CMC procura acabar com o estacionamento incorrecto

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Campanha preventiva alerta os automobilistas para os perigos e as consequências prejudiciais do estacionamento indevido

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Encarnação, colocou em marcha o projecto “Tolerância Zero: Estacionar sem incomodar”.

O objectivo da campanha é sensibilizar os condutores para as dificuldades que um mau estacionamento pode criar, nomeadamente a transeuntes de mobilidade reduzida.

Para além de combater a anarquia no estacionamento, Carlos Encarnação sustentou que a iniciativa “é também uma forma de promover o transporte público”.

De hoje, e até dia 20 de Outubro, tem lugar uma campanha informativa, que inclui a distribuição de panfletos, nomeadamente em zonas problemáticas a nível de estacionamento, como a área da Portagem e da Casa do Sal.

Depois de 20 de Outubro, a Polícia Municipal e a Polícia de Segurança Pública (PSP) redobram o rigor no que diz respeito a autuar os automobilistas que cometerem infracções.

Fonte: acabra.net
Vamos lá ver se conseguem alguns resultados, mas duvido seriamente. A mania de estacionar em frente ao sítio onde vamos ainda domina. O exemplo em que tenho reparado mais recentemente surge na via da esquerda da estrada que liga a rotunda do Portugal dos Pequenitos à Portagem. Apesar de haver bastante estacionamento nas redondezas (na avenida anterior uma das vias foi transformada em estacionamento e existe ainda o parque em frente ao universitário), há sempre dois ou três carros mal estacionados a ocupar parte ou a totalidade da via... obrigando quem vai a circular a um desvio para a direita.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Comecei a ver essas medidas na alta. Estava a ir de carro para a faculdade de letras e passei pelo museu Machado de Castro; Mas que grande abuso...
Estava tudo a ser multado, uns quantos já bloqueados.
Chego perto da faculdade de letras, andava la a PM a fazer das suas.
Tenho pena que exista falta de estacionamento que obrigue ás pessoas colocar os carros em cima dos passeios,mas também não sou a favor que o façam. O passeio é para as pessoas. Parar as vezes ainda vá que não vá.. há situações pontuais, mas abusar como os condutores faziam não.
Concordo que multem e reboquem.
Aproveitar os sitios que existem para estacionar. E para não me cairem em cima, sim acho q existe muita falta de lugar e que há lugares q poderiam ser livres de pagamento.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

O estacionamento é uma vergonha, depois há pessoal que ocupa dois lugares de estacionamente por entrar ao calhas, como vejo aí na cidade. Estacionar em cima de passadeiras, triângulos (como em S. Martinho à frente da igreja), passeios, garagens e etc. Para quando melhores transportes públicos? Para quê ir de carro para algumas zonas com tantos autocarros?

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

pk demoras uma eternidade a chegar lá.
1.5€ a viagem é caro como caralho.
tens de aturar outro pessoal ao teu lado.
nao ouves a musica da floribela enquanto te deslocas.
...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Coimbra não tem trânsito nem problemas de estacionamento suficientes para justificar o tempo e dinheiro que as pessoas perderiam a recorrer ao actual sistema de transportes públicos. Na maioria das vezes, é possível ir de carro para qualquer ponto da cidade em 10/15 minutos, que também é o tempo que muitas vezes temos de esperar por um autocarro. O problema principal é mesmo a falta de civismo de alguns condutores, como no caso em que referi... há estacionamento grátis e sempre com lugares a 50 metros, mas recusam-se a andar essa distância, preferindo deixar o carro mal estacionado e a prejudicar o trânsito.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

10/15 minutos?? Já nem conto as vezes que fiquei meia hora ou mais à espera de um para atravessar a cidade, além de meia hora ou mais no percurso...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Eu estava a ser optimista. :p E depois perguntam-se porque é que as pessoas preferem os carros.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Isso porque os comodistas enchem as ruas de trânsito fazendo os autocarros atrasar, e por causa disso as pessoas andam mais de carro... é um círculo vicioso...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Se houvesse autocarros a horas decentes, as pessoas não usariam tanto o carro. Eu sou um desses comodistas e tenho bons motivos para isso. De carro, estou em 10 minutos em Coimbra. Sem carro, demoro 30... e isso já não contando com o tempo que se demora a ir até à paragem (a mais próxima só tem uns 8 autocarros por dia e a única que tem autocarros de 30 em 30 minutos fica a 15 minutos a pé). Entre demorar 10 minutos e demorar 45, na melhor das hipóteses... a escolha é óbvia.

Além disso, os carros apanham o mesmo (ou mais, que não têm aquelas vias exclusivas) trânsito que os autocarros. E demoram menos tempo. O problema é que muitos autocarros dão voltas enormes e têm imensas paragens... é óbvio que acaba por não compensar usá-los. Eu não diria que é um ciclo vicioso, diria que o problema óbvio está no sistema de transportes públicos mal planeados.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

O 27 e 28, desde que vão a Celas, por exemplo, que passaram a atrasar-se cada vez mais...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:Isso porque os comodistas enchem as ruas de trânsito fazendo os autocarros atrasar, e por causa disso as pessoas andam mais de carro... é um círculo vicioso...
Os autocarros têm sempre prioridade sobre os carros a sair das paragens, é verdade que algumas pessoas não respeitam, mas a maioria respeita isso, e depois os autocarros têm vias próprias que os carros não têm, ora nós de carro sem essas vantagens todas chegamos mais facilmente aos sitios que queremos, porque é que havemos de estar sujeitos a demoras e a secas à espera dos autocarro!?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

1.5€ a viagem é caro como caralho
Só se compras senhas ao motorista. :P A senha de 11 viagens é 5 euros e 70 cêntimos se não me engano. E para quem faz mais de 2 viagens por dia útil, compensa tirar o passe. Familias com mais de 2 ou mais filhos de menos de 25 anos (acho que é esta a idade) têm direito a senhas a 50 cêntimos de 1 dia (senhas para familias numerosas), que uma pessoa pode usar as vezes que quiseres durante 1 dia, ficando portanto a 50 cêntimos por pessoa para um dia.
De carro, estou em 10 minutos em Coimbra.
Se de autocarro estás em 45 minutos, são 2x45 minutos da tua vida que podes aproveitar para ler, reflectir, etc... ;)
Talvez haja poucos autocarros na tua zona porque as pessoas os usam pouco, pois tenho um exemplo do 33 e 34 (que uso mais). O 33 'apareceu' por causa de um abaixo assinado de pessoas da Quinta da Maia, inicialmente só alguns iam à Quinta da Maia (tipo 2 por hora, só 1 ia)... passado alguns anos começaram a ir todos e desde há 6 anos até já aumentaram a sua frequência pois têm sempre pessoas nos caminhos que ele faz. O 34 a mesma coisa, hoje há 34 de 20 em 20 minutos sensivelmente (por vezes 15), quando ainda nem há dois anos eram 2 por hora, isto tirando nas horas de ponta (8-9h e 18h) que é quando ainda há mais.

Os autocarros têm sempre prioridade sobre os carros a sair das paragens, é verdade que algumas pessoas não respeitam, mas a maioria respeita isso, e depois os autocarros têm vias próprias que os carros não têm, ora nós de carro sem essas vantagens todas chegamos mais facilmente aos sitios que queremos, porque é que havemos de estar sujeitos a demoras e a secas à espera dos autocarro!?
Têm vias próprias? Nem em 25% das estradas percorridas por autocarros isso acontece. Agora o problema é que também são vias curtas que acabam sempre em nalgum afunilamento onde nem sempre dão prioridade aos autocarros. Se o autocarro demora mais tempo (agora neste cenário de tráfego) é porque se calhar tem que parar em maior parte das paragens e são bem menos versáteis no meio do trânsito, para além de terem percursos definidos (não vão pelo mais curto, menos demorado)

Se mais pessoas usassem os transportes públicos, maior a frequência destes, menor a poluição e mais rápidos seriam (menos trânsito). O problema é que os autocarros não vão pelo caminho mais perto, não são taxis, têm o seu percurso, logo é perfeitamente natural que demorem mais pois levam com vários fluxos de trânsito automóvel das vias principais, algo que não acontece se formos de automóvel onde podemos escolher o caminho mais curto ou menos congestionado.

Só para dar um exemplo, na Suécia o aluguer de automóveis é um negócio bem mais rentável e frequente para quando se viaja para fora da nossa cidade, pois as pessoas para se deslocar nas cidades usam mais os transportes públicos ou bicicletas (aliás... têm aqui fotos de parques de bicicletas em estações de comboio tiradas por um amigo meu que está a fazer Erasmus em Lund Foto 1 Foto 2 Foto 3). Tudo bem que aquilo é mais plano que Coimbra, mas também nada impede de se ir devagar e nas subidas mais puxadas desmontar e ir a pé... aliás via-se logo os beneficios fisicos e sem transpirar!

Quanto às secas à espera do autocarro, com menos trânsito, menos secas. Aliás pessoalmente não me posso queixar muito dos horários dos autocarros que uso, passam sempre +- dentro da hora.

Resumindo: passa por uma mudança de mentalidades e andar-se 1 mesito ou 2 a sacrificar duas horas por dia em viagens de autocarro mais cheio, até os SMTUC perceberem que as pessoas usam mais os autocarros e comprarem mais alguns. Com menos trânsito e mais autocarros, mais rápidas serão as viagens. Não esperem é que os SMTUC comprem agora mais umas dezenas de autocarros sem saber se as pessoas os vão usar... e não esperem que as viagens demorem menos tempo com o trânsito que costuma haver em pontos chave da cidade à hora de ponta.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

por vezes prefiro deixar o carro à entrada da cidade e ir de autocarro para o meu destino mas é chato pq se perde mt tempo à espera em certas linhas. penso q a ecovia deveria ser repensada de modo a tirar mais veiculos do centro da cidade. e o tal parque subterraneo na praça da republica ate q nem tava mal pensado..

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

daniel322 Escreveu:por vezes prefiro deixar o carro à entrada da cidade e ir de autocarro para o meu destino mas é chato pq se perde mt tempo à espera em certas linhas. penso q a ecovia deveria ser repensada de modo a tirar mais veiculos do centro da cidade. e o tal parque subterraneo na praça da republica ate q nem tava mal pensado..
Discordo com o parque subterraneo, pois só levaria a que mais pessoas fossem de automóvel para aquela zona (com a certeza de haver lugar).

Na Europa a tendência é para se fazer parques na periferia e reforçar os transportes, fechando o centro da cidade para moradores e mesmo esses...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Vocês falam de Coimbra como se tivesse uns 2 milhões de habitantes e trânsito caótico. Eu ainda consigo ir a todo o lado em 10 ou 15 minutos de carro... posso demorar 5 minutos a mais ou a menos de vez em quando porque apanho filas aqui ou ali em hora de ponta, mas é só isso. Mais só quando há acidentes. O principal problema é mesmo o estacionamento, que em alguns locais é limitado (e a praça é um desses), daí também achar que o tal estacionamento subterrâneo fizesse sentido (embora relativamente perto também haja o do Avenida e do Mercado, pelo que não é uma necessidade urgente). O que é crítico na cidade (pelo menos na minha opinião) é a falta de respeito de alguns automobilistas, que deixam o carro em qualquer lado, e o fraco planeamento dos transportes públicos, que não fornecem uma alternativa viável em muitos casos.