Bebida energetica caseira

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Nuno Valente
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:27

Bebida energetica caseira

Mensagem por Nuno Valente »

ola desportistas;)

Eu pratico cicloturismo, mas fora isso custumo dar umas voltas assim que tenho tempo, e custumo as x adicionar na agua quando a volta é mais dura ou ta mais calor, uns sais um em pó...que ate custumo comprar na declaton, mas a dias ouvi falar que ha pessoal que faz umas receitas caseiras para nao gastar tanto dinheiro em pós, powerade, ou outras bebidas semelhantes, em que os ingredientes mais utilizados sao a agua, com açucar, sumo de laranja ou limao, mel, farinha maizena, sal...

gostava portanto de saber se isto tem alguma equivalencia as bebidas energeticas...ou que efeito tem, ou se existem outras receitas mais eficazes....

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Bebidas energéticas ou isotónicas? As energéticas são tipo Red Bull, que são das últimas coisas que eu recomendo usar enquanto se faz desporto (ou usar, ponto final). As isotónicas são as bebidas tipo Isostar ou Powerade, que visam repor re-hidratar e repor nutrientes.

Conheço algumas receitas caseiras de pessoal que as usa, mas pessoalmente nunca experimentei. A maioria usa cerca de 50g de açucar para 1 litro de água, junta um pouco (muito pouco) de sal e sumo de fruta a gosto (limão ou laranja, por exemplo). Como tem açucar, presumo que tenha algum efeito na recuperação, embora eu prefira gastar o dinheiro adicional numa embalagem de Isostar em pó (das que há em pó, é a que me parece ter melhor sabor).

O mel que dizes usarem presumo que seja por ter bastante glucose, pelo que não me espanta que o usem. Com maizena é que nunca ouvi falar.

Nuno Valente
Experiente
Experiente

sim, estava-me a referir mais a bebidas para recuperar ou para consumir durante o treino, em relação a redbull ou dessas, nao consumo, mas eu ate agora tenho feito tambem a mistura com o pó...que compro na declaton, que ronda os 5 euros uma embalagem e da ainda para varias vezes...agora so vou entao é exprimentar ja este fim d semana entao uma mistura caseira...mas vou optar antes por um pouco de açucar que deve ser melhor, pelo menos dissolve-s melhor penso creio eu...

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Pedro Escreveu:As energéticas são tipo Red Bull, que são das últimas coisas que eu recomendo usar enquanto se faz desporto (ou usar, ponto final).
Porquê? Mera curiosidade pois nem sequer bebo!

Já agora, quanto às isotónicas é muito raro beber, não sinto necessidade! :lol:

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

RuiSantos Escreveu:
Pedro Escreveu:As energéticas são tipo Red Bull, que são das últimas coisas que eu recomendo usar enquanto se faz desporto (ou usar, ponto final).
Porquê? Mera curiosidade pois nem sequer bebo!

Já agora, quanto às isotónicas é muito raro beber, não sinto necessidade! :lol:
Não sei explicações cientificas exactas, nem sei se era aqui que o Pedro queria chegar, mas.. Disseram-me que um Redbull equivale a não sei quantos cafés (30, salvo erro :shock:). Ou seja, o coração não agradece :P

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Devido à sua composição, pode causar alterações no ritmo cardíaco. O Red Bull, por exemplo, está proibido em vários países e noutros há várias recomendações para o seu consumo (na Dinamarca foi banida, na Inglaterra recomendam que não seja consumida por grávidas, na Suécia recomendam que não seja consumida após fazer exercício físico, etc). Tal como disse a dif, o coração agradece se não consumirem.

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Acho que beber Redbull antes/durante/depois de actividade fisica é "suicidio" :lol: se de facto equivale a 30 cafés, é perigoso.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Redbull acelera o coração, bem como todas as outras. Façam algo mais saudável: dormir bem, comer com conta, peso e medida, beber água, exercício, investir em comer massas e num regime nutricionista de acordo com o vosso físico.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Tu fazes isso?
Sempre?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Lino Escreveu:Redbull acelera o coração, bem como todas as outras.
Estás a comparar Red Bull a Isostar? :?

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Penso que quando ele disse isso estava a referir-se às energéticas e não às isotónicas. Porque senão era estar a comparar água com azeite... Tipo, nada a ver :P

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

{mineirinha} Escreveu:Tu fazes isso?
Sempre?
Andar a pé, sim, mais a alimentação. Mas só estava a dizer que era melhor que as bebidas energéticas que é só químicos...

Nuno Valente
Experiente
Experiente

sim, em relação ao red bull, vi uma reportagem em que mencionaram mesmo os aspectos negativos daquilo...e era bastante mau, e disseram que misturada com bebidas alcoolicas poderia mesmo ser fatal.

mas eu quando no inicio falei em bebida, estava mesmo a referir a isotonicas sim, pois essas é que quando se aperta um bocado mais convem repor os sais, etc, ao organismo bebendo agua com a dita mistura ou pó...ou durante o exercicio tb comer uma barra de cereais, ou sim, um barra de gel energetico, que dizem que repoe as energias mais rapidamente.

mas como referi atras no meu caso, ando so mesmo pelas barras, e vou entao agora exprimentar a tal formula caseira;);)

depois digo se vale a pena ou nao aquele sabor ;)

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Bem :shock: , não fazia ideia que o Red Bull era assim tão prejudicial.
Ainda para mais, é uma bebida muitas vezes distribuída gratuitamente...

Nuno Valente
Experiente
Experiente

ora ja exprimentei a formula magica apenas nao meti farinha maizena...mas anda comigo na equipa um ex ciclista do benfica e disse-m que tanto o sal, como acuçar e agua sao fundamentais...em relaçao ao limao...é mais para o final de uma prova.