Jovens pintaram de branco paredes do centro histórico

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Rotaract Club Coimbra limpou espaços públicos e quer também intervir nas paredes exteriores de casas particulares.

Trinta jovens do Rotaract Clu­be Coimbra mobilizaram-se este fim-de-semana para limpar pichagens ou “graffitis” nas paredes e monumentos da Alta.

Fonte: Diário de Coimbra
É uma óptima iniciativa. Infelizmente, não prevejo que fiquem brancas durante muito tempo...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Re: Jovens pintaram de branco paredes do centro histórico

Mensagem por bluestrattos »

Pedro Escreveu:

Rotaract Club Coimbra limpou espaços públicos e quer também intervir nas paredes exteriores de casas particulares.

Trinta jovens do Rotaract Clu­be Coimbra mobilizaram-se este fim-de-semana para limpar pichagens ou “graffitis” nas paredes e monumentos da Alta.

Fonte: Diário de Coimbra
É uma óptima iniciativa. Infelizmente, não prevejo que fiquem brancas durante muito tempo...
Pintar uma parede de branco e esperar que fique assim durante muito tempo, é preciso ter muita inocencia.
Se é para pintar paredes exteriores em "zonas críticas" é preferivel, que chamem alguém para fazer um graffiti decente nas paredes.

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Fazer graffitis decentes na zona histórica não me parece que seja compatível. Pintar e sujar edifícos antigos dá muito mau aspecto. Ainda na sexta-feira fui dar uma volta pela alta e fiquei estupefacto com a quantidade de pinturas ridículas que existem espalhadas pelos edifícios. O Museu Nacional Machade Castro, que ainda recentemente reabriu após uma extensa intervenção, está cheio de gatafunhos nas paredes. É um bom bilhete postal para uma Alta que pretende ser património da UNESCO...

bluestrattos
Lendário
Lendário

Depende. Há pinturas/graffitis que são autenticas obras de arte, era a essas que me referia, não a rabiscos de ordem anti-social

Ricky147
Lendário
Lendário

Mensagem por Ricky147 »

bluestrattos Escreveu:Depende. Há pinturas/graffitis que são autenticas obras de arte, era a essas que me referia, não a rabiscos de ordem anti-social
Sim, concordo em parte contigo, mas mesmo esses que constiem obras de arte, na minha opinião, não devem ser postos em edifícios. Há muito muro e paredão onde os artistas podem dar largas à imaginação. :wink:

bluestrattos
Lendário
Lendário

Ricky147 Escreveu:
bluestrattos Escreveu:Depende. Há pinturas/graffitis que são autenticas obras de arte, era a essas que me referia, não a rabiscos de ordem anti-social
Sim, concordo em parte contigo, mas mesmo esses que constiem obras de arte, na minha opinião, não devem ser postos em edifícios. Há muito muro e paredão onde os artistas podem dar largas à imaginação. :wink:
Eu também nao sou fa de "danos" a edifícios, mas entre a opcao de ter algo controlado mesmo que discutível, e algo incontrolado e de cariz anti-social, eu prefiro a primeira hipótese, e uma parede branca é um chamariz para algo incontrolado e anti-social (e para por gasolina na fogueira vou referir CDU+Escadas Monumentais :twisted: ).

Ricky147
Lendário
Lendário

Mensagem por Ricky147 »

bluestrattos Escreveu:
Ricky147 Escreveu:
Eu também nao sou fa de "danos" a edifícios, mas entre a opcao de ter algo controlado mesmo que discutível, e algo incontrolado e de cariz anti-social, eu prefiro a primeira hipótese, e uma parede branca é um chamariz para algo incontrolado e anti-social (e para por gasolina na fogueira vou referir CDU+Escadas Monumentais :twisted: ).
Atenção que as escadas monumentais sempre foram um local de resistência anti-fascista! :lol:
Sempre me lembro dos comunistas pincharem aquilo. O pessoal mais velho deve-se lembrar das argolas da APU pintadas na escadaria. E havia uns murais pintados pela extrema-esquerda nos muros da Jaime Cortesão (onde agora estão os painéis de azulejos) e nos paredões do rio do Parque da Cidade. Tudo isso foi limpo quando o Soares fez a presidência aberta em Coimbra.

pauloms
Veterano
Veterano
Registado: domingo, 20 agosto 2006 0:16

Mensagem por pauloms »

A solução para esse e outros problemas associados à alta e à baixa da cidade (ruído, sujidade,...) é o pessoal de bem organizar umas tropes de vigilância activa e aplicar nos infractores o código antigo da praxe. Mas aplicá-lo como deve ser e de forma exemplar!

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Ricky147 Escreveu:O Museu Nacional Machade Castro, que ainda recentemente reabriu após uma extensa intervenção, está cheio de gatafunhos nas paredes. É um bom bilhete postal para uma Alta que pretende ser património da UNESCO...

Noutro dia passei por lá até fiquei doido quando vi aquilo.
É uma falta de civismo a toda a prova. Um idiota que fosse apanhado a fazer aquilo devia ser obrigado a fazer a limpeza com a língua.