Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de adesão

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Pedro
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Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de adesão

Mensagem por Pedro »

Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90 por cento de adesão

Mais de 90% dos trabalhadores do centro de distribuição postal 3040, instalado em Taveiro, estiveram ontem em greve, em protesto contra a “sobrecarga de serviço” e a “transferência para Lisboa do tratamento de correio normal”.

A paralisação, à qual “aderiram 22 dos 24 trabalhadores” daquela estrutura, visa também protestar contra “a prepotência e arrogância da chefia” e a decisão da empresa não ter “pessoal para substituir” os trabalhadores durante o período de férias, disse à agência Lusa fonte sindical.

“Há uma grande sobrecarga de serviço” no centro de distribuição do código postal 3040 e a “chefia” tem tido um comportamento “prepotente e arrogante”, por “incumbência da administração” dos CTT, afirmou à agência Lusa, António Pereira, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT).

Os trabalhadores também contestam a “transferência para Lisboa do tratamento do correio normal” que tem sido assegurado no centro de Taveiro – processo que deverá ser iniciado com “a mudança da primeira máquina já em meados deste mês” – e vai “prejudicar a população da região Centro”, sublinhou o dirigente sindical.

Fonte: As Beiras
Se não estiverem a receber correio, já sabem porquê. :p

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Pedro
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

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Cidade alerta que os CTT só querem três estações

Barbosa de Melo garante que as duas estações a fechar no concelho vão ser substituídas por quatro postos

O alerta partiu de Carlos Cidade, vereador do PS, e deixou João Paulo Barbosa de Melo, presidente da Câmara de Coimbra, surpreendido. «A situação dos CTT é ainda mais grave. A Administração dos CTT prepara-se para deixar só três estações no concelho de Coimbra: a da Solum, a do Vale das Flores e a da Fernão de Magalhães. Tudo o resto é para fechar. Isto é muito grave», denunciou o socialista.

Fonte: Diário de Coimbra
Três estações para uma cidade com a dimensão de Coimbra parece-me muito pouco...

pauloms
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por pauloms »

Pedro Escreveu:
Três estações para uma cidade com a dimensão de Coimbra parece-me muito pouco...

É a privatização que aí vem...

O que me preocupa com a privatização dos CTT é, fundamentalmente, as encomendas internacionais. Em especial as chamadas "importações". Na actualidade, as grandes empresas que dominam esse serviço (Rangel, UPS, DHL, TNT,...), cobram verdadeiros horrores só pelo serviço de desalfandegamento ou pela mera passagem dessa documentação que para que outro proceda ao desalfandegamento. A diferença para aquilo que os CTT cobram pelo mesmo serviço é completamente díspar! Se os CTT forem privatizados já todos sabemos o que vai acontecer...

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bluestrattos
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por bluestrattos »

Pedro Escreveu:
Cidade alerta que os CTT só querem três estações

Barbosa de Melo garante que as duas estações a fechar no concelho vão ser substituídas por quatro postos

O alerta partiu de Carlos Cidade, vereador do PS, e deixou João Paulo Barbosa de Melo, presidente da Câmara de Coimbra, surpreendido. «A situação dos CTT é ainda mais grave. A Administração dos CTT prepara-se para deixar só três estações no concelho de Coimbra: a da Solum, a do Vale das Flores e a da Fernão de Magalhães. Tudo o resto é para fechar. Isto é muito grave», denunciou o socialista.

Fonte: Diário de Coimbra
Três estações para uma cidade com a dimensão de Coimbra parece-me muito pouco...
estranho não colocarem nenhuma na margem esquerda: as freguesias de Santa Clara e São Martinho do Bispo combinadas têm gente mais que suficiente para justificar uma estação dos correios.

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LIC
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por LIC »

Eu só acho estranho é "minarem" os CTT para os privatizar.
Afinal quem quer uma empresa moribunda? Só se o próprio CEO dos CTT está do lado do privado que ficar com os CTT e dessa maneira comprarem os CTT por meia dúzia de tostões...

E também concordo que 3 é muito pouco.
Podiam era redistribuir melhor os serviços, mas isso dá muito trabalho às chefias (que por estarem dentro de gabinetes não conhecem a vida real). Ora podia até haver só 3 centrais (mas que tivessem todos os serviços). Depois podiam ter algumas mais pequenas, só mesmo para quem quer enviar encomendas e pouco mais

pauloms
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por pauloms »

LIC Escreveu:Eu só acho estranho é "minarem" os CTT para os privatizar.
Afinal quem quer uma empresa moribunda? Só se o próprio CEO dos CTT está do lado do privado que ficar com os CTT e dessa maneira comprarem os CTT por meia dúzia de tostões...
Eles não estão a fechar as estações para reduzir os lucros... Estão a fechá-las para reduzirem os custos operacionais e aumentar a rentabilidade do negócio, tornando-a muito mais apetecível aos privados. Se bem que, o mesmo seria verdade se a empresa continuasse pública. Ou haverá algum contribuinte interessado em que os seus impostos sirvam para pagar eventuais prejuízos das empresas públicas?

A questão do número de estações e a sua localização ser suficiente ou não já é outra questão. Mas não nos podemos esquecer que a coisa também tem a ver com os custos dos CTT em manter determinada estação. Algumas estão/estavam arrendadas por verdadeiros balúrdios.

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Pedro
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por Pedro »

O problema, a meu ver, é que há serviços públicos onde prejuízos são aceitáveis, desde que estes não sejam causados por má gestão. No caso dos CTT, parece-me importante manter estações abertas em locais mais remotos, pois a sua remoção pode causar um maior isolamento à população. É por isso que, na minha opinião, há negócios que simplesmente não devem ir para os privados, pois não devem ser geridos puramente da perspectiva do lucro.

No caso de Coimbra, a escolha de estações a manter parece-me também desastrosa para a população. Das 3 estações, 2 são bastante próximas, enquanto que as mais periféricas são encerradas.

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LIC
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por LIC »

pauloms Escreveu: Eles não estão a fechar as estações para reduzir os lucros... Estão a fechá-las para reduzirem os custos operacionais e aumentar a rentabilidade do negócio, tornando-a muito mais apetecível aos privados.
A questão do número de estações e a sua localização ser suficiente ou não já é outra questão. Mas não nos podemos esquecer que a coisa também tem a ver com os custos dos CTT em manter determinada estação.Algumas estão/estavam arrendadas por verdadeiros balúrdios.
Eu vejo como reduzir custos sim. Mas também por forma a estragar o que está feito para dessa forma os privados comprarem a preço de saldo. É uma economia aimples em que quem perde é o cliente final. Já que o CEO da Chronopost em entrevista ao programa "Capital" da RTP2 disse com todas as letras que os seus serviços são são propriamente de entrega de cartas.
Ou seja, para ele só é rentável a parte de encomendas e não entrega de cartas da edp, at, pt...
Daí que há alguém que está interessado em rebentar com os CTT para dessa forma comprar barato. Se não também não passavam metade das funções para cafés...
E porque não gastarem agora uns milhares nos prédios que o Estado tem ao abandono e reconverte-los? Como por exemplo aquele prédio ao pé do Mercado, ao lado do Low Kost bar.
Pedro Escreveu: No caso de Coimbra, a escolha de estações a manter parece-me também desastrosa para a população. Das 3 estações, 2 são bastante próximas, enquanto que as mais periféricas são encerradas.
Só não dou LIKE porque aqui no tasco não os há.
Mas este post merece que eu escreva aqui: GOSTO MUITO

pauloms
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por pauloms »

A estratégia de uma empresa passa, também, por antecipar o futuro, nomeadamente no que o mercado se vai transformar no médio prazo. Ou seja, como toda a gente sabe, boa parte da correspondência postal actual é preenchida pelas facturas dos chamados "serviços essenciais". Também, como toda a gente sabe, esses fornecedores dos "serviços essenciais" têm plena preferência, e sugerem isso aos clientes, por facturas digitais, enviadas por e-mail.

A questão é simples, esses fornecedores só ainda enviam em papel essas facturas porque são obrigados por lei se o cliente assim o requerer. Mas é fácil perceber que isso no futuro vai ser alterado e aí lá se acaba a correspondência postal...

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Pedro
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por Pedro »

Correio normal enviado de Coimbra para Coimbra vai ter de passar por Lisboa

Grande parte das cartas entregues em Coimbra, com destinatário na mesma cidade, vão ter que passar a ir a Lisboa antes de serem recebidas. A excepção será apenas para o correio azul e para as cartas registadas. Isto porque a partir de segunda-feira vão ser transferidos para a capital parte dos serviços realizados pelo Centro de Produção e Logística do Centro dos CTT, cujos trabalhadores estão nesta sexta-feira em greve.

António Pereira, da direcção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações (SNTCT), diz que a mudança deixou 17 funcionários fora da escala, uma situação que preocupa os dirigentes sindicais. “A empresa garante que não vai despedir ninguém e que vamos receber outros serviços, mas ainda não há data marcada para isso acontecer”, diz o sindicalista. Numa nota enviada ao PÚBLICO, a administração dos CTT diz que já na próxima terça-feira, 14 de Maio, começam as acções de formação que habilitarão os trabalhadores a desempenhar funções na vídeo-codificação. “O objectivo da reorganização em curso é melhorar a eficiência da rede operacional dos CTT e assim garantir a sustentabilidade da empresa”, afirmam os CTT.

A greve e a manifestação no centro de Coimbra serviram para os trabalhadores defenderem “o serviço público” prestado pelos CTT. Algumas cartas, as de tamanho maior, já passaram no mês passado a ser tratadas em Lisboa, o que gera atrasos na distribuição. “Temos tido muitas reclamações porque parte do correio enviado de Coimbra com destino à mesma cidade já demora quatro a cinco dias a chegar”, afirma António Pereira.

O encerramento de estações de correio em Coimbra é outra preocupação do SNTCT. “Segundo as últimas informações, na cidade de Coimbra, onde existem 13 estações de correios, vão continuar abertas apenas três”, precisa.

Numa nota enviada ao PÚBLICO, a administração dos CTT concentra-se na questão da transferência de serviços. “A reorganização em curso consiste na manutenção neste centro das operações de logística e de tratamento de correio prioritário e na transferência para outras instalações dos correios do tratamento manual e mecanizado de correio normal”, diz a empresa. E acrescenta que serão transferidos de Lisboa para Coimbra os "serviços de vídeo-codificação de correspondência e também do serviço mail-manager, que consiste na digitalização de grandes volumes de correio, ambos exigindo mão-de-obra intensiva”. Os CTT garantem ainda que pretendem manter o Centro Logístico dos Correios de Coimbra em funcionamento, desmentindo qualquer intenção de encerramento.

António Pereira diz que houve uma grande adesão à greve e contabiliza: “Dos 64 trabalhadores do turno da noite, o mais importante, só trabalharam dois”. Isto, diz, atrasará a entrega de algum correio, nomeadamento o azul e as cartas registadas, que continuam a ser tratadas em Coimbra. Já a administração dos CTT estimava que “a greve terá um impacto nulo ou residual no serviço aos clientes”, já que abrangeu apenas a central logística, deixando de fora o Centro de Distribuição Postal, de onde saem os carteiros. E remata: “As lojas dos correios funcionarão com normalidade e os carteiros farão os seus giros como habitualmente; e prevê-se que a correspondência não seja objecto de atrasos relevantes”.

Fonte: Público
Completamente ridículo... :dis:

pauloms
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

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Pedro Escreveu: Completamente ridículo... :dis:
A greve ou as alterações de processo dos serviços? :?: :?: :?:

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Pedro
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

Mensagem por Pedro »

As alterações ao processo. A tendência de evolução de um negócio deve ser para melhorar a qualidade de serviço e agilizar processos... a administração dos CTT está a fazer exactamente o oposto. A greve faz cada vez mais sentido.

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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

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Pedro Escreveu:As alterações ao processo. A tendência de evolução de um negócio deve ser para melhorar a qualidade de serviço e agilizar processos... a administração dos CTT está a fazer exactamente o oposto. A greve faz cada vez mais sentido.

Por acaso discordo. Na minha opinião, a tendência de evolução de um negócio deve ser para melhorar os resultados brutos antes dos impostos, taxas, depreciações e amortizações (EBITDA). Isto do ponto de vista de uma empresa privada, ou quase, e é disso que estamos a falar.

Quanto à greve também tenho opinião, nesta e em todas as outras registadas no sector público, nomeadamente nas entidades e empresas públicas (fundamentalmente nas dos transportes). Alguém tem dúvidas de que estas acontecem tão só e somente pelos interesses particulares dos que nelas participam? Ou as justificações de que são, essencialmente, para defender os interesses dos portugueses, todos, convencem alguém? :?: :?: :?: Não tenho nada contra as greves, justas e não chantagistas. Mas que sejam "muito claras" quanto às suas verdadeiras razões, e que não apresentem uma qualquer "narrativa" para limpar cérebros e respectivas memórias.

É que já houve um tempo em que os prejuízos, consecutivos e grandes, tapados com o dinheiro dos contribuintes (sim, porque o chamado "Estado" somos todos nós e não um bicho mau, avarento e rico, sem cara) eram considerados normais em quase todas as prestadoras públicas de serviços (CTT, TAP, CP, RTP,..................). Seria bom que todos nós percebamos que o dinheiro público não é infinito e que deve ser aplicado aonde seja mais importante fazê-lo, embora isso seja sempre discutível, conforme os interesses particulares de cada um de nós.

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Pedro
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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

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Eu vejo esta situação de forma diferente. Como disse anteriormente, há empresas públicas que fornecem serviços onde considero aceitável haver prejuízos, desde que sejam causados pela necessidade de manter os tais serviços e não por erros de gestão - o que, infelizmente, é o mais comum.

Quanto aos interesses dos funcionários na greve, parece-me natural que lutem pelos seus direitos. Não sou ingénuo ao ponto de acreditar que é uma greve unicamente pela manutenção da qualidade do serviço, mas compreendo que não deixem cair os seus direitos sem dar luta.

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Re: Greve de carteiros do código 3040 com mais de 90% de ade

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Junta de Souselas marca reunião com a população

A Junta de Freguesia de Souselas agendou para o próximo sábado, depois das 21H00, uma reunião com a população. O encontro terá lugar na biblioteca anexa de Souselas e, de acordo com o presidente da junta, servirá para contestar a transferência do serviço postal, como pretendem os CTT.

Depois de um primeiro encontro, na passada semana, com todas as instituições da freguesia, João Pardal pretende desta forma ouvir a população relativamente a esta matéria. “Se as instituições estão contra esta medida, julgo que a população nos acompanhará na contestação a esta medida dos CTT”, afirmou.

Fonte: As Beiras
Também pretendem tirar o serviço de CTT às Juntas? Qualquer dia só há um posto para todo o distrito...