Touradas - contra e favor?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

lude Escreveu:Eu também sou contra.

Será que não há ninguém a favor? Assim isto está a ser um bocado monótono...
Porquê querias tourada aqui no tópico ? :)

Eu muito sinceramente gosto de ver, por acaso a parte que mais aprecio é a parte da pega do touro.

Acho que as touradas tem um pouco a ver com a nossa cultura e tradição acho que se impusessem o fim das touradas iria ser um pouco como deixar de ensinar os Lusíadas ou como deixar de haver as festas dos santos populares, são eventos que fazem parte do nosso ser enquanto portugueses.

Quanto ao animal.... fazem se por ai tantas atrocidades e bem piores que esta e poucos ou nenhuns falam disso.

Espero ter lançado um pouco de lume á fogueira.

lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

Paulo Almeida Escreveu:
lude Escreveu:Eu também sou contra.

Será que não há ninguém a favor? Assim isto está a ser um bocado monótono...
Porquê querias tourada aqui no tópico ? :)
Gosto de ouvir opiniões diferentes. Se todos dissermos o mesmo, ficamos sem saber os argumentos dos que são a favor das touradas.
Como deves ter reparado, foste o primeiro que se apresentou a favor das touradas.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Paulo Almeida Escreveu:
Acho que as touradas tem um pouco a ver com a nossa cultura e tradição .
Isso é verdade. Mas nem tudo o que é tradicional é necessariamente bom e deve ser preservado.

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Ruizito Escreveu:
Paulo Almeida Escreveu:
Isso é verdade. Mas nem tudo o que é tradicional é necessariamente bom e deve ser preservado.
Se não preservarmos a nossa cultura e a nossa tradição deixaremos de ser portugueses de alma e passaremos a ser portugueses de nome, quero com isto dizer que passaríamos a ser um povo sem identidade própria.

Numa analise muito rebuscada tanto fazia chamarem-nos Portugueses como ingleses como americanos como espanhóis.... éramos só mais uns.

No meu ver somos Portugueses porque temos séculos de cultura e de tradições associadas a nós. Tradições essas boas ou más(não interessa) mas são nossas e só nossas.

Já pensaste se todas as nossas tradições acabassem por desaparecer?

Como já disse gosto de ver especialmente uma boa pega e um bom toureio a pé, também gosto de ver as situações em que o touro se revolta.

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Absolutamente contra! Horroriza-me, nunca assisti ao vivo, detesto ver maltratar animais. A história da "tradição" não pega - também já foi tradição queimar pessoas vivas em nome da religião... Quanto a ser cultura - é uma barbaridade, para mim não é nada disso.Como quase tudo na vida, está por detrás uma máquina de fazer dinheiro e uma indústria que a alimenta...Viva a Catalunha, que teve a coragem de acabar com isto - espero que o resto da Espanha, Portugal e a América Latina lhes siga o exemplo...

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Há tradições e tradições...

Houve uma altura em que o homem cortejava a mulher, mandando-lhe uma mocada na cabeça e levando-a para a caverna... Bora ver se volta a pegar? :lol:

Somo seres evoluídos, e por mto parva que possa parecer a comparação acima, temos de raciocinar e ver o que é que se enquadra nos dias de hoje...
Se calhar noutros tempos n tinham cinemas e então aos domingos em vez de irem ao cinema comer pipocas iam às touradas comer "coiratos" :)

keine Engel
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 05 janeiro 2005 21:51

Mensagem por keine Engel »

Contra, não consigo ter qualquer prazer vendo um animal ser torturado. Se é tradição? É. Mas porque não adaptar? Porque não criar uma qualquer forma em que o touro possa ser toureado sem ser espetado? É isto que me mete impressão no meio de tudo isto, a necessidade de dor, sofrimento, sangue de outro ser vivo e o gáudio do público perante isto.

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

Eu francamente, ja nao acho ponta de piada as touradas.....quer dizer gosto de ver as cabeçadas e tal.....juro que e a parte mais interessante para mim, quanto a serem proibidas, creio que e um erro, e uma questao cultural, creio que seria a mesma coisa que proibir o fado, e certo que o touro enquanto animal nao tem culpa, mas vamos ser objectivos, se nao fossem as touradas provavelmente o chamado gado bravo, a raça que normalmente e lidada, ja nem existia, e sao criados com aquele proposito. Sim, e certo que o animal sofre, nao tenho duvidas quanto a isso, mas nos canis tambem matam os animais que la estao a muito tempo, e ninguem ainda se insurgiu contra isso, ou ja?

Tide
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Mensagem por Tide »

Megane Escreveu:Eu francamente, ja nao acho ponta de piada as touradas.....quer dizer gosto de ver as cabeçadas e tal.....juro que e a parte mais interessante para mim, quanto a serem proibidas, creio que e um erro, e uma questao cultural, creio que seria a mesma coisa que proibir o fado, e certo que o touro enquanto animal nao tem culpa, mas vamos ser objectivos, se nao fossem as touradas provavelmente o chamado gado bravo, a raça que normalmente e lidada, ja nem existia, e sao criados com aquele proposito. Sim, e certo que o animal sofre, nao tenho duvidas quanto a isso, mas nos canis tambem matam os animais que la estao a muito tempo, e ninguem ainda se insurgiu contra isso, ou ja?
Um pequeno offtopic: esse argumento da espécie é típico de quem é a favor de touradas, curiosamente já ouvi muitos apologistas de tal argumento queixarem-se de certas decisões ambientais tomadas para preservar o habitat de outros animais.

Quanto à comparação infeliz entre o pôr um animal a dormir num canil e uma tourada: nos canis não picam os animais durante meia hora (calculo que um touro esteja esse tempo na arena) antes de os matar...muito menos começam a pôr um animal «a dormir» num dia para pararem a meio e terminarem no dia seguinte(ou mais tarde).

Não comparemos situações diferentes de naturezas bem diferentes:uma é prevenção/eliminação de sofrimento desnecessário...a outra é uma é tortura gratuita.

Quanto à tourada ser uma tradição portuguesa se o Marquês de Pombal não teve qualquer pejo em proibi-las...mas na altura devia ser uma coisa recente... :roll:

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

E pa a morte e sempre a morte, ainda que sublimada....Duvido que em tribunal tenham pena de um gajo so porque ele deu um tiro em vez de facadas....afinal como o tiro deve matar mais rapido.......
E quanto a especie ja nao existir se nao houvessem as touradas, e verdade, se conheceres a realidade tens que ter essa noçao, nao da lucro, nao se cria e elas ja nao existem "selvagens", pelos menos que eu saiba....

Tide
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40

Mensagem por Tide »

Megane Escreveu:E pa a morte e sempre a morte, ainda que sublimada....Duvido que em tribunal tenham pena de um gajo so porque ele deu um tiro em vez de facadas....afinal como o tiro deve matar mais rapido.......
E quanto a especie ja nao existir se nao houvessem as touradas, e verdade, se conheceres a realidade tens que ter essa noçao, nao da lucro, nao se cria e elas ja nao existem "selvagens", pelos menos que eu saiba....
A pena será diferente entre alguém que praticou eutanásia e alguém que torturou a vítima.

Eu sei que a espécie existe só para isso...apenas acho que é uma desculpa da treta. Tortura é tortura e se gostam tanto da espécie...sinceramente não percebo o porquê do tratamento que lhe dão.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Paulo Almeida Escreveu:
Ruizito Escreveu:
Paulo Almeida Escreveu:
Se não preservarmos a nossa cultura e a nossa tradição deixaremos de ser portugueses de alma e passaremos a ser portugueses de nome, quero com isto dizer que passaríamos a ser um povo sem identidade própria.

Numa analise muito rebuscada tanto fazia chamarem-nos Portugueses como ingleses como americanos como espanhóis.... éramos só mais uns.

No meu ver somos Portugueses porque temos séculos de cultura e de tradições associadas a nós. Tradições essas boas ou más(não interessa) mas são nossas e só nossas.

Já pensaste se todas as nossas tradições acabassem por desaparecer?
Não foi nada disso que eu disse! Obviamente que a alma de um povo está na sua cultura, tradições, língua etc., mas não é necessário que todas as tradições tenham que ser preservadas. Por esse mundo fora existem povos agarrados às suas tradições, algumas delas perfeitamente asquerosas e não é por isso que são defensáveis.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu: AComo quase tudo na vida, está por detrás uma máquina de fazer dinheiro e uma indústria que a alimenta...
Aqui tocaste num ponto interessante. À custa e em nome da tradição, o que há é muita gente a fazer negócio com isso.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ao pessoal mais moralista.... Já pensaram nos centros de abate e transformação animal? Já assistiram a um procedimento completo? Ou pelo menos ao abate? Os animais sofrem e não têm qualquer hipotese de se defenderem... mas isso não conta pois não? Porque é muito simples chegar ao hiper, pegar nas febras, pagar e ir para casa.

O touro sofre, ninguém diz o contrário, mas de certo modo dão-lhe hipotese de se defender.

Só que como as touradas são um meio um pouco elitista, ou seja, há muito dinheiro e influências à mistura, quem faz aqueles "shows" contra as touradas espera sempre que lhe caia um "tachinho" para se calarem... Porque também não os vejo a fazer muito... fazem uma pequena manif com teatro a porta da tourada e depois vão embora...

Parecem aquelas manifs para salvar o bocado de choupal que será/seria cortado para a nova travessia... andaram lá dezenas de pessoas a dar as mãos para aparecer na tv, mas não vejo ninguém com vontade de dar à mão para cortar as silvas que continuam a crescer por lá... estranho... :roll:

Ainda mais grave, há pessoas que trabalham em condições super precárias, ninguém faz greve por elas... aliás, no nosso país, na prática, só quem é sindicalizado é que tem essa regalia, e não os vejo a reclamar por melhores condições de trabalho, querem é maiores ordenados e fazer cada vez menos... os restantes? Trabalham e calam, porque se fizerem greve, são despedidos ou ficam sem menos uns euros no ordenado que por vezes nem chega para o mês.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Eu acho um erro tremendo decisões como esta, e pessoalmente sou a favor das touradas, não sei explicar muito bem porquê mas gosto e vejo tanto as portuguesas como as espanholas.

São animais criados com um fim especifico, é em parte um negócio que faz mexer uma certa economia..

O mal disto é o fundamentalismo das associações amigas dos animais e por aí fora, mas é como tudo...