GNR tem ordens para aumentar a utilização de radares

O geral das generalidades... para discutir tudo!
lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

GNR tem ordens para aumentar a utilização de radares

Mensagem por lude »

Documento interno a que o i teve acesso considera urgente intensificar o controlo de velocidade

A GNR quer reforçar o uso de radares nas estradas portuguesas. Num documento interno a que o i teve acesso, enviado a todos os comandos territoriais há três dias, a Direcção de Operações pede maior utilização de radares e vídeos provida (radares móveis utilizados nos carros patrulha), considerando que o seu uso tem estado "abaixo do desejável".

Associações de profissionais do sector defendem que a medida, destinada a aumentar o número de multas, é insuficiente e que a prevenção não pode ser feita recorrendo exclusivamente ao controlo de velocidade.

José Manageiro, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, alerta para a necessidade de aperfeiçoar os procedimentos e investir numa maior incidência de visibilidade das pa trulhas. "A componente visível é a forma mais correcta de evitar o acidente e é mais eficaz do que um radar escondido." O dirigente associativo da GNR admite que "uma diminuição das receitas" provenientes das multas de trânsito pode contribuir para estas indicações de natureza operacional e previne: "Queríamos que o raciocínio estivesse mais na prevenção e menos nas receitas."

A utilização da prevenção rodoviária como "bode expiatório" para a avaliação de desempenho dos oficiais também entra no rol de acusações. Manuel João Ramos, presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM), não considera que o pedido emitido pela Direcção de Operações seja "irresponsável" mas sustenta ser "uma forma descabida" de prevenir a sinistralidade. O presidente acusa a GNR de agir "em função do número de coimas" e de "sobreutilizar os radares em operações stop, não necessariamente em zonas de risco, mas onde é mais fácil apanhar infractores".

O número de mortes nas estradas estabilizou. Até 21 de Agosto, morreram 460 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma do que em igual período do ano passado. Estes dados são anteriores ao choque em cadeia na A-25, que causou seis mortes.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Nao era a GNR mas era a PSP, hoje à hora de almoço em frente à escola Silva Gaio, estavam a fazer operação stop, mas suspeito que tivessem o radar algures na avenida paralela ao rio, porque na altura que passei ia apenas eu na estrada e o agente deixou-me passar mas reparei que estava a ouvir algo pelo rádio e assim que passei dirigiu-se para a faixa de rodagem.

Se calhar também receberam essa comunicação e já andam a colocá-la em prática. E logo a PSP de cá que não gosta nada disso :roll:

toze
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05

Mensagem por toze »

a psp tem estado muitas vezes na Fernão de Magalhaes frente ao registo civil e na rotunda da Macro, por vezes tambem me apercebo de radar na ponte Europa num carro Toyota Corola Azul, devem-se estar a preparar para o peru de Natal

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

duffy Escreveu:suspeito que tivessem o radar algures na avenida paralela ao rio, porque na altura que passei ia apenas eu na estrada e o agente deixou-me passar mas reparei que estava a ouvir algo pelo rádio e assim que passei dirigiu-se para a faixa de rodagem.
Tenho que actualizar a minha base de dados com as possíveis localizações dos radares móveis, porque tinha 2 nessa zona mas esse não.

Imagem

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Hoje não o vi, só pela actuação do agente é que suspeitei, e já lá estava outro carro parado e estava outro agente a tratar dele.

Onde já o apanhei uma vez foi mais ou menos na zona onde meti o ponto vermelho. Uns 20m abaixo da passadeira.

Imagem

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Já os vi com o corolla azul sedan na emidio navarro junto à antiga dgv ;)