Tomatada em Coimbra?
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
há coisas em que portugal tem excedente de produção, há outras em que são ultrupassadas cotas de produção e não podem seguir para mercado..rigor Escreveu:x2{mineirinha} Escreveu:Espero sinceramente q sejam tomates para jogar fora mesmo. Daqueles podres e dos quais mais nada há a fazer, pois senão é um disperdicio de comida daqueles...
E andam muitos a morrer à fome e sem dinheiro para comprar comida.
quem quer trabalhar, para comer arranja sempre...
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

vou citar alguem que anda à muito tempo na compra e venda de legumes e outros produtos alimentares e alias vende no MAC: "dar tira o lugar a vender"{mineirinha} Escreveu:Não disse que não.
Alias até apoio o que disseste sobre trabalho,mas existem pessoas nessas condiçoes.
Só não concordo com disperdicio de comida.
Só isso. Simples opinião.
se é desperdicio é. se pedirem uns tomates e umas cebolas ao pessoal, duvido que nao as deem, desde que o objectivo da tomatada seja cumprido. é como o cortejo da queima das fitas... há uns que pedem por necessidade, no entanto há sempre aqueles abutres que andam a pedir para depois vender!
-
{mineirinha}
- Lendário

Não gosto de disperdicio.dawn_to_dusk_ Escreveu:vou citar alguem que anda à muito tempo na compra e venda de legumes e outros produtos alimentares e alias vende no MAC: "dar tira o lugar a vender"{mineirinha} Escreveu:Não disse que não.
Alias até apoio o que disseste sobre trabalho,mas existem pessoas nessas condiçoes.
se é desperdicio é. se pedirem uns tomates e umas cebolas ao pessoal, duvido que nao as deem, desde que o objectivo da tomatada seja cumprido. é como o cortejo da queima das fitas... há uns que pedem por necessidade, no entanto há sempre aqueles abutres que andam a pedir para depois vender!
Apenas isso, dawn_to_dusk_
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

vou-te ainda dizer mais uma coisa, aqui um grande produtor de legumes perto de mim quando nao apanha as culturas no tempo devido, sabes o que ele faz?{mineirinha} Escreveu:Não gosto de disperdicio.dawn_to_dusk_ Escreveu:vou citar alguem que anda à muito tempo na compra e venda de legumes e outros produtos alimentares e alias vende no MAC: "dar tira o lugar a vender"{mineirinha} Escreveu:Não disse que não.
Apenas isso, dawn_to_dusk_
freza-as
eu também nao gosto de desperdicio. em especial quando o desperdicio me irá afectar.
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Deve ter sido espetacular!!“Tomatada” pintou as ruas de vermelho
A rodagem de um anúncio televisivo juntou cerca de 100 pessoas, que participaram ontem numa autêntica batalha campal onde os tomates e as cebolas foram as armas. A boa disposição foi contagiante e o resultado final impressionou. Para conferir na televisão nacional a partir
de 15 de Março
«Atenção, é importante que o tomate chegue à cebola» ou «os tomates são para atirar para cima e caírem em chuveirinho, não são para acertar directamente na cara de ninguém» são frases difíceis de se ouvir no dia-a-dia. Mas ontem estas palavras, ampliadas por um megafone, invadiram o Centro Histórico da cidade. Tudo porque a empresa Guloso vai lançar um novo produto alimentar, um concentrado de tomate que já contém cebola, e escolheu Coimbra para palco das filmagens.
Foram utilizadas 15 mil toneladas de tomates e outras tantas de cebola, numa verdadeira batalha campal. Só com este contexto se entende o cheiro intenso que ontem invadiu a Praça do Comércio, o Arco da Almedina, a Rua Fernandes Tomás e o Beco de Cima.
Acção na Praça
do Comércio
Centenas de caixas de tomate estão apinhadas a um canto, na Praça do Comércio. Do outro lado foi montada uma barricada, onde se amontoa cebola. Protegidos nas respectivas “bases” estão cerca de 100 pessoas, à espreita. Perspectiva-se que algo vá acontecer.
De repente um tomate cai com estrondo na “base” das cebolas. Segue-se uma verdadeira chuva de tomates, que enchem o céu de vermelho, arremessados manualmente ou com a ajuda de uma fisga. Há gritos por todo o lado, uns de contentamento, outros de pânico. As pessoas procuram proteger-se atrás de caixas e atarraxam alguidares e tachos na cabeça. Mas há muita gente atingida. “Tomate! Tomate! Tomate!” grita-se de contentamento do outro lado.
É um instante até os ataques sucederem em simultâneo. O branco da cebola e o vermelho do tomate cobrem o céu, fazendo lembrar a tomatina espanhola, famosa por tornar real o conceito «banho de tomate».
«Acabou», grita enfim o realizador, após várias horas de rodagem. Batem-se palmas, há gritos de festa e trocam-se abraços. As câmaras já estão desligadas, mas alguns tomates e cebolas são arremessados na mesma. As brincadeiras sucedem-se, em espírito de confraternização. O corpo pede descanso, depois de servir de alvo durante mais de 12 horas. O chão da Praça do Comércio está pintado de vermelho e branco. O cheiro é agora agoniante.
É altura de Carla Fonseca, directora de produção da Garage Films, empresa responsável pelas filmagens, revelar o objectivo da feroz guerra de vegetais. «No final do anúncio aparece um homem impecavelmente lavado, com um frasco na mão, e diz que não é preciso fazer uma batalha para combinar tomates e cebola, basta comprar um frasco com o refogado da Guloso», afirma.
Os participantes que integram o anúncio vieram maioritariamente do Porto, mas Coimbra também contribuiu com 30 estudantes universitários. As filmagens decorreram das 7h00 às 19h00, mas o anúncio televisivo vai ter apenas 30 segundos e estará no ar já no próximo dia 15 de Março, em todos os canais portugueses.
Participantes satisfeitos, apesar de alguns ferimentos
Suspeita de braços partidos, algumas quedas, olhos lacrimejantes por culpa da cebola presente em doses industriais e muitas nódoas negras foram as consequências das filmagens para muita gente. O departamento médico da Garage Films teve um dia agitado.
«O momento alto do dia para mim foi uma queda que dei e quase parti o braço», afirmou com ironia Paulo Natal, estudante de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. No entanto, o aluno, que já tinha participado antes em alguns filmes e anúncios, classificou a experiência de «interessante e engraçada».
Mas houve também quem tivesse entrado nas filmagens por acaso. «Estava a passar, reparei na agitação e pedi para participar. Foi muito divertido», afirmou Luís Araújo, limpando a polpa de tomate que escorria em abundância do rosto.
Carla Fonseca, chefe de produção da Garage Films, também estava «satisfeita com o resultado final». A Câmara Municipal de Coimbra mereceu elogios. «A autarquia disponibilizou tudo e mais alguma coisa, no curto espaço de tempo que tiveram», afirmou. Algum desagrado apenas com a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, «que deu uma previsão de 70 participantes para as filmagens, mas apareceram apenas 30 pessoas», apontou.
Filmagem consumiu 30 toneladas de alimento
População contra “desperdício de comida”
As filmagens para o novo anúncio da Guloso tiveram inúmeras situações hilariantes, daquelas que provocam gargalhada fácil nos espectadores. Mas nem tudo agradou às centenas de pessoas que assistiram às filmagens. «Tanta gente com fome, que desperdício de comida», ouviu-se entre os presentes que observavam as filmagens à distância, devido às fitas de segurança.
Uma opinião defendida por Victor Manuel Branco, de 56 anos, que ia a passar pelo Centro Histórico quando foi confrontado com o cenário invulgar. «É mal empregado o que estão a estragar», começou por dizer. O transeunte reconheceu, contudo, que estava diante «de uma cena espectacular».
Carla Fonseca, chefe de produção da Garage Films, optou por não comentar directamente os protestos (bastante audíveis em certas alturas) de alguns cidadãos de Coimbra. «Tudo o que sobrou e esteja em condições vai para o Banco Alimentar Contra a Fome», disse apenas.
IN Diario de Coimbra
Alguem do forum passou por lá??
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Deve ter sido engraçado
Mas esses argumentos de se andar a estragar comida não têm lógica nenhuma, todos os anos se estragam toneladas e toneladas de alimentos nos terrenos porque não há escoamento ou os preços não compensam a apanha, se as associações ou até mesmo particulares estivessem preocupadas verificavam situações dessas e contravam gente para apanhar aquilo. As pessoas também só falam para parecer bem, porque há muitas casas onde se estraga muita coisa, e nessas alturas não se lembram, enfim...
Mas esses argumentos de se andar a estragar comida não têm lógica nenhuma, todos os anos se estragam toneladas e toneladas de alimentos nos terrenos porque não há escoamento ou os preços não compensam a apanha, se as associações ou até mesmo particulares estivessem preocupadas verificavam situações dessas e contravam gente para apanhar aquilo. As pessoas também só falam para parecer bem, porque há muitas casas onde se estraga muita coisa, e nessas alturas não se lembram, enfim...
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

aleluia alguem que me compreende!duffy Escreveu:Deve ter sido engraçado![]()
-
{mineirinha}
- Lendário

Eu não falo para parecer bem.duffy Escreveu:Deve ter sido engraçado![]()
Não preciso disso.
Eu sei o que eu faço na minha casa e estragar comida não é de certeza, daí ter falado o que falei.
E qual o mal de não gostar deste tipo de eventos?
São escolhas minhas,agora não é com esse tipo de argumentos que eu vou vos dar 100% de razão.
Ate porque concordei em algumas coisas, só eu achei desperdício e então de ter achado?
Não é por aí q se deve criticar.
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Epá não é preciso responderes assim, eu não falei de ti em particular, até me estava mais a referir à notícia porque houve alguém que fez o mesmo tipo de comentário. Mas estão sempre à vontade para ir apanhar os tomates que ficam pelas terras, de certeza que os agricultores não se importam, dá sempre jeito mão de obra{mineirinha} Escreveu: Eu não falo para parecer bem.
Não preciso disso.
Eu sei o que eu faço na minha casa e estragar comida não é de certeza, daí ter falado o que falei.
E qual o mal de não gostar deste tipo de eventos?
São escolhas minhas,agora não é com esse tipo de argumentos que eu vou vos dar 100% de razão.
Ate porque concordei em algumas coisas, só eu achei desperdício e então de ter achado?
Não é por aí q se deve criticar.
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
DaniFR
- Lendário