Combustíveis

O geral das generalidades... para discutir tudo!
|Johnnywalker|
Veterano
Veterano
Registado: terça-feira, 11 janeiro 2005 15:55

Mensagem por |Johnnywalker| »

o meu carro ressente-se quando meto diesel conti, e não é psicológico!!!

D@MP
Experiente
Experiente
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55

Mensagem por D@MP »

*Cmpg* Escreveu:
Hal9000 Escreveu:
D@MP Escreveu:É verdade, as bombas do Intermarchè de Condeixa vendem muito barato, mas às vezes essas coisas são de desconfiar! às vezes vale mais por combustivel caro e bom do que apostar nessas bombas de supermercado que muitas vezes vendem combustiveis fracos que fazem com que o carro nao tenha uma boa performance!
Já foi provado que isso não passa de um mito. Além disso, enchi ontem lá o depósito e tenho feito uma média de consumo muito inferior ao que fazia com combustíveis GALP ou BP :D
A questão de divergência chama-se "OCTANAS".. todos os carros baixam de rendimento, o que não quer dizer que consumam mais!!

Ya, o meu carro é a gasoleo, acho que isso das octanas não se aplica muito à questão

*Cmpg*
Regular
Regular
Registado: sábado, 31 janeiro 2009 3:43

Mensagem por *Cmpg* »

D@MP Escreveu:Ya, o meu carro é a gasoleo, acho que isso das octanas não se aplica muito à questão
o meu carro também é a gasóleo, e já fiz médias de consumo muitas vezes.. tanto eu como amigos. Por norma ponho 15litros, independentemente do preço por litro. A nível de quilómetros a variação é pouca, o que noto mais é na velocidade de ponta e no tempo que o carro demora a desenvolver.. Já perguntei em várias bombas de combustível o porquê desta diferença. A resposta que me deram foi que a variação é causada pelas octanas. :?

Eu percebo pouco disto, mas acredito que quem me respondeu soubesse o que estava a dizer..

D@MP
Experiente
Experiente

Mensagem por D@MP »

Mas o gasoleo não tem octanas!

*Cmpg*
Regular
Regular

Mensagem por *Cmpg* »

Peço desculpa pela confusão de octanas=gasolina :oops:

Citação:
O índice de cetano é a medida-chave da qualidade de combustão dos combustíveis diesel. Este índice está relacionado com a velocidade de ignição - o período entre o início da injecção de combustível e o início da combustão.
Uma combustão de boa qualidade ocorre com uma ignição rápida seguida de uma combustão suave e completa do combustível. Quanto maior for o índice de cetano, menor é a velocidade de ignição e melhor a qualidade da combustão. Inversamente, os combustíveis com baixo índice de cetano têm uma ignição lenta e depois uma combustão muito rápida, o que leva a altos níveis de aumento de pressão.
Se o índice de cetano do combustível for muito baixo, estas características de combustão deficiente provocam excessivo ruído no motor, mais emissões de gases de escape, reduzem o desempenho do veículo e aumentam o esforço do motor.

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Bem..o meu carro deve ser muito especial, ou então essa história como disse não passa de um mito.

Estou com a melhor média de sempre.

Além disso se a qualidade fosse assim tão má, o meu filtro de articulas activo entrava logo em acção, algo que ainda não aconteceu :D

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

D@MP que carros tens?! pode ser um motor common rail. Nesses motores por 1 diesel mais fraco e ir matando o motor aos poucos....

*Cmpg*
Regular
Regular

Mensagem por *Cmpg* »

Eu fui buscar a citação ao site oficial da BP, já fiz a mesma pesquisa noutros sites das maiores marcas de combustíveis, (sendo que a pesquisa foi feita quando os preços dos combustíveis subiu em flecha, e senti mais a necessidade de perceber o porquê de uma disparidade de preços que chegava a atingir 10centimos por litro) e encontrei sempre a mesma comparação. Não sei que carro tens, mas eu tenho um Seat Ibiza 2006 , o meu pai tem um Toyota Corolla 2005, o meu namorado tem um Opel Astra 2004, em todos se sente a diferença.. porque todos fazemos médias e todos são a gasóleo.. Mito não é! Mas é obvio que pode variar de carro para carro :!:

D@MP
Experiente
Experiente

Mensagem por D@MP »

Boas, eu tenho uma Peugeot 307sw a gasoleo. E continuo a afirmar que em certas bombas, o gasoleo se gasta mais rapido ou o carro consome mais, como queiram.

E também há casos em que os carros com certo tipo de gasolina ditas mais baratas, perdem poder de aceleração de explosão. Há bombas que metem montes de produtos na gasolina...

|Johnnywalker|
Veterano
Veterano

o comportamento de um motor a diesel é diferente de um a gasolina. compressão VS combustão. embora nestes dois motores se note o uso de combustíveis "premiun", estes fazem-se notar mais significativamente nos motores a gasolina. a quem tiver um carro a gasolina proponho o seguinte teste. "x" litros de gasolina 95\98 e vejam quantos quilómetros
fazem e depois repitam o processo mas com uma gasolina premiun (100 octanas sn estou em erro) e depois digam o que "sentiram"... B)

Pronto como eu sou mau vou-vos dizer.... gasolina normal faz mais quilómetros enquanto que gasolina premiun faz quilómetros mais rápido!
Cumps

D@MP
Experiente
Experiente

Mensagem por D@MP »

|Johnnywalker| Escreveu:o comportamento de um motor a diesel é diferente de um a gasolina. compressão VS combustão.
Não será combustão para diesel e explosão para gasolina?

Hal9000
Veterano
Veterano

Mensagem por Hal9000 »

Citações da BP sobre outros combustíveis :roll:

De qualquer das formas: o meu carro é um Opel Corsa 1.3CDTI. Nenhuma diferença assinalável.

Também já uma vez os tipos do top gear fizeram um conjunto de testes. As únicas diferenças assinaláveis eram para carros de alta potência (tipo Ferraris, Porsches e afins...). Nos restantes carros, não havia diferenças.

O gastar mais rápido é o que eu chamo efeito psicológico: como é mais barato, o pessoal abusa mais do acelerador e depois queixam-se :roll:

Hal9000
Veterano
Veterano

Mensagem por Hal9000 »

D@MP Escreveu:
|Johnnywalker| Escreveu:o comportamento de um motor a diesel é diferente de um a gasolina. compressão VS combustão.
Não..o diesel explode por compressão. A gasolina sofre de efeito de combustão.

D@MP
Experiente
Experiente

Mensagem por D@MP »

Hal9000 Escreveu:
D@MP Escreveu:
Não..o diesel explode por compressão. A gasolina sofre de efeito de combustão.
Acho que estás completamente enganado.

Repara nisto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_Diesel

Sempre ouvi dizer que a gasolina explode e lembro-me que no codigo aprendi que os motores a gasolina explodem e a gasoleo sao de combustao.

E verifica uma situação prática! experimente mandar gasolina para cima de uma fogueira e gasoleo depois e vês que a gasolina explode logo e o gasoleo arde!!!

|Johnnywalker|
Veterano
Veterano

a gasolina explode devido as faiscas provenientes das velas, enquanto que as velas no diesel só servem para fazer a pré-incandescência, o resto do processo é todo feito atreves de compressão. o gasóleo é de tal maneira comprimido que é obrigado a explodir. dai o dizermos que o gasóleo a céu aberto é mais difícil de inflamar do que a gasolina.

Como disseste E bem! a wikipedia não engana!! temos é que saber interpreta-la! :wink:
Cumps