Exageros na higiene/segurança alimentar...?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Exageros na higiene/segurança alimentar...?

Mensagem por Pedro »

É comum ouvirmos todos os dias notícias de que determinado restaurante ou bar foi fechado pela ASAE. Eu entendo que seja importante zelar pela segurança alimentar, mas começo a achar que estamos a caír numa situação de exagero.

Li ontem no Público que, a partir de Janeiro, apenas poderão ser utilizados copos de plástico nas esplanadas (seja para café, sumos, etc). Chávenas, copos de vidro e similares estão proibidos. Esta medida segue-se ao fim da venda de castanhas embrulhadas em jornal ou em folhas das páginas amarelas e outras medidas similares.

Não estaremos a chegar a um ponto que começa a roçar o ridículo? Algumas destas medidas parecem-me mais próprias daquelas pessoas que têm uma fobia por germes do que medidas sensatas... começa a parecer que querem transformar-nos no Jack Nicholson, no "As good as it gets" (em que lavava as mãos com água a escaldar, sempre com um sabonete novo, etc).

Sinceramente, parece-me que os legisladores estão a perder a perspectiva da situação. Continua a ser possível fumar em locais fechados, mas é proibido beber café numa chávena numa esplanada...? Que sentido faz isto?

Mais um pouco e acaba-se com as padarias e pastelarias de confecção própria, para estas passarem a ter de adquirir os produtos previamente embalados (como já acontece nas vendas de praia, por exemplo). É bom quando são tomadas medidas a favor do cliente (e acredito que muitos restaurantes fecharam e bem), mas há que saber evitar exageros e estabelecer prioridades. Algo em que as autoridades estão a falhar redondamente...

Acrescente-se a isto ainda a questão ambiental. Numa altura em que tentamos incentivar medidas mais "verdes" que evitem o desperdício, forçar a utilização de copos de plástico parece-me um contra-senso. Acredito é que, daqui, vai resultar mais uma desculpa para outro aumento nos preços: para compensar o valor dos copos e para justificar um imposto adicional "pró-ambiental" para tratamento de resíduos adicionais.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu partilho da mesma opinião que tu, Pedro. A juntar a tudo isto, aconselho a ver um artigo de opinião do Diário de Coimbra de hoje, que aborda esta temática.

Parece-me que a ASAE começa a cair no ridículo e naquilo que está para além da razoabilidade. Uma coisa é fazer com que as condições higieno-sanitárias sejam boas, outra é fazer destes sítios ambientes praticamente esterilizados! Não faz qualquer sentido.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Sempre comi castanhas em papel de jornal (a tinta se sair fica-se pela casca, que salta toda), já comi fruta sem ter sido lavada, ainda hoje bebi uma bica em chávena normal, bebo água em copo de vidro. Isso dos copos de plástico é um contributo à maior poluição e é um exagero de segurança.
Demasiada esterilidade leva a menor defesa contra doenças comuns como constipações, germes do dia-a-dia porque não estamos imunes a eles...
Isso dos preços é verdade, depois os donos dos estabelecimentos sobem os preços porque têm que comprar o material.
Além disso, não esqueçamos as festas locais e arraiais. A sardinha, a febra, o caldo verde e a sobremesa... será que é preciso, qualquer dia, montar cozinhas industriais nos bairros para esse fim? Ou será que vem tudo no belo pacote hermeticamente fechado?

Será que a ASAE, falando disso, não vê a falta de condições em barracas de farturas como se vê por aí?

Eles querem é dinheiro tal como os da Polícia Municipal.

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Tenham paciência, mas culpar a ASAE por fazer cumprir a lei, parece-me exagerado. Mas isto, desculpem a minha opinião, é tipicamente tuga. A lei existe, boa ou má (isso é que pode ser quetionável e parece-me que foi por ai que o Pedro quis ir), e é para cumprir, gostemos ou não, sob pena de estarmos sujeitos à sanção. Portanto, dizer-se que fazer cumprir a lei é andar à caça à multa, para mim é argumento que não colhe. Por isso é que o país está como está, as regras não são para cumprir, foge-se aos impostos, não se cumpre o código da estrada, etc, etc.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Pois, o meu ponto é precisamente de que as leis começam a não fazer sentido, começa-se a perder o objectivo. Tal como disse, quando vejo proibir chávenas, mas aceitar que se continue a fumar ao nosso lado... não entendo o objectivo.

É óbvio que, se as leis existem, são para se cumprir. Mas o que eu questiono é se deveriam existir.

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Parece que a ASAE fechou o Pintos! (era de prever)

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ontem deu uma entrevista sobre as acções deles, uma das reportagens foi numa fiscalização a um restaurante, se viram, tiveram toda a legitimidade em encerrar aquilo, quando voltaram para a nova fiscalização para o restaurante receber autorização para abrir, a cozinha parecia outra :) .
Mas essa dos copos de plásticos é altamente ridícula... É que nem tenho palavras para essa medida....

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Os copos de plástico não é uma medida tão ridícula quanto isso. Depende é dos cafés/restaurantes.... aqueles que lavam a louça nas máquinas a altas temperaturas, tudo bem. Agora ainda há muitos que lavam à mão!! Mal e porcamente. Uma nojeira autêntica.

Uma pessoa nem sonha o que se passa nas cozinhas dos estabelecimentos... nem sonha! É com cada nojeira que eu cada vez mais tenho menos vontade de ir a restaurantes e cafés.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Não são em todos os restaurantes e cafés, é apenas nas esplanadas. Dentro do café já podes usar copos normais. Aparentemente só faz mal se for na esplanada... deve estar relacionado com o buraco na camada de ozono. :roll:

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Depois vamos acabar por beber cafés e bebidas em copos de plástico lavados... olhem o exemplo da Emanha, muitos dos copos de plástico em que servem os gelados foram aproveitados e lavados e voltam a servir :wink:

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Pois, já trabalhei numa pastelaria em que tinhamos de lavar os pratinhos de plástico onde as pessoas comiam os bolos e etc :lol: no Forum e DV é normal servirem assim

é que ainda por cima eram daqueles pratos de plástico com um formato 'rendilhado', ou seja, era super fácil a comida meter-se naquelas fissuras..e nem com a lavagem sair.. yucc imaginem os pedacinhos de comida lá em decomposição

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Por isso é que eu destruo sempre os meus copos e pratos de plástico. Todos deviam fazer o mesmo.

A carlacs deu um pequeno exemplo da nojeira que abunda em alguns cafés/pastelarias.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ih esses pratos são um nojo...
O Pinto's fechado não era de admirar, aquilo era muito tradicional, mas depois acaba-se o típico e vêm os cafés com aquelas vitrines todas xpto. Higiene sim, exagero não.
Dou o exemplo da Casa do Alentejo. Iam fazer obras em breve e a ASAE fechou-os sem razão. Se tinham obras programadas tinham só que continuar a vigiar o processo e depois vistoriar para certificar a continuação da manutenção do espaço. Fechar dá prejuízo.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Ih esses pratos são um nojo...
O Pinto's fechado não era de admirar, aquilo era muito tradicional, mas depois acaba-se o típico e vêm os cafés com aquelas vitrines todas xpto. Higiene sim, exagero não.
Dou o exemplo da Casa do Alentejo. Iam fazer obras em breve e a ASAE fechou-os sem razão. Se tinham obras programadas tinham só que continuar a vigiar o processo e depois vistoriar para certificar a continuação da manutenção do espaço. Fechar dá prejuízo.
Se iam fechar para obras é porque algo não estava bem, fechavam mais cedo e evitavam chatices...

Mas uma coisa é certa, um belo bitoque num tasco quase a cair, cheio de teias de aranha, com um bife rijo como sola, batata caseira e um grande ovo estrelado das galinhas que andam no quintal pegado à tasca sabe muito melhor :lol:

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Pedro Escreveu:Pois, o meu ponto é precisamente de que as leis começam a não fazer sentido, começa-se a perder o objectivo. Tal como disse, quando vejo proibir chávenas, mas aceitar que se continue a fumar ao nosso lado... não entendo o objectivo.

É óbvio que, se as leis existem, são para se cumprir. Mas o que eu questiono é se deveriam existir.
Sim, Pedro, percebi perfeitamente o alcance da tua intervenção. E sim, concordo contigo quando dizes que, por vezes, as leis são ridiculas. O legislador, algumas vezes, deve fazer as coisas depois de almoço :lol: :lol: