Qual a melhor Universidade?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

ZéPróVinho Escreveu:A melhor privada e em geral é a Católica e nunca vi niguém a discordar.

E na pública é a Universidade do Porto que é a mais referenciada.

Não acredito em médias de 15 na UC , se não fores filho de alguém , sendo o máx de 14.
E já agora se possível indica-me as fontes para essas afirmações. :wink:

e uma vez que falas "em geral":
Universidade entre as 300 melhores do mundo

UC está à frente das universidades Católica e Nova de Lisboa, as outras duas instituições de ensino superior que surgem no “top 500” das universidades.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=401155
http://www.topuniversities.com/worlduni ... ings_home/
Última edição por daniel322 em sexta-feira, 11 janeiro 2008 23:20, editado 1 vez no total.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Bem, não é fácil ter média de 15 da FDUC, mas é possível, e também consegues 16 se te esforçares. Mais que 16 é exigir muito x)
E não é preciso cunha para conseguir :)

E ia mostrar o artigo que o Daniel pôs. Estamos cotados como a melhor faculdade de Direito do país. O problema é o de não termos um ensino tão prático como seria de esperar, mas não é por aí que ficamos pior preparados.
E o nome da fduc ainda é sonante, uma licenciatura (agora mestrado) cá vale alguns pontos a mais.

e já agora transponho aqui o texto em que o Dr Canotilho diz que somos uma universidade provinciana para n induzir ninguém em erro:
O professor de Direito, Joaquim Gomes Canotilho, afirmou, ontem, que «a Universidade de Coimbra (UC) é cada vez mais uma universidade provinciana», onde faltam «alunos de todo o país, desde o Algarve até ao Minho» e revelou sentir uma «grande angústia» pelo facto de a instituição «não ser uma universidade de investigação».
O sentido de provinciano não foi pejorativo como dás a entender :p
(...) Segundo Canotilho, «como se vê pelos rankings mundiais (da revista Times Higher Education), a UC continua a ser a melhor universidade portuguesa – já não a de língua portuguesa, agora assumida pela Universidade de S. Paulo –, mas caiu 40 lugares».
O que «não é nenhuma fatalidade», disse, no entanto, Gomes Canotilho, ao notar que existe «capacidade instalada» e «centros de investigação de excelência», mas que precisam de estar organizados de acordo com o «esquema competitivo a nível europeu e mundial», que lhes permita reconhecimento internacional.
(...)
Na óptica de Canotilho, o sistema anglo-saxónico «pressupõe outro tipo de país [que não Portugal] e outros tipos de economia». Porém, «não é uma miragem uma cidade pequena ter um universidade de excelência», disse, dando o exemplo da universidade alemã de Friburgo, numa cidade de 200 mil habitantes. «É preciso», sublinhou, «escolhermos clusters e aí sermos dos melhores».
in Diário de Coimbra

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Pessoas na minha turma têm média de 16.

warrolly
Estreante
Estreante
Registado: sexta-feira, 24 agosto 2007 2:25

Mensagem por warrolly »

ZéPróVinho Escreveu:
daniel322 Escreveu:Aì já estás enganado.. A fac de Direito de UC continua a ser a melhor e a mais bem cotada do país.
E já agora se possível indica me as fontes para essa afirmação.

A melhor privada e em geral é a Católica e nunca vi niguém a discordar.

E na pública é a Universidade do Porto que é a mais referenciada.

Não acredito em médias de 15 na UC , se não fores filho de alguém , sendo o máx de 14.
-estás mt enganado, tenho amigos meus com médias de 16 e 15 e por mérito próprio, são alunos mt aplicados msm.... e sim, a fduc foi cotada (pela http://www.fup.pt/) como melhor! Depois deverá ser a Católica do Porto ou a Nova...

-Quanto à questão da melhor faculdade de Economia, penso que seja na Nova...
Neste momento tenho ideia que Gestão tem mais saída.

-Pedro o que está saturado não é Direito, é a Advocacia...

Fiquem Bem!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sobre universidades grandes em cidades pequenos dou o exemplo de Heidelberg que nem cem mil pessoas tem e tem uma qualidade de ensino e investigação tremenda. Aquele campus universitário tem tudo...

mary
Iniciado
Iniciado
Registado: terça-feira, 02 maio 2006 21:35

Mensagem por mary »

Eu já tenho um curso tirado em Lisboa e estou a completá-lo com o curso de Direito em Coimbra. Entrei este ano novamente. Se tiveres dinheiro vai para lisboa para a católica. Se queres uma pública (e eu já andei a informar-me acerca de processo bolonha, professores, dinamismo e cotação junto mercado trabalho para quem quer ser advogado e tens a nova em Lisboa como melhor, e a classica em Lisboa igual à de direito em Coimbra. Quanto ás médias, se tiveres um sobrenome BASTANTE conhecido tens sempre boas notas, mas há muitos casos de médias 17 e 18 de fim de curso de pessoas sem sobrenome.

ZéPróVinho
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 27 setembro 2007 18:39

Mensagem por ZéPróVinho »

Obrigado pelas respostas.

As minhas fontes são as mesmas de todos: a malta em geral de Coimbra , tanto de alunos de "lá de cima da cabra" , como dos "doutores do Japão" , de licenciados de ambos os sítios e as informações são em geral mais para o negativa com direito a histórias de chumbos colectivos e notas atribuídas independentemente do real mérito.

Conclusão estou confuso ...

Além do curso cada vez me apelar menos , especialmente com manuais indecifráveis de Introdução ao Direito.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

q manuais tens?

ZéPróVinho
Regular
Regular

Neste momento (e o que me recomendaram)

Lições de Introdução ao Direito , Fernando José Bronze.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Ah, sim, Pinto Bronze é horrível :D
verdadeiramente aborrecido e incompreensível muitas das vezes, mas nada que não se estude...

Mas depois melhora :)
as informações são em geral mais para o negativa com direito a histórias de chumbos colectivos e notas atribuídas independentemente do real mérito.
um segredo aqui entre nós.. chumbos colectivos a pessoas que sabem é mito :p
Sim, há bastantes chumbos, mas quem sabe passa, eles são é exigentes nas correcções, mas é uma questão de hábito.
E se não passares por escrito, tens sempre as orais que são a salvação da maioria, onde eles facilitam a coisa :p

ZéPróVinho
Regular
Regular

Sorte a minha que hoje arranjei um manual com uma linguagem decente.

Essas histórias são geralmente contadas por pessoas que costumam a não ter grandes resultados ... por isso.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Mas vocês não têm um manual que "adoptam" e por onde se guiam maioritariamente? (normalmente escolhido pelos professores)

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Oh daniel... eu acho que a UC é velha e poirenta... mas este ultimo é mesmo por falta de limpeza (a minha alergia não me dá descanço!)

Acho que infelizmente a UC se perdeu um pouquinho, isto no geral. Basta olhar para as belas páginas das diversas faculdades (aposto que não há pior que a da FMUC) e apesar de estar a chegar uma maior informatização e renovação na UC est já deveria ter acontecido há mt tempo.

Agora é claro que há certas áreas em que a UC é mesmo referencia, como é o caso de Direito.

Como é obvio, isto é a minha opinião!

ZéPróVinho
Regular
Regular

Carol Escreveu:Mas vocês não têm um manual que "adoptam" e por onde se guiam maioritariamente? (normalmente escolhido pelos professores)
O manual é Lições de Introdução ao Direito , mais uns mil e um apontamentos fornecidos pelo professor (Lic. Nuno Teodósio Oliveira) , e o programa é redigido de acordo com o manual ou pelo menos a ordem é a mesma , há excepção de algumas lições que não damos.

Não sei se o Prof. da aulas "aí em cima" mas parece que tem "ligações" com o Dr. Rui Larcão que penso ser o docente (ou um dos) que dá a mesma cadeira (ou equivalente) "aí em cima".

A sebenta \ livro , que tive conhecimento hoje está completa e bastante legível , sendo o seu estudo recomendado pelos "doutores" do lado do Japão.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Ah, mas sebentas é diferente. E sejam bem-ditas, bem me valeram a economia politica :D

Aqui os regentes da cadeira são o Dr Pinto Bronze (1ª turma) e o Dr Reis Marques (2ª turma).