Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

banjix Escreveu:1. São do contra porque, efectivamente, estão contra o projecto do Metro Mondego;

2. São um pequeno grupo, tendo em conta o número de pessoas que, actualmente, utilizam a automotora e tendo ainda em conta o número de pessoas que irá, no futuro, utilizar o Metro.
1. Estar contra o projecto do Metro não é ser do contra, é ter uma opinião diferente de quem está a favor. Toda a gente tem opiniões favoráveis ou desfavoráveis sobre vários assuntos logo então todos nós somos do contra em alguma coisa, ou por acaso tu concordas com tudo o que se passa à tua volta?

2. Isso são teorias! Muita gente que utiliza a automotora como eu já a utilizei durante muitos anos, não apoia o metro, apoiam isso sim como eu a modernização da linha e material circulante e esquecer trajectos absurdos para o Hospital e coisas assim. E só será possivel saber quem de facto apoia ou não se for feito um inquerito nesse sentido à população, que parece-me que nunca foi feito. Até porque é diferente perguntar se querem o metro ou manter o que está (que lógicamente a maioria dirá que quer o metro) ou se querem o metro ou a modernização do ramal, transformando-o numa verdadeira linha sub-urbana moderna e eficiente (e aqui já não sei se as respostas serão assim tão favoráveis ao metro).

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:São ilusões! Quando abrirem os olhos já será tarde... mas estaremos (espero eu) cá para ver...
Falou o sr dono de toda a razão.. engraçado que por esse país fora só tu é que achas ser tudo uma grande ilusão..
Ruizito Escreveu:esquecer trajectos absurdos para o Hospital e coisas assim
LOL!

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu: 2. Isso são teorias! Muita gente que utiliza a automotora como eu já a utilizei durante muitos anos, não apoia o metro, apoiam isso sim como eu a modernização da linha e material circulante e esquecer trajectos absurdos para o Hospital e coisas assim.
Nao percebo porque é que dizes que o trajecto para o hospital é absurdo. Eu considero-o um dos mais importantes.

Tambem nao percebo porque é que os utilizadores da linha da lousa defende a modernizaçao da linha e estao contra o metro. Nao sei se sabem, mas o metro vai modernizador a velha linha, as estaçoes e o material circulante. Nao acredito que gostem de andar naquelas automotoras velhas e barulhentas. Até o tempo de viagem iria reduzir.

O metro vai trazer bastantes vantagens, aos utilizadores da linha da lousa.
Agora se querem modernizar a linha e manter uma sucata a circular numa linha moderna nao faz sentido nenhum.
Ou será que estao contra o metro por terem de ficar 2 anos sem circulaçao na linha. O transporte vai ser assegurado por camionetas.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu:1. Estar contra o projecto do Metro não é ser do contra, é ter uma opinião diferente de quem está a favor. Toda a gente tem opiniões favoráveis ou desfavoráveis sobre vários assuntos logo então todos nós somos do contra em alguma coisa, ou por acaso tu concordas com tudo o que se passa à tua volta?

2. Isso são teorias! Muita gente que utiliza a automotora como eu já a utilizei durante muitos anos, não apoia o metro, apoiam isso sim como eu a modernização da linha e material circulante e esquecer trajectos absurdos para o Hospital e coisas assim. E só será possivel saber quem de facto apoia ou não se for feito um inquerito nesse sentido à população, que parece-me que nunca foi feito. Até porque é diferente perguntar se querem o metro ou manter o que está (que lógicamente a maioria dirá que quer o metro) ou se querem o metro ou a modernização do ramal, transformando-o numa verdadeira linha sub-urbana moderna e eficiente (e aqui já não sei se as respostas serão assim tão favoráveis ao metro).
...........................................................................................................
(Recortar pelo picotado)

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Confesso que nao conheço bem o ramal da lousa, mas justifica-se um metro? Com muitas paragens frequentes? Não seria mais adequado passar a instalar uma linha como os urbanos do porto?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Leia Escreveu:Confesso que nao conheço bem o ramal da lousa, mas justifica-se um metro? Com muitas paragens frequentes? Não seria mais adequado passar a instalar uma linha como os urbanos do porto?
o problema é a palavra metro.. um metro não justifica, mas um tram train já justifica, que é isso que estão a planear colocar a circular entre Coimbra e Lousã. Os trams são veículos mais rápidos e com maior capacidade que um Metro Ligeiro normal (esta diferença pode ser verificada no Metro do Porto, em que na linha da Póvoa circulam trams e na cidade metro ligeiro)

Um tram-train, sendo mais rápido e de maior capacidade que um metro pode facilmente fazer trajectos com menos paragens, mas de preferência viagens com duração inferior a uma hora.

mas eu continuo a dizer que o metro deveria crescer de dentro da cidade para fora.. e as linhas essenciais são mesmo CoimbraB-Baixa e Baixa-HUC, já a linha da Lousã poderia ser electrificada e continuada até Arganil, Coja ou até mesmo Covilhã.. e o mesmo penso da ligação Coimbra-Figueira por tram.. não me parece justificativa de tal investimento, é uma distância muito grande para uma densidade populacional muito baixa ao longo da linha

pegando no mapa acima, eis como deveria ser, na minha opinião:
Imagem
amarelo carregado - 1a fase - metro ligeiro
amarelo "contorno" - 2a fase - metro ligeiro
azul - 3a fase - linhas de suburbanos, a cargo da CP, num serviço semelhante ao da CP Porto para Braga e Aveiro
vermelho - igualmente linhas suburbanas, numa ultima fase
Última edição por daniel322 em terça-feira, 13 maio 2008 1:52, editado 3 vezes no total.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

ok, peço desculpa entao.

Não sabia que nao era um metro mesmo, mas outro tipo de veiculo.
Obrigada pelo esclarecimento :)

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Não, o metro regional de superfície é a melhor alternativa... os comboios param a cidade quando circulam (vide Rua do Brasil ou apeadeiro do parque), poluem, têm demasiado impacte visual por onde passam... o metro é discreto, maior, não poluente, mais rápido, confortável...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

é que cá em Portugal chamam Metro a tudo.. é chique :p na Amadora até chamam Metro aos tróleis :lol:

Lino, vê lá o mapa. onde é que passam comboios na cidade?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ò Pedro.. qual é o problema de ter uma imagem (de tamanho pequeno - 44 KB ) no tópico?.. eu coloquei a imagem de propósito por causa da legenda, para não terem de andar a trocar entre janelas.. :?
Última edição por daniel322 em terça-feira, 13 maio 2008 1:09, editado 1 vez no total.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

800x511 não é pequeno. Dependendo da resolução, pode quebrar o scroll horizontal (como aconteceu num dos computadores em que vi este tópico, com a imagem original). É preferível um click a mais que ter de andar a mexer na barra de scroll para conseguir ler a discussão só por causa de um mapa. Usa thumbnails ou links, que não mordem. :?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Pedro Escreveu:Usa thumbnails ou links, que não mordem. :?
daniel322 Escreveu:eu coloquei a imagem de propósito por causa da legenda, para não terem de andar a trocar entre janelas.. :?
..ok..whatever..

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

daniel322 Escreveu:eu coloquei a imagem de propósito por causa da legenda, para não terem de andar a trocar entre janelas.. :?
Pedro Escreveu:É preferível um click a mais que ter de andar a mexer na barra de scroll para conseguir ler a discussão só por causa de um mapa.
Última edição por Pedro em terça-feira, 13 maio 2008 1:14, editado 1 vez no total.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:é que cá em Portugal chamam Metro a tudo.. é chique :p na Amadora até chamam Metro aos tróleis :lol:

Lino, vê lá o mapa. onde é que passam comboios na cidade?
Aqui em Coimbra passam comboios (as automotoras são comboios), além do comboio que vai a Coimbra-A...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino, debaixo do mapa tens a legenda.. não queres ler de novo?