Universidade vs Politécnico

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
NiGhT
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Permite-me discordar. Falo com conhecimento de causa. Tenho visto casos aberrantes no Dep. de Quimica do ISEC. Nomeadamente pessoas que vejo e sei que estudam bastante para um exame e serem reprovados com notas miseráveis uma e outra vez. Se isto acontece uma vez e outra a culpa é dos alunos... ou dos tais professores de nivel elevado? Fica a dúvida.

Sem mais,
Nuno

kortese
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 22 abril 2005 17:20

Mensagem por kortese »

Posso-te dizer que, infelizmente, sou tambem um desses casos "aberrantes"... Mas isso acontece nas cadeiras acessórias. As cadeiras fulcrais do curso (Int. aos processos químicos, Reactores quimicos, Operações unitárias 2 e 3, fenómenos de transferência, e lab. de tecnologia quimica) são leccionadas por professores muito competentes e era precisamente destes que eu estava a falar!

NiGhT
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

E eu aqui refiro-me a cadeiras da componente básica do curso, como Introdução aos Computador, ou Elementos de Química-Física. Ou mesmo a Matemática

Nessa
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 11 agosto 2008 14:22

Mensagem por Nessa »

A questão coloca-se e as opiniões diferem.. é natural. Eu estudo na universidade de Coimbra e o meu namorado estudou na esec (estivemos 2anos juntos em coimbra) e foi assim que me apercebi das principais diferenças entre politécnico e universidade. Acho que não se pode dizer que uma instituição seja melhor do que a outra. Tudo depende dos objectivos de cada. Como é normal, as duas instituiçõs têm bons e maus professores...Mas, a principal diferença é a componente prática do politécnico. Digo isto no que respeita ao curso de Turismo porque vi a quantidade de trablhos práticos que o meu namorado tinha, enquanto eu tinha matéria para estudar para despejar em frequências. No entanto, a carga teórica no meu curso é muito mais elevada permitindo mais conhecimento que depois deve ser seleccionado. Na universidade os professores orientam mas são os alunos que têm que escolher e procurar a sua especialização.
Julgo que seja esta a principal diferença...mas aceito outras opiniões! :)

supra291
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 27 janeiro 2008 19:35

Mensagem por supra291 »

Eu vou entrar este ano para o ISEC e já me têm vindo dizer que seria melhor ter escolhido a universidade :? Será mais dificil arranjar emprego com um diploma do ISEC do que com um diploma da FCTUC? Alguém me pode dizer se é possível a transferência do ISEC para a FCTUC (para o mesmo curso)? Cumps

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Honestamente, se entraste no ISEC e só pq ouviste falar já queres mudar isso é muito "maria-vai-com-as-outras".
Faz o teu melhor no ISEC. Se vires que não gostas ou não estás satisfeito, tentas trasferencia,porque é possivel. Sempre é possivel, não é garantido que aconteça,mas é possivel.
Procura pelos tópicos pois já temos um que fala sobre isso,mas de qualquer forma não te deixes levar por aquilo que dizem os outros.
O ISEC é ensino superior à mesma, estuda-se à mesma.
Muitos(não todos)falam que UC é melhor,mas nunca tiveram no ISEC. Os que falam que ISEC é melhor nunca tiveram na UC. Isto de uma regra geral, pois parecem uns selvagens a comparar tamanhos.
Entraste no ISEC,parabens! Agora estuda,faz o teu melhor e se não tiveres satisfeito muda.
E sobre isso do emprego..quem tem trabalho é (ainda) quem se esforça.
Têm que olhar para as tuas notas e medias e não para o sitio onde estudaste,isso é demasiado preconceito.

supra291
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 27 janeiro 2008 19:35

Mensagem por supra291 »

Não estou a dizer que vou mudar :) mas para o caso da coisa nao dar po certo queria saber se empre havia aquela hipotese de mudar ;D

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Há sempre.
Eu apenas expressei-me um pouco a mais,porque cansa essa briga de "UC é melhor..não...ISEC é que é" tipo...como disse, para mim parecem selvagens a comparar tamanhos.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

os politecnicos e as universidades teem objectivos de aprendizagem diferentes, mas dps no mundo do trabalho nao faço a minima ideia de como será...

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

supra291 Escreveu:Eu vou entrar este ano para o ISEC e já me têm vindo dizer que seria melhor ter escolhido a universidade :? Será mais dificil arranjar emprego com um diploma do ISEC do que com um diploma da FCTUC? Alguém me pode dizer se é possível a transferência do ISEC para a FCTUC (para o mesmo curso)? Cumps
Olha o Paulo! Não sabia que tinhas conta aqui! :P
o Isec basicamente tem mais componente prática que na Universidade, pelo menos é o que sempre ouço dizer!

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Não sendo totalmente on-topic nem off-topic (lol), entre Jornalismo na FLUC e Comunicação Social na ESEC qual me aconselhariam?

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

dif88 Escreveu:Não sendo totalmente on-topic nem off-topic (lol), entre Jornalismo na FLUC e Comunicação Social na ESEC qual me aconselhariam?
Não conhecendo bem a realidade das duas, posso apenas dizer-te que em temos de condições a ESEC está bem melhor! :wink:

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Já me disseram isso, de facto. Um amigo meu no ano passado também queria ir para a ESEC, embora para outro curso (não entrou por uma décima :?). Mas o meu problema é que, embora sabendo que CS tem mais saída no mercado de trabalho, jornalismo é mesmo o meu objectivo, puro e duro. CS abrange demasiadas coisas para o meu gosto. Por outro lado, sei que por norma no Politécnico o curso é mais prático. E saindo eu de um curso profissional, isso agrada-me mais. Porque teoria já eu sei muita :P claro que na faculdade aprofunda-se sempre mais mas...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

{mineirinha} Escreveu:Honestamente, se entraste no ISEC e só pq ouviste falar já queres mudar isso é muito "maria-vai-com-as-outras".
Faz o teu melhor no ISEC. Se vires que não gostas ou não estás satisfeito, tentas trasferencia,porque é possivel. Sempre é possivel, não é garantido que aconteça,mas é possivel.
Procura pelos tópicos pois já temos um que fala sobre isso,mas de qualquer forma não te deixes levar por aquilo que dizem os outros.
O ISEC é ensino superior à mesma, estuda-se à mesma.
Muitos(não todos)falam que UC é melhor,mas nunca tiveram no ISEC. Os que falam que ISEC é melhor nunca tiveram na UC. Isto de uma regra geral, pois parecem uns selvagens a comparar tamanhos.
Entraste no ISEC,parabens! Agora estuda,faz o teu melhor e se não tiveres satisfeito muda.
E sobre isso do emprego..quem tem trabalho é (ainda) quem se esforça.
Têm que olhar para as tuas notas e medias e não para o sitio onde estudaste,isso é demasiado preconceito.
Subscrevo as palavras da {mineirinha}. Isso de A melhor que B, é o chamado síndrome da pilinha, e em casos mais graves pode-se chegar ao caso de andar de mercedes topo de gama, mas passar fome, e cuja única alegria é poder dizer "eu ando de mercedes e o meu vizinho tem um fiat punto".

As empresas (sem ser aquelas das cunhas) estão-se a borrifar se fizeste o curso no sítio A ou no sítio B. Quando chega a hora, o que eles querem realmente saber é se consegues fazer aquilo que te pedem. Podes ter andado no sítio xpto e ter grandes médias, mas se não souberes fazer estás tramado.

Estuda, aplica-te e diverte-te.
Boa sorte!!

Fuzzy
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

Apesar de Jornalismo estar a melhorar, a Esec consegue ter melhores condições do que a UC. Tenho um colega meu que na altura mudou da Esec para jornalismo da UC e olha que no fim do curso ele proprio disse ser melhor. Dif depois se quiseres um padrinho diz alguma coisa. Comunicação Social é um curso muito fixe para quem pensa ser, Acessor, Realizador, Produtor, Jornalista, etc,etc. Dif88 no segundo ano em CS, tens de optar entre jornalismo e informação ou para a area mais de produção. No 2º se optares por jornalismo tens muitas cadeiras só sobre jornalismo. Mas da uma olhadela nos sites das 2 escolas e ve os planos curriculares das duas. No fundo os dois cursos são bons.