Coimbra e Rio de Janeiro
-
loirituh
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03
Coimbra e Rio de Janeiro
Coimbra muito montanhosa tal como o Rio de Janeiro poderia tomar de exemplo esta cidade (muitos dizem que é a mais bonita do mundo). Para isto acontecer teria que aumentar em muita a sua população (o facto de Coimbra não ser mais importante do que já é, no meu ver, deve-se ao facto de ter uma relativa reduzida população, pouco mais de 100 mil habitantes). Coimbra é conhecida um pouco por todo o mundo graças à sua universidade, ao seu enorme valor patrimonial, ao contraste entre o antigo e a modernidade (quanto a mim pouco evidente). Se se formassem planos para um aumento de população, Coimbra poderia tomar de exemplo o Rio. Os vales profundos que circundam a cidade e grandes declives poderiam ser ocupados tal como no RdJ. O sopé desses vales e parte deles seriam ocupados e a partir de uma certa altura deixados ao natural. Do lado oposto da cidade temos as planícies com pequenas elevações facilmente ocupáveis (no Rio: Copacabana, Léblon, etc). Com estas alterações Coimbra criaria uma área urbana digna do seu nome!
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Existem vários problemas num aumento brusco da população, nomeadamente em transportes públicos e acessos rodoviários, saúde e educação.
Ainda por cima esta cidade "não gosta" de jovens e isso vê-se no exageradíssimo preço das casas em Coimbra que empurra os jovens para a periferia ou, pior que isso, para outras cidades
Ainda por cima esta cidade "não gosta" de jovens e isso vê-se no exageradíssimo preço das casas em Coimbra que empurra os jovens para a periferia ou, pior que isso, para outras cidades
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Demasiada gente não é bom... e depois, de um aumento brusco da população, advém alguns problemas como os que existem no Rio, que é algo a considerar. Olha o problema das favelas. Vai aos bairros sociais e vês também problemas graves. Coimbra é Coimbra, Rio é Rio, não é possível considerar. Além disso há outros locais montanhosos: La Paz, Cidade do México...
A Coimbra poder-se-ia comparar, por exemplo, o Funchal, ou Atenas que é montanhosa...
A Coimbra poder-se-ia comparar, por exemplo, o Funchal, ou Atenas que é montanhosa...
-
daniel322
- Lendário

Coimbra compara-se a.. Coimbra
Coimbra irá ter um grave problema de expansão. Vale de Canas é área protegida, os campos na estrada da Cidreira são reserva agrícola nacional, tal como os campos após Taveiro.
A zona da Portela, ao ritmo que estão a construir, está saturada daqui a 10 anos e na outra margem do rio a construção não é fácil devido ao relevo do terreno.
Para a cidade se expandir resta Santa Clara/São Martinho, Condeixa/Soure e Eiras/Pedrulha.
O problema é que essas zonas já estão a ficar totalmente desordenadas com n pequenas urbanizações e moradias..

Coimbra irá ter um grave problema de expansão. Vale de Canas é área protegida, os campos na estrada da Cidreira são reserva agrícola nacional, tal como os campos após Taveiro.
A zona da Portela, ao ritmo que estão a construir, está saturada daqui a 10 anos e na outra margem do rio a construção não é fácil devido ao relevo do terreno.
Para a cidade se expandir resta Santa Clara/São Martinho, Condeixa/Soure e Eiras/Pedrulha.
O problema é que essas zonas já estão a ficar totalmente desordenadas com n pequenas urbanizações e moradias..
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
Lino
- Mítico

Infelizmente neste país muda-se o PDM em troca de umas verdinhas... 
Mas espero que haja bom-senso e se pense bem na ordem da cidade... há anos Eiras era no fim do mundo e agora está dentro da cidade, quase...
Qualquer dia é cidade até Brasfemes... agora o limite, na zona norte, já vai até depois da Adémia...
Mas espero que haja bom-senso e se pense bem na ordem da cidade... há anos Eiras era no fim do mundo e agora está dentro da cidade, quase...
Qualquer dia é cidade até Brasfemes... agora o limite, na zona norte, já vai até depois da Adémia...
-
loirituh
- Experiente

Lino eu concordo contigo em que a cidade já ocupa a Adémia e Eiras... mas para a maioria das pessoas e ali pos lados da triunfo, outras na estação velha e outras mesmo na casa do sal, e realmente onde a malha urbana esta completamente consolidada é a partir daí. Para que essas áreas sejam indiscutivelmente COIMBRA têm que ser ocupadas... O vale de coselhas (desde o hospital ate eiras porque ai ainda existem bastante zonas verdes intercaladas com o espaço urbano), lordemao, ingote, no monte formoso, para tras do bairro de s.miguel, entre as traseiras do modelo e a nova zona industrial...
-
Lino
- Mítico

Ou seja, queres construir prédios onde há terreno livre a la Manuel Machado? Olha a desorganização no tempo dele que houve aí por essa cidade fora...
Jovem, o Rio tem mais de 6.136.652 habitantes, ou seja, mais de metade da população portuguesa. Lisboa tem 600.000 pessoas e o Porto 400.000. Nem que ocupe toda a área do concelho, nunca chegará a esses números...
Conselho: vê casos de cidades pequenas com maior qualidade de vida. Frankfurt tem um dos maiores aeroportos europeus e tem pouco mais habitantes que Lisboa... além de que é muito mais organizada que o Rio...
Jovem, o Rio tem mais de 6.136.652 habitantes, ou seja, mais de metade da população portuguesa. Lisboa tem 600.000 pessoas e o Porto 400.000. Nem que ocupe toda a área do concelho, nunca chegará a esses números...
Conselho: vê casos de cidades pequenas com maior qualidade de vida. Frankfurt tem um dos maiores aeroportos europeus e tem pouco mais habitantes que Lisboa... além de que é muito mais organizada que o Rio...
-
loirituh
- Experiente

infraestruturas sim... uma cidade não tem floresta pelo meio... concordo e muito com espaços verdes mas tipo jardins, parques, etc... vai ao google earth e observa essa área... a partir do monte formoso dificilmente dizes que e coimbra... para o concelho de coimbra ficar densamente povoado e coimbra tornar-se nu metrópole cospolita precisava de uns 2 milhões de habitantes... a a AMLisboa tem 2.5 e acidade do porto nao tem nada 400 mil tem 200 i tal...
-
Lino
- Mítico

Estou a falar das cidades... Coimbra não tem espaço nem características para ser uma metrópole àquela escala...
Além disso, sobre a floresta no meio... o Rio também a tem, é só olhar... e é muito maior e mais densa que a de cá... As cidades são todas diferentes, não as podes comparar. Algo que gosto em Coimbra é precisamente a mata... se fores ao cemitério da Conchada e olhares para a mata vês cabras a pastar... sim cabras no meio da cidade. Acho isso fantástico.
Sobre o olival junto na zona do Monte Formoso, Planalto do Ingote, S. Miguel... epá não vives cá, porque é uma paisagem lindíssima de se ver todos os dias. Quando vinha da escola secundária passava pelo meio do olival e era excelente.
Além disso, sobre a floresta no meio... o Rio também a tem, é só olhar... e é muito maior e mais densa que a de cá... As cidades são todas diferentes, não as podes comparar. Algo que gosto em Coimbra é precisamente a mata... se fores ao cemitério da Conchada e olhares para a mata vês cabras a pastar... sim cabras no meio da cidade. Acho isso fantástico.
Sobre o olival junto na zona do Monte Formoso, Planalto do Ingote, S. Miguel... epá não vives cá, porque é uma paisagem lindíssima de se ver todos os dias. Quando vinha da escola secundária passava pelo meio do olival e era excelente.
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Oh loirituh, desculpa lá mas... qual é a tua ideia? Estás a querer comparar realidades completamente distintas uma da outra!!! Coimbra, já assim como é, apresenta graves problemas estruturais que são difíceis de resolver, quanto mais aumentando a malha urbana, com todos os problemas que daí advêm e que já foram referidos.
Apesar de não viver em Coimbra, vou lá muitas vezes e, na minha opinião, prefiro ter Coimbra como uma cidade pequena, com menos projecção a nível mundial, mas que ofereça qualidade de vida e condições ambientais decentes a quem lá vive do que, pelo contrário, ter Coimbra como uma grande cidade, mas que apresente uma degradação ambiental e uma qualidade de vida abaixo do exigível.
Seguindo a tua ordem de ideias, até parece que o Rio de Janeiro é um paraíso quando, na verdade, não é! Apresenta muitos problemas que Coimbra não tem.
Apesar de não viver em Coimbra, vou lá muitas vezes e, na minha opinião, prefiro ter Coimbra como uma cidade pequena, com menos projecção a nível mundial, mas que ofereça qualidade de vida e condições ambientais decentes a quem lá vive do que, pelo contrário, ter Coimbra como uma grande cidade, mas que apresente uma degradação ambiental e uma qualidade de vida abaixo do exigível.
Seguindo a tua ordem de ideias, até parece que o Rio de Janeiro é um paraíso quando, na verdade, não é! Apresenta muitos problemas que Coimbra não tem.
-
daniel322
- Lendário

Lisboa tem 519 795 habitantes e a AML tem 2 779 097.loirituh Escreveu:para o concelho de coimbra ficar densamente povoado e coimbra tornar-se nu metrópole cospolita precisava de uns 2 milhões de habitantes... a a AMLisboa tem 2.5 e acidade do porto nao tem nada 400 mil tem 200 i tal...
O Porto tem 233 465 habitantes e a AMP tem 1 276 575
Coimbra tem apenas 140 840 habitantes..
É indiscutível que Coimbra precisa crescer para se afirmar mais no contexto nacional, mas tem de crescer racionavelmente e com bom planeamento
Quanto a ter florestas pelo meio, não vejo mal nenhum, no Rio tens uma parte de Selva no meio da cidade (sim, com animais e tudo). No Central Park de Nova Iorque o parque não é todo arranjadinho, existe uma zona que é semi-selvagem..
E Lisboa tem Monsanto
-
daniel322
- Lendário

O que Coimbra precisava era de um real plano de ordenamento para a zona norte (a zona com maior potencial de expansão, a meu ver) e de um investimento sério no aeródromo de forma a poder receber voos de baixo custo.. 
Mas o que dizer de uma zona da cidade em que algumas povoações ainda não têm serviços municipalizados básicos?..
Mas o que dizer de uma zona da cidade em que algumas povoações ainda não têm serviços municipalizados básicos?..
Última edição por daniel322 em sábado, 07 julho 2007 14:06, editado 1 vez no total.
-
Lino
- Mítico

Sim, há ainda os 15 ou 20% da população que não têm saneamento básico, por exemplo. A zona sul da cidade está quase esgotada e a zona norte precisa de controlo. Depois tens as povoações próximas: Corrente, Dianteiro, Rocha Nova, Rocha Velha, Carvalhosa, etc.
Concordo com as obras no aeródromo... a Ryan Air usa aeroportos bem pequenos...
Concordo com as obras no aeródromo... a Ryan Air usa aeroportos bem pequenos...
-
loirituh
- Experiente

Lino achas fantástico ver cabras na cidade? Isso é típico de cidades provincianas... Uma cidade não deve ter actividades ligadas ao sector primário mas sim a predominância das indústrias e dos serviços. Imagina um turista a ver isso? Levaria levar uma linda imagem da nossa cidade... E o que quero para Coimbra não é isso... queria que se tornasse num grande pólo nacional comparável a Lisboa e Porto e também com uma projecção mundial suficiente para quando irmos a Londres saberem que Coimbra é Portugal. Vê o que se passou com Braga... era metade de Coimbra e com a explosão urbana dos últimos anos já a ultrapassou... e não é uma cidade desorganizada, até acho que tá bem melhor que Coimbra. Sem crescimento não vamos a lado nenhum (claro com planeamentos, tudo isso). Coimbra não tem espaço?! O que não falta nos arredores de Coimbra são espaços vazios e obsoletos... Londres a metrópole do sec.XXI deve o seu sucesso ao crescimento por via da emigração. Se não ouver crescimento tudo fica estagnado, nada evolui. Eu gostava que Coimbra quebrasse este marasmo que se vive!
Daniel 322 sim no Rio tens floresta selvagem pelo meio mas tem a malha urbana consolidada em torno desses locais...
Lisboa tem Monsanto mas acontece exactamente o mesmo. Em redor tens as zonas do Restelo, Algés, Carnaxide, Campolide, Campo de Ourique... a malha urbana está consolidada e Monsanto apesar de floresta torna-se num imenso parque...
A AMCoimbra tem quase meio milhão de hab...
Banjix o Rio tem vários problemas como 60% da população viver em favelas, a criminalidade... etc, etc mas não te esqueças que a cidade está inserida num país terceiro mundista, em que uma parte significativa da sua população tem menos de um dólar por dia (atenção não estou a criticar estou a dizer a verdade e eu até gosto bastante do Brasil). Eu quero que Coimbra mas de forma planeada e Coimbra e neste momento em Coimbra não se vê nada... quanto À qualidade de vida Coimbra é das cidades portuguesas com mais...
Daniel 322 sim no Rio tens floresta selvagem pelo meio mas tem a malha urbana consolidada em torno desses locais...
Lisboa tem Monsanto mas acontece exactamente o mesmo. Em redor tens as zonas do Restelo, Algés, Carnaxide, Campolide, Campo de Ourique... a malha urbana está consolidada e Monsanto apesar de floresta torna-se num imenso parque...
A AMCoimbra tem quase meio milhão de hab...
Banjix o Rio tem vários problemas como 60% da população viver em favelas, a criminalidade... etc, etc mas não te esqueças que a cidade está inserida num país terceiro mundista, em que uma parte significativa da sua população tem menos de um dólar por dia (atenção não estou a criticar estou a dizer a verdade e eu até gosto bastante do Brasil). Eu quero que Coimbra mas de forma planeada e Coimbra e neste momento em Coimbra não se vê nada... quanto À qualidade de vida Coimbra é das cidades portuguesas com mais...