Depressão - Como evitar cair?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Anuxa
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 22 setembro 2008 15:07

Depressão - Como evitar cair?

Mensagem por Anuxa »

Boa tarde
Gostaria de vos perguntar, a quem passou por, ou quem viu alguém a passar por uma depressão, quais os sinais, o que se deve ou o que não se deve fazer.
Pois parece-me que estou a iniciar uma depressão. Mas não sei se será.
Vou ver se marco consulta no psiquiatra.
Obrigado

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

não te isoles....é algo que é comum fazer, e é das piores coisas, eu já passei por uma depressão e essa era uma das coisas k fazia....mas são mts coisas...se quiseres posso dar-te o meu contacto e falamos....e até te posso arranjar o contacto do medico que me acompanhou...

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

A minha mãe tem/teve uma depressão. Ela começou assim quando foi operada a um joelho e forçosamente teve que estar parada em casa uns meses, com pouca mobilidade e isso atrofiou-a completamente, pois sempre foi uma pessoa activa.

Os sinais que notei nela, mas já foi quando ela estava na fase pior foi:
- desânimo
- deixou de ter vontade de fazer coisas, sendo ela uma pessoa que gostava muito de trabalhar em casa, no quintal, jardim etc... comecei a ver as coisas por fazer
- momentos muito calada parece que está a olhar para o vazio,
- exagerar nos problemas - coisas simples do dia a dia já são uma complicação e um problema enorme para ela

Como (tentar) evitar cair em depressão:
- fazer coisas de que se gosta
- estar com pessoas de que se gosta
- falar, conversar, desabafar e não guardar as coisas para nós
- tentar ver a solução das coisas, trabalhar para encontrar e não ficar a lamuriar-se pois isso nao resolve nada. a solução está em nós e não nos outros.
- fazer um desporto, ajuda bastante!!
- Pensa em pessoas que têm problemas muito mais graves que os teus, por muito graves que sejam, há de certeza muitas pessoas com situações bem piores. Depois verás que afinal os teus problemas não sao assim tao graves. Poderias participar em acções solidárias de ajudar pessoas, mas aí já tens q ser capaz de aguentar isso.
- pensa nas coisas boas, que as x não damos valor. ninguém tem tudo, muitas vezes quem é rico, tem problemas graves de saúde que o dinheiro nao paga, quem é pobre tem boa saúde, mas tem dívidas

Medicamentos anti-depressivos só em último recurso e pelo minimo tempo possível, não sou médica, mas acho estes medicamentos um veneno que tiram completamente a reacção às pessoas, ficam umas mortas-vivas! claro que em algumas situações tem que se recorrer a eles, mas acho que em muitos casos hoje em dia se abusa disso, qualquer coisa é logo remédio para a depressão! Uma vez fui ao médico porque tinha e tenho pulsações muito altas e ele deu-me antidepressivos e remedio para dormir que eu nunca tomei.

Eu acho que as quotas de ginásios, compra de biclicletas, etc deveriam ser dedutiveis no IRS e os médicos deveriam prescrever a prática de desportos pois assim evitavam-se muitas despesas no sistema nacional de saúde!

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Julgo que a melhor (e única) coisa a fazer será de facto consultar um médico. Todos os conselhos de auto-ajuda podem teoricamente ser muito úteis, mas o estado depressivo tem precisamente como principais características o facto da a pessoa por mais que tente não conseguir abstrair-se da tristeza, desanimo e por aí fora, a não ser que consiga eliminar a causa da depressão (partindo do principio que é identificavel). Ter pensamentos positivos não é uma opção, simplesmente porque não se conseguem ter. Vai ao médico o quanto antes.

Pattipie
Iniciado
Iniciado
Registado: sábado, 07 março 2009 17:39

Re: Depressão - Como evitar cair?

Mensagem por Pattipie »

Anuxa Escreveu:Boa tarde
Gostaria de vos perguntar, a quem passou por, ou quem viu alguém a passar por uma depressão, quais os sinais, o que se deve ou o que não se deve fazer.
Pois parece-me que estou a iniciar uma depressão. Mas não sei se será.
Vou ver se marco consulta no psiquiatra.
Obrigado
Acho que deverias procurar um psicólogo e não psiquiatra..

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A depressão é do foro psiquiatrico.

Vi variadissimas depressões este ano nas aulas de psiquiatria e os sintomas diferem de caso para caso, podendo estar nalguns todos presentes ou apenas estarem alguns.
No geral caracteriza-se por :
* Humor persistentemente triste
* Diminuição clara do interesse em todas ou quase todas as actividades
* Alterações do peso ou do apetite
* Insónia ou sonolência excessiva
* Agitação ou lentificação psicomotora
* Fadiga ou perda de energia
* Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva
* Diminuição da capacidade de concentração ou indecisão
* Pensamentos recorrentes sobre a morte ou ideação suicida
* Sintomas físicos persistentes, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais ou dor crónica que não respondem ao tratamento convencional

O tratamento pode ser feito com o uso de antidepressivos e de terapia cognitiva ou apenas com antidepressivos.

No entanto, é normal as pessoas terem momentos mais depressivos na sua vida sem ter no entanto uma depressão. Se o quadro não se resolver em 2 semanas (ou 1 mês, já não sei) é porque se está perante um quadro de depressão e deve recorrer-se ao psiquiatra. Nos outros casos, a pessoa acaba por conseguir ultrapassar isso sozinha.

Os anti-depressivos evoluiram bastante portanto, não se deve ter medo de os usar quando são necessários.

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

Eu usei e tou na maior...

Kelav
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13

Mensagem por Kelav »

Já disseram quase tudo o que havia a ser dito...só acrescento que por experiência pessoal, acho que compensa muito mais investir o dinheiro num ginásio e em coisas de que gostamos, do que num psicólogo ou psiquiatra.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

diz que esses comprimidos só fazem durmir, portanto isso não interessa a ninguem.

eu recomendo a leitura do 4chan e da enciclopedia dramática varias vezes ao dia.

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

eu tomava medicamento para me soltar...alem dos para dormir, tomava medicaçao para me desinibir....em alguns casos e preciso.....

Os medicamentos nao sao uma treta...quer dizer alguns sao....os primeiros comprimidos que tomei a unica coisa que faziam era diminuir o numero de lagrimas que chorava, chorava "mais lentamente", depois disso a medicaçao aumentou e ajudou...principalmente umas ampolas que me tornavam mais activo...tinham um leve teor de alcool ou uma cena assim....de manha ficava logo on fire....lol

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Eu passei por uma grande depressao e tive varias recaidas...quanto aos sintomas acho que ja foram todos mensionados atras. Relativamente ao psicologo ou psiquiatra...a meu ver se ainda se esta no inicio da depressao e se a pessoa tiver vontade de ser ajudada um psicologo, uma actividade que se goste para ajudar a passar o tempo e uns comprimidos de valeriana sao suficientes agora se começar agravar-se como foi o meu caso ai sim procurar um psiquiatra porque o que referi acima nao faz o minimo efeito,so com ajuda dos anti-depressivos é possivel superar!
Acho que o mais importante quando se está com uma depressao é sem duvida nao se isolar,procurar sempre amigos,familia,...qualquer pessoa que nos possa ajudar abestrair dos problemas

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Megane Escreveu:principalmente umas ampolas que me tornavam mais activo...tinham um leve teor de alcool ou uma cena assim....de manha ficava logo on fire....lol
acho que tambem tomei essas ampolas ou melhor tentei tomar pq o gosto a alcool estragado era tanto q nao aguentei :x parei de tomar

Megane
Veterano
Veterano

Mensagem por Megane »

ya o gosto era meio manhoso...eu diluia aquilo e lá conseguia tomar....

anaallo
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09

Mensagem por anaallo »

Basicamente o que é importante é saberes reconhecer que algo em ti está diferente... Agora se escolhes um psiquiatra ou psicólogo é treta, tens de recorrer a alguém que te ajude seja com a terapia a, b ou c, o que é importante é que te ajude. Se é com o medicamente a, b ou c, que seja, desde que não fiques viciada não há problem. Realmente o que aqui interesa é que tenhas uma boa capacidade de análise e que compreendas de onde pode vir esse mau-estar.

Espero ter ajudado, as melhoras!

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Raquel* Escreveu:
Megane Escreveu:principalmente umas ampolas que me tornavam mais activo...tinham um leve teor de alcool ou uma cena assim....de manha ficava logo on fire....lol
acho que tambem tomei essas ampolas ou melhor tentei tomar pq o gosto a alcool estragado era tanto q nao aguentei :x parei de tomar
milhares de velhinhos nas tascas de manhã não podem estar enganados, bebam bagaço de manhã, à tarde e à noite :lol: