Reparações de Telemóveis

O geral das generalidades... para discutir tudo!
JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Reparações de Telemóveis

Mensagem por JulesS »

O tópico sobre reparação de LCD's fez-me lembrar este assunto.

Não sei qual a vossa experiência, mas eu acho que é um serviço muito mal prestado pelas operadoras é a assistência em termos de reparação de tmv's. e muito caro!

Eu tenho tido alguns azares com telemóveis.
Tive um Nokia 6210, grande tmv! Mas tive uns problemas com ele ao inicio com 2 meses, foi para reparar 4 vezes e de cada vez demorava 1 mês e tal.
É muito chato ficar sem o telemóvel, um objecto pessoal e dão-nos sempre de substituição um tijolo!

Depois de ter andado com o 6210 quase 6 anos :!: comprei um nokia 6085 tão lindo B)
Deixei-o cair ao chão, partiu o vidro e a reparação custava no minimo 60 euros :?
Não faz muito sentido reparar por este preço quando poderia cair novamente no dia seguinte, pouco mais e comprava um tmv novo.

Porque é que demora tanto tempo e é tão caro?

Todas as outras coisas que se mandam reparar não demora tanto tempo :?

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Mas não estava na garantia?

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

As garantias apenas cobrem danos causados por um defeito do telemóvel. Um ecrã partido por caír no chão não é um defeito do telemóvel. :p

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Bem, eu já perdi a conta aos tlm's que tive, e até agora o único que comprei "legal" é que me deu problemas, foi à assistência 5 vezes, e dessas 5 vezes deram-me sempre outro novo, era na altura um siemens c35i. Resultado, siemens nunca mais! A partir daí com uns connects arranjei sempre bons tlm's a preços muito convidativos, e como é óbvio esses não tinham garantia, mas também nunca precisei, e ainda tenho alguns cá por casa, só não funcionam porque as baterias deram o berro.

Mas o mesmo já não aconteceu com a minha irmã, comprou um sonyericsson k600i na somitel (TMN) do dolce vita, foi duas vezes para arranjar um problema no joystick, veio das duas vezes com o mesmo problema e com uns bónus. um risco no joystick (incrivel como alguém consegue fazer um risco profundo numa peça tão pequena) e uma mossa na bateria. Com algumas "ameaças" lá consegui que lhe arranjassem aquilo. O tempo de "reparação" foi de 1 mês de cada vez que lá esteve, ou seja, num ano ela so teve o tlm 9 meses... enfim... e para lhe emprestarem um queriam uma "caução" de 7,5€ que não era devolvida, logo não era caução... o nome era só para enganar.

Aqui à tempos a minha irmã mais velha pediu-me para lhe arranjar o nokia 6230, nao dava som quando tocava, era o bezouro que estava estragado, fui à Nokia em Coimbra, serviço 5 estrelas, deram-me o orçamento na hora, e foi o que paguei, 18€, sinceramente nem achei caro. Tempo de reparação, disseram que provavelmente demorava 3 dias porque estavam à espera de peças e a transportadora andava atrasada, acabou por demorar apenas 2 e assim que ficou pronto ligaram-me a dizer que já o podia ir buscar.

Disto tudo, a conclusão que eu tiro é que mais vale comprar telemóveis na "candonga" porque não avariam :lol:

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Siemens, em telemóveis, geralmente é uma marca para esquecer, a menos que sejam daqueles modelos bastante simples. O controlo de qualidade deles não é grande coisa e passam muitas falhas (não só em termos de hardware, como também em software... nem imaginam a dor de cabeça que é desenvolver software para telemóveis da Siemens, têm bugs que não lembram a ninguém).

O problema do joystick dos SE é bastante comum e costuma dever-se à acumulação de pó (a reparação costuma ser abrir o telemóvel e limpar o pó nessa zona). Os novos modelos da SE já não usam esse tipo de joystick precisamente por causa desta questão.

A Nokia costuma ter dos telemóveis mais resistentes em termos de uso normal (claro que nada há a fazer quanto a quedas) e dos melhores serviços de apoio ao cliente. O único senão é que, por vezes, tentam escapar-se com a desculpa da "humidade"... mas essa é uma situação esporádica.

Sobre os custos, os €60 para trocar o ecrã parece-me normal. A demora de mês e tal para cada reparação é que é esquisita. :?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pedro Escreveu: O problema do joystick dos SE é bastante comum e costuma dever-se à acumulação de pó (a reparação costuma ser abrir o telemóvel e limpar o pó nessa zona). Os novos modelos da SE já não usam esse tipo de joystick precisamente por causa desta questão.
Esqueci-me de referir que o telemovel só tinha 15 dias... não havia ali muito pó :D

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Ah, então era mesmo defeito. O problema do pó costuma começar a acontecer após 15 a 18 meses.

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Então o melhor será ir directamente às marcas, no caso de já não ter garantia?

Mas comprando um nokia na TMN se quiser arranjar algo na garantia tem que ser através da TMN, n é?
que depois deve enviar a Nokia e isso faz aumentar o tempo de espera.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

O operador geralmente pouco mais faz que enviar para reparação na marca (pode dar uma olhadela para ver se é um problema mais básico, tipo pó ou humidade, mas a maior parte das vezes vai para a marca). Como a garantia é dada pelo fabricante e não pelo operador, ir à marca vai dar ao mesmo. Em alguns produtos, as lojas pedem para o consumidor ir directamente à marca... ainda há uns dias avariou uma impressora da Epson cá em casa e, na loja (San Luís), disseram para telefonar para a Epson (tinha uma daquelas garantias em que eles vão a casa buscar e devolver a impressora). Nos Nokia isso é relativamente comum devido à presença dos Club Nokia, nas outras marcas nem por isso.