Coimbra (Alta) a Património Mundial!!!

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lourenco
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 18 setembro 2006 20:40

Mensagem por Lourenco »

Fui ver esta exposição a semana passada. Estava à espera de algo mais elaborado, dado o destaque que tem sido dado a esta exposição. Afinal são apenas algumas dezenas de cartazes e algumas maquetes... Enquanto visitava a exposição pareceu-me que estavam a preparar a exibição de um filme/apresentação, mas acabei por não ficar para ver.

Relativamente aos projectos apresentados, gostei de alguns dos que vi. As "enzimas" que estão projectadas para o pátio dos Departamentos de Física e Química e que terão várias funções, nomeadamente bar e cyber-café, poderão trazer uma nova vida aquele espaço, actualmente sub-aproveitado.

Imagem

Outro ponto que me pareceu positivo foi a intenção de colocar relva no Paço das Escolas. Não será a mesma coisa que o frondoso jardim que existia antes das demolições dos anos 40, mas ficará bem melhor do que está agora.

Imagem

Por fim, deixo uma imagem do projecto da futura Praça D. Dinis, já com o parque subterrâneo. Não coloco mais imagens para não estragar a surpresa a todos os que estejam a planear visitar a exposição. :D

Imagem

Cumps a todos os membros deste excelente forum! :wink:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

vai ficar mt bom!
estive ontem a espreitar para as obras do laboratorio chimico e falei com um dos responsáveis q me disse que andaram a deitar abaixo as casitas velhas em redor do futuro museu da ciencia para criarem um esapço verde naquele local. vai ficar ali mt bem, com vista para a aavenida sá da bandeira!

Lourenco
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Lourenco »

Por acaso aproveitei a visita à exposição para dar uma volta por toda aquela zona e tirar algumas fotos. Um dos locais que fui espreitar foi precisamente o Laboratório Chimico. Está a ficar com muito bom aspecto! B)

Já agora, fica aqui uma das fotos que tirei, para terem uma noção de como está a ficar. Peço desculpa pela pouca qualidade da foto, mas com o tapume que envolve a obra é difícil fazer melhor.

Imagem

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

tá mt boa!

eu tenho uma mas já é do verão... agora estou à espera q as obras acabem para lá voltar com a makina :P

Imagem

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Curto isso, excepto o Largo D. Dinis! Espero sinceramente que não construam esse parque subterrâneo!! E os cidadãos de Coimbra devem opor-se!!

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

a maquete do largo d.dinis dá a entender q o tgrafego apenas será permitido para o parque de estacionamento "do DD".. o resto parece-me pedonal

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O "laboratorio chimico" está muito bonito de fora... espero que por dentro seja igual.

EU continuo a achar que era disto que a faculdade de medicina precisava. E nao de uma nova faculdade.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

dizes isso pq nunca entraste na faculdade de medicina, provavelmente. aquilo tem pessimas condições e já está sobrelotada

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

LOL.. eu nem estou a estudar na FMUC nem nada...
Aquela faculdade tem imenso espaço! Algum bastante desperdiçado. Se fosse bem pensada e renovada(por dentro) mantendo o aspecto exterior teria sido excelente.

Que está superlotado eu sei-o bem.. todos os dias vejo isso! Mas uma reestruturação dos anfiteatros teria sido muito melhor que a criação de uma nova faculdade. SObretudo quando os profs nos dizem que os anfi do polo 3 vao ter 100 lugares mais ou menos....

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ah, :D então desculpa..

eu tb tenho esta opinião pois nunca gostei de ver o polo I onde está actualmente.. (prefiria a alta como era antes) e já tenho ido diversas vezes à FMUC e acho aquilo tudo mt velho e sobrelotado (os elevadores então metem medo).
acho q o Polo III vai beneficiar bastante os alunos mas n sei qual a capacidade dos novos anfiteatros.. acho 100 lugares mt pouco, realmente

Lourenco
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Lourenco »

Por falar na Faculdade de Medicina, lembrei-me de algo que vi na exposição e que na altura me deixou bastante curioso...

Numa das maquetes expostas havia uma "passagem aérea" que unia os últimos pisos da Faculdade de Medicina e do Departamento de Química. Não sei se terá sido um erro de quem fez a maquete, se terá sido um projecto entretanto abandonado ou ainda em fase de apreciação... A verdade é que não encontrei em lado nenhum referência a esse projecto, que na altura até me pareceu bastante interessante. Não sei até que ponto seria útil, mas pelo menos devia ter umas belas vistas sobre esse lado da cidade. :)

Se alguém obtiver infomações sobre isso, agradecia que as partilhasse, porque fiquei com alguma curiosidade. Mas o mais provável é que não seja nada...

Ah, eu sei que disse que não colocava mais fotos da exposição, para não estragar a surpresa de quem estiver a planear visitá-la, mas achei que seria interessante deixar esta última foto para que possam ver o traçado assimétrico do futuro relvado do Paço das Escolas. B)

Imagem

Pelo render não consigo perceber é se a estátua de D. João III irá permanecer no mesmo local, ou se a irão deslocar para outro sítio...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

eu tb ja vi essa maquete. e tinha ainda uma outra "ponte" entre as quimicas e as matematicas

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

não concordo é com essas arvores no pateo das escolas.. acho q vão tapar mt a fachada do edificio

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

As árvores deveriam ser melhor distribuídas pelos canteiros... mas se há ruínas lá por baixo, aquilo não vai danificar as ditas cujas?
Passagem aérea na Rua Larga? Para quê? Ainda se fosse entre dois blocos da mesma faculdade, como na Economia, aceito, agora entre duas diferentes não... deixem ver o céu que é bem melhor...

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Imagem

vao altear o largo do D.D. nao é?

estou estupido a ver isto...