Estradas concessionadas

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Pedro
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Estradas concessionadas

Mensagem por Pedro »

Acidentes dão multa a concessionários

Os futuros concessionários que irão explorar as estradas e itinerários principais serão multados por cada acidente que acontecer nos trajectos por si explorados. Esta é uma das novas regras incluídas no modelo de financiamento da infra-estrutura rodoviária nacional, ontem divulgado por Mário Lino.

O ministro revelou que o contrato a celebrar entre o Estado e a Estradas de Portugal SA terá a duração de 92 anos (até 2099). A sociedade ficará com a incumbência de construir, gerir e manter todas as estradas portuguesas que ainda não estão sujeitas a concessão.

“As relações entre o Estado e as concessões já dadas não serão afectadas”, referiu Mário Lino, adiantando que será criado um regulador (o Instituto das Infra-Estruturas Rodoviárias – INIR) que terá por missão acompanhar os contratos de concessão celebrados pela Estradas de Portugal.

A empresa terá como receitas próprias a “contribuição do serviço rodoviário” (pago por todos os condutores e que representa 0,64 cêntimos por litro de gasolina e 0,86 cêntimos por litro de gasóleo), que deverá rondar os 550 milhões de euros por ano, bem como todos os montantes que possa cobrar (ver caixa).

Mário Lino não quis responder às acusações do presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), que ontem insinuou existir uma “campanha do Governo” para desacreditar o estudo que aponta Alcochete como a melhor localização para o futuro aeroporto.

“Não tenho provas de que existam acções concertadas”, disse Francisco Van Zeller, que recordou as notícias que saíram durante o fim-de-semana que apontam falhas técnicas no estudo da CIP. O professor do Técnico José Manuel Viegas prometeu reagir as estas críticas ainda esta semana.

“Não vou comentar essas afirmações. Quero só dizer que as únicas instruções que dei foram ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para comparar a solução Ota e a solucão Alcochete. Aguardo o relatório para apreciação”, referiu Mário Lino.

PORTAGENS ATÉ AO FIM DO ANO

Mário Lino reafirmou que serão introduzidas portagens “até ao fim do ano” nas seguintes Scut; Norte/Litoral (que liga Porto a Caminha), Costa de Prata (que liga Mira ao Porto) e Grande Porto (que liga Paços de Ferreira ao Porto). Os contratos de concessão estão a ser renegociados com o Governo. “Há reuniões todas as semanas”, disse Mário Lino.

O ministro garantiu que “não haverá portagens nos itinerários principais” e que será o Governo a decidir quais as estradas a construir e quais aquelas que terão portagens (e que serão sempre auto-estradas).

Um exemplo de uma auto-estrada que terá portagem é a do túnel do Marão, que ligará Amarante a Vila Real. Já a estrada que liga Vila Real a Bragança será construída sem portagem, em regime de Scut.

Fonte: Correio da Manhã
Concessão por 92 anos? 92? :shock: Isto parece-me completamente ridículo! Como é que um governo se acha com autoridade para tomar uma decisão destas? :?

Depois vê-se também que agora vem o conceito de utilizador pagador. Ok, quem utiliza paga... mas quem não utiliza continua a pagar o mesmo, não é por passarem a cobrar mais a quem usa que baixam os impostos a quem não usa. Novamente ridículo. E vai ser assim até aos nossos netos e bisnetos... completamente inacreditável. :?

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golo
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Mensagem por golo »

plo que li... é um absurdo... :shock: :shock: :shock: :evil:

vamos ver o isto dá porque é no minimo inmjusto.

cumps B)

JulesS
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Mensagem por JulesS »

Pronto lá vou ter eu que ir de Mira para Aveiro pela EN109 e demorar o dobro do tempo...

Enfim...

JulesS
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Mensagem por JulesS »

Hoje estive a pensar em relação à A17 (Mira Aveiro) e A29 (Estarreja-Porto) e não tou a ver onde é que vao ser as portagens, nos acessos que eu conheço não tem nada preparado para isso!

usaralho
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Mensagem por usaralho »

Também não sei mas andam a construir zonas de serviço. Dava era um certo jeito acabarem o que falta até à Figueira... Por acaso vai ficar uma viagem com uma paisagem linda pois tiveram a feliz opção de por uma ponte por cima dos campos de arroz.

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

Sugestão: mal vejam um buraco ou alcatrão de má qualidade, obras ou outro tipo de anomalia que prejudique o vosso andamento -> livro de reclamações e exigir o retorno do dinheiro pago.

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banjix
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Mensagem por banjix »

Corsario-Negro Escreveu:Sugestão: mal vejam um buraco ou alcatrão de má qualidade, obras ou outro tipo de anomalia que prejudique o vosso andamento -> livro de reclamações e exigir o retorno do dinheiro pago.
Nesse caso, as portagens podem deixar de existir... Se há buracos, é porque há buracos, logo não se paga. Se há buracos tem que se fazer obras: Se há obras, não se paga. Um acidente é uma anomalia que prejudica o andamento do trânsito, logo, sempre que há um acidente, não se paga.

Parece-me que essa posição é extremista...

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Corsario-Negro
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Mensagem por Corsario-Negro »

Um acidente, quando a estrada está bem construída, não é culpa da entidade que explora a estrada. Já o bom estado da estrada é e se pagas é para eles manterem-na bem.

Se há obras que prejudicam a boa circulação, a estrada não está a cumprir o seu objectivo, é o mesmo que pagares por um serviço e volta e meia eles durante alguns meses (ou anos como foi na A1 perto dos Carvalhos) em obras, está-te a prejudicar. Não defendo que deixes de pagar, agora que te façam um desconto, acho perfeitamente justo.

Claro que tudo isto tem que ser legislado e o acordo de utilização das estradas (tal como de qualquer produto) não pode ir contra a legislação (como acontece por vezes com alguns produtos).


Quando muitas das estradas foram construídas com o dinheiro dos contribuintes, acho mal estarem a ser concessionadas. Vai-se estar a pagar várias vezes por algo que inicialmente foi construído com o nosso dinheiro (e falo das que foram). Já nem falo do caso da Ponte 25 de Abril ou afins, que já está mais que paga e o dinheiro que é lá ganho ultrapassa os gastos com manutenção... mas continuam a obrigar a pagar.

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banjix
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Mensagem por banjix »

Corsario-Negro Escreveu:Não defendo que deixes de pagar, agora que te façam um desconto, acho perfeitamente justo.
Assim já estou mais de acordo, que deviam fazer o desconto relativo ao troço em obras. Quanto à questão das concessões, reconheço que é um assunto sério, delicado e polémico, principalmente em casos como os que referiste. A Ponte 25 de Abril, que já deve estar paga há muito tempo só com dinheiro cobrado nas portagens, já não as devia ter. Dá-se a desculpa dos custos de manutenção, mas até que ponto é que isso é razoável?

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Lino
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Mensagem por Lino »

A A1 então deveria ser à pala, visto que ou tem más condições ou está permanentemente em obras! Já tivémos que vir de Lisboa uns poucos kilómetros no desvio marcado com os cones de sinalização, e ainda por cima de noite.

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banjix
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Mensagem por banjix »

O problema da A1 é ser a auto-estrada mais movimentada em Portugal e, como tal, é normal que se degrade mais rapidamente. O facto de estarem a acrescentar mais faixas de rodagem é bastante positivo.