Metro Mondego

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Lino
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Mensagem por Lino »

userN Escreveu:Só acredito em metro em Coimbra quando colocar o pé dentro de um.
Compreendo a pressa do pessoal da Lousã, foi especulação imboliaria durante anos à conta do metro, e agora é o que se vê. Não digo com isto que não é necessário, sim é necessário rever essa linha, mas para mim não precisam de metro para nada, apenas comboio movido a electrecidade de coimbra Parque a Serpins e vice-versa, e boa ligação a partir daí ao resto da cidade por qualquer meio.
Dentro da cidade o metro sim dá jeito, mas também não vejo com receio em vez disso, um maior investimento em linhas de bus, e mais veíuclos com qualidade e amigos do ambiente.. Sim porque o metro também gasta energia.
Nesse sentido o metro é muito mais vantajoso pois liga as terras com um veículo amigo do ambiente, que transporta mais pessoas em menos tempo e com maior conforto. Além de que é o veículo que permite melhor ligação ao centro da cidade.

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userN
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Mensagem por userN »

Lino Escreveu:
userN Escreveu:Só acredito em metro em Coimbra quando colocar o pé dentro de um.
Compreendo a pressa do pessoal da Lousã, foi especulação imboliaria durante anos à conta do metro, e agora é o que se vê. Não digo com isto que não é necessário, sim é necessário rever essa linha, mas para mim não precisam de metro para nada, apenas comboio movido a electrecidade de coimbra Parque a Serpins e vice-versa, e boa ligação a partir daí ao resto da cidade por qualquer meio.
Dentro da cidade o metro sim dá jeito, mas também não vejo com receio em vez disso, um maior investimento em linhas de bus, e mais veíuclos com qualidade e amigos do ambiente.. Sim porque o metro também gasta energia.
Nesse sentido o metro é muito mais vantajoso pois liga as terras com um veículo amigo do ambiente, que transporta mais pessoas em menos tempo e com maior conforto. Além de que é o veículo que permite melhor ligação ao centro da cidade.
não digo o contrário, apenas me lembrei doutra solução. para mim o metro é positivo, pois se arrancar, (sonho) que possa acontecer como no porto e expandir-se pela cidade e ARREDORES (não só a lousã) de forma a melhor servir a população.

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Lopes
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Mensagem por Lopes »

banjix Escreveu:E o que é que isso tem a ver com os ordenados deles (quem)?! Não estou a conseguir seguir a tua linha de pensamento (se é que existe)!!!
Não tem nada a ver ou não queres ver!!!

Existe sempre uma linha de pensamento. Podes é não conseguir apanhar a ponta!! :shock:
Está me a parecer que á cada vez menos vontade que o metro avance, tanto da parte da cmc como da sociedade metro mondego.
Avança-se com uma decisao, depois recua-se e o metro continua parado.
Plenamente de acordo. Afinal existe uma linha....e é só uma. :roll:

dif88
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Mensagem por dif88 »

"O presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, reafirmou hoje que a Metro Mondego deve avançar primeiro com as obras no Ramal da Lousã para acolher o metro, podendo excluir nesta fase os troços urbanos, noticia a agência Lusa.

Recordando que a autarquia e a Metro Mondego divergem quanto aos troços urbanos já propostos por esta sociedade de capitais exclusivamente públicos, Encarnação voltou a preconizar o seu adiamento para momento posterior, desde que haja um concurso para o ramal ferroviário que abranja todo o seu percurso, entre Serpins e Coimbra B.

«O concurso deve ser de uma só vez e a solução tecnológica deve também ser a mesma, incluindo o troço de Coimbra Parque a Coimbra B», disse o autarca social-democrata.

Ao intervir esta tarde numa reunião ordinária da Assembleia Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação demarcou-se da intenção do Governo, assumida há dois anos, de realizar obras no Ramal da Lousã para acolher no futuro um metro do tipo «tram-train» mas mantendo as actuais composições a diesel, com rodados adaptados, a circular mais alguns anos.

O projecto do Sistema de Mobilidade do Mondego prevê a substituição da actual via larga da ferrovia centenária, que dispõe da denominada bitola ibérica, pela via europeia, que é mais estreita e passa a impedir a ligação directa do Ramal da Lousã à Rede Ferroviária Nacional, a partir de Coimbra B.

«Não admitimos que fique pendurado o último troço, entre as estações de Coimbra Parque e Coimbra B», insistiu Carlos Encarnação.

O presidente da Câmara, respondendo a uma interpelação do socialista Carlos Clemente, presidente da Junta de São Bartolomeu, na Baixa da cidade, advertiu que «quem está a fazer a obra não é a Metro Mondego, é a REFER e a CP», designadamente os interfaces da Lousã e Miranda do Corvo.

Encarnação frisou que está a avançar «primeiro a linha que dá menos capacidade de manutenção» - o Ramal da Lousã - opção que não rejeita, se não houver em breve consenso sobre os troços da cidade e desde que o concurso cumpra as exigências do município de Coimbra, já transmitidas pelo presidente à secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em finais de Março.

«Retome-se o percurso que já está consensualizado e depois faça-se o resto», sublinhou. "

Fonte: http://diario.iol.pt/sociedade/metro-co ... -4071.html

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Lino
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Mensagem por Lino »

E porque não duas frentes de obras??

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banjix
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Mensagem por banjix »

Eu compreendo o presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Dada a indefinição do trajecto urbano, estar à espera que se chegue a um consenso é sinónimo de se adiarem as obras por mais não sei quanto tempo. Se a ideia é fazer as coisas de forma faseada, por que não ir já começando? De Serpins até Coimbra ainda é coisa para demorar uns meses. Nessa altura, certamente já haverá consenso quanto ao trajecto urbano e não se colocou em causa (ainda mais) os prazos estabelecidos.

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Lino
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Mensagem por Lino »

O problema é que, com os hobbies como o dos pais na Solum, quando já há traçados e demolições feitas, depois estala outra polémica... :?
Mas sim, a linha de Serpins já poderia ser resolvida... será que a enterram na zona da Solum? Aquelas passagens na rua do Brasil encasinam com aquela zona...

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

Metro vai estar a funcionar em Janeiro de 2011

O presidente da sociedade Metro Mondego, Álvaro Maia Seco, afirmou ontem, na Lousã, que em Janeiro de 2011 o metro ligeiro de superfície deverá estar a circular no Ramal da Lousã, entre Serpins e Coimbra Parque

Álvaro Maia Seco intervinha na Assembleia Municipal da Lousã, a primeira em que a Metro Mondego discutiu com os deputados municipais o projecto, desde que foi apresentado há dois anos na sua nova versão pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

O projecto insere-se no Sistema de Mobilidade do Mondego que prevê a instalação de um metro ligeiro de superfície do tipo “tram-train” - com capacidade para circular nos eixos ferroviários, urbanos, suburbanos e regionais - no Ramal da Lousã, entre Coimbra e Serpins (Lousã), e na cidade de Coimbra.

Respondendo às dúvidas de elementos do recém-criado Movimento de Defesa do Ramal da Lousã (MDRL), que exige um estudo em que seja ponderada a modernização e electrificação da linha, o presidente da MM afirmou que o novo sistema de transporte vai diminuir os tempos de viagem e «transportar as pessoas até mais próximo dos seus destinos».
Criado há cerca de um mês, o MDRL lançou uma petição a exigir ao Governo que realize um estudo que «pondere a electrificação e modernização das infra-estruturas e dos comboios», antes de «qualquer alteração definitiva».
O documento exige ainda que «qualquer alteração» garanta a «manutenção ou redução dos preços das tarifas cobradas, aumento da velocidade do transporte, número de lugares sentados, frequência do transporte, redução do impacto ambiental, manutenção da ligação à rede ferroviária nacional e a gestão pública do Ramal».

Álvaro Maia Seco garantiu que a frequência dos transportes vai aumentar, com ligações de 30 em 30 minutos, e que as futuras composições serão dimensionadas para que a maioria dos passageiros viaje sentado. Assumiu ainda que a linha será electrificada a 750 voltes e que a sua gestão continuará a ser pública através da sociedade MM.
Quanto ao tarifário a praticar, outra das preocupações do MDRL, Álvaro Maia Seco disse que ainda não estão definidos, mas que os «níveis de grandeza andarão à volta dos praticados actualmente».
Defendendo a solução do metro como a mais «equilibrada» para o Ramal da Lousã, o responsável da MM disse que o actual sistema, de automotoras a diesel, entre Serpins e Coimbra Parque, «só serve para despejar pessoas de Lousã e Miranda do Corvo» na cidade. «Com a solução metro vamos servir melhor os utentes e distribuí-los até mais próximo dos seus locais de destino», frisou.
O responsável garantiu ainda que a modernização da linha se vai desenvolver em três empreitadas, com o lançamento dos concursos públicos em Julho (troço Serpins- Miranda do Corvo), Setembro (Miranda do Corvo-Alto de S. João) e Outubro deste ano (Alto de S. João-Coimbra Parque), mas com os troços a entrarem em funcionamento todos ao mesmo tempo. Por definir está o concurso entre Coimbra Parque e Coimbra B, que deverá ser lançado uns meses depois e entrar em funcionamento também mais tarde.
Durante a realização dos trabalhos na ferrovia, Álvaro Maia Seco alertou para a «inevitabilidade» de se proceder ao encerramento da linha por um período de dois anos, que será compensada com transportes alternativos com «a melhor qualidade possível», para não se perder passageiros no futuro.
«Uma das nossas preocupações era o atravessamento rodoviário em Ceira, situação que vai ser resolvida com uma variante e a eliminação dos actuais semáforos que congestionavam o trânsito», adiantou.
Na sessão com os deputados da Assembleia Municipal da Lousã, Álvaro Maia Seco anunciou ainda que «se tudo correr bem até ao final de Junho» será lançado o concurso público internacional para a aquisição de material circulante.
fonte

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Lino
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Mensagem por Lino »

Metro é incomparavelmente melhor às automotoras...

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

dif88 Escreveu:a intenção do Governo, assumida há dois anos, de realizar obras no Ramal da Lousã para acolher no futuro um metro do tipo «tram-train» mas mantendo as actuais composições a diesel, com rodados adaptados, a circular mais alguns anos.
:roll: andam a gozar conosco, só pode.. quer dizer, em Lisboa fazem uma revolução ferroviária em larga escala em Alcântara e em Coimbra põem automotoras a diesel a circular pela cidade.. ..fazem um alargamento de mais uns valentes milhões no "apeadeiro" da Gare do Oriente para receber o TGV para Madrid e em Coimbra as pessoas em Coimbra-B continuam a atravessar as linhas a pé e a esperar à chuva e ao frio..

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Lino
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Mensagem por Lino »

E são quase atropeladas pelo comboio por terem de atravessar as linhas... Portugal é Lisboa e pronto. E mais uma ponte enorme quando a RSI demorou uns 14 anos até ser acabada...
Que tristeza... :(

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userN
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Mensagem por userN »

concordo, coimbra B está uma VERGONHA...
se é lá que vai ser a gare do TGV quero me rir se não fizerem obras substanciais...

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banjix
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Mensagem por banjix »

Metro vai estar a funcionar em Janeiro de 2011

(...)

«Uma das nossas preocupações era o atravessamento rodoviário em Ceira, situação que vai ser resolvida com uma variante e a eliminação dos actuais semáforos que congestionavam o trânsito», adiantou.
fonte

Esta questão dos transportes alternativos vai ser uma dor de cabeça muito difícil de curar e que só irá acabar, eventualmente, quando acabarem as obras no Ramal da Lousã e o tram-train começar a circular. Para quem não sabe, o trânsito na Estrada da Beira é absolutamente caótico, principalmente de manhã (na entrada para Coimbra) e à tarde (na saída de Coimbra). Com a paragem dos comboios no Ramal da Lousã durante 2 anos, estou convencido que muita gente (mas muita gente mesmo), vai deixar de utilizar os tais transportes alternativos em detrimento dos transportes particulares. O trânsito na Estrada da Beira vai aumentar significativamente e temo que se corra o risco de acontecerem filas de espera em praticamente toda a extensão desta estrada entre a Lousã e Coimbra. Espero estar enganado, mas tendo em conta a quantidade de pessoas que utiliza o comboio de manhã e à tarde (principalmente), isto parece-me ser o que de mais óbvio vai acontecer.

Quanto a essa decisão de manter as automotoras a diesel por mais alguns anos, não me parece que vá para a frente. Isso foi uma coisa que se disse na altura (há dois anos) mas que não deverá ser levada muito a sério. Na fará qualquer sentido isso acontecer e, mesmo que venha a existir essa hipótese, vai haver muito "barulho".
Última edição por banjix em quarta-feira, 30 abril 2008 14:58, editado 1 vez no total.

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Infernalord
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Mensagem por Infernalord »

userN Escreveu:concordo, coimbra B está uma VERGONHA...
se é lá que vai ser a gare do TGV quero me rir se não fizerem obras substanciais...
A estação de Coimbra-B é uma anedota no que toca a estacionamento, casas de banho, e abrigos para as pessoas, etc etc etc.
Por mim ia abaixo e era tudo feito de novo mas em condições.
Têm terreno no outro lado da estrada, têm terreno nas traseiras.

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anaallo
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Mensagem por anaallo »

Sim aquilo é no mínimo impressionante, belo cartão de visita para quem entra em Coimbra de comboio!

Eles têm mais que n hipóteses de fazer ali uma estação de meter inveja. As condições se melhorarem decerto que levam mais pessoas a optarem pelo meio de transporte ferroviário!