Tirar o CAP em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Em algumas situações tivemos formadores que tiraram CAP em b-learning e tiveram mais dificuldade com os formandos, os formandos faziam mais queixas desses formadores e tivemos que lhes dar algumas orientações para eles terem outra postura e forma de estar na sala de formação.
Isso levou-me a ficar com a opinião que o curso presencial poderá ser uma mais valia, mas será a minha opinião, não sei o que prevalece no mercado.
Eu nao sei quais são os módulos que são em b-learning e quais são presenciais.

Acho que o mais importante no curso é perceber as grandes diferenças para dar formação a adultos em relação a jovens e crianças, que é o caso normalmente dos professores, as diferenças são muito grandes.
Também é importante perceber os vários tipos de pessoas que costumam aparecer nos grupos e saber lidar com elas.
Há uma grande componente de gestão e liderança de pessoas na formação, sobretudo quando se da formação a um grupo de colegas de trabalho.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

A minha preocupação é precisamente se depois há empresas que façam distinção na contratação de formadores, como acontece com cursos de certas universidades. Estar a tirar o CAP para depois não o poder usar só porque foi em b-learning era chato.

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

Pedro Escreveu:A minha preocupação é precisamente se depois há empresas que façam distinção na contratação de formadores, como acontece com cursos de certas universidades. Estar a tirar o CAP para depois não o poder usar só porque foi em b-learning era chato.
Sinceramente não acho que isso seja preocupação. Na maior parte dos casos o que interessa é o que consta no CV e se este vem acompanhado do CAP, tenha ele sido obtido em b-learning, presencial ou exclusivamente à distância.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Falei com alguns amigos que têm CAP e todos me disseram que ser por blearning ou presencial vai dar ao mesmo, já que nunca lhes perguntaram onde tiraram o curso (apenas se tinham CAP). Por isso, aproveitei e mandei a inscrição para a Nova Etapa, pois disseram-me há pouco que ainda tinham vagas para o próximo curso (chamam-lhe "Formação de Formadores a Distância bLearning" no site, mas como dizem que dá acesso ao CAP presumo que seja igual à Formação Pedagógica Inicial de Formadores). Amanhã passo por lá para efectuar o pagamento, vamos ver como corre.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

E já estou inscrito na Nova Etapa, começo amanhã. Vamos ver como corre.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

vai dando feedback, também ando interessado!

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Cheguei há pouco da primeira sessão presencial, onde explicaram o funcionamento do curso. Basicamente, há esta sessão presencial e mais outra, com uma formadora. Inscrevemo-nos na plataforma de ensino, onde teremos acesso ao material do curso e aos exercícios, assim como a fórum e chat do curso (ainda não experimentei, pois a inscrição tem de ser autorizada e só deve ser amanhã).

Segue-se um trabalho para entregar através da Internet e uma sessão com um formador no chat da plataforma (a partir desta sessão entra em acção outro formador). A seguir temos de dar uma curta aula (6 a 8 minutos), na qual somos filmados, tendo depois mais uma série de sessões presenciais para analisarmos as nossas apresentações. De seguida vêm mais 3 trabalhos e 3 sessões de chat com formador. Temos também a entrega de um quinto trabalho de maior dimensão (um manual de 10 a 15 páginas), para depois voltarmos a dar uma aula (12 a 15 minutos), que será analisada e avaliada de forma mais rigorosa (isto irá durar 4 dias). No último dia, temos uma prova final escrita.

Estas primeiras quatro horas serviram para nos conhecermos e introduzir parte da matéria. A parte de nos conhecermos um ao outro foi feita através de uma espécie de jogo, em que tinhamos de apresentar o colega do lado após respondermos com ele em conjunto a um questionário (com mariquices tipo "como é que se sente", "o que faz quando está zangado" e assim). Seguiu-se uma pequena ficha diagnóstica, após a qual a formadora falou rapidamente sobre o papel do formador. Tivemos um intervalozito de 20 minutos e, na segunda parte, fizemos um trabalho de grupo sobre quais as características mais importantes de um formador.

No final, curiosamente, fiquei um bocado a pensar se uma formação presencial não seria mais interessante, dado ter gostado desta sessão (excluindo o questionário inicial, com perguntas demasiado chatas, embora tenha servido como um "ice breaker" decente). Amanhã espero colocar informação sobre como foi a segunda sessão e também sobre a plataforma de ensino, caso o meu acesso já esteja activo.

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Mensagem por nfh »

É provável que um curso 100% presencial seja mais interessante, atendendo ao facto que a interacção física e presencial é o núcleo deste tipo de formação.
Contudo o blearning permite ter essa experiência (não com a mesma "intensidade") conciliando o curso com a actividade profissional. Por isso é que eu digo que, para quem trabalha, estes cursos em blearning são o ideal.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Terminei mais quatro horas de formação e começo a achar que ter feito o curso em versão presencial talvez tivesse sido uma escolha melhor, dado ter gostado bastante destes dois dias. Hoje falámos mais sobre o comportamento do formador, com dicas sobre o que dizer, como estar na aula, como interagir com os formandos, etc. Foi uma boa validação em relação à minha actividade como professor, porque fiquei a saber que muitas das atitudes que fui desenvolvendo com a experiência são as mais adequadas (embora também tenha descoberto algumas coisas a corrigir, incluindo pormenores a que não damos importância, como porque é que se deve perguntar aos alunos se pretendem colocar questões em vez de perguntar se têm dúvidas).

No final, falámos também sobre a aula que vamos ter de dar na Quinta-Feira. O tema é completamente livre e a formadora recomendou escolhermos algo prático... estou a ponderar ensinar a construir um avião de papel. :p

Tenho agora aqui algum material para ler durante o fim-de-semana, para preparar o primeiro exercício, que também é feito na plataforma. Aproveitei e já espreitei esta plataforma de ensino... é um sistema razoável, possui um chat, um fórum e o material de formação na sua maioria disponível para download (excepto algumas apresentações). Há algumas coisas que poderiam ser melhoradas, principalmente em termos de interactividade entre os alunos (permitir trocar mensagens directamente, por exemplo), já que temos essa interacção durante as aulas mas aqui fica mais dificultada. Durante o curso de certeza que vou apontar mais algumas melhorias que poderiam ser realizadas. :p

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu:como porque é que se deve perguntar aos alunos se pretendem colocar questões em vez de perguntar se têm dúvidas).
Já agora, se não der muito trabalho, gostava se saber o porquê.

Bem posso tentar imaginar. Questões, podem ou não incluir dúvidas. Dúvidas é uma palavra mais específica. Será isso?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Não, em teoria tem a ver com a conotação negativa de ter dúvidas. Ao perguntar se o aluno tem dúvidas, está a transmitir-se a ideia de que ele falhou em algo, o que o pode inibir de nos responder. Ao perguntar se ele tem questões sobre a matéria, estamos a fazer a mesma pergunta, mas dando uma conotação mais positiva (pois pode ter-se questões mesmo tendo entendido a matéria). É uma situação similar a "estão a perceber?", em que uma resposta negativa pode novamente indicar falhas por parte do aluno, inibindo-o de responder. Neste caso, a alternativa seria algo como "estou a ser claro?", de modo a tirar o foco da questão do aluno passando-o para o formador, o que poderá fazer com que o aluno responda de forma mais honesta (dando-nos assim um feedback mais correcto de como ele está a acompanhar a aula).

É uma daquelas coisas em que nunca tinha reparado ou dado sequer atenção... nas minhas aulas, uso frequentemente o "estão a perceber?", "têm dúvidas?", "estão a seguir-me?" e similares. :p

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Bem, de facto também me lembrei dessa da conotação negativa/positiva. No entanto, muito sinceramente, considero esse tipo de questões umas picuinhices. E tenho sérias dúvidas que isso iniba o aluno do que quer que seja...
São daquele tipo de coisas, que as chamadas Ciências Ocultas, gostam de se debruçar até ao tutano.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Também é muito possível que assim seja. A mim, pessoalmente, não faz diferença perguntarem-me se tenho dúvidas ou questões... mas como nem todas as pessoas são iguais, pode ser que haja quem encare isso de forma tão negativa. Neste caso, dado eles terem mais experiência do que eu na área, terei de confiar na sua opinião. :p

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Também acho isso uma picuinhice, do politicamente correcto e da onda do não deixar traumas nos alunos... sempre ouvi "estão a perceber?" nas aulas e nunca achei tão pesado, até pelo contrário, é sinal de que o professor / formador está a querer que o acompanhemos e o percebamos bem sem deixar dúvidas...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Acabei agora o primeiro questionário. Era fácil de fazer com os elementos de estudo disponibilizados. A nota é dada imediatamente após carregarmos no "submeter" (tive 100% :D), sendo indicadas as cotações que obtivemos em cada questão, o que pode ser útil para detectarmos os erros.

O sistema de disponibilização dos materiais poderia ser um pouco mais rápido e organizado, mas cumpre bem a sua missão. Há algumas coisas chatas ao nível da usabilidade e alguns dos conteúdos não estão ordenados pela ordem de que iremos precisar deles, mas são situações que se ultrapassam.

Os manuais disponibilizados são produzidos pela Nova Etapa (pelo menos os que consultei até agora), parecendo-me estar bem realizados - excluindo alguns erros ortográficos e de formatação que fui detectando. A matéria também tem sido interessante... por exemplo, é giro voltar a analisar algumas mensagens no fórum e em chats com base no que se vai lendo no manual de comunicação. :p

Em relação aos filmes, até ao momento apenas visualizei um. Pareceu-me fraco, com o diálogo bastante forçado por parte dos actores, o que distrai da mensagem que se pretende transmitir. No entanto, é complementado por um questionário que permite verificar se apreendemos ou não os pontos principais, o que ajuda. Como foi único que vi até ao momento, vou dar o benefício da dúvida e esperar que os seguintes sejam melhores.