Café Avenida - Morreu o Fernando

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Café Avenida - Morreu o Fernando

Mensagem por Chong Li »

Imagem

A notícia colheu de surpresa todos quantos, pouco antes das nove da noite, estavam no Café Avenida: o Fernando não resistiu e já não vai ser sujeito à intervenção de neurocirurgia que tinha marcada, em Lisboa, para o dia 17 de Dezembro. O dedicado empregado de mesa, que meia Coimbra conhece e se habituou a ter como amigo, morreu, assim, aos 61 anos, cerca de três semanas depois de ter sido internado, nos HUC, vítima de múltiplos aneurismas.
De seu nome completo António Fernando Pereira Soares, marcou uma época, na vida dos cafés de Coimbra. A sua vida foi passada no Avenida, na Afonso Henriques, onde esteve cerca de quatro décadas. Viu, por exemplo, nascer a boite etc..., ali mesmo em frente, praticamente quando começou a trabalhar. Viveu intensamente as emoções da crise académica e, depois, os tempos convulsivos da revolução. Muitas vezes até altas horas da manhã. A certa altura, vão lá quase 30 anos, um brutal acidente surpreendeu-o. Mas resistiu, depois de já ninguém acreditar que sobreviveria.
E voltou ao Avenida. Para recuperar o seu espaço de fumador inveterado, portista inflexível e cúmplice de muitas pequenas e grandes histórias da vida de todos e de cada um. Mas, a cidade e a sociedade não eram mais as mesmas e o Fernando não era apenas o bigodudo de bandeja no braço e cerveja a sair. A sua extraordinária dimensão humana é, por todos, reconhecida. Paz à sua alma.

Diário as Beiras - 4 Dezembro 2007

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Imagem

Imagem

Fernando, não tenho muitas palavras , elas que já eram tão poucas!!!!!!!

Nunca mais o teremos nas mesmas tardes do "AVENIDA",
nunca mais o teremos a bandeja pelo ar quando o Porto marcava,
nunca mais o teremos nas bocas entre amigos clientes e o amigo empregado,
nunca mais teremos um grande amigo, companheiro de tantas confidencias, de tantas preocupações, de tantos dramas sentidos, de tantas cumplicidades e piscares de olho, de tanta solidariedade,
de tanta ....de tanta ...de tanta..... de tanta AMIZADE.....

ADEUS FERNANDO.....Até sempre....

Milimagens

Chong Li
Lendário
Lendário

Mensagem por Chong Li »

Hoje de manhã recebi um SMS terrível, mas com o qual, infelizmente, já contava: o Fernando, cujo estado de saúde piorara bastante no fim-de-semana, tinha falecido ontem, segunda-feira 3 de Dezembro, ao fim da tarde. Não resistiu a um segundo AVC, ocorrido na noite de sábado para domingo.

Não há palavras que traduzam a profunda tristeza com que escrevo estas palavras. Parece impossível, mas é verdade: nunca mais estaremos com o nosso Fernando, o Astérix de todos nós (quando o chamávamos de Astérix, a todos ele respondia, sempre com a sua boa disposição: "o que é que queres, Ideiafix?"; excepto a mim, que, devido ao meu peso excessivo, me chamava Obélix), portista ferrenho, mas, acima de tudo, o coração mais generoso do mundo. Choro porque a perda e a saudade são imensas.

Fazes-nos muita falta, Fernando. Ah!, e sei que soubeste que o teu FêCêPê ganhou à lampionagem. Como sabes, nesse desafio eu estava contigo, apesar de ser lagarto... Eu sei que, quando o Sporting jogar com o Benfica, estarás sempre comigo...

Para sempre ficam várias fotos que eu e o nosso grande amigo OldLau ( http://milimagens-oldlau1.blogspot.com ) tirámos do Fernando de todos nós, quando estávamos a experimentar a minha nova Lumix L1, no dia 22 do passado mês de Outubro, ao fim da tarde, no local do costume - o Café Avenida. Provavelmente, serão das últimas fotos do Fernando. Sempre a rir e dar-nos a sua alegria, com a sua irreverência do costume.

Parece impossível: o nosso Fernando morreu. A nossa dor, essa, é imensa.

Adeus Fernando

Doistrêsnove

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Eu sabia disto, é pena uma pessoa dessas partir :!: Saudações conimbricenses :!:

LouZuki
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 23 setembro 2006 21:36

RIP

Mensagem por LouZuki »

Até sempre, Fernando, ainda havemos de nos encontrar todos p'ra tomar um copo, mas desta vez seremos nós todos que te havemos de servir, como mereces. :(