Sou de aveiro mais precisamente fermentelos... tenho 21 anos e em setembro vou pra coimbra (kase de certeza a nao ser k haja uma catastrofe) para direito ou pra geografia... eu ja tenho 3 matriculas de outro curso ou seja kando for pra coimbra ja vai ser a 4...
eu kero ser praxado pois vai ser o meu primeiro ano ai... apesar de eu ter os meus grandes amigos k estudei toda a minha vida em coimbra axo k a praxe é um meio de integraçao .. pois eu propio ja praxei e ja tenho experencia disso..
a minha duvida e se depois da praxe como sao contabilizadas as minhas matriculas ... se posso utlizar traje essas ... essas coisas.. como é lidada uma sitaçao como a minha ?
Abraços.
Duvida...
-
peace^^
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
-
Nolasko
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 07 abril 2005 10:16
-
peace^^
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
-
Nolasko
- Estreante

isso nao me interresa de ser chefe de trupe ... claro k vou kerer andar em trupes mas ja k nao me podem rapar assim seja nao me importo nada ate agradeço a deus o numero de matriculas k tenho !! lOLolOLO
mas se fosse mm caloiro nao me importava nada de ser rapado fas parte da praxe e do ritual academico...
se calhar nao me safo pois o melhor amigo ta em geografia e se nao me engano ja e quartanista ou quintanista mas ta acabar o curso ..

mas se fosse mm caloiro nao me importava nada de ser rapado fas parte da praxe e do ritual academico...
se calhar nao me safo pois o melhor amigo ta em geografia e se nao me engano ja e quartanista ou quintanista mas ta acabar o curso ..
-
SilentNoise
- Lendário

- Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Isso não vem no Código da Praxe, pá... Bem como muitas supostas regras que todos os estudantes de cá cumprem pensando que fazem parte da tradição académica... Mas isso é outro assunto.peace^^ Escreveu:Mas deixa estar que só se fores rapado é que podes chegar a Chefe de Trupe.
Muito bem-vindo, Nolasko.
-
Lion
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
és caloiro estrangeiro na mesma quer entres por transferencia ou nao. é o que vem no codigo da praxe!
Artigo 21º
Aos caloiros é vedado o uso da pasta da PRAXE ou de qualquer outro modelo que se confunda com esta.
A infracção será punida com a captura da pasta e sanção de unhas a aplicar por trupe, ordinária ou extraordinária, por qualquer doutor na PRAXE ou por veterano mesmo à futrica.
§ único - A pasta apreendida será entregue ao Conselho de Veteranos que decidirá do destino a dar-lhe.
Artigo 22º
Os caloiros não podem assistir à aplicação de sanções a outrém.
A infracção será punida com sanção de unhas que poderá ser aplicada por trupe ou por qualquer doutor de hierarquia igual ou superior a puto, salvo se este tiver sido caloiro no mesmo ano.
§ único - Estando presentes vários doutores de hierarquias diferentes, apenas poderão aplicar a sanção aquele ou aqueles que tiverem a hierarquia superior.
Artigo 23º
É vedado aos caloiros pegarem na pasta da PRAXE, com ou sem insígnias.
À infracção corresponde sanção de unhas a aplicar pelo proprietário da pasta ou por qualquer doutor na PRAXE ou veterano mesmo à futrica, que esteja presente.
§ único - Podem todavia nela pegar, livres de sanção, se entre esta e as mãos interpuserem qualquer peça do seu vestuário ou lenço.
DA CONDIÇÃO DE CALOIRO ESTRANGEIRO
Artigo 24º
São aplicáveis aos caloiros estrangeiros os artigos 21º 22º, 23º .
Artigo 25º
Aos caloiros estrangeiros é vedada a permanência na via pública após a meia-noite (ou zero horas) e até à hora do primeiro toque matutino.
À infracção corresponde sanção de unhas a aplicar por trupe.
Artigo 26º
Quando se verifiquem todas as condições necessárias ao uso de grelo, os que durante o ano lectivo tiverem sido caloiros estrangeiros, poderão usá-lo desde o início da Queima das Fitas até ao dia do Cortejo e nesse dia e dia seguinte, pôr fitas.
Cabendo-lhe o uso de fitas apenas as poderão usar desde o início da Queima das Fitas até ao dia do Cortejo e, nesse dia e dia seguinte, usar cartola e laço da PRAXE.
Código da PRAXE 8
Artigo 27º
Os caloiros estrangeiros a quem convenha usufruir nos anos seguintes das regalias dos que foram caloiros nacionais poderão optar por esta categoria, enquanto caloiros estrangeiros, mediante pedido dirigido ao Conselho de Veteranos, que a concederá por Decreto (cf art. 192º)
-
Nolasko
- Estreante

entao ker disser k so podem me dar nas unhas .... tou fudido gosto pouco da noite eu... ehehehhee eu devo entrar em direito ou geografia.. geografia vai ser a minha 1 opçao e devo entrar na boa se nao entro em direito de certeza absoluta ou historia =)))
mas de certeza k nao vai ser por causa disso k vou deixar de sair ! LOloLO
=PP
obrigado pessoal
mas de certeza k nao vai ser por causa disso k vou deixar de sair ! LOloLO
=PP
obrigado pessoal
-
Nolasko
- Estreante

-
dawn_to_dusk_
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
-
Nolasko
- Estreante

podem parecer estupidas estas minhas duvidas mas de certeza k muita gente nao sabe o seu codigo de praxe... eu tava em bragança mais precisamente mirandela e o codigo de praxe e totalmente diferente ao nivel da praxe =))
é sempre bom tirar mos as duvidas e trocar mos ideias de outras experiencias como eu tive e na qual posso ajudar a desenvolver a instuitiçao na qual vou representar ou seja (acredito k sim) a U.C
8) 8)
é sempre bom tirar mos as duvidas e trocar mos ideias de outras experiencias como eu tive e na qual posso ajudar a desenvolver a instuitiçao na qual vou representar ou seja (acredito k sim) a U.C
8) 8)
-
Al Capone
- Experiente

- Registado: terça-feira, 21 dezembro 2004 1:03
O q interessa são as matriculas na UC, se vens pa primeira matricula es caloiro cm os outros!Se ja tens outras matriculas em outras instituicoes de ensino superior es caloiro estrangeiro q no fundo vai dar ao mm, so ha a diferenca d q em trupe so levas nas unhas, n es rapado!
Se n kiseres ser praxado fazes 1 requerimento ao conselho de veteranos pa nacionalizar as tuas matriculas anteriores.Se for aceite ja n es caloiro e pods usar pasta da praxe e Capa e Batina!os caloiros, nacionais ou estrangeiros sao praxados ate a serenata da queima das fitas!
mas nd melhor pa t informares do que comprar o Codigo da Praxe!sao so 10€.
Fiquem Bem!
Se n kiseres ser praxado fazes 1 requerimento ao conselho de veteranos pa nacionalizar as tuas matriculas anteriores.Se for aceite ja n es caloiro e pods usar pasta da praxe e Capa e Batina!os caloiros, nacionais ou estrangeiros sao praxados ate a serenata da queima das fitas!
mas nd melhor pa t informares do que comprar o Codigo da Praxe!sao so 10€.
Fiquem Bem!
-
jane_marple
- Regular

- Registado: quarta-feira, 16 março 2005 14:49
-
Nolasko
- Estreante