Tirar o CAP em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Tirar o CAP em Coimbra

Mensagem por Pedro »

Após conversar com alguns colegas professores, comecei a pensar em tirar um curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores para pedir o CAP, de modo a poder dar formação na minha área. Pesquisei os vários cursos e tenho-me deparado com preços que vão dos €350 aos €400, em vários centros de formação. Para quem já tirou este curso, estes são os preços normais? Existe algum centro de formação recomendado?

Outra dúvida que também tenho prende-se com a duração do curso. O mínimo são 96 horas e todos os que tenho visto andam pelas 100. O chato é que os horários que encontrei são muito dispersos, demorando cerca de dois a três meses para completar curso. Existe algum curso intensivo que eu possa aproveitar para tirar enquanto estou em férias?

Reparei ainda que existem cursos em b-learning, que ficam mais baratos (cerca de €300), exigindo apenas algumas sessões presenciais. Como é que estes cursos se processam? Como funciona a avaliação? E vale a pena ou nota-se demasiado a falta de um formador?

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Re: Tirar o CAP em Coimbra

Mensagem por dryden »

Eu na altura tirei na Nova Etapa por bLearning, é porreiro porque a maioria das aulas é online. Saiu a 300€ se n me engano.

O mais barato que vi foi a 150€ mas tens o trabalho de ires todos os dias durante 3 mêses ou que é... De qualquer forma, se estiveres interessado neste de 150€, já n me lembro o nome da instituição, mas sei que é na pedrulha ao lado do centro de formação do centro de emprego, uma escola de cerâmica ou que é, eles dão prioridade aos alunos de lá para o CAP, mas abrem vagas externas e para quem tem tempo, por 150€ vale a pena.
Cumps.

dryden
Veterano
Veterano

Mensagem por dryden »

Pedro Escreveu:Reparei ainda que existem cursos em b-learning, que ficam mais baratos (cerca de €300), exigindo apenas algumas sessões presenciais. Como é que estes cursos se processam? Como funciona a avaliação? E vale a pena ou nota-se demasiado a falta de um formador?
Para responder à tua pergunta (se quiseres junta com o post de cima):

As sessões online têm sempre um formador, grupos pequenos de não mais de 10 pessoas para não gerar confusão, e um formador. O formador vai lançando perguntas sobre a matéria que tínhamos de estudar ou sobre casos lançados na hora.
Quanto à avaliação tens de dar duas aulas sobre qq matéria à escolha, uma quase no inicio e uma no final, és filmado nas duas e és avaliado por isso, também tens uma avaliação final escrita ao vivo, e alguns trabalhos que se vão fazendo nas poucas aulas ao vivo. A restante avaliação é feita através de blearning, tens uma plataforma onde há material de leitura e vídeos que vais lendo e vendo e fazendo trabalhos que são atribuídos aos quais vais recebendo as notas no decorrer da formação.

nfh
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49

Re: Tirar o CAP em Coimbra

Mensagem por nfh »

dryden Escreveu:Eu na altura tirei na Nova Etapa por bLearning, é porreiro porque a maioria das aulas é online. Saiu a 300€ se n me engano.

O mais barato que vi foi a 150€ mas tens o trabalho de ires todos os dias durante 3 mêses ou que é... De qualquer forma, se estiveres interessado neste de 150€, já n me lembro o nome da instituição, mas sei que é na pedrulha ao lado do centro de formação do centro de emprego, uma escola de cerâmica ou que é, eles dão prioridade aos alunos de lá para o CAP, mas abrem vagas externas e para quem tem tempo, por 150€ vale a pena.
Cumps.
Eu frequentei o mesmo curso, em finais de 2005 (salvo erro) e paguei esse valor (ou 250EUR, já não me recordo ao certo).
A grande vantagem do modo b-learning da Nova Etapa é que intercalam algumas sessões presenciais com uma série de actividades não presenciais. E como contabilizam as horas não presenciais para efeitos de horas de formação, torna mais fácil fazer o curso para quem não tem muita disponibilidade de tempo.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

No IPJ podes tirar o curso por cerca de 300eur, informa-te... E tinham um curso de férias vá...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Eu tirei o curso na conclusão (www.conclusao.com)(Pedrulha) e já não me lembro ao certo, mas foi 300 e tal euros, e acho que 99horas.

Pessoalmente gostei bastante, as actividades e as amizades criadas naquele grupo ainda duram actualmente. Sobre o curso em si, gostei bastante, os módulos eram muito interessantes e o horário era-me bastante conveniente 19:30-23:30.

dryden
Veterano
Veterano

Mensagem por dryden »

Lembrei-me, aquele que cobravam 150€ era o Cearte, se quiseres dá uma ligadela a ver se ainda fazem:
Rua António Sérgio, n.º36
Zona Industrial da Pedrulha
3025-041 Coimbra

Telefone: 239497200
Fax: 239492293
E-mail: geral@cearte.pt

Mas é como digo, não é para todos, eu não fui para esse porque todos os dias 2 ou 3 horas ao fim do trabalho é mto então preferi pagar a mais só pela comodidade.

eau13356
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 04 fevereiro 2009 18:00

Mensagem por eau13356 »

Eu paguei 400 pelo meu... :?

costao
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 12:32

Mensagem por costao »

eu como sou licenciado em ciencias da educação só tenho de o ir pedir ao iefp e pagar qq coisa na casa dos 50€ salvo erro.
os professores acho que é a mesma coisa porque possuem habilitações para tal.
abraço

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Essa situação dos professores e licenciados na via ensino terem acesso directo ao CAP estava para ser revista e para deixar de ser assim, mas não sei se ainda é possível ou não.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Após uma longa pesquisa, cheguei à seguinte shortlist:
- no IPJ, de 4 de Agosto a 3 de Setembro (segunda a sexta, das 14h às 18h ou das 19h às 23h), fica por €365;
- na Nova Etapa, em b-learning, de 9 de Julho a 14 de Agosto (mas já deve ser tarde para me inscrever), fica por €299.

Já tiveram experiência com algum deles?

Dos que indicaram, o Cearte não tem indicação de cursos destes e a Conclusão ainda só mostra os cursos iniciados em Junho.

dryden
Veterano
Veterano

Mensagem por dryden »

Pedro Escreveu:Após uma longa pesquisa, cheguei à seguinte shortlist:
- no IPJ, de 4 de Agosto a 3 de Setembro (segunda a sexta, das 14h às 18h ou das 19h às 23h), fica por €365;
- na Nova Etapa, em b-learning, de 9 de Julho a 14 de Agosto (mas já deve ser tarde para me inscrever), fica por €299.

Dos que indicaram, o Cearte não tem indicação de cursos destes e a Conclusão ainda só mostra os cursos iniciados em Junho.
A Nova-Etapa vale a pena, tal como disse pela comodidade, o Cearte, tens mm de ligar para lá ou ir ao vivo, pelo que sei eles só devem leccionar 1 ou 2 destes cursos por ano...
Também só soube, porque fui ao centro de formação do cent. empr. na Pedrulha e perguntei se tinham desses cursos e eles disseram q só tinham o de renovação, n tinham o inicial, mas que ao lado o Cearte tinha; fui lá e realmente tinha.

T3.coimbra
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Pedro Escreveu:Após uma longa pesquisa, cheguei à seguinte shortlist:

Tirei b-learning na Nova Etapa

Nada de negativo a apontar, a não ser o facto de não se necessitar de lá ir demasiadas vezes - o que é bom

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Já agora, existe alguma distinção no CAP ou preferências de empresas entre tirar em presencial ou b-learning? Ou interessa é tirar o curso?

dryden
Veterano
Veterano

Mensagem por dryden »

Pedro Escreveu:Já agora, existe alguma distinção no CAP ou preferências de empresas entre tirar em presencial ou b-learning? Ou interessa é tirar o curso?
É tudo igual... Depois de passares o curso quem emite a certificação é o Centro de Emprego...