Coimbra já foi a raínha da noite nacional...

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
elements
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 03 março 2006 1:22

Coimbra já foi a raínha da noite nacional...

Mensagem por elements »

A cidade de Coimbra, na década de 90 foi sem dúvida alguma a raínha das noites académicas (e não só) nacionais.

Lembro-me perfeitamente de noites memoráveis, em que a Segunda Feira era do dia "D"...

Lembram-se da Bica Aberta no Etc ? e das Segundas académicas na Via ?

Porque morreu esse espírio. Porque nos deixámos passar por varias cidades. Pergunto.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Coimbra, que me lembre, é mais das terças e quintas, e claro dos sábados...
Muitos bares e discotecas fecharam... olha o Aqui há rato, Scotch, Buraco Negro, etc.

elements
Regular
Regular

Mensagem por elements »

Lino Escreveu:Coimbra, que me lembre, é mais das terças e quintas, e claro dos sábados...
Muitos bares e discotecas fecharam... olha o Aqui há rato, Scotch, Buraco Negro, etc.
Amigo Lino... Coimbra na década de 90 era mesmo TODOS os dias, sendo que os mais fortes eram a SEGUNDA e a QUINTA.

Lembro-me de estar numa viagem de estudo em Bragança e o dono da Discoteca me dizer "Voces sao de Coimbra ? Ui, conheço la uma discoteca, o Scotch Club, Aquilo é sempre a bombar!"

Lembro que por exemplo o Socth abria de Quarta a Sábado porque a Segunda e terça eram do ETC e Via...

Cheguei a estar em convivios no Scotch com 3000 pessoas a uma Quarta Feira.

Bom, mas a minha explicação para a mudança que se tem vindo a verificar nos ultimos anos tende para:

1. Horários estupidamente alargados dos cafés e tascos;

2. Convívios nas facultades a roçar o mínimos de condiçoes para receber os milhares de pessoas que recebem;

3. A maximização do lucro levou à perda de qualidade dos eventos...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Os bares e discotecas de Coimbra são demasiado comerciais... é tudo o mesmo e não há originalidade... sábado estive na Pessi e gostei, tinha várias pistas, uma com cada estilo e havia música ao vivo (SP & Wilson)... e estava à pinha...

elements
Regular
Regular

Mensagem por elements »

Lino Escreveu:Os bares e discotecas de Coimbra são demasiado comerciais... é tudo o mesmo e não há originalidade... sábado estive na Pessi e gostei, tinha várias pistas, uma com cada estilo e havia música ao vivo (SP & Wilson)... e estava à pinha...
O Pessi só funciona de Verão, com o povo de Coimbra e arredores...

Do meu ponto de vista, Coimbra sofre de um grande mal, o da guerra dos preços...

O que tenho vindo a verificar é tão simples quanto isto:

2 espaços, 1 com qualidade e com uma boa programação mas com a imperial a 1€ e outro, mais virado para o tasco mas com a imperial a 0,50€...

Onde caem as pessoas ? Pois é.... no tasco!

É esta a cidade que temos...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Os bares são caros e, mesmo o ambiente sendo fatela, os preços são altos e ainda se paga consumo mínimo...
Na Alemanha pagava entrada de 1.50€ numa discoteca e depois ou bebíamos ou não...

mustiness
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Na Alemanha salvo seja. No sitio onde tu estiveste e....não deviam ser todas as discotecas.

Eu concordo com o elements, parte do problema reside no facto de os cafés estarem abertos até tão tarde. Uma pessoa acomoda-se até às 2h ou 3h quase 4h num sitio onde há finos a 50 cêntimos e já nem sai dali.

A questão dos convívios é outra que tal... o bar da aac está sempre cheiíssimo com gente cá fora, mas devia fechar mais cedo. Não é que não devam ser feitos, mas com um pouco mais de moderação. (até porque cai na vulgaridade e é apenas "mais um").

elements
Regular
Regular

Mensagem por elements »

mustiness Escreveu: (até porque cai na vulgaridade e é apenas "mais um").
Um atrás de outro e outro e mais outro...

E no meio disto tudo onde fica a originalidade e vontade de fazer melhor, quando o grau de exigencia é cada vez menor ?

Basta olhar para o cartaz da queima nos ultimos anos... Longe vão os tempos em que lá figuravam nomes como JAMES, IGGY POP, PIXIES, entre muitos outros que nem me quero lembrar...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eu à uns 4 ou 5 anos atrás estava na noite de Coimbra praticamente todos os dias, agora... vou lá na queima e são só alguns dias. Porquê?

1 - Consumos minimos/preços demasiado altos, para quem é de fora de Coimbra uma noite bem passada fica a volta de 25/30€ com gasoleo e bebidas.

2 - Muita pitalhada que só armam confusão, e começamos a ganhar outra idade e já não estamos para aturar certas cenas.

3 - Nunca tive stresses, mas os supostos porteiros/seguranças com a mania que são donos dos sitios e fazem as pessoas ficar a porta, tá certo que muita gente tem aspecto que vai criar problemas, mas daí a barrar a entrada a praticamente tudo que seja rapazes e deixar entrar grupos de 8 e 9 raparigas... provavelmente gostam de transformar os sitios em talhos privados para eles e os amigos.

4 - Os chuis também são um bocado culpados, se bem que eu acho bem, mas antigamente bebia-se mais uma cervejola, e podia-se vir para casa na boa, agora mal se sai da disco já temos os chuis a nossa espera com o balãozinho.

5 - Acho que vou repetir um bocado o primeiro ponto, mas hoje em dia a maioria das pessoas anda com os trocos contados no bolso, basta ir beber um café a um sitio, beber uma outra bebida a outro, e ir a disco, e fica-se depenado, enquanto que antigamente corriam-se quase os bares todos, ia-se por exemplo ao vinyl e ainda dava para ir acabar a noite a scotch e não se gastava nada por aí além.

Mas isto não é só em Coimbra, veja-se o exemplo do Psi e do Vinyl na Figueira, a uns 3 anos atrás nesta altura estavam as duas a abarrotar de gente praticamente todos os dias, o ano passado já se notou um descréscimo de gente, e este ano então, so têm alguém ao fim de semana e mesmo assim so fica composto por volta das 3 ou 4 da manhã.

A queima, não é do meu tempo de estudante universitário, mas ainda fui dois anos à queima quando era do outro lado do rio, apesar de eu não estar bem dentro do espirito académico, aquilo é que eram queimas 5 estrelas.

elements
Regular
Regular

Mensagem por elements »

A minha forma de estar na noite é diferente e, talvez por isso vejo as coisas um pouco diferentes também...

Basta olha para um único ponto:

- Em 1992 um fino numa discoteca custava 300$ e o barril de cerveja custava no máximo 5 cts;

- Hoje o mesmo fino custa 1,5€ e o barril de cerveja custa no mínimo 50€.

Tirem as vossas conclusões...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Pois, mas também deve saber que por x barris de cerveja costumam oferecer outros x, além disso mal da casa que não chegue a meio do barril já com ele pago, e não era preciso ter finos a 1,5€ para isso acontecer.

elements
Regular
Regular

Mensagem por elements »

duffy Escreveu:Pois, mas também deve saber que por x barris de cerveja costumam oferecer outros x, além disso mal da casa que não chegue a meio do barril já com ele pago, e não era preciso ter finos a 1,5€ para isso acontecer.
Não é bem assim caro duffy. Mas nem quero ir por aí. Referia-me apenas à rentabilidade vs capacidade de investir em novos eventos e novas opções...

Já agora, não sei se é do conhecimento geral mas os maiores clubes da cidade já deixaram de ter barris... pelo menos Vinyl e Via já trabalham com depósitos de 500L. O barril já há muito deixou de ser usado nestas casas...

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

-Alcool
-Porteiros
-Pitalhada
-Falta de condições

Como os donos dos bares sabem que o que interessa para o actual pessoal de Coimbra é o binho, que se lixe o resto... Coimbra tá morta e a queima não faz o minimo sentido.

elements
Regular
Regular

Mensagem por elements »

Longe vão os tempos em que a pitalhada apenas saía ao domingo para as Matinés da Broadway e da Surprise...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

os tempos mudam.. a noite tornou-se mais cara.. um pouco por todo o país acontece o mesmo, não é só em coimbra que a noite deixou de se fazer de 2a a 6a..

sinceramente não me lembro da scotch ter sido alguma vez referencia em coimbra, mas tb não sou do tempo do etc. no meu tempo já se chamava joão ratão..

mas em espírito académico garanto que ainda nenhuma cidade nos passou à frente. tenho é pena de ver bares como o da AAC a tornarem-se sósias do DD perdendo todo o seu significado