Transferencia de UC para ISEC!!

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Corsário, até lhe pode servir no inicio mas se depois de um tempo virem que não está à altura vai de certeza fora.
Nem mais. Florero acredita que o canudo só diz muito cá em Portugal em algumas empresas mais tradicionais (e mesmo isso está a mudar).

Al Capone
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03

Mensagem por Al Capone »

Eu se fosse a ti ia pó ISEC, podes sempre chegar a Primeiro-Ministro!

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Drik
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 23 fevereiro 2008 14:13

Mensagem por Drik »

Desculpa lá qualquer coisa, mas o que me vai na alma é que este tópico é uma aldrabice pegada.

Quem é que a um semestre de acabar uma Licenciatura pensa em mudar de Escola porque o amigo do lado o vai fazer? Tu dizes ter 16,4 de média, numa escola como a FCTUC, num curso tão exigente como Eng. Informática e já reparaste como vai o teu Português? Meu amigo, se estás a acabar um curso e estás neste estado não há escola que te valha!

Eu já fui umas poucas de vezes ao DEI e nunca vi nenhum bocado que faltasse, onde é que anda a cair? Esta coisa de querer meter umas Escolas a baixo do medíocre em relação a outras... enfim.

Eu frequento Eng. Informática no ISEC, e não me cabe na cabeça o teu diálogo, se fosse o mesmo paleio mas invertidas as Escolas a minha opinião mantinha-se.

Não sei qual o objectivo deste tópico mas não me cheira nada a verdadeiro, e peço desculpa se estiver errado.

Um abraço.

Florero
Banido
Registado: quinta-feira, 07 fevereiro 2008 3:26

Mensagem por Florero »

Olha eu nem comento!! Pensa o que quiseres!!! Nao se esqueçam para que serve o topico!! O topico é para darem opinioes se devo ou não fazer a transferencia da UC para o ISEC e darem-me as devidas justificações!!
Mas agora so vejo topicos a falarem-me que devia ir para a FEUP(Porto) ou que isto é uma aldrabice!! Olha eu tenho mais que fazer que andar a escrever aldrabices em foruns!!! Por isso quem achar isto uma aldrabice simplesmente não escreva nada!!E em relação á FEUP eu nao vou sair de coimbra nem morto por isso escusam de falar da FEUP!! Falem só de ISEC e FCTC!!E claro so em relação a eng.informatica!!

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Eu continuo a achar que é um erro e que te vais arrepender. O ideal seria terminares Engenharia Informática (os 5 anos, que é o curso "a sério") e, durante o próximo ano (ou seja, no teu quarto ano), arranjares um emprego na área para manteres enquanto estudas. A média vai sofrer com isso, mas vais ver que aprendes imenso.

Em todo o caso, pelas tuas respostas, já deu para ver que estás mesmo decidido a trocar e não vai ser a nossa opinião a fazer-te mudar de ideias. Sinceramente, eu penso que te vais arrepender, porque não me parece que vás notar uma diferença tão grande que justifique a mudança, quando comparado com a alternativa. Faz o que te parecer melhor e, seja qual for a escolha, boa sorte.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu:Eu continuo a achar que é um erro e que te vais arrepender. O ideal seria terminares Engenharia Informática (os 5 anos, que é o curso "a sério") e, durante o próximo ano (ou seja, no teu quarto ano), arranjares um emprego na área para manteres enquanto estudas. A média vai sofrer com isso, mas vais ver que aprendes imenso.
O curso do ISEC é um curso a brincar? :? :roll:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Não falei no do ISEC. Falei no curso de 3 anos do DEI (a suposta licenciatura). Como o curso está dividido, é uma licenciatura só de nome.

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Pedro, já li vários posts teus a criticar a actual licenciatura, mas honestamente ainda não conheci ninguem interessado em tirar a licenciatura actual (3 anos) e sair da Universidade.

Até porque qualquer empresa com 2 dedos de testa sabe que um licenciado de 3 anos não pode equivaler a:
-alguém com a licenciatura antiga (5 anos)
-alguem com o mestrado actual (licenciatura actual+mestrado=5 anos)

As propinas de mestrado sao iguais às da licenciatura, os alunos internos passam automaticamente a mestrado se o entenderem, e podem escolher as cadeiras que querem para mestrado e construirem a sua formação como bem entenderem.

Segundo sei, deu-se esta mudança para estarmos em conformidade com a maioria das Univs no resto da Europa.. o que facilita muito se a pessoa não quiser ficar em Portugal para sempre.

Ainda não percebi o que te revolta tanto na actual licenciatura/mestrado :|

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

O facto de se chamar licenciatura, quando não deveria ser. O curso ficou estruturado artificialmente em dois níveis, uma licenciatura e um mestrado... que equivalem praticamente à antiga licenciatura. Como se pode ver até pelo post inicial, dá a impressão que quem chega ao fim dos 3 anos tem uma licenciatura e deveria estar pronto para o mercado de trabalho, o que está bastante longe da verdade - o mestrado surge como algo "obrigatório" para concluir o curso, quando não deveria ser.

O que acho que deveria ter sido feito era manter os termos anteriores, em que os 3 anos seriam um bacharelato e os 5 seriam a licenciatura. Podia-se fazer na mesma a divisão por ciclos, mas não existiam estas pseudo-licenciaturas que só são licenciaturas em nome. Mas seguem na linha política de querer elevar artificialmente o nível de escolaridade da população... assim já podem dizer que há mais licenciados. :roll:

carlacs
Veterano
Veterano

Mensagem por carlacs »

Pedro Escreveu:dá a impressão que quem chega ao fim dos 3 anos tem uma licenciatura e deveria estar pronto para o mercado de trabalho, o que está bastante longe da verdade - o mestrado surge como algo "obrigatório" para concluir o curso, quando não deveria ser.
Como te disse, ainda não conheci ninguém que planeasse ficar apenas com a licenciatura. E sim, o mestrado é visto como algo obrigatório para completarmos a nossa formação, porque dizes que não deveria ser?

A meu ver, basicamente se trocaram os nomes (Bacharelato-> Licenciatura; Licenciatura-> Mestrado) para se estar em conformidade com a maioria da Europa, mas também acredito que um dos incentivos tenha sido aumentar o indice de escolaridade..

Mas e então? Em que é que isto tudo prejudica? Praticamente nenhuma empresa aceita um eng. informatico de 3 anos..

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Dizer que há mais licenciados e não só! Também mais mestres.
Estamos a subir o nível dos estudos da população portuguesa a um ritmo que se resume em duas palavras: im pressionante.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

carlacs Escreveu:Como te disse, ainda não conheci ninguém que planeasse ficar apenas com a licenciatura. E sim, o mestrado é visto como algo obrigatório para completarmos a nossa formação, porque dizes que não deveria ser?
Ainda não conheceste, mas há-de surgir. Vê o primeiro post deste tópico... temos alguém que, com a licenciatura, estava à espera de estar preparado para o mercado de trabalho e duvido que seja o único. O mestrado, assim como o doutoramento, deviam ser opcionais, para quem quer progredir nos estudos. A base devia ser a licenciatura (mas a dos 5 anos). Se queriam menos de 5 anos, então faziam 4 de curso e 1 adicional de estágio (se possível, em ambiente profissional). Se fores ver, a situação agora é exactamente igual à anterior, a única diferença é que chegas ao fim dos 5 anos com mestrado. Sabes mais por isso? Não. É por isso que digo que esta medida foi apenas para poderem dizer que o nível de escolaridade está a subir, embora não esteja (e a esta juntam-se muitas outras, como o famoso curso EFA de jogador de futebol ou os cursos de 9º ano em que não se pode chumbar o aluno). É só para ficar mais bonito nas estatísticas.

carlacs Escreveu:Mas e então? Em que é que isto tudo prejudica? Praticamente nenhuma empresa aceita um eng. informatico de 3 anos..
Aí é que está o problema. Se ele não está preparado, se ninguém o aceita, se é obrigatório continuar com mais 2 anos... porque é que se considera licenciado?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu: Mas e então? Em que é que isto tudo prejudica? Praticamente nenhuma empresa aceita um eng. informatico de 3 anos..
Não?! Então porque é que se continuam a ver tantos anuncios a pedir pessoal com bacharelato ou licenciatura? :roll:

No entanto não me parece que seja o número de anos do curso que influencie na qualidade do licenciado, nunca vi nenhuma empresa a sobreviver só porque tem empregados x licenciados que não sabem fazer um cu, mas como são licenciados com um curso de 5 anos, dão nome à empresa e ela sobrevive disso. E é óbvio que ninguém sai da universidade preparado a 100% para chegar ao mercado de trabalho e vencer, e é bastante ingénuo quem pensa isso.
Onde eu quero chegar é que tanto faz ter um curso de 3 ou 5 anos, o que interessa é o rendimento que a pessoa dá, quando uma empresa contrata alguém, espera que esse alguém traga benefícios e lucros, se ele não conseguir isso, não me parece que lhe valha de alguma coisa ter o curso de 5 anos, vai embora como outro qualquer.
Pronto acabo aqui o off-topic :)

carlacs
Veterano
Veterano

Mensagem por carlacs »

Acho que o problema central disto é as pessoas não estarem habituadas aos termos..

Se dantes se tinha a ideia que um licenciado estava apto para o mercado de trabalho, agora deixa de se ter, e vê-se que apenas alguém com mestrado está preparado para o mercado de trabalho.

Para além da mudança de termos, não vejo nenhuma diferença, acredita que as empresas têm bem noção de tudo :P (até por um licenciado nem sequer teve estágio/dissertação)

A única diferença que vejo é estarmos em conformidade com a Europa..