Então o MM é uma especie de "upgrade" dos SMTUC, e estes vão ser substituídos? É isso? É que não percebi a analogia...mario Escreveu: Uma ideia entre muitas que este último comentário me despertou: porquê comprar um computador mais recente?
Metro Mondego
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
Ruizito
- Lendário

Então por essa lógica todas as cidades vilas e aldeias deste país têm direito a exigir um metro, já que todos pagam o de Lisboa. E se tu achas mal pagar o metro de Lisboa sem usares o que dirás se daqui a uns anos tiveres de pagar muito mais por metros em Coimbra, Braga, Setúbal, Viseu, Castelo Branco, Guarda etc etc? Sim porque estes também têm direito e a factura também será a distribuir por todos.DaniFR Escreveu: Nao te esqueças que os nossos impostos tambem pagaram o metro de lisboa e porto. E estas a usufruir disso?? Penso que nao.
E de onde pensas que vem o dinheiro que o estado dá todos os anos á carris? Para os smtuc, nada.
E se o dinheiro dos nossos impostos fosse usado para beneficiar a nossa cidade.
O pais nao é só lisboa, onde há sempre dinheiro para metro, pontes, aeroportos, etc.
E ainda na lógica do teu raciocinio, já que vamos todos pagar o novo aeroporto de Lisboa, porque não exigir a construção de um aeroporto internacional cá em Coimbra?
-
Ruizito
- Lendário

Se calhar na cidade alemã onde moras, não existem dezenas de aldeias a 3 ou 4 km da cidade sem saneamento básico, não existem dezenas de casas no centro da cidade a cair de velhas, não existe um Hospital Central com listas de espera de anos, não existem escolas no meio da cidade que inundam cada vez que cai uma chuvita, não existem ruas no meio da cidade onde não passa qualquer tipo de transporte público, não existe uma rede de pré-primárias tão deficiente que obrigue os pais a pagar balurdios em infantários privados, etc, etc.alfarod Escreveu:
Devido à minha actividade profissional trabalho numa cidade alemã mais pequena do que Coimbra. O tram é o meio de transporte eleito, tanto no centro da cidade, como em ligação a localidades periféricas. É um meio de transporte limpo, de fácil manutenção, que transporta um grande número de passageiros e que é extensível e adaptável ao número de passageiros pois podem juntar-se várias composições.
Quando querem enterrar tanto dinheiro no metro, seria bom verificar as outras necessidades do concelho, e quando se compara com a realidade de outros países deve ter-se em consideração todos os aspectos dessas realidades.
-
mario
- Experiente

- Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52
Foi a partir do seu comentário em que diz que o serviço do MM será o mesmo já prestado pelos SMTUC que me ocorreu aquela pergunta (e possíveis respostas).Ruizito Escreveu:Então o MM é uma especie de "upgrade" dos SMTUC, e estes vão ser substituídos? É isso? É que não percebi a analogia...mario Escreveu: Uma ideia entre muitas que este último comentário me despertou: porquê comprar um computador mais recente?
Pessoalmente entendo que os serviços não são o mesmo, e o serviço que o MM irá eventualmente disponibilizar aos cidadãos de Coimbra e região constituirá uma melhoria das suas condições de vida. Neste sentido, sem dúvida que é um upgrade.
-
Ruizito
- Lendário

O serviço prestado pelo MM, nas zonas coincidentes com as carreiras dos SMTUC, que no fundo é em todo o traçado urbano, será o mesmo. Parece-me que transportar as pessoas de um lado para o outro é um serviço igual quer seja prestado por uma entidade ou por outra.mario Escreveu: Foi a partir do seu comentário em que diz que o serviço do MM será o mesmo já prestado pelos SMTUC que me ocorreu aquela pergunta (e possíveis respostas).
Pessoalmente entendo que os serviços não são o mesmo, e o serviço que o MM irá eventualmente disponibilizar aos cidadãos de Coimbra e região constituirá uma melhoria das suas condições de vida. Neste sentido, sem dúvida que é um upgrade.
De qualquer modo um upgrade, é quando se melhora algo existente, não é quando se cria um novo mantendo a funcionar em simultâneo o anterior.
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Nao disse que todas as cidades tinham de ter metro. Acho que deve existir investimento publico em todas as cidades, dependendo do que cada uma necessita.Ruizito Escreveu:Então por essa lógica todas as cidades vilas e aldeias deste país têm direito a exigir um metro, já que todos pagam o de Lisboa. E se tu achas mal pagar o metro de Lisboa sem usares o que dirás se daqui a uns anos tiveres de pagar muito mais por metros em Coimbra, Braga, Setúbal, Viseu, Castelo Branco, Guarda etc etc? Sim porque estes também têm direito e a factura também será a distribuir por todos.DaniFR Escreveu: Nao te esqueças que os nossos impostos tambem pagaram o metro de lisboa e porto. E estas a usufruir disso?? Penso que nao.
E de onde pensas que vem o dinheiro que o estado dá todos os anos á carris? Para os smtuc, nada.
O pais nao é só lisboa, onde há sempre dinheiro para metro, pontes, aeroportos, etc.
E ainda na lógica do teu raciocinio, já que vamos todos pagar o novo aeroporto de Lisboa, porque não exigir a construção de um aeroporto internacional cá em Coimbra?
A ideia do aeroporto internacional em coimbra nao seria má ideia, mas por enquanto poderiamos ficar por um regional com voos low cost.
Esse assunto foi falado aqui:
viewtopic.php?t=5842&highlight=aeroporto+coimbra+leiria
-
Ruizito
- Lendário

Ora aí está! Estou plenamente de acordo contigo! E será que analizando bem o que Coimbra necessita, o metro surge como primeira necessidade?DaniFR Escreveu: Nao disse que todas as cidades tinham de ter metro. Acho que deve existir investimento publico em todas as cidades, dependendo do que cada uma necessita.
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Na minha opiniao é uma necessidade para a cidade.
Poderia vir a melhorar o transito na cidade como aconteceu no porto.
Sem duvida que coimbra precisa de melhorar os transportes da periferia para o centro da cidade.
E o metro nao é só a ligaçao á lousa. No futuro, poderia ser alargado a muitos mais sitios.
Poderia vir a melhorar o transito na cidade como aconteceu no porto.
Sem duvida que coimbra precisa de melhorar os transportes da periferia para o centro da cidade.
E o metro nao é só a ligaçao á lousa. No futuro, poderia ser alargado a muitos mais sitios.
-
mario
- Experiente

- Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52
Não é o que eu penso. Nessa linha de raciocínio, para quê os táxis?Ruizito Escreveu: O serviço prestado pelo MM, nas zonas coincidentes com as carreiras dos SMTUC, que no fundo é em todo o traçado urbano, será o mesmo. Parece-me que transportar as pessoas de um lado para o outro é um serviço igual quer seja prestado por uma entidade ou por outra.
Ruizito Escreveu: De qualquer modo um upgrade, é quando se melhora algo existente, não é quando se cria um novo mantendo a funcionar em simultâneo o anterior.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Certo.. mas a diferença é a capacidade e a celeridade.. Para além de que, tendo o Metro a fazer o papel dos SMTUC na malha urbana pode-se criar mais linhas para a periferia

paciência.. vais ter de os ignorar então..Ruizito Escreveu:Olha ó Daniel, eu já não tenho paciência para os teus comentários!
É uma gota no oceano do Orçamento de Estado.. mas da qual ao menos poderei usufruirRuizito Escreveu:Mas para quem pensa que isto são tudo favas contadas e eu é que sou exagerado, informo que por exemplo no âmbito da minha actividade profissional, tive oportunidade de analisar o impacto do túnel de Celas nas infra-estruturas de abastecimento de água e esgotos existentes no local, e só os desvios dessas tubagens, que parece uma coisa insignificante e irrisória, representavam umas centenas de milhares de euros. E é uma gota no oceano!
banjix Escreveu:Passei ontem à noite perto da estação. Os arruamentos em redor da estação estão quase prontos. Já foram feitas as infraestruturas de saneamento e os arruamentos estão com brita. Pensei tirar fotos, mas como já era de noite achei que não iam ficar bem e não tirei. Amanhã dou lá um salto, durante o dia.
Ora, isso sim! Grande ideia tivesteRuizito Escreveu:E ainda na lógica do teu raciocinio, já que vamos todos pagar o novo aeroporto de Lisboa, porque não exigir a construção de um aeroporto internacional cá em Coimbra?
-
Realeza
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41
Os Smtuc não recebem nada, porque são de uma empresa particular e não do estado.DaniFR Escreveu:alfarod belo comentário!!
Concordo completamente.
Nao te esqueças que os nossos impostos tambem pagaram o metro de lisboa e porto. E estas a usufruir disso?? Penso que nao.Ruizito Escreveu:Pois não, mas não te esqueças que somos todos nós que o pagamos. E se já pagamos um serviço (SMTUC) porque diabo teremos de pagar outro para o mesmo efeito?Leia Escreveu:um serviço publico não é realizado para dar lucro.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
Realeza
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41