Documento interno a que o i teve acesso considera urgente intensificar o controlo de velocidade
A GNR quer reforçar o uso de radares nas estradas portuguesas. Num documento interno a que o i teve acesso, enviado a todos os comandos territoriais há três dias, a Direcção de Operações pede maior utilização de radares e vídeos provida (radares móveis utilizados nos carros patrulha), considerando que o seu uso tem estado "abaixo do desejável".
Associações de profissionais do sector defendem que a medida, destinada a aumentar o número de multas, é insuficiente e que a prevenção não pode ser feita recorrendo exclusivamente ao controlo de velocidade.
José Manageiro, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, alerta para a necessidade de aperfeiçoar os procedimentos e investir numa maior incidência de visibilidade das pa trulhas. "A componente visível é a forma mais correcta de evitar o acidente e é mais eficaz do que um radar escondido." O dirigente associativo da GNR admite que "uma diminuição das receitas" provenientes das multas de trânsito pode contribuir para estas indicações de natureza operacional e previne: "Queríamos que o raciocínio estivesse mais na prevenção e menos nas receitas."
A utilização da prevenção rodoviária como "bode expiatório" para a avaliação de desempenho dos oficiais também entra no rol de acusações. Manuel João Ramos, presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM), não considera que o pedido emitido pela Direcção de Operações seja "irresponsável" mas sustenta ser "uma forma descabida" de prevenir a sinistralidade. O presidente acusa a GNR de agir "em função do número de coimas" e de "sobreutilizar os radares em operações stop, não necessariamente em zonas de risco, mas onde é mais fácil apanhar infractores".
O número de mortes nas estradas estabilizou. Até 21 de Agosto, morreram 460 pessoas nas estradas portuguesas, menos uma do que em igual período do ano passado. Estes dados são anteriores ao choque em cadeia na A-25, que causou seis mortes.
GNR tem ordens para aumentar a utilização de radares
-
lude
- Regular

- Mensagens: 129
- Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59
-
duffy
- Lendário

- Mensagens: 3475
- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Nao era a GNR mas era a PSP, hoje à hora de almoço em frente à escola Silva Gaio, estavam a fazer operação stop, mas suspeito que tivessem o radar algures na avenida paralela ao rio, porque na altura que passei ia apenas eu na estrada e o agente deixou-me passar mas reparei que estava a ouvir algo pelo rádio e assim que passei dirigiu-se para a faixa de rodagem.
Se calhar também receberam essa comunicação e já andam a colocá-la em prática. E logo a PSP de cá que não gosta nada disso
Se calhar também receberam essa comunicação e já andam a colocá-la em prática. E logo a PSP de cá que não gosta nada disso
-
toze
- Experiente

- Mensagens: 251
- Registado: terça-feira, 18 abril 2006 19:05
-
lude
- Regular

- Mensagens: 129
- Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59
Tenho que actualizar a minha base de dados com as possíveis localizações dos radares móveis, porque tinha 2 nessa zona mas esse não.duffy Escreveu:suspeito que tivessem o radar algures na avenida paralela ao rio, porque na altura que passei ia apenas eu na estrada e o agente deixou-me passar mas reparei que estava a ouvir algo pelo rádio e assim que passei dirigiu-se para a faixa de rodagem.

-
duffy
- Lendário

- Mensagens: 3475
- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
