(mau) Atendimento nos centros de saúde

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Re: E nas urgências?Fujam!

Mensagem por carlacs »

solum_blonde Escreveu: Estou farta de médicos. São , na sua maioria, uma cambada de mercenários arrogantes, que pensam que todos lhe devem vénias para que se dignem a fazer o seu trabalho.
Não estou para lamber as botas a ninguém. Recuso-me.
O mal disto tudo é que para entrar em medicina não é necessário um teste vocacional, e sim as notas mais altas do liceu!
Porque uma pessoa é marrona, isso significa que vai ter a sensibilidade necessária para tratar quem sofre?? NÃO!
Em espanha os médicos são iguais a qualquer profissional, aqui são semi deuses.
Concordo a 100%!

Eu por exemplo,tenho uma conjuntivite adenovirica há um ano (se bem que agora ja ta a desaparecer). No meu Centro de Saude só podia marcar consultas com 1 mes ou mais de antecedencia (isto quando a minha médica não estava de baixa , ou seja,quase todo o ano) por isso cada vez q ficava c os olhos piores ía a oftalmologia do hospital novo.
Fui 4 vezes, sempre atendida por médicas diferentes e todas me receitaram o mesmo: antibiótico, anti-viral e gotas de lágrimas artificiais. Viam-me os olhos em 2 minutos e mandavam-me embora..
Fiquei farta e decidi dar 50 € e ir a um médico particular, mas ao menos ter um atendimento decente..e fez-me testes a tudo e chocou-se com o que me tinham receitado nos HUC.

Descobriu a verdadeira causa do problema e nunca me receitou antibióticos e agora tou a melhorar. E sabe-se lá o mal que me fez ao corpo ter andado a fazer tratamentos com antibióticos um ano. Já muita gente me disse para por as médicas em tribunal,mas como não foi um caso de vida ou morte, nunca pensei mais a sério nisso. Mas que aqueles médicos deviam ser postos em tribunal por muitos doentes,lá isso deviam..Já testemunhei lá cada caso..sinceramente tenho de confessar que dá-me nojo entrar nos HUC, e também me recuso a andar lá a lamber a botas a quem quer q seja.

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Façam como eu e ide aos Covões. Regra geral, o atendimento é melhor. Os HUC são uma confusão diabólica; ninguém se entende lá dentro!
Participem à Ordem dos Médicos, que é a entidade competente para actuar disciplinarmente.

solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

Enquanto os médicos ignorarem o juramento e se considerarem a elite, nada feito. É preciso criar faculdades privadas de Medicina e trocar as médias elevadíssimas por valores aceitáveis, acompanhados por testes psicológicos muito mas muito rigorosos!!
Antigamente a média de medicina era do mais normal que pode haver.
Assim, os nerds do secundário vão para medicina porque "é bem", desmaiam durante as aulas de anatomia e depois são uns broncos insensíveis que se acham acima dos valores morais.
Mas todos nós devemos fazer queixa, reclamar, e sobretudo, não bajular as criaturas! Era o que faltava, sr dr! Eles que me tratem também por sra.dra., tenho o mesmo direito!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Conheço uma pessoa com artrite reumatóide e que tomou medicamentos ditos "convencionais" que ainda lhe fizeram pior. Agora a pessoa toma medicamentos e produtos naturais e está bem melhor.

Sobre centros de saúde é em todo o lado.
Em Agosto, durante um Campo de Trabalho em que estava como animador, na Granja do Ulmeiro, tive um ferimento na cabeça e precisei de ir ao CS locla para o tratamento. Por não estar inscrito lá (por ser de Coimbra) eles recusaram-me tratamento e o médico atendeu-me com 2 pedras na mão. Eu e a pessoa que me acompanhava a querer saber se era caso de ir ao hospital e ele "ah dois pontos". Perguntei se não podia só levar os dois pontos ali mas a senhora disse que tinha que marcar consulta e que durante a tarde (era hora de almoço) não haveria consultas.
Por causa do problema burocrático, mandaram-me ao CS de Montemor, a 7 oou 8km dali, por ser um centro de atendimento mais geral, onde tive que me inscrever também. Se não fosse a outra pessoa estar de carro eu desfaleceria ali em sangue antes de ser tratado. Lá levei 2 pontos no CS. O que vale é que no outro me fizeram penso e me tiraram os pontos.
Que raio de burocracia. Se uma pessoa que não seja dali tem um ataque cardíaco e não tiver meios de ir ao CS mais distante não pode ir ali só por não estar inscrito e não ter marcado a porcaria de uma consulta?? Que bosta de serviços de saúde que não facilitam o tratamento de uma pessoa num local qualquer do país só porque não está inscrita... :roll:
Ia-me passando dos carretos no CS. E no de Montemor passaram o tempo a cortar nos do outro lado pois fazem isso constantemente... :roll:
Última edição por Lino em sábado, 09 setembro 2006 3:30, editado 1 vez no total.

Big_Little
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 22:29

Mensagem por Big_Little »

Infelizmente também tenho uma história pra contar de centros de saude..

Estava doente com a temperatura alta (38,5 e mais), dores de cabeça, garganta e fui ao centro de saude do Norton de Matos para ver o que se passava. Depois de horas à espera (normal!!) fui atendida por um médico que depois de me observar disse que "deve ser uma constipaçãozita. Tome este comprimido e se nao melhorar volte cá". Isto foi numa 5ª feira. No sábado (depois de ir piorando gradualmente) desloquei-me novamente ao centro. Estava ainda mais cheio que o normal e depois de ter ido à triagem estive 2 horas à espera... Só estava um médico no centro para tanta gente e entretanto chamaram outra médica, que entrou por a sala de espera a dentro, parecendo k levava tudo na frente. Tive a "sorte" de ser logo a 1ª pessoa a ser atendida por ela. Só me perguntou se a temperatura que estava na ficha tinha sido medida ali e dps observou a garganta. Logo de seguida disse "É uma ligeira inflamação na garganta" e mandou-me embora com um medicamento qq. Eu cheia de dores, sem falar, engolir e com febre e sem saber o porquê. O meu namorado passou-se e levou-me aos HUC, que depois de horas à espera.. me disseram que tinha uma laringite "bonita" e só saí de la quando levei uma injecção de cortisona e tomar antibiótico. Só de pensar no tempo que perdi em ir ao centro de saúde... Enfim.

No geral tenho boas impressões dos médicos, porque nunca tive grandes atritos, mas reconheço que há cada vez menos médicos "de amor à profissão".

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Essa é o cúmulo... infelizmente tenho mais histórias de médicos incompetentes (respeito-os pois tenho alguns na família e porque são importantes, quando são bons)...

Paulo
Regular
Regular
Registado: domingo, 20 fevereiro 2005 19:52

Má língua

Mensagem por Paulo »

Este mais parece o tópico da má língua, do que outra coisa.

Li por aqui muitos dislates, mercê decerto da ignorância.

Vamos a factos:

1 - Os médicos de família não são obrigados a passar atestados de sanidade para a frequência de piscinas e afins.
http://www.fnam.pt/juridicos/pareceres_ ... tidoes.htm

2 - "A transcrição de receituário ou pedidos de exames provenientes de outros médicos do SNS, ou de médicos privados, não é atribuição do médico de família nem o utente o pode exigir." (Guia do Utente do SNS)

3 - "Se pretender mudar de médico de família, deve apresentar por escrito o seu pedido, devidamente justificado, dirigido ao Director do Centro de Saúde, a quem caberá decidir." (Guia do Utente do SNS)

4 - Todos os centros de saúde dispõem de Livro de Reclamações.

5 - A OMS recentemente classificou o sistema de saúde de Portugal como o 12º com melhor desempenho em todo o mundo, envergonhando muitos países desenvolvidos, mas como os portugueses são por natureza negativistas, pessimistas, não conseguem perceber a qualidade do serviço que têm ao seu dispor. Preferem criticar e dizer mal.

6 - Portugal não tem falta de médicos: tem 3,42 médicos por mil habitantes. O Reino Unido tem 2,30, os Estados Unidos têm 2,46, Espanha tem 3,30, França tem 3,37... (dados de 2003, retirados de www.who.org).

7 - Revela mesquinhez e mau carácter defender-se que é no mal dos médicos que estaria o bem de todos.

Aconselha-se vivamente a leitura do Guia do Utente do Serviço Nacional de Saúde:
http://www.dgs.pt/default.aspx?cn=55065 ... AAAAAAAAAA

Para criticar, é requisito estar esclarecido, sob pena da crítica vir a ser considerada infundada ou até patética.

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

Caro Paulo,eu falo mal (e muito mal) porque andei um ano a tomar antibióticos sem ser preciso, receitados por médicos (não foi so um) de um hospital público (HUC). As consultas duravam sempre á volta de 5 minutos e pronto, eu era despachada. E não tou chateada por causa do dinheiro, concerteza deves saber os malefícios que os antibióticos provocam no organismo..
Em vez de menosprezares o povo português, vê se consegues ser melhor médico ou enfermeiro ou lá o que és, que isto tá muito mal...Quem sabe um dia não precises dum médico a sério, e quem sabe não tenhas a melhor experiência e te lembres deste tópico e das pessoas mesquinhas (como eu) que o comentaram.. :?
Paulo Escreveu:3 - "Se pretender mudar de médico de família, deve apresentar por escrito o seu pedido, devidamente justificado, dirigido ao Director do Centro de Saúde, a quem caberá decidir." (Guia do Utente do SNS)
Então "só" tenho de enviar uma carta a justificar a esse senhor e esperar a aprovação dele.. Se a minha médica de família está de baixa metade do ano, e os outros médicos do centro (como sempre) sobrecarregados, posso ter fé nisso. :)

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

realmente n me posso queixar...adoro o centro de saude q vou, nunca tive problemas como ja vi aqui referidos...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Má língua

Mensagem por Chong Li »

Paulo Escreveu: 4 - Todos os centros de saúde dispõem de Livro de Reclamações.
Desconhecia. É pena, porque com a telha que estava de certeza que tinha utilizado o livro. Duvido é que valesse de alguma coisa, mas pronto.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Paulo Escreveu: 6 - Portugal não tem falta de médicos: tem 3,42 médicos por mil habitantes. O Reino Unido tem 2,30, os Estados Unidos têm 2,46, Espanha tem 3,30, França tem 3,37... (dados de 2003, retirados de www.who.org).
pois, portugal realmente nem tem falta de médicos, estão é mt mal distribuidos..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Na 5ª feira fui fazer reclamação por escrito ao dito CSaúde. A funcionária da recepção não sabia se, como o problema tinha acontecido no dia 21 d Agosto, poderia apresentar ainda queixa no prazo. O médico tentou dissuadir-me de fazer a queixa, mas segui em frente. Depois de a entregar, ela disse que a Ass. Social iria anda tentar dissuadir-me de seguir com a queixa.
Epá que raio eu sigo em frente com ela porque não quero que algo mais grave aconteça ali a alguém sem possibilidade de deslocação ao exterior!!

HFVP
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 14 julho 2006 22:53

Mensagem por HFVP »

Paulo Escreveu:5 - A OMS recentemente classificou o sistema de saúde de Portugal como o 12º com melhor desempenho em todo o mundo, envergonhando muitos países desenvolvidos, mas como os portugueses são por natureza negativistas, pessimistas, não conseguem perceber a qualidade do serviço que têm ao seu dispor. Preferem criticar e dizer mal..

Bem, 1º nem sei como é que portugal está em 12º se tem tão péssimo atendimento nos centros de saúde... eu tmb me poxo quixar e bastante, gente antipática, mal criada e que nem sequer formação suficiente tem para estar ali...mas ok, como Portugal tmb vive muito com as "cunhas" a maioria deles devem ter tirado a formação por correspondência.
Segundo o que já foi dito tmb aki, axo ke em 365 dias num ano, trabalham 15 e os restantes são férias...ixu é pura verdade! Pois no meu centro de saude a maioria das vezes e quase sempre é: funciona das 9 da manha e ao meio dia já não está lá ninguem, uma pexoa precisa de lá ir á tarde, e médico nem ve-lo!!! realmente estamos num país onde ainda temos de evoluir muito neste aspecto.
em relação aos portugueses serem pessimistas, e negativistas tem todos os motivos, e é a REALIDADE mesmo que não a keiram ver como ela é!

Bem, pelo menos deixo a minha opinião e é mais uma a juntar a tantas outras que aki estão e que existirão concerteza espalhadas por este País... parece-me que se fizessem um estudo de satisfação a maioria criticava e não dixia bem...

Peço desculpa pelo "testamento" ... mas axo ke ao menos fikou tudo dito :)

Paulo
Regular
Regular

Mensagem por Paulo »

HFVP Escreveu:Bem, 1º nem sei como é que portugal está em 12º se tem tão péssimo atendimento nos centros de saúde...
Portugal está em 12º por mérito próprio e porque a avaliação dos indicadores de desempenho é feita por pessoas independentes (e não-portugueses). Se conhecesses a realidade nua e crua de muitos sistemas de saúde do mundo (para além dos flashes dos noticiários), darias mais valor ao serviço que te é prestado quase de graça...

Já agora, deixa-me que te diga que a excepção não faz a regra.
HFVP Escreveu:eu tmb me poxo quixar e bastante, gente antipática, mal criada e que nem sequer formação suficiente tem para estar ali...
Simpatia e competência são duas coisas distintas.

E não são só os profissionais de saúde que precisam de formação. Os utentes também precisam...
HFVP Escreveu:mas ok, como Portugal tmb vive muito com as "cunhas" a maioria deles devem ter tirado a formação por correspondência.
O desempenho em Portugal ao nível da Educação, da Justiça e outros é uma vergonha no contexto europeu.
A Saúde é um dos sectores públicos que não deixa o país envergonhado aos olhos do mundo. Temos indicadores de saúde muito bons, uma taxa de cobertura vacinal que é referência e o desempenho global do sistema é um caso de estudo, tendo merecido o interesse de técnicos de outros países...
HFVP Escreveu:Segundo o que já foi dito tmb aki, axo ke em 365 dias num ano, trabalham 15 e os restantes são férias...ixu é pura verdade!
Isso só demonstra que não se pode dar crédito ao que escreves...
HFVP Escreveu:Pois no meu centro de saude a maioria das vezes e quase sempre é: funciona das 9 da manha e ao meio dia já não está lá ninguem, uma pexoa precisa de lá ir á tarde, e médico nem ve-lo!!!
Há mais mundo para além daquele em que vives...
HFVP Escreveu:realmente estamos num país onde ainda temos de evoluir muito neste aspecto.
Não te preocupes. Quando começares a pagar a sério, irás começar a dar mais valor...
HFVP Escreveu:Bem, pelo menos deixo a minha opinião e é mais uma a juntar a tantas outras que aki estão e que existirão concerteza espalhadas por este País... parece-me que se fizessem um estudo de satisfação a maioria criticava e não dixia bem...
Por acaso esse estudo já foi feito e mais uma vez demonstrou que estás completamente errado:
http://europep.fe.uc.pt/

Paulo
Regular
Regular

Mensagem por Paulo »

daniel322 Escreveu:pois, portugal realmente nem tem falta de médicos, estão é mt mal distribuidos..
O problema não é tanto ao nível da distribuição geográfica, é mais ao nível da distribuição por diferenciação técnica.
Há um défice estimado de cerca de 1000-1500 médicos de família em Portugal porque não se investiu nessa área específica de formação. Isso leva a que muitos utentes não tenham hoje médico de família. Isso também conduz a que muitos médicos aceitem ter um ficheiro com dimensão acima do que a legislação estabelece, com mais de mais de 1500 utentes (por vezes chegam a ter 2000 ou mais!), mas isso atenua os problemas de acessibilidade, mas poderá ter implicações ao nível da qualidade de prestação de cuidados...
O curioso é que em todo o distrito de Coimbra, é ao nível dos centros de saúde da cidade que se encontram utentes sem médico de família. Isso dá uma ideia da forma como são conduzidos os recursos humanos na Saúde...