Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

daniel322 Escreveu:..ok..whatever..
Nas regras na secção de fotografia está isto escrito:
1) Não colocar fotos com mais de 700 pixels de largura, de modo a não quebrar o scroll horizontal (torna os posts aborrecidos de ler). Se quiserem colocar uma foto maior, façam um resize primeiro ou então coloquem apenas um thumbnail (o imageshack cria automaticamente um).
E isto não se aplica só a essa secção. Nem toda a gente usa uma resolução maior que 1024x768 e um foto desses estraga a leitura da página inteira. As regras existem para tornar o fórum agradável para todos.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Yagami Escreveu:Nas regras na secção de fotografia está isto escrito
exactamente.. secção de fotografia ;)

é que se essa regra se aplica ao forum todo, porque é que esta não se aplica também?
Colocar apenas uma ou duas fotos por post, de modo a haver um máximo de 15 a 30 fotos por página
:mrgreen: :p

eh pa, tenham lá calma, já sei que o pessoal não gosta de imagens.. eu já aprendi, para a próxima ponho a legenda na própria imagem e um linkzinho todo vonito..

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

daniel322 Escreveu:
Yagami Escreveu:Nas regras na secção de fotografia está isto escrito
exactamente.. secção de fotografia ;)

é que se essa regra se aplica ao forum todo, porque é que esta não se aplica também?
Colocar apenas uma ou duas fotos por post, de modo a haver um máximo de 15 a 30 fotos por página
:mrgreen: :p

eh pa, tenham lá calma, já sei que o pessoal não gosta de imagens.. eu já aprendi, para a próxima ponho a legenda na própria imagem e um linkzinho todo vonito..
Se na secção de fotos, feita de propósito para colocar imagens, o limite é de 700, tem lógica que no resto do fórum se passe o mesmo.
Quanto à outra regra, ela aplica-se a imagens de tamanho considerável ou fotos, não a thumbnails ou imagens mais pequenas. Os posts que nós consideramos ter demasiadas imagens são editados para conter apenas links até que quem fez o post se decida a trocá-los por thumbnails.

Esta discussão acaba aqui, até porque não tem relevância para o tópico em questão.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:Lino, debaixo do mapa tens a legenda.. não queres ler de novo?
Eu vi o mapa, mas referia-me à actualidade...

Pretender
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18

Mensagem por Pretender »

Lino Escreveu:Não, o metro regional de superfície é a melhor alternativa... os comboios param a cidade quando circulam (vide Rua do Brasil ou apeadeiro do parque), poluem, têm demasiado impacte visual por onde passam... o metro é discreto, maior, não poluente, mais rápido, confortável...
Isto comparando com as composições a diesel, porque se for comboio eléctrico é igual (nota isto para percursos extra-urbanos).

A meu ver não se justifica o uso de metro de superfície para a Lousã, mesmo com os tram-trains que no máximo dão 100km/h (os mais recentes, que os outros nem isso).
Por isso a ideia desse tipo comboio para a linha da Figueira só me dá vontade de rir. Para além que os preços iam disparar, enquanto que no momento os preços estão o 'menos mau'.

Voltando à linha da Lousã sou contra porque acarreta remodelar todos os carris, gastam uma pipa de massa e obriga a população durante (>2 anos) andar de autocarro.
Solução: Electrifiquem a linha (com a cadência de comboios, dá para trabalhar com os comboios a passar), coloquem composições mais modernas e está feito. Fica uma ligação regional. Nem 1/4 devem gastar do que o fizessem com metro/tram/trim trim trains...
Depois modernizam a estação/apeadeiro um entreposto, onde começa/passa a linha do metro e pára o comboio.

Claro que idilicamente ficava muito mais bonito ligações directas, sem mudança de composições, mas não se justifica.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: Falou o sr dono de toda a razão.. engraçado que por esse país fora só tu é que achas ser tudo uma grande ilusão..
Ruizito Escreveu:esquecer trajectos absurdos para o Hospital e coisas assim
LOL!
Ena, estamos tão informados sobre o que vai por esse país fora...
Ao contrario do que algumas pessoas pensam, também se aprende alguma coisa sobre a opinião das pessoas ouvindo-as, não é só a pesquisar na net...
E LOL também para ti...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

claro.. e só tu é que falas com outros.. mais ninguém.. opah, respeita para seres respeitado..

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu:
Ruizito Escreveu: Nao percebo porque é que dizes que o trajecto para o hospital é absurdo. Eu considero-o um dos mais importantes.

Tambem nao percebo porque é que os utilizadores da linha da lousa defende a modernizaçao da linha e estao contra o metro. Nao sei se sabem, mas o metro vai modernizador a velha linha, as estaçoes e o material circulante. Nao acredito que gostem de andar naquelas automotoras velhas e barulhentas. Até o tempo de viagem iria reduzir.

O metro vai trazer bastantes vantagens, aos utilizadores da linha da lousa.
Agora se querem modernizar a linha e manter uma sucata a circular numa linha moderna nao faz sentido nenhum.
Ou será que estao contra o metro por terem de ficar 2 anos sem circulaçao na linha. O transporte vai ser assegurado por camionetas.
1 -O trajecto para o Hospital é absurdo porque tem custos astronómicos quer de instalação quer de manutenção e exploração, não havendo a menor hipotese de ser minimamente rentável. Se o Metro aparecesse do nada, sem custos, eu estaria na primeira fila a defende-lo, mas todos sabemos que não é assim, e quem pagará a factura somos todos nós;
2 - Em relação ao ramal da Lousã sempre defendi a sua modernização e electrificação, não percebo essa insistencia no material velho existente que nunca defendi que fosse para manter. Agora acho muito importante que essa linha continue ligada à rede ferroviária geral;
3 - Quanto à história das camionetes, isso é absurdo. Durante os cerca de 11 anos em que diáriamente utilizei as automotoras, houve pelo menos um período muito grande em que andaram com obras na linha e o transporte era feito em camionetas. O serviço era péssimo, mas ninguém deixou de utilizá-lo por isso.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Pretender Escreveu:
A meu ver não se justifica o uso de metro de superfície para a Lousã, mesmo com os tram-trains que no máximo dão 100km/h (os mais recentes, que os outros nem isso).
Por isso a ideia desse tipo comboio para a linha da Figueira só me dá vontade de rir. Para além que os preços iam disparar, enquanto que no momento os preços estão o 'menos mau'.

Voltando à linha da Lousã sou contra porque acarreta remodelar todos os carris, gastam uma pipa de massa e obriga a população durante (>2 anos) andar de autocarro.
Solução: Electrifiquem a linha (com a cadência de comboios, dá para trabalhar com os comboios a passar), coloquem composições mais modernas e está feito. Fica uma ligação regional. Nem 1/4 devem gastar do que o fizessem com metro/tram/trim trim trains...
Depois modernizam a estação/apeadeiro um entreposto, onde começa/passa a linha do metro e pára o comboio.
Parece que afinal neste forum não sou o único a pensar da mesma maneira...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:claro.. e só tu é que falas com outros.. mais ninguém.. opah, respeita para seres respeitado..
Ainda gostava de saber em que parte deste forum é que eu desrespeitei alguem... Haja paciência.

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Não façam é nada..Ao menos fica toda agente contente e nem se gasta dinheiro :roll: :roll:

É a mentalidade típica deste país..adia-se, adia-se, discute-se, discute-se e na prática não surge nada :roll:

Depois quando se quer fazer alguma coisa, já é tarde :twisted:

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Hal9000 Escreveu:Não façam é nada..Ao menos fica toda agente contente e nem se gasta dinheiro :roll: :roll:

É a mentalidade típica deste país..adia-se, adia-se, discute-se, discute-se e na prática não surge nada :roll:

Depois quando se quer fazer alguma coisa, já é tarde :twisted:
Tens toda a razão, o problema é que esta discussão nunca foi realmente feita com pés e cabeça na altura própria. E quando não se planeiam as coisas como deve ser dá nisto...

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu: 1 -O trajecto para o Hospital é absurdo porque tem custos astronómicos quer de instalação quer de manutenção e exploração, não havendo a menor hipotese de ser minimamente rentável. Se o Metro aparecesse do nada, sem custos, eu estaria na primeira fila a defende-lo, mas todos sabemos que não é assim, e quem pagará a factura somos todos nós;
2 - Em relação ao ramal da Lousã sempre defendi a sua modernização e electrificação, não percebo essa insistencia no material velho existente que nunca defendi que fosse para manter. Agora acho muito importante que essa linha continue ligada à rede ferroviária geral;
3 - Quanto à história das camionetes, isso é absurdo. Durante os cerca de 11 anos em que diáriamente utilizei as automotoras, houve pelo menos um período muito grande em que andaram com obras na linha e o transporte era feito em camionetas. O serviço era péssimo, mas ninguém deixou de utilizá-lo por isso.
1. Gostava de saber em que te baseias para dizeres que uma ligação de metro até aos HUC não é rentável. É que a minha opinião é a de que esse trajecto poderá ser um dos mais requisitados, pelo menos a ver pela quantidade de carros que se desloca diariamente para lá. Vais lá agora e é quase um achado encontrares um lugar para estacionares o teu carro;

2. Eu também não percebo essa insistência no material velho existente. Tal como também acho importante que o Ramal da Lousã possa continuar a fazer parte da rede ferroviária nacional. No entanto, actualmente, não vejo qualquer vantagem nesse aspecto uma vez que, no Ramal, o único serviço que é feito é o de transporte de passageiros. Nesse sentido, não vejo qual é o problema em se implementar o tram-train que, como já se viu, se adequa bem às características do Ramal. Se neste Ramal fossem efectuados transportes de mercadorias, compreenderia perfeitamente a recusa em implementar-se um sistema de tram-trains que inviabilizariam o transporte de mercadorias. Mas como as coisas estão, ou seja, não se efectuam transportes de mercadorias nem parece que se venham a efectuar, esta solução de tram-train não me parece que seja tão descabido;

3. Certamente que o período a que te referes não será assim tão longo comparando com os (pelo menos) 2 anos que se prevêm para modificar a bitola. Este aspecto, penso ser o mais crítico e acho que devia ser encontrada uma solução que impedisse a paragem dos comboios no ramal. Poderia, por exemplo, optar-se por uma linha com 3 carris (o terceiro até poderia ser removido posteriormente) de modo a possibilitar a circulação de comboios enquanto se procedia à remodelação da bitola. O facto dos comboios pararem 2 anos, fazendo-se o trajecto com autocarros, penso que levará a uma situação caótica na Estrada da Beira que, já hoje, começa a estar saturada. Vai haver, certamente, graves problemas de circulação nesta estrada e em todas as outras que levam a Coimbra. Acredito que muita gente vai começar a usar o carro particular, ao invés dos autocarros que vão fazer um mau serviço.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:1 -O trajecto para o Hospital é absurdo porque tem custos astronómicos quer de instalação quer de manutenção e exploração, não havendo a menor hipotese de ser minimamente rentável.
Se calhar até iria ser dos mais rentaveis. Nao sei se sabes mas utilizam diariamente os huc muitas centenas de pessoas, desde funcionários a utentes. O estacionamento é pessimo, os autocarros vao sempre cheios.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

mas eu continuo a dizer que o metro deveria crescer de dentro da cidade para fora.. e as linhas essenciais são mesmo CoimbraB-Baixa e Baixa-HUC
Essa seria a melhor opçao para a 1ª fase.
Começavam por fazer as linhas da baixa - hospital, coimbra-b - baixa.
Depois começavam a alargar para a periferia, até taveiro, condeixa, etc.

:wink: