Coimbra....by night (muitas fotos)
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
usaralho
- Lendário

- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Então não foi isso que eu disse carago? Que curso escolheste já agora?daniel322 Escreveu:mas saber de fotografia não tem necessariamente a ver com saber trabalhar com uma máquina
Estou na Oficina da Imagem numa errr.. formação e a ponderar onde tirar fotografia. Ponderar, ponderar e mais ponderar porque curso e equipamento dávame para trocar de carro
-
usaralho
- Lendário

Esqueci-me de responder a isto. Penso que tem a ver porque com máquinas antigas, adeus oh modos automáticosdaniel322 Escreveu:O que é que uma coisa tem a ver com outra?usaralho Escreveu:devia-se aprender fotografia com uma máquina o mais antiga possivel porque hoje em dia é frequente a expressão "ainda tenho que aprender a trabalhar com a máquina" em vez de "ainda percebo pouco de fotografia".![]()
-
jattamasso
- Novato

- Registado: quarta-feira, 16 janeiro 2008 21:37
Eu acho um erro colossal tentar aprender fotografia com uma máquina antiga e/ou de rolo. A curva de aprendizagem é muito maior, pois não tens acesso imediato aos resultados da foto. Com uma máquina digital, vês logo o resultado, e começas a apanhar as manias da máquina, a afinar o olho para os enquadramentos e a corrigires as exposições. Além disso, as máquinas antigas são algo limitadas ao nível da velocidade do obturador, pelo que a fotografia nocturna fica um pouco comprometida. Também, se quiseres mudar a sensibilidade do rolo a meio de um, estás bem tramado, pois tens de usar o rolo até ao fim. Numa digital é só mudar o ISO e já está.
Acho também um erro começar por uma digital compacta daquelas point and shot, sem quaisquer funções, não dão para nada e é deitar dinheiro para a rua. O melhor é começar sempre por uma bridge ( Fuji, Panasonic) já com todos os modos manuais e o mais importante, com abertura f/2.8, pois para mim o zoom não é muito importante (eu tiro os meus melhores bonecos com uma lente de 50mm f/1.8 que não tem zoom algum). Com uma máquina assim já poder tirar bonecos brutais, de fazer inveja a muitos fotógrafos profissionais, e incondicionais do rolo…. Eu não me importo nada de tirar 10 fotos para aproveitar uma só, divirto-me (e aprendo) sempre no processo, e isso é que conta.
Já vi muitas fotos tiradas com rolo, e à excepção da película Kodacrome, tudo o resto fica a milhas do Digital…..só os meus dois centavos.
Acho também um erro começar por uma digital compacta daquelas point and shot, sem quaisquer funções, não dão para nada e é deitar dinheiro para a rua. O melhor é começar sempre por uma bridge ( Fuji, Panasonic) já com todos os modos manuais e o mais importante, com abertura f/2.8, pois para mim o zoom não é muito importante (eu tiro os meus melhores bonecos com uma lente de 50mm f/1.8 que não tem zoom algum). Com uma máquina assim já poder tirar bonecos brutais, de fazer inveja a muitos fotógrafos profissionais, e incondicionais do rolo…. Eu não me importo nada de tirar 10 fotos para aproveitar uma só, divirto-me (e aprendo) sempre no processo, e isso é que conta.
Já vi muitas fotos tiradas com rolo, e à excepção da película Kodacrome, tudo o resto fica a milhas do Digital…..só os meus dois centavos.
-
usaralho
- Lendário

Para mim é um erro colossal aprender com máquinas digitais porque isso não é mais que tentativa e erro sem pensar antes no que se está a fazer (na maior parte dos casos). É exactamente esse "já está" que anda a apodrecer a nossa sociedade. Aliás, já tive conhecimentos de pessoas com DSLR que apenas usam o modo automático
Quanto ao digital ser melhor que o analógico (em termos de qualidade) havemos de lá chegar um dia.
Quanto ao digital ser melhor que o analógico (em termos de qualidade) havemos de lá chegar um dia.
-
jattamasso
- Novato

- Registado: quarta-feira, 16 janeiro 2008 21:37
O método tentativa/erro é um método muito válido de aprendizagem. É assumido que se aprende com os erros cometidos, para não se voltarem a cometer. Muita evolução (quer no trabalho, quer os afectos, quer no lazer) foi e é feita assim.
Quanto ao “já está”, muito sucintamente, prefiro o pragmatismo das acções, ao “parar para pensar ”, atitude que nos custou um atraso de trinta anos, mas isso não é para aqui chamado.
O facto de se ter uma DSLR, não é sinónimo de possuíres uma boa técnica de fotografar. Além disso, cada um compra a máquina que quer ou que pode. Não é preciso ter-se uma licença especial para se comprar uma DSLR, não percebo qual o problema aqui… E mais, eu conheço muito boa gente que, antes do Digital, nunca saía do modo automático nas Reflex analógicas, tal era o medo de estragar rolo e dinheiro. Só agora com o Digital é que vão começando mexer sem medo nas aberturas, e velocidades. Qual é o problema de eu comprar um Ferrari e andar sempre em primeira velocidade, se isso me dá prazer? Não te esqueças que tudo isto é um divertimento, e isso é que conta.
Não duvido quando dizes que o analógico é superior ao digital, mas, do que vi, só a película Kodacrome supera os resultados do digital.
Quanto ao “já está”, muito sucintamente, prefiro o pragmatismo das acções, ao “parar para pensar ”, atitude que nos custou um atraso de trinta anos, mas isso não é para aqui chamado.
O facto de se ter uma DSLR, não é sinónimo de possuíres uma boa técnica de fotografar. Além disso, cada um compra a máquina que quer ou que pode. Não é preciso ter-se uma licença especial para se comprar uma DSLR, não percebo qual o problema aqui… E mais, eu conheço muito boa gente que, antes do Digital, nunca saía do modo automático nas Reflex analógicas, tal era o medo de estragar rolo e dinheiro. Só agora com o Digital é que vão começando mexer sem medo nas aberturas, e velocidades. Qual é o problema de eu comprar um Ferrari e andar sempre em primeira velocidade, se isso me dá prazer? Não te esqueças que tudo isto é um divertimento, e isso é que conta.
Não duvido quando dizes que o analógico é superior ao digital, mas, do que vi, só a película Kodacrome supera os resultados do digital.
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Só uso automático de quando em quando, porque é preciso adaptar ao momento... foto nocturna, com movimento, com paisagem, com muita luz... eu uso uma máquina pequena porque é a que tenho e são dessas que eu posso comprar. E gosto das pequenas porque são mais fáceis de transportar e de usar para um amador como eu, que uso a máquina nos meus tempos-livres.
-
usaralho
- Lendário

Eheh temos pontos de vista diferentes sobre fotografia, nunca vamos chegar a acordo, ainda bemjattamasso Escreveu:O método tentativa/erro é um método muito válido de aprendizagem. É assumido que se aprende com os erros cometidos, para não se voltarem a cometer. Muita evolução (quer no trabalho, quer os afectos, quer no lazer) foi e é feita assim.
É obvio que não posso negar as grandes vantagens do digital. Falaste no iso e lembro-me que este verão estava com uma analógica ao por do sol e vi uma cena fantástica que não podia perder. Infelizmente tinha um iso200 na máquina o que resultou em muito grão, com o digital isso não aconteceria
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
-
daniel322
- Lendário

-
daniel322
- Lendário

desculpa, só li isto agora.. não foi nada de espcecial, foi um curso de iniciação em Aveiro, numa instituição tipo a Univ. do Tempo Livre ali na cerca de são bernardo.usaralho Escreveu:Que curso escolheste já agora?
Estou na Oficina da Imagem numa errr.. formação e a ponderar onde tirar fotografia. Ponderar, ponderar e mais ponderar porque curso e equipamento dávame para trocar de carro. Secalhar antes disso ainda tiro laboratório a preto e branco.
Por falar nisso, fui-me lá informar e está previsto iniciarem inscrições a partir de Agosto para um curso de fotografia mas não existem ainda pessoas suficientes. Alguém daqui estaria interessado?
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
daniel322
- Lendário

..Coimbra..
http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... ramica.jpg
O meu agradecimento à administração do Centro Comercial Fórum Coimbra pela sua gentileza
http://i152.photobucket.com/albums/s164 ... ramica.jpg
O meu agradecimento à administração do Centro Comercial Fórum Coimbra pela sua gentileza
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54