Sistema Bancário
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badaro
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Sistema Bancário
Qual acham o melhor banco atendendo ás vossas experiências com as entidades bancárias? Relativamente ao apoio aocliente, produtos de valor, menor custos de manutenção das contas, melhor serviço, melhor desempenho...etc?
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Pedro
- Administrador

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Eu tenho conta na CGD e não me queixo. Nunca tive problemas, foram sempre rápidos a atender-me e a esclarecer dúvidas (cheguei a ter um gerente de uma filial a telefonar-me para esclarecer uma dúvida que coloquei por mail). O homebanking também é bom (tirando no período entre a meia-noite e as duas da manhã, onde costuma dar problemas) e, acima de tudo, não se paga pela maioria das operações (penso que há bancos onde se paga).
Acrescento, no entanto, que apenas uso para contas à ordem, sem mais nada de especial... essencialmente multibanco para levantar dinheiro e homebanking para o resto (transferências e pagamentos de serviços). Nunca liguei muito ao resto das condições nem tenho cartão de crédito (uso MBNet).
Acrescento, no entanto, que apenas uso para contas à ordem, sem mais nada de especial... essencialmente multibanco para levantar dinheiro e homebanking para o resto (transferências e pagamentos de serviços). Nunca liguei muito ao resto das condições nem tenho cartão de crédito (uso MBNet).
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badaro
- Banido
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- Registado: terça-feira, 18 outubro 2005 18:08
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Chong Li
- Lendário

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Pedro Escreveu:O homebanking também é bom (tirando no período entre a meia-noite e as duas da manhã, onde costuma dar problemas)
Realmente o homebanking da CGD anda com problemas. Este Domingo e grande parte de 2ª feira esteve em baixo. Já para não falar, como dizes, no período 24h- duas da manhã.
Uso a CGD para conta corrente e para prazo e não é mau.
Para brincar com a bolsa uso a CaixaInvest da CGD.
Para investimentos uso o Totta e o Activo Bank 7.
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usaralho
- Lendário

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- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Tenho conta no BES e na CGD. O BES nunca me falhou, quer em atendimento por telefone, quer em resposta a mails, raramente fui ao balcão desde que abri conta. O serviço web funciona bem, normalmente utilizo coisas como transferências nacionais/internacionais, pagamentos diversos (despesas casa, cartão crédito..), mbnet, investimentos exclusivos online. É a conta BES Up que deve estar para dar o pifo e passar a outra modalidade. Ah, quase tudo é grátis na web!
Da CGD não posso ouvir falar. Tenho lá conta porque é a que me abriram em pequeno mas estou farto. Desde pançudos com pouca vontade ao balcão , cartas que nunca chegaram, impossibilidade de realizar transferências sem nunca perceber porque... enfim, é o estado a funcionar.
Da CGD não posso ouvir falar. Tenho lá conta porque é a que me abriram em pequeno mas estou farto. Desde pançudos com pouca vontade ao balcão , cartas que nunca chegaram, impossibilidade de realizar transferências sem nunca perceber porque... enfim, é o estado a funcionar.
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Hal9000
- Veterano

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- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
CGD
Vantagens: não cobra comissões em quase nada
Desvantagens: homebanking funciona mal a partir da meia-noite e alguma desorganização
BES: maiores ladrões à superfície do planeta. Só para fechar uma conta, cobram 104€
Nesses, não queria conta, nem que me pagassem balurdios 
Vantagens: não cobra comissões em quase nada
Desvantagens: homebanking funciona mal a partir da meia-noite e alguma desorganização
BES: maiores ladrões à superfície do planeta. Só para fechar uma conta, cobram 104€
Última edição por Hal9000 em terça-feira, 26 fevereiro 2008 10:20, editado 1 vez no total.
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bluestrattos
- Lendário

- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Sempre tive conta no Montepio, e pessoalmente não tenho razões de queixa, se for ao balcão uma vez por ano é muito.
Costumo lidar com a CGD o suficiente, para saber que me devo afastar dela, é um banco barato, cobra pouco ou nada, mas infelizmente tem demasiada gente e é do estado, ou seja, a confusão habitual nestes casos.
Também lido com o BES e até agora não tenho grandes razões de queixa, e dependendo do tipo de conta, pode-se pagar muito, pouco ou nada.
Lido ainda com o BPI e parece-me um banco estável e que o serviço até parece ser bom.
Do Millenium BCP, Jardins Gonçalves à parte, é um banco que eu não gosto e que o acho extremamente trafulha.
Em termos de apoio aos clientes, só posso falar do Montepio e do BES. Para mim o do Montepio está anos-luz à frente. Uso o canal de homebanking para enviar mensagens para o serviço de apoio ao cliente, e numa questão de minutos estão-me a ligar para me esclarecerem, seja uma pergunta básica, seja algo mais complexo. Fiquei surpreendido por até a um Domingo à tarde me telefonarem, pois eu tinha-lhes enviado uma mensagem e pensei que só no dia seguinte teria resposta.
Sobre o BES o apoio ao cliente é muito fraquinho, enviei-lhes uma mensagem demoraram dia e meio para responderem, isto para mim é muito mau (quase o suficiente para sair de lá).
Costumo lidar com a CGD o suficiente, para saber que me devo afastar dela, é um banco barato, cobra pouco ou nada, mas infelizmente tem demasiada gente e é do estado, ou seja, a confusão habitual nestes casos.
Também lido com o BES e até agora não tenho grandes razões de queixa, e dependendo do tipo de conta, pode-se pagar muito, pouco ou nada.
Lido ainda com o BPI e parece-me um banco estável e que o serviço até parece ser bom.
Do Millenium BCP, Jardins Gonçalves à parte, é um banco que eu não gosto e que o acho extremamente trafulha.
Em termos de apoio aos clientes, só posso falar do Montepio e do BES. Para mim o do Montepio está anos-luz à frente. Uso o canal de homebanking para enviar mensagens para o serviço de apoio ao cliente, e numa questão de minutos estão-me a ligar para me esclarecerem, seja uma pergunta básica, seja algo mais complexo. Fiquei surpreendido por até a um Domingo à tarde me telefonarem, pois eu tinha-lhes enviado uma mensagem e pensei que só no dia seguinte teria resposta.
Sobre o BES o apoio ao cliente é muito fraquinho, enviei-lhes uma mensagem demoraram dia e meio para responderem, isto para mim é muito mau (quase o suficiente para sair de lá).
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JulesS
- Lendário

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- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Eu já tive uma conta e fechei sem pagar nada.Hal9000 Escreveu:BES: maiores ladrões à superfície do planeta. Só para fechar uma conta, cobram 104€![]()
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Nesses, não queria conta, nem que me pagassem balurdios
Tenho conta na CGD e Crédito agrícola.
Tb tenho tido algumas queixas por causa do home banking da CGD.
Tive algumas situações chatas mas acho que tinha mais a ver com pessoas incompetentes do que com a instituição.
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Hal9000
- Veterano

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- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
Público Escreveu:Banco Espírito Santo cobra 104 euros pelo encerramento de contas dos clientes
18.02.2008 - 09h30
Por Rosa Soares
Há poucos dias, o Banco Espírito Santo cobrou 104 euros pelo encerramento de uma conta à ordem - BES 360 -, um valor que é muito superior ao praticado por duas outras instituições, o Millennium BCP e o Santander. O PÚBLICO encontrou quatro bancos que não cobram nada pelo serviço.
O cliente em causa considera o valor cobrado despropositado e admitiu, em declarações ao PÚBLICO, a intenção de apresentar uma queixa junto do Banco de Portugal. No momento que decidiu, voluntariamente, pôr fim à relação com o BES, que o cliente diz "ter decorrido sem incidentes bancários" (faltas de pagamento), o gerente de conta informou-o de que o custo de cancelamento era de 13 euros.
Pouco tempo depois, verificou que, afinal, o valor a pagar ascendia a 104 euros (100 para o banco e quatro de imposto de selo), tendo-lhe sido explicado que foi feita uma actualização do preçário em Outubro do ano passado, que passou despercebida ao funcionário. Apesar da promessa de reposição do dinheiro cobrado face à primeira informação, o cliente manifesta-se chocado com o valor da actualização feita.
O PÚBLICO contactou, na passada quinta-feira, um funcionário do BES, que pediu o anonimato e que confirmou a alteração da comissão. Referiu ainda que, no ano passado, ocorreram outros agravamentos de comissões, designadamente na área do crédito à habitação. O serviço telefónico do BES manteve, igualmente, que o custo era de "cerca de cem euros", mas que a operação de cancelamento tinha de ser tratada numa agência do banco.
No mesmo dia, o PÚBLICO contactou a administração do BES, que confirmou, em esclarecimento escrito, que "a comissão existe no precário do banco e foi publicada de acordo com as normas do Banco de Portugal". Acrescenta que "a comissão visa ressarcir o banco dos custos administrativos associados (na quase totalidade dos casos relativos a contas irregulares)" e ainda que, "embora o preçário refira esta comissão, a prática comercial tem como regra a não cobrança de comissões quando os clientes solicitam a transferência de contas para outros bancos e/ou encerramento das contas no BES". O banco sustenta que "99,7 por cento dos casos de encerramento de contas entre Junho e Dezembro de 2007 não foram objecto de qualquer comissão".
A nota de esclarecimento termina com a declaração de que, "dada a sua escassa aplicabilidade e inconsistência com a prática comercial, o BES decidiu, no passado mês de Janeiro, a descontinuação desta comissão".
O BES declara, assim, a "descontinuação" - que é o mesmo que dizer interrupção ou suspensão - "em Janeiro", da comissão que, no corrente mês de Fevereiro, foi cobrada ao cliente e que os dois funcionários contactados na passada quinta-feira dão como em vigor no preçário do banco. Aliás, a nota de esclarecimento do banco começa por afirmar que "a comissão existe" e termina a dizer que o BES decidiu, em Janeiro, "a descontinuação".
BdP não regula preços
Perante a apresentação de uma "factura" tão elevada para encerrar a relação, o que pode ser feito? Apresentar queixa ao Banco de Portugal, pela desproporção do valor cobrado, pode ser uma hipótese, até porque agora a entidade supervisora tem competências reforçadas ao nível da avaliação comportamental dos bancos.
Fonte oficial do Banco de Portugal esclareceu, no entanto, que o supervisor "não regula preços". Regula, sim, é a forma como os mesmos têm de estar disponíveis ao público. O aviso 1/95 estabelece as regras relativas aos preçários dos bancos, impondo, por exemplo, que os mesmos estejam acessíveis nos balcões das agências. O banco central estabelece ainda as regras a observar na abertura de contas (aviso 11/2005), onde é obrigatória a comunicação de preçários.
Mas, como alerta João Fernandes, especialista da Deco/Proteste, uma coisa são as regras no momento da abertura de conta, que, muitas vezes, se limitam a remeter para o preçário geral do banco, e outra são as sucessivas alterações que são feitas. A associação de defesa de consumidor é crítica em relação a muitas das comissões cobradas pelos bancos, e o caso descrito pelo PÚBLICO, João Fernandes considera-o "absurdo".
A crescente diminuição das margens de lucro da banca nas operações de crédito tem levado ao alargamento das comissões cobradas noutros serviços. Actualmente, os bancos têm departamentos especializados para esse efeito. A prática tem demonstrado que, sempre que um banco lança uma comissão nova, pouco tempo depois está generalizada.
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JulesS
- Lendário

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badaro
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Pedro
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Tal como mencionaste, basta manter a conta acima de determinado valor e não cobram despesas de manutenção. Não sei é se são os 1500 euros de que falas ou se é outro valor (penso que é mais baixo, mas não tenho a certeza).badaro Escreveu:pedro mas que tipo de conta tens? Tens a conta ordenado? É que depois dos 25 anos começam a cobrar pordespesas de manutenção de conta á ordem. E uma das contas que isenta as despesas de manutenção é a conta ordenado. Ou então teres um saldo médio trimenstral pelo menos de 1500euros
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Realeza
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duffy
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- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Eu já tive no BPI e até gostava do serviço, mas começaram a meter muitas taxas e as despesas de manutenção da conta também só ficava isento delas se mantivesse um saldo superior a 5000€ se não me engano.
Mudei para a Caixa de Crédito Agrícola, muito bom, até agora não tenho nenhuma razão de queixa, e a conta que tenho até funciona como a conta à ordem daquele banco online de que falam num outro topico.
Mudei para a Caixa de Crédito Agrícola, muito bom, até agora não tenho nenhuma razão de queixa, e a conta que tenho até funciona como a conta à ordem daquele banco online de que falam num outro topico.
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mustiness
- Lendário

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- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
Eu sou cliente do Millenium e sou uma pessoa bastante satisfeita. Gosto muito do atendimento, nunca tive problemas de espécie nenhuma nem coisas afins.
Também tenho uma conta na CGD, sem dinheiro, porque embirro solenemente com a Caixa. Uma vez deixei o cartão dentro da caixa multibanco que está dentro da agência da universidade (no polo 1) e não reparei que não tinha tirado o cartão.
Quando dei por ela fiquei aflita (podem imaginar!) e telefonei para lá, já que tinha sido a ultima vez que tinha usado o cartão. "Ah não encontrámos nada minha senhora". Telefonei de novo umas horas depois "ah, está aqui o seu cartão".
Enfim, nunca mais pus um cêntimo nessa conta. Um dia que vá a Coimbra com tempo, fecho a conta e pronto.
Também tenho uma conta na CGD, sem dinheiro, porque embirro solenemente com a Caixa. Uma vez deixei o cartão dentro da caixa multibanco que está dentro da agência da universidade (no polo 1) e não reparei que não tinha tirado o cartão.
Quando dei por ela fiquei aflita (podem imaginar!) e telefonei para lá, já que tinha sido a ultima vez que tinha usado o cartão. "Ah não encontrámos nada minha senhora". Telefonei de novo umas horas depois "ah, está aqui o seu cartão".
Enfim, nunca mais pus um cêntimo nessa conta. Um dia que vá a Coimbra com tempo, fecho a conta e pronto.