Newsletter/E-Jornal/Ezine forumcoimbra.com

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Viva_a_Historia
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Mensagem por Viva_a_Historia »

Eu só agora me registei neste forum, mas esta ideia interessou-me, e gostaria de poder contribuir para essa revista electrónica através de artigos de opinião. E talvez também de vez em quando com artigos ligados à história da nossa cidade.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Está na altura de tentar marcar a tal reunião. Quem quiser participar na revista, envie a morada de msn para revista@forumcoimbra.com - assim como a disponibilidade que vai ter na próxima semana - para avançar com uma data/hora para nos reunirmos.

A reunião terá os seguintes objectivos:
- verificar o que cada um pode fazer: escrita, fotografias, etc;
- discutir artigos já submetidos ou em preparação;
- discutir artigos ainda a redigir (tentem avançar com sugestões);
- atribuir tarefas (redacção de artigos, tirar fotografias com vista a ilustrar um artigo, etc).

Acima de tudo, tentem avançar com sugestões sobre artigos a escrever. Têm existido bastantes sugestões de secções viradas para fotografias, mas não podemos fazer uma revista com 25 páginas unicamente de fotografias... também temos de ter bastante conteúdo.

Como exemplos de conteúdos a inserir na revista, menciono dois artigos que estão a ser tratados:
- Introdução de Coimbra aos caloiros: está a ser redigido pelo SilentNoise e pela {mineirinha}, tendo como objectivo aconselhar os caloiros sobre o que esperar da vida académica (a parte da {mineirinha} consiste em fazer um relato de como foi a experiência dela como caloira no ano lectivo que terminou);
- Treinar no estádio universitário: está a ser escrito por mim e tem como base a experiência que estou a ter a treinar no estádio universitário (do ponto de vista de um utilizador sem ligação a secções da AAC): o que está disponível, as vantagens e problemas daquela zona, o que se pode fazer, etc.

Vai ser um pouco apertado devido às férias (a altura para iniciar isto calhou logo no mês em que toda a gente sai de Coimbra), mas gostaria de tentar o lançamento da revista em Setembro (durante a primeira semana, se possível).

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

muitos parabens,a ideia é muito boa mesmo,ja tem um leitor assiduo.

gostava de saber se vao publicar apenas artigos feitos pela vossa redaçao,ou se existe a possibilidade de vez em quando publicar artigos que vos sejam enviados,se apresentarem qualidade e estiverem de acordo com o objectvo do projecto?

podiam ter um topico ligado ás novas tecnoligias,novidades,etc.normalmente atraem leitores,falo por mim que normalmente para para ver papeis,prospectos,capas de revistas,tudo o que for ligado a tecnologias.

nao sei se estao a pensar nisso,mas visto que a maior parte dos frequentadores do forum parecem ser novos,acho que uma ou 2 folhas relaçionadas com a saude nao eram mal empregues,quando falo em saude nao quero apenas referir aqueles temas que estao mais que falados,tipo sida,tabaco e outras drogas...apesar de nunca ser demais alertar,mas por exemplo a alimentaçao que um estudante em coimbra custuma fazer,,coisas desse genero.

estou disponivel para ajudar no que for preciso.
gostava de fazer alguns artigos relaçionados com tertulias,porque pertenço a uma,e do genero.

mais uma vez parabens pela ideia...e a quem esta disposto a ajudar.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

A redacção está dependente dos voluntários que houver no fórum, pelo que quem quiser pode juntar-se. Também podem optar por efectuar apenas a submissão de um artigo sem se juntarem em definitivo à revista, mas indiquem primeiro o que pretendem fazer, para a sua inclusão ser discutida (e para evitar trabalhos sobre temas repetidos).

Quanto às secções a incluír, dependem de dois factores importantes: adequação à revista e voluntários para tratar delas. As que cumprirem estes dois requisitos deverão ser incluídas. :P

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Ora bem... Se a primeira edição da revista é para sair no início de Setembro, acho que a reunião já deveria ter sido feita. Torna-se complicado decidir certos aspectos em apenas 10 dias, entre eles os artigos que cada colaborador irá submeter, ou até a maneira como a revista vai ser estruturada. O que já temos é um molde bastante abstracto daquilo que era esperado de cada colaborador e da revista em si, mas daqui até ao objecto final ainda vai um bom bocado.
A não ser que haja mais trabalho feito além do que tu, Pedro, referiste...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Pessoal, temos cerca de 70% dos artigos para a revista atribuídos, mas ainda faltam duas coisas:
- os restantes 30%;
- fotografias para ilustrar os artigos (ou seja, fotografias para situações específicas e não fotografias gerais de Coimbra).

Se houver por aí mais alguém que esteja agora a voltar de férias e queira participar (em mais artigos ou a tirar as fotografias), diga qualquer coisa. Pedia também a quem ainda não enviou o contacto de MSN para revista@forumcoimbra.com para o fazer, de modo a podermos todos ir conversando sobre isto em tempo real (é mais rápido, é mais fácil de tomar decisões e contribui para o "espírito de redacção" :P).

Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

estou disposto a ajudar no que for preciso,só é para enviar os contactos a quem ja foi atribuida alguma funçao,certo?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Não, o objectivo de enviar os contactos é precisamente discutir o que atribuír em reuniões de grupo (por isso, se quiserem participar, não se esqueçam de os enviar, em conjunto com uma indicação de qual a vossa disponibilidade para as reuniões - para já, apenas no MSN). Podes também avançar com uma sugestão para algo que queiras tratar, para vermos se está dentro do conteúdo previsto da revista e se já não está atribuída a outra pessoa.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Continuamos a precisar de fotógrafos para tirar fotografias específicas com vista a ilustrar os artigos que serão incluídos na revista, assim como interessados em colaborar com mais alguns textos... se houver voluntários, enviem um e-mail (especialmente para a parte das fotografias).

Também ficámos com uma vaga na parte de desporto - a pessoa que ia efectuar o resumo da pré-época da AAC e análise do plantel teve de desistir. Se alguém quiser ficar com essa parte (preferencialmente um fã da Académica), diga qualquer coisa.

T3tsuo
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 29 junho 2005 0:47

Mensagem por T3tsuo »

Já existe nome para a revista, e capa?
Se não fosse abusar gostava de fazer a capa do primeiro número :)

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Oops sorry estive fora nas últimas semanas e estou a leste de tudo, mesmo! Vim ontem para Coimbra e estou a actualizar-me!!

T3tsuo
Experiente
Experiente

Mensagem por T3tsuo »

Isso não responde à minha pergunta :P

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

O nome vai ser "Revista forumcoimbra.com".

Quanto à capa, para já só está definido o tema principal que deverá reflectir. A primeira edição estará centrada no regresso às aulas dos alunos da universidade, tendo um especial grandinho sobre esse tema (o objectivo será introduzir os principais aspectos da vida universitária aos caloiros e, possivelmente, mostrar aos que já cá andam algumas coisas que desconhecem). Ainda não está definido como será a capa, pelo que sugestões são bem-vindas (embora preferisse concentrar-me neste momento em terminar os próprios artigos, para termos conteúdo para a revista :p). Mencionar alguns dos outros temas que serão cobertos (o estádio universitário, por exemplo) também será necessário, para o leitor saber mais ou menos o que esperar.

Já agora, continua a haver ainda algum espaço livre e alguns temas possíveis que ainda não têm responsável... se houver voluntários com ideias sobre o que escrever (ou sem ideias e que queiram pegar num tema já sugerido), digam qualquer coisa.

T3tsuo
Experiente
Experiente

Mensagem por T3tsuo »

Eu não tenho "jeito" para escrever daí não me ter oferecido. Estou mais à vontade com a imagem por isso é que me ofereci para fazer a primeira capa :)

Algumas considerações:

- Acho o nome bastante grande e nada apelativo. existem outras formas de dizer que a revista é do forumcoimbra.com

- Se continuar haver espaços em branco podem usa-lo com uma especie de galeria de fotos q tenham a tematica Coimbra, ou lugar à poesia/prosa que de certeza que haverá muita gente aqui que gosta de escrever e são escritores de gaveta :)

- Eu ainda faço uma proposta para a capa só para verem, presumo que o tamanho da revista (.pdf) seja A4, certo?

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

O nome vai ser mantido, foi logo das primeiras coisas decididas. Identifica facilmente a revista com o fórum e também impede-nos de perder tempo a discutir um nome (há sempre alguém que não gosta do nome escolhido).

Quanto ao espaço livre, poderá ser ocupado por algumas fotos da cidade e uma página de história (são duas secções planeadas), mas não quero "caír" no exagero de ficarmos com um portfolio de fotos em vez de uma revista... daí dar preferência a artigos. Mas, se não houver nada, depois entram em acção os planos de emergência, para já procura-se primeiro conteúdo. :p