Ota

O geral das generalidades... para discutir tudo!
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

daniel322 Escreveu:eu não tou a falar de cor.. sei os valores e mais logo coloco-os que agora não os tenho.
já agora, só para fundamentar a minha opinião e não dizerem que mando bitaites sem saber.. não estou a defender a necessidade imperiosa de um aeroporto na zona centro mas simplesmente a justificar que seria rentável/lógico.
quanto à Ota, nos moldes apresentados (principalmente problemas técnicos) espero que o projecto não vá avante..

Imagem
mapa portugal - densidade

Distâncias:

Porto – Pedras Rubras: 15 km
Coimbra – Porto: 120 km
Coimbra – Pedras Rubras: 135 km,
Leiria – Pedras Rubras: 200 km

Coimbra – Ota: 155km
Leiria – Ota: 90km

Coimbra – Rio Frio: 245km
Leiria – Rio Frio: 175 km


O concelho de Pombal (58.000 habitantes) faz fronteira com os seguintes concelhos:
Figueira da Foz – 63.000
Soure – 20.000
Leiria – 125.000
Ourem – 50.000
Ansiao – 14.000
Alvaiazere – 8.000


a que juntando os 160.000 habitantes de Coimbra, que fica a cerca de 30 minutos, dá 500.000 habitantes, so' nos concelhos imediatamente vizinhos de Pombal. Isto e' mais populacao do que Madeira e Acores juntos so nos concelhos vizinhos...

Tendo em conta outros concelhos na mesma zona: Cantanhede (40.000), Marinha Grande (40.000), Montemor (25.000), Lousa (25.000), norte dos concelhos de Alcobaca (55.000), Tomar (43.000), Torres Novas (37.000) e toda a zona do Centro interior, facilmente chegaria a uma area de influencia de cerca 1 milhao de habitantes.

Esta zona do pais teve um enorme fluxo de emigracao para a Europa, sendo os emigrantes uma parte muito significativa do trafego aereo em Portugal, e rotas da emigracao poderiam ser rentaveis - Paris, Suica, Londres - assim como voos internos para a Madeira e Acores, e voos charters para turismo.


mudando de assunto e apenas por curiosidade, uma comparação de tamanho:


Imagem
Última edição por daniel322 em terça-feira, 20 março 2007 19:32, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Só o Estado é que se pode dar ao luxo de investir persistentemente mal.
O Estado é composto por pessoas, muitas das quais vindas dos privados, sendo que desses uma parte de privados que existem e são considerados referências e são eles que criam os maus investimentos estatais. (ou então os que criam as "oportunidades" para o investimento privado, veja-se a área da Saúde... Zé e que se lixa como sempre para uns ganharem mais uns milhares, senão milhões)

O Estado não é nenhuma privado, não aspira a ser privado nem é algo que queira lucrar com todas as actividades sob a sua alçada, entra dinheiro através dumas, gasta-se dinheiro através doutras... também sou contra o despesismo e mau investimento, agora o Estado não é para ser gerido como se uma empresa privada se tratasse nem deve aspirar funcionar como se uma fosse, exige uma seriedade ainda maior e responsabilidade directamente proporcional, afinal trata-se das pessoas que gerem o nosso país.

Pena é que no nosso país quem está à frente do Estado não é chamado à responsabilidade nos maus investimentos, vivendo-se numa patetice alegre onde as obras custam sempre bem mais do que se previu e em muitos casos são destruidas ao fim de alguns anos (falo de instituições e afins) e ninguém com poder age para se evitar que isso se repita, ou quando age é destituido/afastado.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

Daniel, lamento muito mas isso não é nenhuma justificação de viabilidade.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

é a minha opinião.. cada um tem a sua e a minha vale pelo menos tanto quanto a tua...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Aeroporto de Lisboa vai crescer 55% em Julho

Mensagem por daniel322 »

kinas Escreveu:Pressionada pelo aumento de passageiros, a Portela recebe um balão de oxigénio durante a época de maior movimento.

O novo terminal do aeroporto de Lisboa estará construído e pronto a operar no final de Julho deste ano. Conhecido como ‘terminal 2’, a infra-estrutura criada pela ANA – Aeroportos de Portugal permitirá à Portela receber mais cinco a seis milhões de passageiros por ano. O aeroporto tem hoje capacidade para 11 milhões de passageiros por ano.

A plataforma irá acomodar sobretudo voos de transferência da TAP vindos do Brasil, mas também o crescente fluxo de companhias ‘low cost’ a operar na Portela.

“O terminal 2 vai operar sobretudo voos de transferência, mas também outros voos que sejam necessários”, disse ao Diário Económico fonte oficial da ANA, que explicou que a nova plataforma ficará localizada junto da 2ª Circular, entre os dois radares. Ao que o Diário Económico apurou também serão abrangidas rotas provenientes da América Latina.

Uma vez que o novo terminal não servirá para acomodar apenas um tipo de voo, não está colocada de parte a hipótese de receber também as companhias ‘low cost’ que chegam e partem de Lisboa. “Tudo dependerá das necessidades do aeroporto e das operações”, explicou fonte oficial da empresa que gere a infra-estrutura.

Contactado, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações remeteu todos os esclarecimentos para a ANA.

O objectivo da ANA é escoar algum do tráfego que se acumula no aeroporto da Portela – em 2006 passaram pela Portela 132.458 aviões –, sobretudo para aviões que acabam por não ficar muito tempo em terra, como é o caso das rotas para o Brasil.

O terminal 2, com um custo orçamentado de 18 milhões de euros, terá sala de embarque, sala de bagagens e até mesmo um ‘free shop’. Para além da nova plataforma de passageiros, o plano de expansão vai aumentar a capacidade da pista de 36 para 40 movimentos por hora. Está planeado um novo terminal para mercadorias, orçado em 27 milhões de euros, passando a capacidade de carga de 80 mil para 100 a 150 mil toneladas por ano. As mangas para o acesso aos aviões, vão passar de sete para vinte e as portas de embarque de 26 para 47. Paralelamente, vai ser criado mais estacionamento para os aviões, aumentando a capacidade de 51 para 64 posições. O investimento total na expansão da Portela é de 380 milhões de euros, até 2010.

Ferreira do Amaral considera limitados os estudos da Ota

No dia em que Marques Mendes voltou a acusar o ministro das Obras Públicas de “faltar à verdade” ao dizer que todos os estudos sobre o futuro aeroporto da Ota são públicos, Ferreira do Amaral, antigo ministro da tutela veio a público considerar que foram limitados os estudos realizados para determinar a localização do futuro aeroporto. “Talvez se tenham limitado desnecessariamente as hipóteses de localização”, referiu o ex-ministro em declarações à Lusa. “O aeroporto da Ota levanta muitas dúvidas a muita gente”, acrescentou. Ainda ontem foi conhecida a posição do presidente do Tribunal de Contas, Guilherme Oliveira Martins, que garantiu que irá estar especialmente atento a projectos como o novo aeroporto da Ota.
Para esta tarefa, o Tribunal de Contas vai ter a colaboração do Procurador-geral da República.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 51568.html
Última edição por daniel322 em terça-feira, 20 março 2007 23:13, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Vou ver o debate sobre a Ota, deve ser interessantíssimo!
Sobre o que foi dito acima, um aeroporto em Coimbra seria importante para a região.
Vão ao site da TAP e vejam o número de aeroportos reduzido... e são todos no litoral, depois há vôos para Vila Real e Bragança. Penso que seria importante haver mais vôos regionais para baixar o custo destes e aumentar a mobilidade na região. E não teríamos que andar mais de 130km para apanhar um avião (por experiência, é horrível sair de cá para tal: mais uns 20€ no mínimo para transporte e mais umas horas extra)... cerca de 4h ou 5 para ir de cá para a Madeira não é bom!!

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

Lino Escreveu:Vou ver o debate sobre a Ota, deve ser interessantíssimo!
Que debate fraquinho. Os três Ota-rios presentes no debate não apresentaram um único argumento de jeito.

Por conseguinte, continuo com a mesma opinião. E quando o gajo do Técnico diz que não podem existir aeroportos exclusivamente dedicados a low-cost, ele não sabe do que está a falar...

http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodr ... oporto.pdf

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

quem foram os Ota-rios presentes??

eu nao vi :!: :!: :oops: :oops:

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

miguel69silva Escreveu:quem foram os Ota-rios presentes??
Não me lembro dos nomes mas era malta ligada directa ou indirectamente à NAER.

Também esteve lá um gajo do IST que defendeu uma localização na margem sul.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ouviram o nome do sítio perto de Lisboa que é um local de grande desenvolvimento? Coina. :lol:
Ele defendia um aeroporto no Poceirão, devido aos argumentos contra a Ota que ali estariam a favor...
De resto, os outros defendiam a Ota com unhas e dentes, mesmo com os defeitos todos apresentados. Como querem construir um aeroporto internacional num leito de aluvião e cheia, com um lençol friático por baixo e onde passam 3 ribeiras que inundam no inverno, além de ser uma zona de nevoeiro (é verdade, basta passar na A1 na zona da Serra dos Candeeiros, perto do Bombarral - concelho onde fica a Ota) e é sempre nevoeiro, má visibilidade e vento). Ali os carros têm que andar mais devagar e sempre de médios ligados... e querem meter ali um aeroporto... além de terem que movimentar aquela terra toda e destruir montanhas para poderem ali meter o dito cujo...

A Ota:
Imagem
Imagem

Mais uma pista só se for uma transversal àquelas como na Portela... de facto não há muita hipótese de expansão...
Além dissocritic-se a proximidade a Lisboa, mas este fica a apenas 6km de Alenquer, o que seria muito próximo com centenas de vôos diários a serem operados...

http://www.pelicano.com.pt/zp_ota.html

Mais uns argumentos:
Imagem

Realmente, porque é que Lisboa tem uma base militar, que já serviu como civil no Euro, quando há mais bases militares lá perto? Pensínsula de Setúbal, Santa Margarida, Alcochete...

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

O problema do Aeroporto da Portela não se centra no facto de ter apenas 2 pistas em funcionamento, ou na inexistência de fast-exit taxiways (como já vi em algumas propostas). O busílis da questão é não ter estrutura física para receber passageiros, ou seja, infraestruturas que suportem a enorme quantidade de passageiros que partem e que chegam. O caos instala-se todos os dias sem excepção, tanto na área de check-in, como nas zonas comerciais, casas-de-banho, corredores de segurança, portas de embarque, etc. Nas zonas de recolha de bagagem, então, é melhor nem falar. E é claro que é bastante incómodo quando, muitas vezes debaixo de chuva, temos que percorrer largos metros para entrar a bordo de um avião, pelo simples facto de não haver porta de embarque disponível.
Quanto ao tráfego aéreo em Lisboa ser grande... Discordo completamente. É raro ver um taxiway com mais de 4 aviões em espera para descolar. É raro haver um avião que tenha que fazer um go-around por pista impedida.
Venha é um aeroporto que escoe passageiros para fora da Portela, seja na Ota ou em outro lado qualquer...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Realmente, porque é que Lisboa tem uma base militar, que já serviu como civil no Euro, quando há mais bases militares lá perto? Pensínsula de Setúbal, Santa Margarida, Alcochete...
Por isso mesmo, ajuda em alturas especiais, de resto deve permanecer, ou corres o risco de não teres um local militarmente seguro na capital para transportes militares.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

A capital não precisa de ter uma base militar dentro dos seus limites... sobretudo quando as tem nas redondezas.
Que eu saiba, há capitais europeias sem bases militares nos seus limites...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Lino Escreveu:A capital não precisa de ter uma base militar dentro dos seus limites... sobretudo quando as tem nas redondezas.
Que eu saiba, há capitais europeias sem bases militares nos seus limites...
Repara que a tendência é para afastar os aeroportos do centro das cidades, não criar novos (porque era isso que acontecia com Figo Maduro, ia aumentar e bem o tráfego aéreo na zona) porque aliás em período nocturno há limitações :P

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

À noite não há tráfego aéreo ali na cidade por causa do ruído e visibilidade...