Newsletter/E-Jornal/Ezine forumcoimbra.com

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Newsletter/E-Jornal/Ezine forumcoimbra.com

Mensagem por Pedro »

Ok, ainda é só uma ideia em que pensei hoje, pelo que não está desenvolvida... mas antes de avançar mais, queria ver a opinião do pessoal. Que é que acham de uma newsletter ou e-jornal do fórum? Algo que poderia ser útil/interessante tanto para quem utiliza como para quem não utiliza o fórum.

Funcionaria como uma espécie de jornal electrónico (distribuído em pdf, em princípio com periodicidade mensal), que contaria com textos escritos por utilizadores do fórum que quisessem participar. Podia ter, por exemplo, artigos sobre eventos que ocorreram em Coimbra (do ponto de vista do cidadão ou mais "jornalísticos"), artigos sobre actividades desportivas ou culturais na cidade, artigos de opinião, críticas de cinema, etc. Eventualmente, se surgissem patrocínios, poderíamos considerar uma versão impressa com distribuição gratuita... mas isso não é o objectivo principal, por enquanto.

Resumindo... que é que acham? Seria giro e útil? Seria um desperdício de tempo? Estariam interessados em participar? Ou basta a existência do fórum, não precisamos de outro "veículo" para distribuir informação sobre a cidade?

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Uma mailing list com eventos e notícias mais opiniões sobre estes seria uma boa hipótese...

Fuzzy
Experiente
Experiente
Registado: terça-feira, 30 novembro 2004 3:19

Mensagem por Fuzzy »

Excelente ideia!!! Teriamos era de nomear tipo um director para selecionar o que se devia publicar. Seria um jornal online e também poderia ser distribuido se fosse possivel. Nunca é demais informar sobre esta nossa cidade, e dos jornais que existem, poucos falam de cidade em si. Monumentos, Peças de Teatro, Musica, opinião, etc,etc. Eu alinho num projecto assim. Pedro se quiseres podes contar comigo.

solum_blonde
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 1:53

Mensagem por solum_blonde »

Eu também estou nessa!

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

É uma boa ideia

Mensagem por bluestrattos »

A ideia é boa e acho que tem pernas para andar, talvez pudesse chegar a mais gente porém....

Para quê receber algo com periodicidade mensal ? Se é informação sobre a cidade, quando nós a recebessemos já estaria completamente desactualizada.

A vantagem do fórum é que a informação é actualizada, revista, a qualquer momento aparece alguém que acrescenta nova informação sobre uma notícia ou sobre um evento. Não estou a ver qual o interesse de receber uma notícia sobre algo que se passou à um mês atrás :?

Posso estar errado e a não ver determinados aspectos, mas neste momento a seco, e com outras coisas no pensamento, não vejo como possa ser útil a E-zine.
Última edição por bluestrattos em quinta-feira, 20 julho 2006 23:00, editado 1 vez no total.

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Re: Newsletter/E-Jornal/Ezine forumcoimbra.com

Mensagem por Realeza »

Pedro Escreveu:Ok, ainda é só uma ideia em que pensei hoje, pelo que não está desenvolvida... mas antes de avançar mais, queria ver a opinião do pessoal. Que é que acham de uma newsletter ou e-jornal do fórum? Algo que poderia ser útil/interessante tanto para quem utiliza como para quem não utiliza o fórum.

Funcionaria como uma espécie de jornal electrónico (distribuído em pdf, em princípio com periodicidade mensal), que contaria com textos escritos por utilizadores do fórum que quisessem participar. Podia ter, por exemplo, artigos sobre eventos que ocorreram em Coimbra (do ponto de vista do cidadão ou mais "jornalísticos"), artigos sobre actividades desportivas ou culturais na cidade, artigos de opinião, críticas de cinema, etc. Eventualmente, se surgissem patrocínios, poderíamos considerar uma versão impressa com distribuição gratuita... mas isso não é o objectivo principal, por enquanto.

Resumindo... que é que acham? Seria giro e útil? Seria um desperdício de tempo? Estariam interessados em participar? Ou basta a existência do fórum, não precisamos de outro "veículo" para distribuir informação sobre a cidade?
Até concordo :wink: , mas só falta saber o que seria necessário para fazer isso! é só darem uma apitadela. :lol:

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Pedro: EXCELENTE IDEIA!!

Conheço o caso do fórum Portugal A Programar que editam a sua revista electrónica, a Programar
Já era altura do ForumCoimbra.com ter a sua própria revista, uma vez que é um fórum bastante activo, único no panorama da nossa cidade de Coimbra e um bom exmplo de cidadania activa.

Estou disponível para participar, claro. Gostaria de colaborar com artigos de opinião assim como no design gráfico e paginação da revista. Quero fazer um apelo aos membros mais activos do fórum (vocês sabem quem são). Existem por aqui gente muito participativa, com formação e conhecimentos nas mais variadas áreas e com opiniões bastante válidas. Dêem o vosso apoio também.

Pedro, cria aí um inquérito para saber o que as pessoas pensam da tua ideia. Penso que seria interessante. Caso as pessoas adiram à ideia como acredito, mais tarde poderás mesmo criar uma secção própria para a eMagazine. Já tens alguma ideia para o nome da revista? Podes sempre pedir ideias aí ao pessoal. :wink:

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Acho boa ideia.
No fundo seria um resumo das coisas mais importantes que foram acontecendo e sendo comentadas por aqui.

Penso é que teria de ser uma coisa com cuidado na linguagem, o que nem sempre acontece por aqui (eu incluída por vezes)

Mas acho que sim!
Eu agora não estou em Coimbra e sabe bem vir aqui saber notícias da Cidade. E seria melhor ainda se fossem divulgados mais acontecimentos!
Por exemplo tive muita pena de não ir ver Ney Matogrosso porque não sabia que vinha a Coimbra.
Na Tv só divulgam Ivete Sangalo e concertos do FF e da Floribela!

Fuzzy
Experiente
Experiente

Mensagem por Fuzzy »

Penso que a ideia não é fazer uma publicação tipo diário de Coimbra, mas sim uma publicação em que para além de algumas noticias, se podesse dar a conhecer esta cidade. Por exemplo aquelas fotos da antiga cidade davam um excelente trabalho, dava para confrontar o antigo com o actual e fazer um comentário sobre a evolução da cidade. Fazer tipo um " nós por cá" da SIC, mas só de Coimbra ( claro escrito).Isto são apenas algumas das ideias. Claro que isto iria dar o seu trabalho e deveriam ser escolhidos apenas alguns membros para tratar da publicação, podendo todos dar o seu contributo com vários trabalhos feitos por cada um. Isto iria servir para corrigir erros, etc. Mas o mais bonito disto, é que iriamos chocar muita gente, afinal um grupo de amigos iria fazer um excelente trabalho pela sua cidade, algo que muitos dos que tem poderes para isso não fazem. Mais uma vez, por Coimbra, podem contar comigo.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

Acho que é uma ideia bastante arrojada, mas sem deixar de ser aliciante. Nunca vi um fórum tão generalista como o nosso a aventurar-se numa publicação electrónica, mas estamos cá para isso.
Vamos ter é várias condicionantes: a rápida desactualização da informação, se optarmos por uma publicação superior a quinzenal, como disse o CoolSpot; excesso de carga de trabalho se enveredarmos por uma publicação mais assídua. Talvez esta última seja contornável se tivermos em conta que somos bastantes e bons. :lol:
E há tanto para falar sobre Coimbra... Desde monumentos a desporto, perspectivas futuras sobre a cidade, críticas, etc.
Isto tem pernas para andar.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Hmm mas se é para ser uma coisa que so tem acesso quem tem net ou acesso a ela... sinceramente não vejo grande utilidade, para isso tem o fórum... Agora se for para criar algo para mais tarde recordar, o género de um "ebook" sobre a Coimbra antiga e a Coimbra de hoje com fotos e comentários, e quem diz sobre esse assunto, sobre outro que tenha realmente interesse acho engraçada a ideia, de resto não vejo grande utilidade.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

A ideia original não era fazer algo que substituísse o fórum, mas sim algo que o complementasse. Ou seja, o objectivo não é competir em termos de notícias ultra-actuais (para isso há o fórum e os jornais diários), mas sim fazer uma espécie de recapitulação do que aconteceu e, sempre que possível, informar sobre o que vai acontecer (a nível de eventos, por exemplo).

A escolha da periodicidade mensal prende-se essencialmente com o trabalho que isto daria. Como é algo que dá bastante trabalho e seria para fazermos no nosso tempo livre, parece-me arriscado demais tentar logo uma periodicidade semanal ou quinzenal. O ideal é experimentar primeiro a mensal... se correr bem, logo se vê se podemos fazer algo mais frequente.

Quanto ao modo de funcionamento, os textos seriam escritos pelos utilizadores de propósito para o jornal e seriam revistos antes de serem publicados (para evitar os tais erros). Eu posso fazer a parte da coordenação editorial, mas vamos precisar de voluntários para os textos e para a parte gráfica. Quanto ao resultado final, acabaria por ser algo não só para os utilizadores do fórum, como também para quem não o usa e está mais habituado ao formato jornalístico. Pensem nisto como uma espécie de revista dedicada a Coimbra.

Fuzzy
Experiente
Experiente

Mensagem por Fuzzy »

Essa é a ideia que tenho, criar uma revista que fale de Coimbra. Eu disponibilizo-me desde já a 100%. E como disseste Pedro, com patrocinios é possivel criar algo não só online. Era bom para a cidade, e mostravamos que ainda há alguém que adora esta cidade, e a quer mostrar a toda a gente. Noticias actuais, falar da história, falar de tudo nesta cidade, esta para mim é a ideia. Vamos então formar um grupo que se responsabilize pela sua publicação, mas como já disse, o recheio desta mesma fica a cargo não só deste grupo mas também de quem queira participar para mostrar esta cidade que todos nós nos orgulhamos. Vamos para a frente com este projecto.

CoolSpot
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15

Mensagem por CoolSpot »

Bom Pedro, parece que já existem alguns colaboradores. Que tal começarmos a pensar num nome para a revista? O pessoal pode começar a dar ideias. Terá que ter algo a ver com Coimbra e que não seja marca registada. Como o cargo de editor a ti pertence podes começar a distribuir já algumas tarefas.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Quanto ao nome, penso que não há grande problema em atribuir-lhe o nome do fórum, ficando a "Revista forumcoimbra.com" ou qualquer coisa desse género. Assim mantemos facilmente a ligação ao fórum (pode-se depois arranjar um URL do género http://revista.forumcoimbra.com, que é fácil de memorizar).