França também foi alvo de ataque informático chinês
A França também foi alvo de ataques informáticos chineses, à semelhança do que aconteceu com os EUA e Alemanha, segundo a edição deste sábado do jornal parisiense Le Monde, que cita uma fonte do governo.
Pequim nega os relatos da imprensa ocidental segundo os quais hackers chineses invadiram sistemas do Pentágono e do governo alemão, inclusive da sede do governo.
Francis Delons, secretário-geral de Defesa Nacional de França, sob a alçada do gabinete do primeiro-ministro, disse ao Le Monde que o seu país também sofreu esse tipo de invasão.
«Durante várias semanas, tive claras indicações de que a França não estava protegida de ataques (de hackers chineses)», disse Delon ao Le Monde.
«Temos (notado) sinais de ataques que atingiram serviços controlados pelo governo. Podemos falar de um caso sério, (mas) não estou em posição de dizer que esses ataques partiram do governo chinês.»
Fonte: Diário Digital
Tenho estado a seguir este caso com algum interesse... penso ser o primeiro caso que vem a público de ataques/espionagem informática entre duas superpotências. Embora duvide muito que estejamos a assistir ao começo de uma nova guerra fria, a rivalidade China/EUA começa a acentuar-se cada vez mais.China planeia cyber-ataques contra porta-aviões dos EUA
O exército chinês elaborou um plano para tornar inoperante a frota de porta-aviões dos Estados Unidos através de cyber-ataques em caso de conflito militar, escreve hoje o diário britânico The Times, citando um relatório do Pentágono.
Este projecto confirma as ambições de Pequim de estabelecer um «domínio electrónico» sobre os seus rivais até 2050, em especial os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Rússia e a Coreia do Sul, afirma o jornal.
O relatório do Pentágono mostra que a República Popular da China considera os cyber-ataques como um meio «crucial para tomar a iniciativa» aos primeiros momentos de uma guerra, assegura ainda o The Times.
«A China tem a ambição de paralisar as capacidades financeiras e militares de um inimigo, assim como os seus sistemas de comunicações, logo desde o começo de um conflito», escreve o jornal.
O Financial Times afirmara terça-feira que os militares chineses obtiveram êxito a piratear em Junho o sistema informático do Pentágono.
A China desmentiu quinta-feira que o seu exército tenha efectuado ataques contra sistemas informáticos sensíveis de países estrangeiros.
Fonte: Diário Digital



