Opiniões - Acetona na Gasolina

O geral das generalidades... para discutir tudo!
dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Opiniões - Acetona na Gasolina

Mensagem por dryden »

Este fim de semana, estava a cerca de 160Kms de Coimbra e passei num E.Leclerc, aproveitando que estava na reserva atestei o depósito nas bombas de gasolina do supermercado com gasolina 95.
Notei que ao parar no primeiro semáforo ao sair das bombas, o carro trepidava bastante, mas como a paragem foi só de alguns segundos nem liguei.
Mais tarde, já a meio do caminho para Coimbra, notei que o carro estava a custar bastante para desenvolver, a principio fiquei lixado pq pensei que fosse da embraiagem (e ainda o mês passado levou uma nova), mas depois reparei que também estava a fazer um barulho esquisito, como um carocha a trabalhar, e que o carro a desenvolver não era linear, soluçava mesmo nas mudanças altas...
Hoje quando liguei o carro, tudo bem a principio, mas qd parei no primeiro semáforo lá estava a trepidação, pior do que nunca, logo de seguida voltaram os soluços e abri a janela e lá estava o "som do carocha"..

Coloquei estes problemas a pessoal conhecido que me aconselharam a juntar acetona à gasolina como aditivo, explicando que a acetona ajudava o carro a queimar tudo, mesmo material que não fosse gasolina e ajudava também a limpar as bombas injectoras.

Alguém tem opiniões sobre isto? Estou meio relutante em por acetona no carro pq se algo correr mal o preço vai seguramente ser mais alto do que deitar a gasolina fora e por outra...
Sei que há pessoal que usa acetona como aditivo para diesel e biodiesel, mas também resultará em gasolina?!

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Se o problema for da gasolina e preferivel atestar o carro com gasolina de qualidade uma bp100 ou uma galp gforce e depois esperar para ver. a acetona nao tem os lubrificantes necessarios e pode destruir alguns vedantes etc etc ..

randre
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 22 dezembro 2006 9:13

Mensagem por randre »

Nunca ouvi falar disso, mas ao ser verdade a percentagem de acetona terá de ser muito reduzida, é preciso cuidado com essas misturas e se o carro for catalizado aumenta os cuidados a ter.

Um apart,e no Brasil é que lhe misturam etanois, mas é para reduzir os custos do combustivel.

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

por duas vezes ja tive o meu carro nas condições que tu estas a relatar...barulho estranho, custar a desenvolver, e a trepidar bastante, ao meu tambem se juntava um cheiro bastante estranho,não sei se no teu sera o que esta a acontecer....
Se o teu problema for o mesmo que o meu, tens o carro a trabalhar em 3 ou em 2 cilindros(assumindo que o carro é de 4), foi o que aconteceu comigo...já agora qual é o modelo?

dryden
Veterano
Veterano

Mensagem por dryden »

Megane Escreveu:por duas vezes ja tive o meu carro nas condições que tu estas a relatar...barulho estranho, custar a desenvolver, e a trepidar bastante, ao meu tambem se juntava um cheiro bastante estranho,não sei se no teu sera o que esta a acontecer....
Se o teu problema for o mesmo que o meu, tens o carro a trabalhar em 3 ou em 2 cilindros(assumindo que o carro é de 4), foi o que aconteceu comigo...já agora qual é o modelo?
É um Fiat Punto, modelo anterior ao actual.
Bem, n sei se fique contente ou não... Estava já com a cabeça feita que fosse a gasolina, mas agora que falas nisso, realmente tem lógica que o ruído e a trepidação aumentem se uma ou mais cilindros deixarem de funcionar...
Haverá algum teste que se possa fazer para ter a certeza? E já agora, em quanto te ficou a reparação?

dryden
Veterano
Veterano

Mensagem por dryden »

dryden Escreveu:
Megane Escreveu:por duas vezes ja tive o meu carro nas condições que tu estas a relatar...barulho estranho, custar a desenvolver, e a trepidar bastante, ao meu tambem se juntava um cheiro bastante estranho,não sei se no teu sera o que esta a acontecer....
É um Fiat Punto, modelo anterior ao actual.
Bem, n sei se fique contente ou não... Estava já com a cabeça feita que fosse a gasolina, mas agora que falas nisso, realmente tem lógica que o ruído e a trepidação aumentem se uma ou mais cilindros deixarem de funcionar...
Haverá algum teste que se possa fazer para ter a certeza? E já agora, em quanto te ficou a reparação?
Será que trocando as velas de uns para os outros consigo ver isso?
Por acaso até acho que tenho um jogo de velas novo na mala...

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

se for das velas, sim....trocando as velas isso fica a funcionar...no caso do meu, tive que trocar foi as bobines....mas não creio que seja o caso do punto...troca as velas, se for isso fica bem barato.

nomade
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

Mensagem por nomade »

Isso mais parece das velas pois também já me aconteceu parecido.

Quanto à acetona, há ai pessoal a usar. É preciso é ter muito cuidado com as quantidades.

Vê este Link

JPMATRIX
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 3:06

Mensagem por JPMATRIX »

Não sejas doido em ir no paleio dos "mecânicos" de rua, a acetona não foi feita para colocar em motores.

O melhor que tens a fazer é colocar o deposito meio com gasolina 98 (não uses gasolina com mais octanas pois o motor pode não aguentar), e ainda um aditivo para limpeza, andas uns dias com aquilo, puxa bem pelo carro, com o motor quente claro, e pode ser que volte ao normal.

O meu também andou um tempo com um trabalhar estranho e foi o que fiz.

Se não resolver, velas ou filtro de gasolina é um bom sitio para começar, e se o som parece um carocha vê lá se um dos cilindros não foi à vida...