Mealhada... porquê distrito de Aveiro?
-
loirituh
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03
Mealhada... porquê distrito de Aveiro?
A Mealhada fica a apenas 20 km de Coimbra enquanto de Aveiro fica a 50 km... Grande parte do seu concelho trabalha em Coimbra ou estuda em Coimbra. Cantanhede que pertence a Coimbra fica a 30 km da sede de distrito. Alguém sabe porque a Mealhada pertence a Aveiro?!
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
banjix
- Lendário

- Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
-
Lino
- Mítico

-
JulesS
- Lendário

- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
-
Viva_a_Historia
- Regular

- Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04
A actual divisão em distritos administrativos civis remonta à vitória liberal aquando da Convenção de Évoramonte em 1834 que fez terminar a guerra civil entre absolutistas e liberais. Em meados do século XIX foi proposta a troca de Mira pela Mealhada entre os distritos de Coimbra e Aveiro, mas isso nunca foi em frente.
-
Chetas
- Regular

- Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38
-
loirituh
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03
Quando dizem que a Mealhada tem mais a ver com a Aveiro do que com Coimbra é completamente mentira... eu vivo numa localidade da freguesia de Botão, concelho de Coimbra mas na zona da minha casa existe um pequeno rio que divide o meu terreno em dois ou seja: na parte da casa pertenço à freguesia de Botão, concelho de Coimbra e distrito de Coimbra. Na zona zona do jardim (e da futra piscina
) pertence à freguesia da Pampilhosa, concelho da Mealhada e distrito de Aveiro. Quando disse que a Mealhada devia pertencer a Coimbra também foi por uma questão de distância, mas não só. Milhares de pessoas vão trabalhar para Coimbra, estudar, às compras... TUDO. Nem houve comemorações no feriado municipal porque não se justificava porque mais de metade do concelho trabalhava em Coimbra e não tinham feriado. Nos exemplos que deram não tem nada a ver porque Beja não exerce muita atracção enquanto que Setúbal...
-
Lino
- Mítico

Nos EUA, se forem a ver, algumas cidades maiores não são capitais de Estado. Por exemplo, NYC não é capital do estado de Nova Iorque, mas sim Albany. A capital da Califórnia não é LA nem San Francisco, mas sim Sacramento...
Sobre esta divisão actual, não tem tanta lógica agora... os governos civis deveriam ter mais alguns poderes e os os governadores deveriam ser eleitos pelo povo como acontece na Madeira e Açores. Por isso a Regionalização, agora, tem mais lógica...
Sobre esta divisão actual, não tem tanta lógica agora... os governos civis deveriam ter mais alguns poderes e os os governadores deveriam ser eleitos pelo povo como acontece na Madeira e Açores. Por isso a Regionalização, agora, tem mais lógica...
-
Spiderman
- Banido
- Registado: terça-feira, 29 novembro 2005 1:09
Re: Mealhada... porquê distrito de Aveiro?
Esta cena fez-me lembrar a distribuição por zonas da Cidade, na Telepizza....loirituh Escreveu:A Mealhada fica a apenas 20 km de Coimbra enquanto de Aveiro fica a 50 km... Grande parte do seu concelho trabalha em Coimbra ou estuda em Coimbra. Cantanhede que pertence a Coimbra fica a 30 km da sede de distrito. Alguém sabe porque a Mealhada pertence a Aveiro?!
Estava eu uma bela noite a trabalhar na minha loja (Centro de Cópias Arcos, junto à Rotunda do Papa - n tou a fazer publicidade...já vão perceber porquê) e deu-me a fome. Liguei para a Telepizza (a dos Combatentes - a mais perto) e eles disseram-me que tinha de ligar para a loja da Fernão de Magalhães, pois era essa loja que fazia a distribuição na zona de onde eu estava.....
Eu perguntei porque razão uma loja a cerca de 1km de onde eu estava não fazia entrega de pizzas e uma loja que estava "quase" na outra ponta da cidade é que a fazia... "Foi assim distribuído"
Conclusão....estive quase um hora à espera da pizza.....o gajo das entregas não conhecia aquela zona....
-
Lino
- Mítico

-
pedrotuga
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Ai Lino... achoque já mandaste aqui duas bordoadas, não me leves a mal.
Quanto à gandara e à bairrada... isso é falso. A bairrada não está toda no distrito de aveiro. eu sei iso porque vivo no distrito de coimbra dentro da regiao da bairrada.
Qual é a confusão aqui... simples... a bairrada é uma região demarcada. Pode sobrepor-se perfeitamente com outras regiões de outra natureza. Por exemplo, a gândara. De que eu tenha conhecimento nao há nenhuma definição para um tipo de região como a gândara. É uma zona marcada pelas suas características geológicas, geográficas, rurais, agíriculas, culturais etc etc
Moral da história. Eu cresci na gândara e em plena bairrada.
Já a questão das distritais dá mais que falar. Se bem que hoje em dia o distrito para pouco serve. Na minha opinião é um erro manter este estiga de associar divisões administrativas a identidades culturais.
Por exmeplo, mesmo que as províncias não sirvam para nada em termos técnicos serão sempre regiões com características próprias. Mudem o que mudarem o algarve será sempre o algarve, e o mesmo com tras-os-montes ou a beira.
Mealhada pertencer a aveiro... se for só por birra ou por "sempre ter pertencido" tenho que adminitir que isso é uma aberração.
Lino, a outra bordoada... esta tavez não o seja. Epa.... eu não posso dizer que corto um colhão se estiver errado pois não tenhoa certeza absoluta. Mas, ou muito me engano ou a capital da california é Adelaide.
Quanto à gandara e à bairrada... isso é falso. A bairrada não está toda no distrito de aveiro. eu sei iso porque vivo no distrito de coimbra dentro da regiao da bairrada.
Qual é a confusão aqui... simples... a bairrada é uma região demarcada. Pode sobrepor-se perfeitamente com outras regiões de outra natureza. Por exemplo, a gândara. De que eu tenha conhecimento nao há nenhuma definição para um tipo de região como a gândara. É uma zona marcada pelas suas características geológicas, geográficas, rurais, agíriculas, culturais etc etc
Moral da história. Eu cresci na gândara e em plena bairrada.
Já a questão das distritais dá mais que falar. Se bem que hoje em dia o distrito para pouco serve. Na minha opinião é um erro manter este estiga de associar divisões administrativas a identidades culturais.
Por exmeplo, mesmo que as províncias não sirvam para nada em termos técnicos serão sempre regiões com características próprias. Mudem o que mudarem o algarve será sempre o algarve, e o mesmo com tras-os-montes ou a beira.
Mealhada pertencer a aveiro... se for só por birra ou por "sempre ter pertencido" tenho que adminitir que isso é uma aberração.
Lino, a outra bordoada... esta tavez não o seja. Epa.... eu não posso dizer que corto um colhão se estiver errado pois não tenhoa certeza absoluta. Mas, ou muito me engano ou a capital da california é Adelaide.
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
Lino
- Mítico

-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Essa é das tais coisas inevitáveis de acontecer... a não ser que a delimitação de cada distrito seja um círculo perfeito (coisa que nunca poderia acontecer), é normal que certos concelhos ou localidades pertençam a distritos mais distantes do que outros que estejam mais perto.
Para todos os efeitos têm que existir localidades limítrofes, e a Mealhada é um exemplo disso.
Já agora, só um correcção: da Mealhada até Aveiro são cerca de 40Km, e não 50Km. E quando digo Aveiro, estou mesmo a falar do centro da cidade.
Para todos os efeitos têm que existir localidades limítrofes, e a Mealhada é um exemplo disso.
Já agora, só um correcção: da Mealhada até Aveiro são cerca de 40Km, e não 50Km. E quando digo Aveiro, estou mesmo a falar do centro da cidade.