Estudante de Vila Nova de Gaia assassinada em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Obturador
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05

Mensagem por Obturador »

Pelo que me disseram eles tinham terminado o namoro... Mas a verdade é que já não é o primeiro e infelizmente não será o último caso deste tipo!

Viriato é certo que vivemos em democracia e vingança é coisa do passado...Mas verdade seja dita... Se estivesses no lugar dos pais daquela rapariga certamente nao pensarias dessa forma...

É triste começar assim a reabertura de um novo ano lectivo :cry:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Obturador Escreveu:É triste começar assim a reabertura de um novo ano lectivo :cry:
realmente....

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Obturador Escreveu:Pelo que me disseram eles tinham terminado o namoro... Mas a verdade é que já não é o primeiro e infelizmente não será o último caso deste tipo!

Viriato é certo que vivemos em democracia e vingança é coisa do passado...Mas verdade seja dita... Se estivesses no lugar dos pais daquela rapariga certamente nao pensarias dessa forma...

É triste começar assim a reabertura de um novo ano lectivo :cry:
Por um lado também tenho curiosidade em saber como reagem os pais dele ao saber uma coisa destas... também não deve ser fácil aceitar isto...

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Que coisa absolutamente horrível e chocante... Até estou parva :( :(

Hyper_Viriato
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 25 outubro 2005 22:30

Mensagem por Hyper_Viriato »

É normal que os familiares sintam isso...mas isso não é justiça.
A justiça advem de um afastamento racional e saudável...e de uma compreensão do ser humano real.

Os familiares das vitimas vivem uma situação muito difícil e muito pouco racional...devemos protege-los para que não cometam alguma asneira!

Tenho muita pena de todos os envolvidos e muito triste por tudo isto ter acontecido.

Exijo que o culpado seja condenado e que fique preso uns bons anos...não conheço a estória portanto não vou estipular qual a penas justa...não admito no entanto é o argumento de "insanidade"...algo muito comum hoje em dia.

Alguém se lembra de um caso semelhante que uma miúda regou o ex-namorado com acido, penso que em Leiria?
A estória é bem mais macabra e cruel...o rapaz ainda viveu alguns dias em perfeita agonia!
A ultima noticia que li sobre o caso informava que a miúda não foi condenada a pena de prisão...estava em prisão domiciliaria e a receber apoio psicologico!
De modo algum foi feita justiça...

Espero que a justiça neste caso seja realmente cega! E tenha a balança bem equilibrada!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Viriato, és estudante de Direito não és? Pois, vives entre as leis e pronto, como é o nosso país.
Neste caso, morreu uma pessoa assassinada, o que é um choque para todos. Avaliar friamente a situação dos pais é muito difícil, é claro que pensam em tudo, mas vivem um desgosto incurável pela perda de alguém.

Por exemplo a nova reforma da justiça libertou um tipo que violou uma criança deficiente até à morte. Se eu fosse familiar ou amigo da criança exigiria o pior possível para aquele homem. Mesmo não sendo, e tendo sentimentos, exijo o pior possível para ele.

Atheist
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40

Mensagem por Atheist »

na verdade tem de se por em equação a prevenção geral e especial nestes casos.... as espectativas da comunidade teem de ser precavidas ao mesmo tempo que se procura reabilitar o condenado e fazer isto tudo mantendo a paz social que se sente ao ter um criminoso na prisao.
como podem ver administrar a justiça nao é pera doce nem assunto para mesa de café.
... dito isto este gajo de civil é uma besta de todo o tamanho :cry:

Por exemplo a nova reforma da justiça libertou um tipo que violou uma criança deficiente até à morte
Aqui o caso nao tem a ver com declarar ninguem inocente e sim com tempo de prisao preventiva... se calhar a diminuição destes periodos até nem está mal; a justiça cá é que é tão lenta que permite que o periodo entre recursos faça expirar o tempo maximo em que é admitida.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Hyper_Viriato Escreveu: Eu não posso concordar...acho que é uma observação infantil e paranóica...trata-se de fazer justiça e não vingança!
Espero que nunca na vida nenhum azar deste género ou outro tão grave te bata à porta... imagina-te na pele dos pais da rapariga, assim como os pais do rapaz, andam-nos a criar por vezes com dificuldades e depois tudo acaba de uma maneira estupida e bruta...

Mas analisando o caso na tua perspectiva, ele teve um acto de vingança por ela ter terminado, ora se a minha observação é paranóica e se tratava de uma vingança, tendo ele tido um acto de vingança também é paranóico, vai ser dado como maluco aos olhos da justiça e daqui a meia duzia de anos está cá fora... tem 23, aos 29 está cá fora, ainda tem mais uns anos valentes pela frente, e a rapariga é que se lixou :?

Hyper_Viriato
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 25 outubro 2005 22:30

Mensagem por Hyper_Viriato »

Espero que nunca na vida nenhum azar deste género ou outro tão grave te bata à porta...
Nem me vou dar ao trabalho de responder...já vi esse tipo de entradas demagógicas várias vezes!
--------------------

Lino não interessa se temos uma profissão de leis ou de lavar chão...o que interessa é humildade para entender os outros, a sabedoria que ganhamos com os anos e a imparcialidade que exigimos a nós mesmos.

Não sou "frio", tento apenas ser justo, coerente e lógico!
Moveria montanhas para trazer a vitima de volta à vida...mas não posso!
Não vou fazer mais vitimas para tapar esse buraco.

E é como disse...espero que o culpado seja condenado e preso durante uns bons anos!...não vejo qualquer razão para que tal não aconteça!

Fico bem mais transtornado com a ineficiência da justiça, com a parcialidade de certos julgamentos e com aberrante ignorância dos senhores que criam as leis.

O novo Código de Processo Penal parece ser um queijo suíço...cheio de buracos!
Têm tal como Atheist referiu, boas intenções...já que a prisão preventiva era um conceito abusado ao extremo e nada justo...no entanto tem autenticas gafes ao permitir a libertação de criminosos já julgados e indivíduos que obviamente representam uma ameaça à sociedade!
Mas o que têm esta gente na cabeça?!

Eu não sei até que ponto é verdade que o assassino do pequeno Daniel foi colocado em liberdade à espera de um recurso.
Espero que seja mentira...não vejo como é que alguém que foi condenado a um crime violento com pena de 12 anos possa ter sido liberto!...Eu sei que o caso é complexo e nem tudo ficou esclarecido, inclusive o papel da mãe...mas libertar para quê?! Nem é bom para as pessoas próximas da vitima nem para o provável assassino!
Eu não quero acreditar...deve ser mentira...só pode...ou já vivemos na republica das bananas?!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Isto sim é de homem! É amor! Agora chamar vaca nas mensagens isso não, é pos fracos.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Prisão preventiva para jovem homicida

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra aplicou a medida de coacção mais pesada ao jovem que assassinou a ex-namorada. O homicida, que ontem baixou a cabeça à entrada para o tribunal, vai aguardar julgamento em prisão preventiva. No Instituto de Medicina Legal, familiares e amigos da vítima não esconderam a dor e a revolta

A prisão preventiva foi a medida de coacção ontem aplicada pela juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra ao jovem de 23 anos, que, na véspera, na Quinta da Portela, assassinou, com golpes no pescoço e no abdómen feitos com uma faca de cozinha, a ex-namorada, de 20 anos, e colega do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Apesar da presença de Manuel Assunção no TIC ter sido anunciada para o período da manhã, o estudante do 4.º ano do curso de Engenharia Civil só entrou nas instalações por volta das 14h25. Algemado, com as mãos atrás das costas, foi acompanhado por três agentes da Polícia Judiciária (PJ) de Coimbra. Um de cada lado e outro na retaguarda.

Depois de ter passado a noite nos calabouços da PJ, o jovem percorreu o percurso entre o carro e a entrada do tribunal de cabeça baixa, com a intenção de não mostrar o rosto. Pelo meio, duas estudantes trajadas saíram, cerca de 30 minutos depois da entrada do homicida, do edifício do TIC, mas optaram por não prestar declarações.

Durante cerca de duas horas e meia, a juíza tentou perceber o que se tinha passado na manhã do dia anterior, escutando a versão de Manuel Assunção sobre os factos. Ao contrário do que tinha acontecido à entrada, o carro da PJ, que transportou os agentes e o jovem, saiu, poucos minutos antes das 17h00, pelas traseiras.

À saída do TIC, João Videira Lopes, advogado de Mangualde, de onde o jovem é natural, não prestou declarações. Refira-se que, durante todo o dia, não houve qualquer tipo de “manifestação” à porta do tribunal. Só a presença dos jornalistas motivou os olhares mais insistentes por parte de quem passava, acabando, alguns, por perguntar o que estava a acontecer.

Enquanto Manuel Assunção era ouvido no TIC, a família de Maria José Maurício aguardava no Instituto de Medicina Legal (IML) pela libertação do corpo da jovem natural de Vila Nova de Gaia, que, no ano lectivo 2007/2008, se preparava para frequentar o 4.º ano do curso de Engenharia Civil. A saída do carro fúnebre aconteceu às 16h40, sensivelmente à mesma hora que o homicida abandonou o tribunal.

Família da vítima ainda não acredita

O ambiente era de profunda tristeza. Sentados nos bancos existentes na entrada do IML, familiares, amigos e colegas de curso não escondiam a revolta e a profunda tristeza que os invadia. A morte trágica e inesperada foi «como se o mundo tivesse desabado». O entra e sai de alguns dos presentes explicava tudo. «Nem acredito no que aconteceu», ouviu-se.
Sempre com o telemóvel por perto, o pai recebeu várias chamadas. Do outro lado, os votos de condolências eram transmitidos.

Apesar do ar aparentemente calmo, o rosto angustiado transmitia a dor que lhe invadia a alma e o coração. Afinal de contas, Carlos Maurício perdeu uma filha na «flor da idade». «A minha Maria José», como disse.
Sentada na entrada do IML, a mãe não escondia a dor. As lágrimas corriam-lhe em bica pela face abaixo. O desespero era inexplicável. «Assassino», «a minha rica filha», «a minha menina» e «não acredito». Quatro afirmações que Maria Helena Maurício deixou escapar, ao mesmo tempo que não conseguia deixar de chorar.

Uma das amigas também não evitou as lágrimas e o choro convulsivo numa demonstração clara de impotência perante o trágico desaparecimento de uma jovem de 20 anos. «Ai Maria, o que ele te fez», afirmou, antes de ser reconfortada por outras amigas, que, mais calmas, tentaram minimizar a dor.

O pai, a mãe e a irmã seguiram viagem no carro fúnebre até Cabaços. É ali que Maria José Maurício vai ter a última morada. Antes de sair de Coimbra, um tio da vítima referiu-se a Manuel Assunção como sendo «sempre impecável», esclarecendo, de pronto, que não conhecia pessoalmente o jovem.

Apesar dos rumores de que a jovem iria trajada, o Diário de Coimbra apurou que a capa foi a única peça do traje académico que a acompanhou na urna. O funeral realiza-se hoje, às 17h00, em Cabaços, freguesia do concelho de Moimenta da Beira, localidade de onde os pais da vítima são naturais.
fonte: Diario de coimbra

Exilada
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Estou chocada... aquele gajo é um animal...
Como é que alguem consegue cometer tal crime é algo que escapa à minha compreensão...

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Conselho de Veteranos decretou luto académico

A Universidade de Coimbra está de luto. É verdade que o sentimento de luto envolveu a academia de Coimbra desde o momento em que uma jovem estudante foi assassinada. Mas de hoje, até sexta–feira, o luto académico apela a uma prática mais comedida da praxe e procura mostrar a solidariedade estudantil para com a família da jovem Maria.

Segundo o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, que ontem esteve reunido, está decretado o luto académico no período que medeia o primeiro toque matutino da Cabra até ao primeiro toque matutino do próximo dia 28 de Setembro. O mesmo é dizer, entre as 06H45 de hoje e as 06H45 de sexta–feira.

“Esta forma de manifestação académica, usada apenas em casos extremos será adoptada pelo facto de o Conselho de Veteranos, tal como toda a Academia, se encontrar chocada com os acontecimentos registados a semana passada e que terminaram no fim de vida abrupto de uma estudante desta universidade”, explica o Conselho de Veterenos num comunicado assinado pelo Dux Veteranorum e enviado aos órgãos de comunicação social ao início da noite de ontem.

E porque hoje, pelas 18H30, se celebra missa do 7.º dia na Capela de São Miguel, o Conselho de Veteranos apela a todos os estudantes que “sejam comedidos na prática da praxe académica demonstrando junto da familia e colegas a sua solidariedade”.

Relembrando que o luto académico não significa a suspensão da prática de praxe, o Conselho de Veteranos pede, somente, “para que a sua prática seja comedida”.

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS e respondendo ao facto de já ter passado uma semana sobre a tragédia, o Dux Veteranorum explicou que foi decidido aproveitar a celebração da missa de 7.º dia na capela da universidade para dar à decisão de luto académico um maior simbolismo.

Explicando que tendo sido praticamente impossível decretar o luto académico no dia em que aconteceu o acidente, e não podendo este ser decretado no próprio dia do funeral, o Conselho decidiu aguardar por um momento com algum simbolismo para que fosse possível envolver toda a academia. “A celebração da missa de 7.º dia na própria capela da universidade é para nós esse momento e por isso ele foi só agora decretado”, reforçou João Luís.

Entretanto, os núcleos de estudantes do Pólo II da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra cancelaram o convívio de recepção ao caloiro do Pólo II e o almoço volante agendados para amanhã e para quinta–feira.

“Em sinal de respeito e após a trágica morte de Maria Maurício, a colega assassinada na semana passada”, os estudantes do Pólo II apelaram ainda à não existência de praxe até amanhã, num comunicado enviado às redacções dos órgãos de comunicação social. Uma forma de mostrar solidariedade para com a família da jovem colega.

Fonte: As Beiras
Fica aqui a notificação de que foi decretado luto académico, pelo que é sugerido que vejam o Código da Praxe para saberem o que isso implica. Embora o Conselho de Veteranos tenha sugerido apenas uma "praxe comedida", recomendo ser seguido o conselho do comunicado dos estudantes do Pólo II e simplesmente não praxar (mesmo que nada fosse dito a esse respeito, não me pareceria muito correcto praxar num período de luto académico... no entanto, o código especifica que, durante um período de luto académico, a praxe fica suspensa - daí não compreender o pedido de "praxe comedida" do Conselho de Veteranos).

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Sim, quando há luto académico não há praxe... tb não percebo essa do comedida. Enfim, incongruências.