daniel322 Escreveu:
se a solução é criar mais linhas então porque não criá-las já na bitola europeia em vez de simplesmente duplicar o que já existe?
é que, pelo que tenho visto, as pessoas julgam que numa linha de alta velocidade circulam exclusivamente TGV's.. o que não é verdade..
O TGV vai funcionar com bitola europeia e isso prende-se com as características técnicas do material circulante. Até porque não fazia sentido um comboio internacional funcionar com uma bitola usada apenas em Portugal e Espanha.
Quanto às restantes linhas, é um assunto interessante mas que não tenho competência técnica para falar sobre ele.
Mas faz-me lembrar uma coisa. Hei-de procurar a frase que o Marques de Pombal disse quando tentava convencer os senhores que mandavam no país a construir uma linha de caminhos de ferro. Ele tinha um projecto de caminhos de ferro para o país que foi posto de parte por ser um investimento demasiado avultado. Conclusão, em vez de se construir uma série de linhas, como ele tinha dito, foi feita apenas uma ou duas.
Esta conversa para dizer o quê?
O problema é a falta de visão, por um lado. Por outro é uma mentalidade de província que acha muito bem gastar milhares de milhões de euros a fazer uma linha que vai servir meia dúzia de pessoas em vez de usar metade do dinheiro a fazer a requalificação/ampliação das linhas já existentes.