Acidentes na A25

O geral das generalidades... para discutir tudo!
lude
Regular
Regular
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

JoséL Escreveu:Devia ser feitos exames de condução de X em X anos para saber se os condutores estão aptos para tal
Há países em que se ter que fazer exame anualmente! Mas, não me parece que isso venha a acontecer em Portugal, pelo menos num futuro próximo.
banjix Escreveu:O pessoal conduz à mesma velocidade quer esteja a chover quer esteja a fazer sol.
Acho que isso é evidente para toda a gente que anda na estrada. Às vezes admiro-me como é que não há mais acidentes!!!
Não podia concordar mais contigo. Há muito condutor que ainda não percebeu que a velocidade tem que ser adequada à via e às condições climatéricas.

lude
Regular
Regular

Mensagem por lude »

gunky Escreveu:Faz-me lembrar na noite de consoada, ta toda a gente a jantar e la aparece 1 noticia que morreram 3 pessoas num acidente ali, mais 1 casal acola... É disto que o povo gosta.....
Já viste algum acidente na estrada que o pessoal não pare todo para ver?
Bem... Há os que não param, mas circulam a 5Km/h para ver bem o sucedido.

Ruizito Escreveu:Depois acho piada quando a comunicação social diz coisas como "a culpa foi do estado da estrada", ou "das condições climatéricas".
Não não é, a culpa é sempre dos condutores (excepção feita quando acontece algo de anormal e imprevisivel tipo cair uma árvore em cima de um carro que vai a passar...).
Não faças essas generalizações simplórias porque é demasiado fácil provar que estão erradas.
Por exemplo, o facto de muitas estradas estarem mal construídas, acumularem água e os carros fazerem aquaplaning também é culpa dos condutores?

É claro que a maior parte dos acidentes podiam ser evitados se os condutores estivessem mais atentos.
Mas, não posso concordar com alguém que afirma que a culpa é sempre dos condutores.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

lude Escreveu:

Graças a esses "iluminados" quase que tive um acidente na A1, iamos a ultrapassar e havia um acidente no sentido contrario e o idiota que ia a minha frente travou para ver melhor... Felizmente eu guardo sempre a distancia de segurança, mas não se livrou de uns sinais de luz.

Quanto ao acidente foi de lamentar, não se sabe de quem foi a culpa, só se sabe que morreram pessoas. Se podia ser evitado? Se calhar podia... mas são daquelas coisas que agora não vale a pena andar a supor, já é tarde demais. Que isto sirva para quando começarem a vir mais chuvas, as pessoas se lembrem e reduzam um pouco a velocidade.

JoséL
Suspenso
Suspenso
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

duffy Escreveu:
lude Escreveu:

Graças a esses "iluminados" quase que tive um acidente na A1, iamos a ultrapassar e havia um acidente no sentido contrario e o idiota que ia a minha frente travou para ver melhor... Felizmente eu guardo sempre a distancia de segurança, mas não se livrou de uns sinais de luz.

Quanto ao acidente foi de lamentar, não se sabe de quem foi a culpa, só se sabe que morreram pessoas. Se podia ser evitado? Se calhar podia... mas são daquelas coisas que agora não vale a pena andar a supor, já é tarde demais. Que isto sirva para quando começarem a vir mais chuvas, as pessoas se lembrem e reduzam um pouco a velocidade.
E que gastem uns euritos a rever as questões de segurança dos carros! Não é andar com um carro velho quase sem condições que se ajuda a diminuir os acidentes muito menos quando se vê por ai carros com as suspensões tão boas que fazem as rotundas quase em 2 rodas! E carritos com os pneus carecas andar há chuva ainda melhor, parece patinagem artística! No inverno passado vi um Fiat uno que levou uma mocada de lado atrás e fez um belo dum pião numa via de saída da rotunda, devia ter uma aderência naqueles pneus que até me apeteceu logo comprar uns! :lol:

lude
Regular
Regular

Mensagem por lude »

JoséL Escreveu:E que gastem uns euritos a rever as questões de segurança dos carros! Não é andar com um carro velho quase sem condições que se ajuda a diminuir os acidentes
Falaste bem. Há muitas pessoas que não fazem uma manutenção correcta ao automóvel e como tal circulam com um veículo inseguro.

Transcrevo agora um texto que fala em algo que muitos nunca pensaram... Validade dos pneus!
Sabia que os pneus caducam 4 anos depois de data de fabrico e esta data está estampada no lado do pneu?

Se utilizamos pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave, inclusive fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus para verificar se ainda não passaram a sua data de validade.

Outro ponto importante que nos escapa muitas vezes é o enchimento dos pneus. Uma pressão inferior ao recomendado faz aumentar a temperatura do pneu. Através de fotografias de infravermelhos, verifica-se que o calor produz danos e aumenta na medida que a pressão do pneu diminui.

Outro ponto importante a considerar é a carga a que submetemos os nossos pneus, muitas vezes sobrecarregamos os veículos sem prestar atenção ao esforço que isto representa para os pneus, ao exceder a capacidade máxima de carga pode resultar na falha do mesmo e causar um acidente
Mais info em:
http://www.scribd.com/doc/6562695/Pneus
e
http://www.scribd.com/doc/35838440/Seguranca-dos-Pneus

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

JoséL Escreveu: Porque há pessoas que tem melhor capacidade de reacçao a velocidades mais elevadas e conseguem evitar acidentes enquanto outros atrapalham-se e pum! :wink:
Não, não há. O que há é pessoas que ACHAM que têm melhor capacidade de reacção a velocidades mais elevadas... tal como muitos ACHAM que conduzem melhor que ninguém e os outros é que fazem sempre asneira.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

lude Escreveu:
Não faças essas generalizações simplórias porque é demasiado fácil provar que estão erradas.
Por exemplo, o facto de muitas estradas estarem mal construídas, acumularem água e os carros fazerem aquaplaning também é culpa dos condutores?
Com certeza que é culpa dos condutores que não se adequaram à estrada, nem ás condições. A estrada está mal construída? Então vá devagar! Acumula água? Mais uma vez, reduza a velocidade!
Enquanto esse tipo de desculpas for usado, nunca iremos sair da cauda da Europa em termos de sinistralidade rodoviária...

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

Ruizito Escreveu:
JoséL Escreveu: Porque há pessoas que tem melhor capacidade de reacçao a velocidades mais elevadas e conseguem evitar acidentes enquanto outros atrapalham-se e pum! :wink:
Não, não há. O que há é pessoas que ACHAM que têm melhor capacidade de reacção a velocidades mais elevadas... tal como muitos ACHAM que conduzem melhor que ninguém e os outros é que fazem sempre asneira.
Lhe garanto que há pessoas que conduzem bem melhor que outras! Como exemplo pessoas ligadas ao desporto automóvel e que tenham frequentado aulas de condução defensiva. E se reparar na condução de alguns que vão com mais velocidade a fazer uma curva vai reparar que algumas pessoas quando podem vem da via fora da curva, encostam-se à berma e volta a sair para a segunda via sem ter tocado com o pé no travão! E já agora deve-se travar enquanto se está a fazer uma curva? Fica a questão! De certeza que muitos não sabem a resposta certa!

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Ruizito Escreveu:
lude Escreveu:
Com certeza que é culpa dos condutores que não se adequaram à estrada, nem ás condições. A estrada está mal construída? Então vá devagar! Acumula água? Mais uma vez, reduza a velocidade!
Enquanto esse tipo de desculpas for usado, nunca iremos sair da cauda da Europa em termos de sinistralidade rodoviária...
Era bom que todos tivessemos o dom de adivinhar ou ou conseguir detectar com a devida antecedencia que existe um lençol de água na estrada... Mas se tu tens esse dom, ainda bem :)

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

duffy Escreveu: Era bom que todos tivessemos o dom de adivinhar ou conseguir detectar com a devida antecedencia que existe um lençol de água na estrada... Mas se tu tens esse dom, ainda bem :)
Nunca ouviste falar da distância de segurança? Não é apenas uma distância em relação ao carro da frente, mas sim em relação a qualquer obstáculo que possa existir na via. Se não conseguem diminuir a velocidade antes do lençol de água é porque não iam a cumprir essa distância.
Evidentemente que pode haver excepções, como por exemplo um animal atravessar a via de repente, em que é impossível evitar o choque, mas num caso de um lençol de água parece-me que na grande maioria dos caso é possível detectar a tempo... até porque só se formam lençóis de água se as condições atmosféricas forem adversas, o que só por si já implica cuidados redobrados na condução...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

JoséL Escreveu:
Lhe garanto que há pessoas que conduzem bem melhor que outras! Como exemplo pessoas ligadas ao desporto automóvel e que tenham frequentado aulas de condução defensiva. E se reparar na condução de alguns que vão com mais velocidade a fazer uma curva vai reparar que algumas pessoas quando podem vem da via fora da curva, encostam-se à berma e volta a sair para a segunda via sem ter tocado com o pé no travão! E já agora deve-se travar enquanto se está a fazer uma curva? Fica a questão! De certeza que muitos não sabem a resposta certa!
Eu sei que há pessoas que conduzem melhor do que outras, mas garanto que há muitas mais que ACHAM que conduzem melhor que as outras...
PS: Sempre me ensinaram que se trava antes da curva e não na própria curva, mas se calhar os métodos de ensino entretanto mudaram, afinal já tirei a carta há muitos anos...

JoséL
Suspenso
Suspenso

Mensagem por JoséL »

Ruizito Escreveu:
JoséL Escreveu:
Eu sei que há pessoas que conduzem melhor do que outras, mas garanto que há muitas mais que ACHAM que conduzem melhor que as outras...
PS: Sempre me ensinaram que se trava antes da curva e não na própria curva, mas se calhar os métodos de ensino entretanto mudaram, afinal já tirei a carta há muitos anos...
Exacto. E ensinaram-lhe bem. Pois se dve manter a mesma velocidade e nao travar durante a curva. Pois ao travar em curva desiquilibra o carro, o centro d gravidade muda e os pneus sofrem forças laterais que os fazem derrapar de lado. Mas a maior parte das pessoas nao sbe isso e trava durante a curva em vez d antes. Como mts tem carros sem abs e nao sbem travar como o abs faz para imobilizar o carro antes do obstaculo. :wink:

JPMATRIX
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

gunky Escreveu:
Mas, contudo, foi o maior choque em cadeia que aconteceu em Portugal desde sempre!
não foi nada, o maior choque em cadeia envolveu mais de 200 veículos foi à cerca de 10 anos e foi ele que deu origem ao acordo entre as seguradoras que no caso de um acidente envolver mais de 4 veículos as mesmas pagam primeiro as indemnizações entre elas e investigam depois.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Ruizito Escreveu: Nunca ouviste falar da distância de segurança? Não é apenas uma distância em relação ao carro da frente, mas sim em relação a qualquer obstáculo que possa existir na via. Se não conseguem diminuir a velocidade antes do lençol de água é porque não iam a cumprir essa distância.
Evidentemente que pode haver excepções, como por exemplo um animal atravessar a via de repente, em que é impossível evitar o choque, mas num caso de um lençol de água parece-me que na grande maioria dos caso é possível detectar a tempo... até porque só se formam lençóis de água se as condições atmosféricas forem adversas, o que só por si já implica cuidados redobrados na condução...
Desculpa a pergunta, mas conduzes? Todos os dias? Ou só ao domingo a tarde? :roll:

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Uma vez ia tendo um acidente porque havia óleo na estrada... A culpa tb era minha? Era de noite, portanto, não me digam que era possível ver o óleo na estrada.