Acidentes na A25

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
JoséL
Suspenso
Suspenso
Mensagens: 214
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Acidentes na A25

Mensagem por JoséL »

Dois acidentes na A25: 6 mortos e 72 feridos

Seis mortos confirmados, entre as quais duas crianças, e 72 feridos é o último balanço (às 23h00) de dois acidentes graves, quase em simultâneo, que envolveram muitas viaturas na autoestrada A25, na zona de Sever do Vouga. Trânsito está cortado nos dois sentidos e o cenário é dantesco.

A A25 foi hoje palco de dois acidentes graves junto do nó de Talhadas, em Sever do Vouga, um em cada sentido, sem relação direta, causando pelo menos seis mortos (entre eles duas crianças) e 72 feridos, dos quais 48 graves.

Uma médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) comunicou ao ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que o número de mortos subiu para seis, depois do óbito de uma mulher registado no hospital de Aveiro.

Rui Pereira apresentou "sentidas condolências" às famílias do falecidos, com a garantia de que os meios de socorro e as polícias "funcionaram bem, dando o seu melhor para minimizar as consequências devastadoras do acidente".

António Machado, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), explicou que o acidente que ocorreu no sentido Aveiro-Viseu terá sido o primeiro. Poucos minutos depois e a poucas centenas de metros de distância, deu-se um segundo acidente no sentido inverso.

Mais de 50 viaturas sinistradas, 12 arderam

Das mais de 50 viaturas sinistradas, 12 arderam e destas duas eram camiões, adiantou a mesma fonte. "Foi um acidente muito complicado. Foi um acidente com muita gravidade e de grande violência", afirmou António Machado.

Pouco antes das 20h00, o balanço provisório avançado pelo responsável era de cinco mortos, dois deles carbonizados, sendo um deles uma criança.

O número de falecidos viria a subir para seis, após a confirmação da morte de uma mulher que deu entrada no Hospital de Aveiro.


Apoio psicológico no local

Vários feridos sem gravidade foram tratados e receberam apoio psicológico nos dois hospitais de campanha que o INEM montou no local

Às 23h00, permanecem no local 96 operacionais, dos quais 63 bombeiros, 44 viaturas de socorro entre veículos do INEM, dos bombeiros e da polícia, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Durante a tarde foram acionados também três helicópteros para evacuação médica.

Às 20h00, vários feridos sem gravidade estavam a ser tratados e a receber apoio psicológico nos dois hospitais de campanha que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) montou no local.


Abertura ao trânsito talvez de madrugada

O trânsito na A25 está cortado entre o nó de Reigoso e o do Carvoeiro, não sendo possível às autoridades adiantar quanto tempo demorará a circulação a entrar na normalidade.

O major Nelson Couto, comandante do Comando Territorial da GNR de Aveiro, adiantou aos jornalistas que a desobstrução da via "deverá ser demorada", prevendo que os trabalhos nesse sentido se prolonguem pela madrugada.


HUC aciona nível 1 do plano de emergência

A diretora do serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), Isabel Fonseca, disse que os feridos do acidente desta tarde na A25 estão a chegar "devagar" àquela unidade, que acionou o nível 1 do plano de emergência interno, que significa um reforço de meios para responder a todas as entradas.

Alguns feridos já foram transportados para os hospitais de Aveiro, Santa Maria da Feira, Águeda, Hospitais da Universidade de Coimbra, Viseu e Santa Maria (Lisboa).


Causas dos acidentes ainda por apurar

A causa dos acidentes ainda é desconhecida, mas, segundo fonte do CDOS, deverá estar relacionada com "as primeiras chuvas" e com o nevoeiro que se verificou na região durante todo o dia.



Testemunhos do terror

"Vi um senhor que conseguiu salvar a filha"

Custódio Lourenço, que viajava a caminho de Viseu num ligeiro conduzido por um amigo, contou à agência Lusa que ainda presenciou algumas das "cenas de terror" após o primeiro acidente em cadeia. "Vi um senhor que ainda conseguiu salvar a filha que estava dentro do carro", disse.

Mulher com cabelo e roupa em chamas

O automobilista João Carlos Santos, que viajava também entre Aveiro e Viseu, seguia logo atrás de algumas das viaturas envolvidas no primeiro embate e prestou ainda auxílio a uma mulher que tinha o cabelo e as roupas em chamas. "Tinha uma queimadura relativamente grande", descreveu.

Segundo João Santos, "havia muitos veículos a arder" e "os pneus do carros começaram a rebentar".

"Caminho ficou completamente invisível"

Maria de Lurdes Paiva, passageira de um automóvel que circulava na A25 na altura dos acidentes, confirmou que o chuvisco e o nevoeiro eram "muito intensos". "Nunca vi uma coisa assim. O caminho ficou completamente invisível", afirmou.

Maria de Lurdes Paiva disse ainda que os meios de socorro "chegaram no tempo certo", com relativa rapidez. "Mas cinco minutos para nós são horas", observou.



http://jn.sapo.pt/Storage/ng1333796.jpg
http://jn.sapo.pt/Storage/ng1333792.jpg
http://jn.sapo.pt/Storage/ng1333800.jpg
http://img823.imageshack.us/img823/1253/ng1333810.jpg
http://img201.imageshack.us/img201/5892 ... zx8djf.jpg
http://img411.imageshack.us/img411/2473/ng1333804.jpg
http://img834.imageshack.us/img834/7111/ng1333806.jpg
http://img823.imageshack.us/img823/9472/ng1333807.jpg
http://img837.imageshack.us/img837/1438/ng1333808.jpg
http://img832.imageshack.us/img832/7786/ng1333809.jpg

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Re: Acidentes na A25

Mensagem por lude »

Durante várias horas o denso nevoeiro não deixava vislumbrar nada na A25 e a chuva caia torrencialmente. "O acidente terá sido consequência das condições climáticas", confirmou o Major Nelson Couto do Comando Territorial da Guarda.

Vítor Barros foi um dos primeiros feridos a dar entrada no hospital de Aveiro. Aquela família do Porto seguia em direcção ao Fundão, no sentido Aveiro-Viseu. Mal entrou na A25, Vítor diz ter-se apercebido do intenso nevoeiro e, por isso, "a primeira reacção foi abrandar".

Já a chegar ao nó de Talhadas, três carros parados no lado esquerdo da faixa obrigaram a um novo abrandamento. "Consegui meter-me no lado direito e, quando parei, um camião bateu-nos por trás e fomos arrastados uns 30 ou 40 metros", contou, dizendo que depois disso "começou o caos". Um segundo camião não conseguiu parar a tempo e foi embater no primeiro. "Só me lembro de conseguir tirar o meu filho e a minha mulher do carro e olhar para trás e ver o atrelado do camião a arder", recorda.

"De repetente o nevoeiro abateu-se sobre a estrada e não conseguia ver nada. Abrandei porque me pareceu ver fogo e ouvia à minha frente muitos carros a baterem uns nos outros e a desfazerem-se", relatou ao i João Santos, de 55 anos, que vinha de Oliveira de Azeméis com a mulher.

Maria de Lurdes Paiva, uma das vítimas do acidente, que vinha de Oliveira de Azeméis e ia para Viseu, afirmou que o grave acidente se deu devido a um "nevoeiro muito cerrado". Maria de Lurdes conta ainda que "aquilo foi um fenómeno esquisito e, de repente, o nevoeiro ficou tão cerrado que não se via nada e só vi muitos carros a bater".

Uma das vítimas mortais dos dois acidentes desta tarde na A25 foi uma mulher que saiu do carro na altura do choque em cadeia e que foi atropelada por outra viatura.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, classificou o sinistro como um «terrível acidente de viação», que originou seis mortos (duas crianças, duas mulheres e dois homens), além de 72 feridos.

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Quando o condutor não se sabe adequar às condições da via bem como climatéricas o resultado é o que está à vista :cry:

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

O UserN achei o teu comentário LAMENTÁVEL !
Que fazias tu? Conta-nos lá.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

O comentário dele está correcto, as condições atmosféricas na altura não eram para circular aquela velocidade, nevoeiro cerrado e estrada com resíduos e molhada fruto dos chuviscos, é para andar nos 50/60 e com 4 piscas ligados, e não à Fangio como a grande maioria dos condutores portugueses andam.

O problema estás nos inocentes que pararam a tempo, mas levaram com os outros "Fangios".

Isto leva à discussão que houve neste mesmo tópico sobre as distracções/velocidades dos condutores portugueses.

Foi um terrível acidente com vítimas a lamentar, mas que poderia ter sido evitado, e tal como o UserN disse e bem, se tivessem adequado a velocidade às condições climatéricas.

Conduzir com sol é diferente de conduzir com chuva/nevoeiro

Avatar do Utilizador
userN
Lendário
Lendário
Mensagens: 1264
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Minnie Escreveu:O UserN achei o teu comentário LAMENTÁVEL !
Que fazias tu? Conta-nos lá.
Lamentável é a condução de 90% (para ser bomzinho) dos encartados a circular em Portugal, o user bluestrattos encarregou-se de explicar o meu ponto de vista.

lude
Regular
Regular
Mensagens: 129
Registado: domingo, 05 abril 2009 4:59

Mensagem por lude »

bluestrattos Escreveu:O comentário dele está correcto, as condições atmosféricas na altura não eram para circular aquela velocidade
Concordo. O acidente ocorreu certamente devido a vários factores e um deles foi a velocidade desajustada às condições climatéricas.
bluestrattos Escreveu:nevoeiro cerrado e estrada com resíduos e molhada fruto dos chuviscos, é para andar nos 50/60 e com 4 piscas ligados, e não à Fangio como a grande maioria dos condutores portugueses andam.
Concordo com o que dizes!
Queria salientar no entanto que há muitos factores que contribuem para a sinstralidade.
Por exemplo, ainda há muitos condutores que não ligam os médios "para não gastar bateria"
Quanto aos faróis de nevoeiro, há pessoas que nem sabem onde é que aquilo se liga...
Ligar os 4 piscas? É algo que muitos se esquecem até mesmo quando necessitam de
parar na AE (por exemplo devido a acidente).

Relativamente à velocidade adequada naquele tipo de caso, é um "pau de 2 bicos".
Quando está muito nevoeiro, se reduzirmos muito a velocidade arriscamo-nos a apanhar
com um "Fangio" que conduz sempre a 120Km/h, esteja sol, chuva, ou nevoeiro cerrado.
É igualmente perigoso circular a velocidades mais altas ou mais baixas do que a média dos restantes condutores...
bluestrattos Escreveu:Conduzir com sol é diferente de conduzir com chuva/nevoeiro
Disseste uma grande verdade, que muitos ainda não repararam!
Conduzir na AE a 100Km/h com nevoeiro é bem mais perigoso do que conduzir a 150Km/h com sol.

Avatar do Utilizador
JoséL
Suspenso
Suspenso
Mensagens: 214
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

Pelos estudos feitos a velocidade média em AE dos portugueses é de 150km/h excluído excepções mais além disso!
E hoje não sei porque mas a estrada está do pioriu, tudo com vontade de se andar a picar, ultrapassagens mal feitas, pessoal que pára a meio da rotunda de entrada para o estacionamento para o forum porque o outro apitou e sai do carro armar-se em mauzão a crer bater no outro, no açude ninguém se entende para entrar para a ponte que só está com uma via e há três para se meterem por causa da limitação e ainda foi lá passar à rasquinha um bus de turismo! :evil:
Visto que houve estes acidentes devem querer arranjar mais! :wink:

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

E prontos faltava este assunto cair aqui no forum tb....Agora so vao enterrar esta historia quandos as pessoas q faleceram forem enterradas. Vao entrevistar os colegas de trabalho das pessoas q morreram, os vizinhos, os amigos, os bombeiros q la tiveram, os senhoras da brisa....Oh lord.....

dif88
Lendário
Lendário
Mensagens: 1033
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

gunky Escreveu:E prontos faltava este assunto cair aqui no forum tb....Agora so vao enterrar esta historia quandos as pessoas q faleceram forem enterradas. Vao entrevistar os colegas de trabalho das pessoas q morreram, os vizinhos, os amigos, os bombeiros q la tiveram, os senhoras da brisa....Oh lord.....
Percebo o teu ponto de vista, porque em Portugal levam-se as noticias até à exaustão.

Mas, contudo, foi o maior choque em cadeia que aconteceu em Portugal desde sempre!

Um choque que divulga a má condução dos portugueses (sobretudo em condições atmosféricas adversas), e que acabou por vitimar também certamente muitos inocentes que conduzem com a precaução devida mas que foram levados à frente por quem não tem respeito quando anda na estrada.

As imagens que existem são impressionantes:
http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.ht ... d=13308908

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

O problema é que no meio da confusão gerada não é possível descortinar quem realmente teve culpa. Os "fangios" vão continuar a ser "fangios" noutros lados.
Depois acho piada quando a comunicação social diz coisas como "a culpa foi do estado da estrada", ou "das condições climatéricas". Não não é, a culpa é sempre dos condutores (excepção feita quando acontece algo de anormal e imprevisivel tipo cair uma árvore em cima de um carro que vai a passar...).

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Eu acho que no meio do enorme azar, alguns sinistrados até tiveram sorte - a concentração de chefias dos Hospitais e políticos de carreira nas urgências, foi qualquer coisa digna de ser vista! Foram visitados pela Sra Ministra da Saúde (pelo menos em Coimbra), tinham uma turba de Jornalistas à porta (para o caso de desejarem reportar qualquer coisita menos simpática, desde a comida do hospital à simpatia dos profissionais de saúde)... :D Tomara eu se algum dia tiver uma acidente ter tal tratamento VIP...Portugal no seu "melhor", para usar uma frase conhecida. :D
Claro que há mortos a lamentar e pessoas que ficarão inválidas - sobre isso não se pode brincar - lamento profundamente e deixo aqui as minhas condolências ás famílias.
Sobre as causas do acidentes: parece que houve uma multiplicidade de factores - o MP decidiu abrir um inquérito...(não estou bem a ver para quê), mas aguardemos...Foi um dia azarado nas estradas de Portugal, uma quantidade de acidentes, felizmente nem todos tão graves.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

athena Escreveu:Eu acho que no meio do enorme azar, alguns sinistrados até tiveram sorte - a concentração de chefias dos Hospitais e políticos de carreira nas urgências, foi qualquer coisa digna de ser vista! Foram visitados pela Sra Ministra da Saúde (pelo menos em Coimbra), tinham uma turba de Jornalistas à porta (para o caso de desejarem reportar qualquer coisita menos simpática, desde a comida do hospital à simpatia dos profissionais de saúde)... :D Tomara eu se algum dia tiver uma acidente ter tal tratamento VIP...Portugal no seu "melhor", para usar uma frase conhecida. :D
Claro que há mortos a lamentar e pessoas que ficarão inválidas - sobre isso não se pode brincar - lamento profundamente e deixo aqui as minhas condolências ás famílias.
Sobre as causas do acidentes: parece que houve uma multiplicidade de factores - o MP decidiu abrir um inquérito...(não estou bem a ver para quê), mas aguardemos...Foi um dia azarado nas estradas de Portugal, uma quantidade de acidentes, felizmente nem todos tão graves.

O MP decidiu abrir 1 inquerito para ingles ver....
Mas alguem precisa de estar a ver a televisao para perceber que ainda ha bastantes condutores que conduzem embriagados, bem acima dos limites que deviam, etc, etc....

Faz-me lembrar na noite de consoada, ta toda a gente a jantar e la aparece 1 noticia que morreram 3 pessoas num acidente ali, mais 1 casal acola... É disto que o povo gosta.....

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Minnie Escreveu:O UserN achei o teu comentário LAMENTÁVEL !
Que fazias tu? Conta-nos lá.
Eu não acho que o comentário do UserN seja lamentável! As coisas são assim mesmo! O pessoal conduz à mesma velocidade quer esteja a chover quer esteja a fazer sol. Acho que isso é evidente para toda a gente que anda na estrada. Às vezes admiro-me como é que não há mais acidentes!!!

Avatar do Utilizador
JoséL
Suspenso
Suspenso
Mensagens: 214
Registado: sexta-feira, 26 março 2010 21:00

Mensagem por JoséL »

banjix Escreveu:
Minnie Escreveu:O UserN achei o teu comentário LAMENTÁVEL !
Que fazias tu? Conta-nos lá.
Eu não acho que o comentário do UserN seja lamentável! As coisas são assim mesmo! O pessoal conduz à mesma velocidade quer esteja a chover quer esteja a fazer sol. Acho que isso é evidente para toda a gente que anda na estrada. Às vezes admiro-me como é que não há mais acidentes!!!
Porque há pessoas que tem melhor capacidade de reacçao a velocidades mais elevadas e conseguem evitar acidentes enquanto outros atrapalham-se e pum! :wink:
Devia ser feitos exames de condução de X em X anos para saber se os condutores estão aptos para tal e irem a cursos de condução defensiva! :idea: