa dum detalhe estético no traje, com abaixo-assinados e raio que o parta, e as manifestações e os protestos estudantis - que são sobre coisas realmente importantes - não sejam acompanhados da mesma forma...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Cara ladymorgaine, acalma-te um bocado uma vez que o delito de opinião já não é crime, pelo que aconselhava-te a teres mais respeito pelas pessoas antes de iniciares a tua verborreia.

Eu critico o que tinha que criticar e não disse nenhuma mentira. Já tu a me chamares machista é que sinceramente... isso sim é um disparate. Quanto aos teus comentários sobre o porque eu preferir ver as estudantes vestidas sem colete, mais uma vez estás no limiar da falta de respeito, pelo que te peço que não repitas. Relativamente à história do colete, não tenho dados concretos pelo que não me vou alongar, mas acho que não sou o único a ter a ideia que as mulheres até há bem pouco tempo (algumas décadas) não usavam, normalmente, coletes... não que isso implique que não possam usar agora.

Parabéns pelo teu altruísmo, em termos de civismo,e educação é que ainda tens muito que aprender.

Bitor
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 28 setembro 2007 13:05

Mensagem por Bitor »

Não posso deixar de achar piada ao argumento de que sem colete, fica tudo demasiado exposto. Não devemos estar a ver as mesmas doutoras na noite! Pq os decotes não são coisas que abundem por aqui. Só de rir.

Quanto ao casaco cintado, essa sim é uma reivindicação feminina antiga que se fazia ouvir, pois o argumento era de que a camisa e o casaco eram uns autênticos sacos. Mais do que inovação, é a especificação de que é autorizado. Macho ou racha, simplesmente uniformização. Mas não estou aqui a ver ninguém a ir ao pormenor de sancionar alguém porquê a saia tem racha em vez de macho. Muito mais grave, na minha humilde opinião machista, é desrespeitar claramente a proibição do colete.

Já deixei claro que me estou a marimbar para o colete, o fundamental era ser Obrigatório ou Proibido. Mais uma vez intuito de uniformizar.

Não acredito que os abaixo assinado resultem em algo, mas cada um poderá sempre desrespeitar as regras. Não quero é imaginar é todo um conceito de hierarquias a ser posto em causa por birrice a propósito de um colete. Mas cada um sabe de sí!

Qt a reportagem, terá sido feita por alguma encomenda, alguém resabiado? Pois aquilo de notícia tinha mesmo muito bom, desde o decor, as intervenções. Um tipo a dizer que sem coletes as raparigas estavam despidas, haja decência!

ladymorgaine
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 13:07

Mensagem por ladymorgaine »

Caro Corsario-Negro nao me parece que depois de me teres chamado egoista tenhas qualquer liberdade para me criticar. Nao te vou pedir desculpa por responder a um insulto teu. Portanto, se me respeitares, tambem eu te respeito a ti. Agora nao penses que me vou postrar a teus pes e deixar que me insultes e eu esteja com paninhos quentes. Nao tneho medo nenhum de argumentar com veteranos ou seja la o que fores.

E ja agora, eu nao defendo o colete so por motivos esteticos. E obvio que ficamos muito melhor de colete e qualquer rapariga sente isso, mas tambem é verdade que o colete é muito util. Enquanto que voces, homens, tem bolsos na batina, nas calças, na camisa e no colete. Nos so temos bolsos no casaco e pequenos. O colete servia precisamente tambem para muitas de nos fazermos bolsos e guardarmos as nossas coisas. alem disso os documentos com que costumo andar nao cabem nos bolsos de do casaco e o unico bolso em que cabem é o bolso da camisa e ainda ficam um bocado de fora, o que consigo obviamente tapar com o colete. Sem colete alem de se ver tudo porque a camisa é transparente ainda vou ficar com metade dos documentos de fora, o que obviamente nao fica nada bem. Para quem queria um argumento 'mais logico' do que a estetica, aqui o teem. Por questoes praticas, o colete da imenso jeito. E quem decidiu a proibiçao nao pensou nisso.

Tambem nao percebo porque é que proibiram uma cujo uso 'facultativo' fazia com que a grande maioria das raparigas usasse. Se queriam uniformizar, entao tornavam obrigatorio.

E mais uma vez refiro aqui, eu respeito quem me respeitar. Agora nao tolero que provoquem e chamem egoista.
Obrigada

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Bitor Escreveu:Não posso deixar de achar piada ao argumento de que sem colete, fica tudo demasiado exposto. Não devemos estar a ver as mesmas doutoras na noite! Pq os decotes não são coisas que abundem por aqui. Só de rir.!
Concordo
Bitor Escreveu:Quanto ao casaco cintado(...). Mais do que inovação, é a especificação de que é autorizado.(...) Mas não estou aqui a ver ninguém a ir ao pormenor de sancionar alguém porquê a saia tem racha em vez de macho. Muito mais grave, na minha humilde opinião machista, é desrespeitar claramente a proibição do colete.
Mas usando o meu traje não cintado e com racha também estou a desrespeitar o código... tb me custa um pouco, mas não irei de todo comprar um traje novo.
E não é autorizado, com este novo codigo passa a ser obrigatório!

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

E obvio que ficamos muito melhor de colete e qualquer rapariga sente isso
Mais uma vez, deves achar que falas por todas. Impressionante. Obrigado por me dares mais uma vez razão.

Quanto ao teu primeiro parágrafo prefiro quase-ignorar pois não me quero chatear com baboseiras. Critiquei-te e tu em vez de contra-argumentares voltas à boca fácil, que sou machista e isto e aquilo, revelas falta de capacidade de argumentação, espero que não estejas num curso onde vais precisar dela.

Fica bem e anda de colete, faz o que te apetecer pois tens liberdade para isso e não sou eu que te vou impedir (nem posso nem quero, ainda me voltas a chamar de machista!), não irás é estar na Praxe. :)

Admiro-me é de ainda não teres vindo chamar machista a todos por as raparigas não poderem usar calças, afinal dão bem mais jeito que saias a meu ver (mas eu sou machista...). :D

P.S.: Não tenho nada contra ti pessoalmente nem me interessa o que és pela Praxe. Tens direito à tua opinião, não queiras é falar por todas as raparigas como fizeste no teu último post.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

ladymorgaine, os bolsos da batina não são assim tão pequenos quanto isso.. cabe lá imensa coisa! Outra coisa, nao sei com que documentos andas quando estás trajada para não caber no bolso da batina ou no da camisa. A minha maquina fotográfica com a bolsa cabe-me na batina e para alem de nao ser pequena é voluminosa.

Já agora, há academias onde nunca tiveram colete e nunca se ouviu dizer que nao cabia nada nos seus bolsos e que por isso deveriam ter mais uma peça de roupa.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

O colete feminino (vendido na toga) não tem bolsos.. é bolso falso

ladymorgaine
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 13:07

Mensagem por ladymorgaine »

A maior parte das pessoas mandava fazer esses bolsos.

Bem visto que é impossivel ter uma discussao decente neste forum ja que ha gente que pelos vistos nem sabe ler contra-argumentaçoes. E nao se preocupe meu caro, ao contrario do senhor, eu sei argumentar sem chamar egoista as pessoas e sem fazer criticas do genero 'ignorar os argumentos TODOS que eu dei para me vir aparvalhar dizendo que nao sei argumentar?'. Mas que liberdade tem o senhor para me vir com isso? Havia de me dizer isso ao vivo que mostravalhe o que era argumentaçao e punha-o de rabo entr as pernas em dois segundos. Tomara é o senhor que lhe deem emprego quando acabar o seu curso de 4 anos em 20. Boa sorte para si. Eu, felizmente, sou uma pessoa inteligente, trabalhora, e que tenho mais interesses do que ficar a armar-me em estudante e a viver em à custa dos pais a vida toda.

Va ler os meus comentarios e pode ter a certeza que verá la argumentaçoes bem melhor que as suas do 'porque sim'. E nao lhe admito que se volte a dirigir a mim com a mesma falta de respeito, nao sou sua mae.

Para acabar, fique sabendo que EU estou a representar as estudantes todas da minha faculdade e de muitas outras quando falo em NOS! E pode ter a certeza absoluta disso. Portanto, se me volta a chamar egoista, temos serios problemas. Tomara o senhor, fazer metade do voluntariado que faço e ter metado do coraçao que eu tenho.

ISto era suposto ser uma discussao saudavel sobre o codigo da praxe e o senhor tornou-a numa desagradavel discussao pessoal de insultos. Como nao tolero isso nem à minha mae, fica ja aqui avisado. Tambem e realmente, nao podia esperar muito de uma pessoa como o senhor. Fique bem e comece a ser mais educado senao garantolhe que a vida lhe vai correr muito mal. Espero que o seu curso nao exija boa educaçao e saber ler, senao vai ter muitas portas fechadas no futuro!

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Confesso que não conheço muita gente que tenha mandado fazer esses bolsos...

Corsario-Negro
Lendário
Lendário

A maior parte das pessoas mandava fazer esses bolsos.
Mais uma vez voltas a assumir-te como a representante da maioria das pessoas. Olha para tua informação EU sou PESSOA e não mandei fazer, nem eu nem conheço ninguém que tenha mandado. Já agora, podes sempre mandá-los fazer no casaco e quanto à camisa ser transparente... só se for quando estiver molhada, de qualquer das formas caso tenhas soutien não se vê mais do que se veria na praia em biquini (se não usas biquini peço desculpa).
Va ler os meus comentarios e pode ter a certeza que verá la argumentaçoes bem melhor que as suas do 'porque sim'.
A isto respondo com uma quote tua ao meu post na página anterior: "Sem ler o teu comentario todo, sim porque ja nao podia com tanto disparate.".
Para acabar, fique sabendo que EU estou a representar as estudantes todas da minha faculdade e de muitas outras quando falo em NOS!
Realmente tu sabes argumentar, até chegas a argumentar por mim quando dizes teu penúltimo post: "E obvio que ficamos muito melhor de colete e qualquer rapariga sente isso,". De qualquer rapariga passámos para todas da tua faculdade. Mais uns posts...
Isto era suposto ser uma discussao saudavel sobre o codigo da praxe e o senhor tornou-a numa desagradavel discussao pessoal de insultos.
Tu é que começaste a insultar as pessoas que discordavam de ti apelidando-as de machistas e "parado no tempo". Eu apenas disse que a maioria das pessoas só olha para o seu umbigo, nem disse que tu eras egoísta pois poderia, por qualquer motivo, ter passado completamente que estava a haver uma revisão do Código da Praxe. No entanto volto a dizer que a maioria das pessoas não liga a muitos dos assuntos que lhe dizem respeito.

Não respondo ao resto porque não tem nada que ver com o tema do tópico, mas para quem não me conhece consegues tirar belas conclusões sobre mim... ok na realidade são mesmo péssimas, a sério.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Pessoal, acalmem lá as "bocas" uns aos outros ou serei forçado a bloquear o tópico. Centrem-se no tema que estamos a discutir (adaptação do código).

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Corsario-Negro Escreveu:... só se for quando estiver molhada, de qualquer das formas caso tenhas soutien não se vê mais do que se veria na praia em biquini (se não usas biquini peço desculpa).
Lol

Bem uma coisa é estar com um bikini, outra é notar-se o sutien num desfile público.. acho que talvez iam haver raparigas que não se iam sentir muito á vontade com isso... :P

Uma solução possível é usarmos um top branco por baixo da camisa.. a pior parte é que se tiver sol, vamos sentir algum calor.. mas pronto, é so um top

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu:
Corsario-Negro Escreveu:... só se for quando estiver molhada, de qualquer das formas caso tenhas soutien não se vê mais do que se veria na praia em biquini (se não usas biquini peço desculpa).
Lol

Bem uma coisa é estar com um bikini, outra é notar-se o sutien num desfile público.. acho que talvez iam haver raparigas que não se iam sentir muito á vontade com isso... :P

Uma solução possível é usarmos um top branco por baixo da camisa.. a pior parte é que se tiver sol, vamos sentir algum calor.. mas pronto, é so um top
Mas como já alguém referiu, na noite costumam andar com praticamente tudo à mostra, seja com ou sem soutien, claro que há as mais conservadoras, mas há soutiens opacos mesmo molhados, também não usam bikinis brancos? Qual é a diferença? :? Eu pessoalmente até gosto mais de ver as raparigas com colete, mas não acham que estão a exagerar com isto tudo? Se são contra a proibição continuem a usá-lo, é uma forma de protesto.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Removi um post que voltava à troca de "bocas"... tal como mencionei anteriormente, já deixei um aviso, pelo que tal não voltará a ser tolerado. Posts que fujam ao tema do tópico serão removidos, de modo a evitar o seu bloqueio.