Presidenciais

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Presidenciais

Mensagem por Pedro »

Da esquerda temos Jerónimo de Sousa (PCP), Francisco Louçã (BE), Mário Soares (PS) e Manuel Alegre (que primeiro era candidato, depois não era e agora voltou a ser). Da direita teremos, muito provavelmente, uma frente unida, representada por Cavaco Silva. Quem é que acham que vai ganhar?

Pessoalmente, penso que a enorme divisão da esquerda vai ser extremamente prejudicial a estes partidos, já que tudo aponta para que a direita se apresente unida. Por outro lado, também não me parece haver um candidato "forte" em qualquer dos lados. Jerónimo de Sousa não me parece ter perfil de presidente e Francisco Louçã muito menos. Mário Soares já teve dois mandatos e já não me parece em condições para um terceiro, pelo que a sua candidatura parece-me mal planeada. Manuel Alegre... bem, não tenho grandes motivos para votar nele e a sua incerteza na candidatura ainda diminui mais a minha vontade. Quanto a Cavaco Silva... acho que não foi propriamente um bom primeiro-ministro e duvido que venha a ser um bom presidente. Portanto, para mim, não há candidatos que mereçam o meu voto. E para vocês?

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17

Mensagem por Dracula »

Para mim isto é tudo uma palhaçada e fantochada que só me daria vontade de rir, se não fosse isto estar a passar-se no meu país :cry: :cry: :wall: :wall: :doh:

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Dracula Escreveu:Para mim isto é tudo uma palhaçada e fantochada que só me daria vontade de rir, se não fosse isto estar a passar-se no meu país :cry: :cry: :wall: :wall: :doh:
x2 .. penso que vou fazer um desenho no boletin de voto

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Re: Presidenciais

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu:Quanto a Cavaco Silva... acho que não foi propriamente um bom primeiro-ministro e duvido que venha a ser um bom presidente.
Cavaco Silva foi o melhor primeiro-ministro da história contemporânea portuguesa.

É certo que em 1985 havia muito para fazer e um conjunto de oportunidades que hoje não estão disponíveis, mas o rendimento per capita português aproximou-se cerca de 20 pontos percentuais relativamente à média da UE15 com os governos que ele presidiu. Atendendo ao ambiente político e social altamente estatista da altura, foi uma proeza notável. Para comparação, durante os 6 anos de consulado guterrista houve uma convergência de apenas 2 ou 3 pontos percentuais, e isto passou-se num período de expansão contínua da economia mundial.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12067
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Com o dinheiro que entrava da Europa na altura e com a diferença que existia entre Portugal e os outros países, era difícil não conseguir fazer isso (aliás, até podia ter conseguido muito melhor). Também foi um primeiro-ministro incrivelmente arrogante e que achava ser o dono de tudo (infelizmente, o Sócrates está a seguir-lhe o caminho), foi uma altura em que se vulgarizaram as cargas policiais para fazer face a tudo (lembro a dos estudantes e da ponte 25 de Abril)... foi o principal responsável pela chegada de Guterres ao governo em 1995 (Guterres não chegou lá por ser uma boa escolha, chegou sim porque ninguém queria o PSD no governo) e enviou o PSD para uma crise política brutal, da qual ainda não conseguiu recuperar completamente. Cavaco? Não, obrigado... eu ainda me lembro.

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu: Com o dinheiro que entrava da Europa na altura
Os fundos europeus correspondiam a uns pontos percentuais do PIB. Ajudou mas não foi determinante para o desenvolvimento verificado nesse periodo. Ironicamente, mais determinante foram as contrapartidas que Bruxelas exigiu em troco dos fundos: economia de mercado, abertura das fronteiras às importações, o fim dos monopólios do estado, controlo da inflação e da despesa pública, etc.
Pedro Escreveu: e com a diferença que existia entre Portugal e os outros países, era difícil não conseguir fazer isso (aliás, até podia ter conseguido muito melhor).
É verdade que quanto mais pobre é um país mais fácil é ter níveis de desenvolvimento elevados. É uma consequência da produtividade do capital ser marginalmente decrescente. Mas o caminho poderia facilmente ter sido outro. Na altura Portugal andava na corda bamba e poder-se-ia ter optado por uma solução estatista.
Pedro Escreveu: Também foi um primeiro-ministro incrivelmente arrogante e que achava ser o dono de tudo (infelizmente, o Sócrates está a seguir-lhe o caminho), foi uma altura em que se vulgarizaram as cargas policiais para fazer face a tudo (lembro a dos estudantes e da ponte 25 de Abril)...
Décadas de totalitarismo não se apagam de um dia para o outro.
Pedro Escreveu: foi o principal responsável pela chegada de Guterres ao governo em 1995 (Guterres não chegou lá por ser uma boa escolha, chegou sim porque ninguém queria o PSD no governo)
Na altura pareceu-me mais razoável um governo de Guterres de que um de Fernando Nogueira. Os governos ao fim de 12 anos ficam desgastados e não há nada melhor do que a alternância política. Guterres representava uma certa renovação na esquerda europeia (a chamada "terceira via") e era uma garantia que não se iria enveredar por desvarios socialistas. Infelizmente, as coisas não correram muito bem...

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

Olá

Farto-me de rir se, no meio desta palhaçada toda, o Cavaco não é candidato.

Admitindo que sim, das três uma:
- ou não voto - bastante provável de acontecer pois não estou mesmo importado com um país que parece querer bater no fundo de vez, e que não acorda; e não se diga que se não for votar então não posso criticar, porque para um voto branco ter peso, seriam precisos milhares e milhares de votos brancos
- ou voto branco - se me chatearem muito
- ou voto Cavaco - se me chatearem muito e tiver de votar num candidato.

Explico a minha 3ª opção:

1) votar no Mário Soares, nem pensar; batíamos no fundo mais cedo, ficaria tudo da mesma cor política, e nunca eu poderia votar de quem se serve mais do país do que serve o país

2) votar no poeta ou em qualquer um dos outros, seria só mesmo para rir

3) votando em Cavaco, teríamos um presidente de outra cor política e apesar de tudo, teríamos um homem que eu considero sério à frente da presidência da república. O grande problema de Cavaco na sua última legislatura foi o facto de estar rodeado por pessoas que só se serviam da política para seu prazer pessoal. De resto, não tenho dúvidas que desde Mário Soares até José Sócrates, apenas Cavaco Silva tem nota positiva como primeiro ministro e apenas na primeira legislatura, pois na segunda houve "coisas" ... Todos os outros, sejam eles Guterres, Durões, Santanas, Sócrates e outros, foram maus, e alguns deles maus de mais. Apenas quanto ao Sócrates pouco posso falar, mas espero para ver. De qualquer modo, as coisas não vão bem. A ver vamos o que o futuro nos guarda.

harpsi

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Sinceramente, não apoio nenhum dos candidatos, mas olhando para o panorama politico do nosso país, também não vejo nenhum capaz de levar isto para a frente. Acho que uma boa opção era o Dr. Marcelo Rebelo de sousa, ou então um homem com visão para o negócio e que tem uma boa cabecinha também para tomar algumas medidas para levar isto para a frente, o Dr. Belmiro de Azevedo.
Mas assim como eles são inteligentes, também são inteligentes para não se irem xatear com as asneiras que outros fizeram!

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Se eu pudesse votar, votaria sem qualquer dúvida nem hesitaçao em Cavaco Silva. :?
Creio ser o unico capaz de desempenhar tal funçao, no panorama terrivel que se afigura. Ao menos Cavaco Silva tem uma presença, sabe falar e é uma figura minimamente credivel.

A meu ver, claro :)

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Re: Presidenciais

Mensagem por JulesS »

Eu acho que Cavaco Silva foi um bom primeiro ministro e até agora só ele merece o meu voto. O Dr Mario Soares é uma grande figura politica, mas já por lá passou, já deu o seu contributo, não gostava de o ver lá novamente. Quanto aos outros ainda não tem , quanto a mim, provas dadas suficiente para a posição a que se candidatam.

E concordo com a opinião do harpsi em relaçao ao monopolio do rosa neste pais... é governo, banco de portugal, caixa geral de depositos, etc etc ... tb já ha uma nomeação para o tribunalode contas: resumindo: cargos importantes ou são rosa, ou são nomeados por eles. Isso poe em causa a imparcialidade e isenção de orgão fundamentais do país.

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

Acho que uma boa opção era o Dr. Marcelo Rebelo de sousa, ou então um homem com visão para o negócio e que tem uma boa cabecinha também para tomar algumas medidas para levar isto para a frente, o Dr. Belmiro de Azevedo.
O doutor marcelo fala muito e avalia tudo e todos, mas só isso. Presença tem pouca. O dr. belmiro, além de não se estar para chatear, só vê cifrões à frente. Seria mais um a defender os interesses do capital ...
Para nós safar deste pântano em que estamos metidos, só mesmo alguém tipo José Mourinho. Esse sim, trabalha e sabe o que faz ...

E concordo com a opinião do harpsi em relaçao ao monopolio do rosa neste pais... é governo, banco de portugal, caixa geral de depositos, etc etc ... tb já ha uma nomeação para o tribunalode contas: resumindo: cargos importantes ou são rosa, ou são nomeados por eles. Isso poe em causa a imparcialidade e isenção de orgão fundamentais do país.
Seja monopólio rosa ou seja monopólio laranja, é igual. PR e PM da mesma cor, nunca ...

harpsi

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Se for em frente, ou o Alegre ou o Louçã. Os outros são velhos do Restelo...

harpsi
Regular
Regular
Mensagens: 116
Registado: quinta-feira, 19 maio 2005 13:05

Mensagem por harpsi »

Se for em frente, ou o Alegre ou o Louçã. Os outros são velhos do Restelo...
O Alegre também é velho. Além disso nunca fez nada por Portugal, excepto uma única vez, em que preferiu fugir ...
O Louçã para PR, enfim, nem comento ... :lol: :lol: :lol:

harpsi

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Quem me apela ao voto talvez seja mais o Manuel Alegre. Não me revejo nos outros. E faço minhas as palavras do Pedro. Cavaco Silva? Não obrigado, ainda me lembro.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Cavaco Silva foi o melhor primeiro-ministro da história contemporânea portuguesa.
Também foi um dos que fez o negócio que nos aliviou do ouro... isto é... investiu em empresas americanas com parte do nosso ouro e as empresas "deram bode" e foram ao ar... juntamente com o nosso ouro.

Já para não falar da "lista dos disponiveis".

Prefiro qlqr excepto Mário Soares e Cavaco Silva (um está pelos vistos viciado no poder, o outro nem falo... uma pessoa que diz que nunca se engana e raramente tem dúvidas, é o tipo de pessoa que Sócrates - o filósofo - na antiguidade Grega fazia ver que eles não sabiam era nada, criando mtas antipatias... e isso lá o levou mais tarde a ser condenado à cicuta à primeira desculpa esfarrapada e infundada que tiveram para o fazer).



Não sei pq têm tanta aversão aos candidatos realmente de esquerda (Mário Soares é mais centro que esquerda...). Se calhar é por os desconhecerem como pessoas e politicos... Se acham que se o Louçã ou o Jerónimo de Sousa ganhassem faziam disto uma URSS ou Cuba, deixem-me dizer-vos que então vocês têm menos maturidade e menos capacidade de avaliação das pessoas do que é pedido a um cidadão com idade para votar. Caso não concordem com as politicas que eles defendem... isso daria pano para mangas... Suécia -> Social Democracia (que no resto da Europa é uma força de centro-esquerda... só em Portugal é que os Sociais Democratas defendem ideias de direita)... eles lá segundo ouvi dizer têm mts serviços públicos estatais... surpresa das surpresas, funcionam bem!


Entretanto, eu aluno sem direito a bolsa, vou voltar para os meus trabalhos escolares onde caso andasse legal (não violasse direitos de autor com fotocópias) gastaria mais de 500 euros por semestre na bibliografia. Mas se isto for como mts senhores e senhoras de Direita . querem... devia era ser tudo PRIVADO! ... mas então baixem consideravelmente os impostos pois é para termos Serviço Nacional de Saúde, Escolas (e supostamente Universidades), Estradas, etc, grátis que pagamos impostos (se calhar o mal deste país nem está na esquerda nem na direita mas nos TRAIDORES que fogem ao fisco para terem mais dinheiro para as p*t*s e os BMWs.)
Última edição por Corsario-Negro em terça-feira, 27 setembro 2005 17:20, editado 1 vez no total.