Segundo o diário "As Beiras", a primeira fase engloba:
Ainda sem prazo definido (ou seja, um dia há-de acabar, mas ninguém sabe quando) estão as outras duas fases.Assim, a empreitada em curso inclui a recuperação do pórtico principal, cujos arcos são encimados por esculturas que representam a Fé, a Esperança e a Caridade, e do exterior e interior dos dois torreões. As obras estender–se–ão à reabilitação da balaustrada de pedra, às cantarias e rebocos do Campo do Jogo da Péla (um espaço amplo que tem sido utilizado como zona de lazer e para a apresentação de eventos culturais), bem como aos elementos pétreos da cascata e azulejos que embelezam diversos elementos deste património.
A segunda fase das obras de recuperação do histórico Jardim da Sereia passará justamente pela intervenção na zona verde, de acordo com um projecto centrado na biodiversidade daquele espaço, onde crescem e se abrigam plantas, árvores e animais.
Portanto, teremos o jardim completamente recuperado... um dia destesNuma fase posterior está também prevista a instalação de um equipamento de apoio, que poderá ser, eventualmente, uma casa de chá, adiantou a responsável pelo pelouro dos espaços verdes. Esta estrutura poderá ser construída de raiz ou resultar da adaptação de um edifício existente no jardim, que foi durante muitos anos a habitação do jardineiro.









