Hasta la Vista Windows

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
magus
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 22:21

Hasta la Vista Windows

Mensagem por magus »

Esta é uma carta escrita ao Windows, como se fosse uma pessoa com quem o autor quebra uma relação…
Dear Windows,
I'm sorry to do this with a letter but I don't think I can handle seeing you in person. We both know that things haven't been quite right between us these last couple of years. I've noticed that we've been drifting apart for a long time. I haven't spoken with anyone in your family -- Internet Explorer, Outlook, Office -- in ages and have been spending more and more time with Firefox, Thunderbird, and OpenOffice. I was hoping we could work out our differences, but we're beyond that. I hate to end things like this; I just don't think we're compatible anymore.
I thought if we took a trip to Vista we might ignite that spark in our relationship again -- you know, a new setting, a new beginning (remember how exciting it was when we first went from MS-DOS 6 to Windows 3.11?) Don't get me wrong, I really appreciate the effort you're making to win me over. Those scrolling 3-D application windows are really, really cool. You look absolutely fantastic and you're showing me a lot of glitz, but deep down, we still have the same old problems. We can't solve them with a simple makeover; this relationship needs to be more than skin deep.
I know that I'm not perfect, and I don't expect you to be perfect either; but I do expect you to be reliable. I want to be able to count on you and to trust you. It's been about five years since you promised me more security and reliability with your Microsoft Trustworthy Computing Initiative, but we're no more secure now than we were then. I also don't appreciate what you're doing when I'm not around ... Do you think I don't know that you're calling your mother with your Windows Genuine Advantage and talking about my PC behind my back? And when you were confronted by this you got defensive and kept denying that WGA is spyware. I'm sorry, if it looks like a chicken, walks like a chicken, and clucks like a chicken ... it's a chicken.
Who owns my computer anyway? You or me? I want you to stop changing things around without telling me. You're supposed to help me get my job done but you seem to be more concerned with licensing issues than security. I was hoping Vista would be a fresh start for us -- but it's ended up being the last straw. Instead of working things out, you just keep demanding more and more from me: graphics card upgrade, hi-def monitor, and all kinds of additional memory. I'm not made of money... Sorry, I just can't give you what you want.
There's no easy way to say this so I'm just going to come right out with it: I met someone else; her name is Mac OS X Tiger.
If it's any consolation this is not something I planned. A friend introduced me to her MacBook and one thing led to another. But this shouldn't come as a surprise to you. I've always been completely honest with you and never tried to hide our relationship. In fact, I even see now that you're trying to emulate her look and behavior; but you're showing me things that Tiger showed me over a year ago. Be true to yourself.
Tiger and I have so much in common and we're totally in synch. We work with, not against, each other. But you, Windows, you've never communicated with me -- and you're so temperamental. Some mornings you boot right up; others I have to try 2 or 3 times before you come on. I don't want to be mean but you're just too high maintenance for me. Every time we have a disagreement, you turn your cold blue screen at me and I'm left sitting there in silence waiting for you to cool down. I finally came to the realization that I've been keeping you around because I needed you, not because I wanted you -- that's not fair to either of us.
I don't hold any ill-will towards you, Windows. We've been together for a long time. You saw me through college, my first IT job, and now and my freelance career -- but it's time we both move on. Before I go, though, can I offer you some friendly advice? It's time you stop imposing yourself on others by sheer strength of market share and start listening -- I mean really listening. You can't win people over simply because there's no viable alternative for them. Perhaps if you spent more time with those who rely on you and less time with your lawyers (I know those Europeans are really on your case, but you brought it on yourself) we wouldn't be in this situation. If you realize this one day, maybe then we can start talking about "us" again.
Your friend always,
Paul
Fonte : http://www.intranetjournal.com/articles ... 4_07a.html

Este tópico é para aqueles que estão fartos do Windows e que pensam em mudar para algo mais "fiável".
Partilhem as vossas experiências e dêem sugestões para alternativas!

Eu posso começar :wink:

Agora ando "viciado" no Ubuntu que com a nova versão 7.10 trouxe melhor compatibilidade e robustez. Já não há os problemas dos drivers :D

Bill Gaitas que se cuide :P

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Epá, isso depende um bocado do objectivo... esta conversa é sempre a mesma... linux é bonito mas experimenta trabalhar com grandes volumes de imagens... aqui a uns tempos um chico esperto instalou-me um NAS linux. Aquilo ficou bonitinho e tal.. passado uns dias acontecia algo estranho com os ficheiros.. o raio do NAS não suportava ficheiros com nomes compridos e isso é indispensavel para o meu trabalho além de não actualizar a estrutura de directórios em condições, etc. Cada coisa no seu lugar, uns sistemas operativos são bons para uma coisa, outros para outra.

Por aqui usa-se:
MAC OS X 10.4.11 e Windows XP SP2 em casa
Windows XP SP2 no trabalho

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Uma vez tentei usar Linux mas não percebia peva daquilo...

Hyper_Viriato
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 25 outubro 2005 22:30

Mensagem por Hyper_Viriato »

Desculpa usaralho mas acho que estas a ser bastante parcial.
Tiveste com certeza uma má experiência...mas não deves julgar o Linux apenas por isso.

Se queres que te diga nem conheço o NAS Linux...não me parece ser uma distribuição muito popular.
Suponho até que seja uma distribuição de Linux criada para um fim muito próprio...até porque NAS deve ser acrónimo de Network-attached storage.

Tens de perceber que o Linux é apenas um kernel...o núcleo do SO.
Mas existem centenas de distribuições SO com esse Kernel...cada uma tem o seu fim.
Algumas para uso comum, outras para funcionar em PCs antigos, outras apartir de um CD, outras para servir de router, outras para multimedia...etc...etc...etc...cada um tem a sua função e potencialidades.

Se queres uma distribuição para uma utilização comum...tal como o MacOS...deves escolher uma distribuição como o UBUNTU.

----------------------------------

Não há nada que faças com o MacOS ou Windows que não faças com o Ubuntu.

O problema do Linux reside maioritariamente na falta de apoio da industria de hardware e software.
Mas mesmo assim distribuições de Linux como o Ubuntu tem software e drivers para quase tudo.

Existe mesmo a possibilidade de correr software do windows em Linux.

----------------------------------

Se eu não fosse dependente do Windows por causa de software muito particular...inclusive jogos!...apenas utilizaria linux.

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Sabes o que é um NAS? :lol:
(edit, li mal, já vi que sabes.... é isso mesmo)
Não estou a ser parcial, se tivesse que usar, usava. Estou a dizer que uns so estão mais vocacionados para certas actividades do que outros..
Se eu posso ter o windows e usar software windows para que é que vou instalar outro sistema operativo e depois para trabalhar com o que preciso tenho que arranjar artimanhas para o instalar?
Mais uma vez repito que não estou a dizer mal... estou a por as coisas de um ponto de vista de necessidades. Se realmente as empresas de software apostassem no linux talvez a coisa muda-se. Mas software grátis e qualidade não se deve escrever na mesma frase.

the_celtic
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

Viva

Só para acrescentar um pouco ao topico, o NAS por norma é feito em freeBSD, que é um derivado do unix mas nao é linux.
Tenho usado o freeNAS cá em casa e é bastante fiável, que NAS é que usaste Rui ?

entaonao
Spammer
Spammer
Registado: sexta-feira, 11 janeiro 2008 17:14

Mensagem por entaonao »

fartei me do windows ha um par de meses atrás e finalmente decidi meter o kubuntu.

resultado: depois de um pouco de procurar artigos na net e umas tantas horas a frente do computador, foi o melhor investimento de tempo que fiz na minha vida. nao ha problemas, funciona tudo e é bem mais rapido :D

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

the_celtic Escreveu:Viva

Só para acrescentar um pouco ao topico, o NAS por norma é feito em freeBSD, que é um derivado do unix mas nao é linux.
Tenho usado o freeNAS cá em casa e é bastante fiável, que NAS é que usaste Rui ?
Foi isso. Na altura os problemas detectados foram a falta de suporte para ficheiros com nomes longos e a não actualização das pastas. Isto a aceder de windows ao NAS. Acabou por ter algumas consequencias negativas e algumas semanas de trabalho quase que iam pelo cano abaixo.

TR3S
Banido
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2005 1:08

Mensagem por TR3S »

Agora é moda ser anti-windows, mas esquecem-se que o Windows continua a ser o SO mais usado de todo o Mundo. Deve ser por algum motivo.......

Por exemplo, só vejo pessoas a reclamar do Vista, eu já tenho o vista instalado desde Setembro e ainda não tive nenhum problema.

O problema que eu acho que existi neste mundo contra o windows, é que a maior parte das pessoas não têm mãos para mexer num computador. É como comprar um BMW e da primeira vez que sai com o carro tem um acidente. A culpa naturalmente não é do carro....

Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

eu possuo o windows vista, mas sinceramente prefiro muito mais o xp e por isso mesmo vou trocar :!:

o xp é mais fácil de usar, enquanto que o vista na minha opinião serve bem para quem entende realmente de informática e de pc's :!:

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Uso Windows Vista há 1 ano, assim como Linux (Gentoo ou Kubuntu). Se para programar prefiro Linux, já para "planear" , editar imagens e tudo o resto que um utilizador médio faz, prefiro Windows (ou OSX ).

Para Linux não há um programa decente para fazer ER (diagramas Entidade Relacionamento para base de dados), diagramas vários de jeito. E não me venham dizer que o Umbrello ou um Kqlqrcoisa (não me lembro do nome) são de jeito (PowerDesigner e MS Visio, ou Omnigraffle para OSX dão bailinho nas horas). Por muito que goste de OpenOffice, MS Office é de longe superior (e até em OSX é muito bom, há quem diga que é o melhor produto da Microsoft, sou obrigado a concordar).

No entanto temos que ver que falamos de soluções grátis (para Linux, a maiora) e pagas (Windows e OSX). Agora, eu estou mais interessado no resultado final, na rapidez com que o atinjo e na sua apresentação , o que se dá pelas soluções pagas a meu ver compensa (apesar de no meu caso obtenho através da Universidade de borla, quando sair não me importarei de as comprar).

Relativamente ao Vista, tenho-o há um ano e para mim é o melhor (e infelizmente mais desprezado) sistema operativo da Microsoft. Nunca me crashou, nunca me deixou pendurado. Tem uma boa estrutura de directórios dos utilizadores que apenas necessita que os produtores de software saibam onde meter as coisas. É só trabalharem a sério num pequeno update em vez de andarem a gastar recursos num SP3 para XP.
Apenas lhe tenho a apontar a lentidão ao listar os items do Painel de Controlo e de alguns directórios (um ou outro, ainda não sei bem pq), quer estejam com ícones grandes, quer estejam em forma de lista.

De resto, com o tempo espero que passem a haver mais versões para Vista dos programas (e já começam a haver cada vez mais). Acho uma má estratégia da Microsoft deixar os clientes fazer downgrade de Vista para XP.

Para quem gostar de jogar, DirectX 10 apenas está disponível para o Vista... e a diferença é bastante grande.

magus
Estreante
Estreante
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 22:21

pois...

Mensagem por magus »

mas mesmo assim acredito que, se o Vista corre bem no teu pc, como dizes, garanto te que o XP corre com mais fluidez :P

Em relação às licenças do vista da universidade que referiste, posso te dizer que da mesma maneira podes pedir licenças para o Visual Paragdim e correr isso no Ubuntu ou outra distribuição qualquer do Linux.
Digo-te mais podes perfeitamente integrar o VP com o Eclipse e fazer os diagramas ER, classes, sequências,etc que te apetecer.

Agora relativamente ao Vista, és das poucas pessoas que não têm tido problemas porque basta percorres alguns forums internacionais mais visitados e reparas logo que muita gente tem tido variados problemas com a falta de estabilidade do Vista que fizeram com que estas pessoas instalassem o XP apesar dos seus novos portáteis virem com o Vista pré-instalado :shock:

Sim eu sei que o sistema de ficheiros tá melhor e que a procura tá mais rápida mas não acho que as alterações correspondem às expectativas que a microsoft gerou à volta de uma sistema operativo que demorou mais de 4 anos a ser criado...

comparando com o BMW, quando a BMW passar só a preocupar com o seu design e deixar de interessar pelo motor, vai deixar de ter o charme que tido até agr levando as pessoas a procurar por alternativas que conseguem aliar o útil/eficaz ao agradavel e é exactamente o que ta a acontecer com o Vista que não passou de um remake superficial ao XP
:lol:

abraço a todos

z00p
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 10 janeiro 2008 3:55

Mensagem por z00p »

Uso Linux no trabalho desde 2001. A barreira inicial foi ultrapassada com alguma dificuldade. Hoje em dia as distros de linux são MUIIITO mais user friendly. Em casa tenho Fedora Core / Windows XP SP2. Faço tudo o que preciso em Linux e evito ir a windows, que só dá chatisses. Só vou a windows dar uns tirinhos :wink:

No fundo, tudo se resume ao uso que se pretende dar ao SO.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Tentei instalar plugins em Eclipse no Kubuntu... a partir do momento em que o Eclipse crasha sem sequer dar mensagem de erro deixei de o usar (isto em Linux). Netbeans, também em Linux, oferece-me muito mais estabilidade e dá para programar (highlight, interpretação enquanto se programa, etc) JAVA e Ruby (também dá C's e outras linguagens, mas aquelas duas bastam-me). :)

Quanto ao Vista e problemas... também já conheci quem tivesse, mas isso foi por andar a mexer onde não devia. Dás um Kubuntu com acesso root a qualquer pessoa que também já tenha tido problemas com Vista e garanto-te que em menos de 1 mês estão a ter problemas também.

Por outro lado sendo um sistema operativo novo tem algumas falhas, mas isso até o Leopard ou novas versões do uma distro de Unix. Lembro-me quando o Gutsy saiu, limitei-me a fazer a actualização a partir dos repositórios e aquilo trocava-me os espaços por pontos, lixar-me a resolução toda (incompatibilidades com o xgl) e por exemplo o Kopete deixou de aceitar espaços nas minhas mensagens em contas de MSN...

E volto a afirmar, o OpenOffice tem muito a percorrer até chegar aos calcanhares do MS Office. :P

P.S.: Não sou Microsoft ou OSX ou Linux fanboy... só acho que as pessoas devem ser justas e não culparem um SO por fazer algo quando a maioria das vezes a culpa é das próprias pessoas que me metem a mexer onde não sabem (e se não pudessem lá mexer era o SO que era porcaria porque não deixava). :wink:

A meu ver o Vista é dos melhores SO que a MS fez e deviam apostar nele e melhorá-lo (tal como faz a comunidade das distros de Linux e a Apple com o OSX) em vez de o ostracizar como estão a fazer e já haver rumores de um Windows 7 para 2010... a lançarem sempre novos SO não hão-de ter lá muitos recursos para melhorar o que têm...

Já agora, no meu desktop apenas não tenho Vista por causa de incompatibilidades com alguns programas, porque quando sairem versões para Vista, trigo limpo farinha amparo que o meto lá :) . Já no portátil, uso bem mais Linux, mas quando é para fazer documentos ou planear alguma coisa, Vista.

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Não é farinha à parte?