Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Xaqueto
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22

Mensagem por Xaqueto »

setim Escreveu:
Olha lá ó xaqueto...
quando digo que existiu abuso de autoridade é porque existiu.
Queres acreditar acreditas, não queres não acreditas, e mais não digo, porque isto é um forum publico.
Que vocês abusam muito da confiança abusam.
Desde quando é que não se pode parar por exemplo na sá da bandeira quem vai a descer ao lado direito ou quem sobe ao lado esquerdo? ainda me hás-de mostrar onde está o sinal de proibido parar, e no entanto já por varias vezes voces me vêm chatear a cabeça e só dá vontade de vos madar montar na 5ª pata do macho.
Mas se um gajo diz alguma coisa vêm logo com a sua super autoridade arrogante de quem usa uma super farda com poderes tipo superman.
É pá voces sao os maiores até um dia vos entrar um murro plo focinho.

Abraço, sempre a considerar.
Nunca disse, que as vezes não existe algum exagero na abordagem. Se trabalha-se permanentemente com o publico se calhar ao fim de 6 a 7 horas, 7 dias por semana, provável a tua atitude era diferente.
Que eu saiba na Sá de Bandeira, no sentido descendente, tem uma faixa de estacionamento, duas vias de trânsito e uma faixa destinada para os transportes urbanos taxis e afins.
No sentido ascendente é igual. Ao estar assim delimitado qualquer paragem é proibida, sancionada com um dos muitos artigos do C.E..
Se estas, tão, incomodado com a atitudo dos agentes então tens um bom remedio, fazes uma exposição por escrito dirigida ao Comandante, se não te satisfizer, então pedes uma audiência à Srª. vereadora com o pelouro da PM. Se, mesmo assim, não ficares satisfeito, vais a CMC perguntas quando são as reuniões da câmara e pedes para falares nessa reunião e propões a extinção da carreira da PMC, apresentas os teus argumentos.

As boas maneiras e boas práticas, friso mais uma vez, funciona dos dois lados.
Quanto mais recorrente for esses aviso mais inimizade se vai criar. De um lado, PM, aquele "gajo" esta a gozar comnosco e do outro lado, municipe, lá vêm aquele "F.... da P....." a chatear-me outra vez.

Percebes onde quero chegar?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Xaqueto Escreveu:Nunca disse, que as vezes não existe algum exagero na abordagem. Se trabalha-se permanentemente com o publico se calhar ao fim de 6 a 7 horas, 7 dias por semana, provável a tua atitude era diferente.

Txiii tadinho de ti, trabalhas tantas horas? Imagina as pessoas que trabalham as 8h normais mas que normalmente chegam a 9h ou 9:30 e chegam ao carro desejosos de ir para casa e têem o carro bloqueado...

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

duffy Escreveu:
Txiii tadinho de ti, trabalhas tantas horas? Imagina as pessoas que trabalham as 8h normais mas que normalmente chegam a 9h ou 9:30 e chegam ao carro desejosos de ir para casa e têem o carro bloqueado...
Diz lá então se tens visto muitos carros bloqueados nos 2 últimos anos?

Se calhar, quando as pessoas quando chegam para iniciar a sua jornada de trabalho, não estacionam como deve ser? Ou se calhar a cidade tem pouco estacionamento a borla, perto dos locais de trabalho.

Dou-te um exemplo, eu tenho uma jornada de trabalho de 7 horas sem pausa para almoço. Se entrar às 8:00 a.m. chego a Coimbra para arranjar estacionamento, a borla, por volta das 7:15, 7:20. o mesmo sucedendo nos restantes turnos.

E só se bloqueiam carros devido a estarem em infracção.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Xaqueto Escreveu:
userN Escreveu:
Xaqueto Escreveu:
Alexrd Escreveu:Alguém me podes explicar qual é a utilidade da PM?
A PM foi criada para auxiliar a PSP no âmbito do trânsito, fazer cumprir as posturas e regulamentos municipais. Foi criada também para ser policia mortuária, policia florestal, substituir a carreira dos fiscais municipais, entretanto extinta.

É parte integrante da Protecção Civil, enfim existe para assegurar a autonomia do municipio em relaçao ao poder central. Se a regionalização seguir em frente.
99% das vezes limitam-se a passar contra-ordenações.
É assim, porque as orientações emanadas do "chefe" da PM, Presidente, são nesse sentido. Essa é uma das útopias que é destruida quando se entra na força, a vontade de mudar esbarra nas hierarquias mais elevadas.
O efectivo é pequeno, dividido por três departamentos e dividido por três turnos.
Segundo o regulamento da CMC esta força era para ter pelo menos 100 efectivos, esta a funcionar com 45.
Ainda bem que me dás razão.

Mudem de nome então para EMEC, uma vez que na prática pouco mais fazem do que fiscalizar o pagamento dos estacionamentos.

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

userN Escreveu:

Mudem de nome então para EMEC, uma vez que na prática pouco mais fazem do que fiscalizar o pagamento dos estacionamentos.
Não somos, em nada, parecidos com a EMEL. A fiscalização passa, não só, pelos tickets dos parques, utilização de telemoveis em condução, passeios e passadeiras, luz vermenhas, andar sem cinto, seguros, raias, estacionamento onde não é permitido, enfim poderia enumerar TODOS os artigos do C.E..
Um aparte, andas um pouco desactualizado, a maior parte do efectivo prefere fiscalização rodoviaria do que parques.

Para bom entendedor meia palavra basta.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

setim Escreveu:
Ruizito Escreveu:
Xaqueto Escreveu:
Carol Escreveu:Mas é preciso mais explicação?
o que estou a dizer desde o início é que as pessoas, ou pelo menos eu, exijo que me tratem com respeito e boa educação.
Não têm de ser simpáticos, apenas não sejam mal educados, arrogantes e afins
Da minha parte Carol, quando abordo os municipes tento ser aquilo que eu gostaria que fossem para mim.
Se o municipe for simpatico, correcto para a minha pessoa,tento fazer tudo o que estiver ao meu alcançe para o poder ajudar. Se não o for não o irei ajudar em nada, indico o que é exigido por Lei e mais nada.
O Xaqueto não vale a pena gastar o teu latim. Pelos visto só a PM é que é mal educada porque a generalidade dos cidadãos é só amabilidades, como aliás pode ser comprovado naquilo que alguns escrevem neste tópico. Se és PM o melhor que tens a fazer é antes de multar, fazer um inquérito à pessoa que está a ser multada sobre se concorda com a tua atitude ou se estás a ser simpático. E se ela refilar, berrar ou descabelar-se, dá a outra face como Jesus Cristo. :?
Ó Ruizinho..

Tu também deves ser o maior, da tua rua..
Não digo que todos voces sejam filhos de 7 pais!!
É pena é que, simpáticos só existem 2 ou 3.
Eu não preciso que venham com simpatias, apenas que façam o vosso trabalho educadamente e sem se acharem os campeoes nacionais da estupidez, quero dizer com isto, que a vossa falta de educação bate recordes.
Embora um um cidadão que berre ou estrabiche quando voces o multam, vocês usam uma farda e não podem falar de qq maneira para as pessoas, não é fácil aguentar a calma e ser simpatico para quem está nervoso? não, mas é o vosso trabalho! se não conseguem azar, vão varrer as ruas com o zé careca que a dferença de escolaridade não é nenhuma.
E não me venhas dizer que só são mal educados com pessoas que vos gritam, que já vi a maltratar pessoas de idade!
Acho uma indecência.
No resto do trabalho sem ser multas, acho uma categoria espetacular.
Já assisti de tudo desde assaltos a carros a frente da esquadra (cito vários), comprovando a vossa completa inutilidade, como até vocês mesmos a não cumprirem o código da estrada.
Mas continuo a dizer pelo menos ainda existem 2 ou 3 que são simpaticos o resto, têm de se fazer acertos técnico-táticos.

Ruizinho um abraço, sempre a considerar.
Ouve lá ó cavalheiro, por acaso conhece-me de algum lado? Fica já a saber que nem sou policia, nem sequer conheço nenhum policia municipal ou quem quer que lá trabalhe. Por isso antes de generalizar, pense um bocadinho.
E se a sua atitude quando é abordado pela policia é semelhante à que usou neste "post" para se exprimir, ficamos todos esclarecidos afinal sobre quem é que é mal educado ou arrogante.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:
Xaqueto Escreveu:
Carol Escreveu:Mas é preciso mais explicação?
o que estou a dizer desde o início é que as pessoas, ou pelo menos eu, exijo que me tratem com respeito e boa educação.
Não têm de ser simpáticos, apenas não sejam mal educados, arrogantes e afins
Da minha parte Carol, quando abordo os municipes tento ser aquilo que eu gostaria que fossem para mim.
Se o municipe for simpatico, correcto para a minha pessoa,tento fazer tudo o que estiver ao meu alcançe para o poder ajudar. Se não o for não o irei ajudar em nada, indico o que é exigido por Lei e mais nada.
O Xaqueto não vale a pena gastar o teu latim. Pelos visto só a PM é que é mal educada porque a generalidade dos cidadãos é só amabilidades, como aliás pode ser comprovado naquilo que alguns escrevem neste tópico. Se és PM o melhor que tens a fazer é antes de multar, fazer um inquérito à pessoa que está a ser multada sobre se concorda com a tua atitude ou se estás a ser simpático. E se ela refilar, berrar ou descabelar-se, dá a outra face como Jesus Cristo. :?
claro, para quê discutir quando se pode passar logo ao insulto ou "virar costas" e ignorar, não é?
Aconselho-lhe a ler os meus posts antigos e depois venha dizer-me onde disse que os municipes é que eram educados e os PMs sempre os maus da fita..

Sempre ouvi dizer que quem não sabe ou não tem nada para dizer ou está calado ou bate palmas.. E isto pode ser entendido como uma sugestão

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Xaqueto Escreveu:
userN Escreveu:

Não somos, em nada, parecidos com a EMEL. A fiscalização passa, não só, pelos tickets dos parques, utilização de telemoveis em condução, passeios e passadeiras, luz vermenhas, andar sem cinto, seguros, raias, estacionamento onde não é permitido, enfim poderia enumerar TODOS os artigos do C.E..
Um aparte, andas um pouco desactualizado, a maior parte do efectivo prefere fiscalização rodoviaria do que parques.

É a opinião que eu tenho, é raro ver um pm sem ser a passar tickets ;)

Até nem tenho razão de queixa, já uma vez me desculparam uma contra-ordenação de estacionamento que eu fiz por total desconhecimento... De resto não costumo facilitar.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Carol Escreveu:
Sempre ouvi dizer que quem não sabe ou não tem nada para dizer ou está calado ou bate palmas.. E isto pode ser entendido como uma sugestão
Olhe menina Carol, isso é valido para si também, que pouco tem contribuído para esta discussão, a não ser continuar a denegrir uma classe profissional. E dispenso as suas sugestões...
Mas já agora e tentando então contribuir para a discussão vou dar-lhe um exemplo:
A menina pelo que parece estuda Direito, logo provavelmente será uma futura advogada. Certamente não ignora que a classe dos advogados está longe de ter uma reputação imaculada. Se abrir bem os ouvidos ao que se diz sobre os advogados percebe que dizem cobras e lagartos de muitos e sabe por quê? Porque existem alguns que de facto são maus profissionais e dão mau nome à classe.
Agora jamais me ouvirá a mim dizer dos advogados ou de outra classe profissional qualquer, que são isto ou aquilo, porque não é por haver alguns maus que todos são maus. Com a policia passa-se o mesmo. Para estar assim tão ofendida com a PM, se calhar teve uma má experiência com um deles, mas isso não lhe dá o direito de generalizar para toda a classe, dizer que são todos arrogantes, mal educados etc. Quando for advogada, e desde já lhe desejo todas as felicidades profissionais, se ouvir alguém a dizer mal da sua profissão e a insultar todos os advogados em geral, pode ser que nessa altura mude de ideias.
E continuo a afirmar que pelo que aqui tem escrito, duvido que a sua atitude perante uma possível abordagem da PM fosse propriamente simpática, por isso não espere simpatia de volta.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:
Carol Escreveu:
Olhe menina Carol, isso é valido para si também, que pouco tem contribuído para esta discussão, a não ser continuar a denegrir uma classe profissional. E dispenso as suas sugestões...
Mas já agora e tentando então contribuir para a discussão vou dar-lhe um exemplo:
A menina pelo que parece estuda Direito, logo provavelmente será uma futura advogada. Certamente não ignora que a classe dos advogados está longe de ter uma reputação imaculada. Se abrir bem os ouvidos ao que se diz sobre os advogados percebe que dizem cobras e lagartos de muitos e sabe por quê? Porque existem alguns que de facto são maus profissionais e dão mau nome à classe.
Agora jamais me ouvirá a mim dizer dos advogados ou de outra classe profissional qualquer, que são isto ou aquilo, porque não é por haver alguns maus que todos são maus. Com a policia passa-se o mesmo. Para estar assim tão ofendida com a PM, se calhar teve uma má experiência com um deles, mas isso não lhe dá o direito de generalizar para toda a classe, dizer que são todos arrogantes, mal educados etc. Quando for advogada, e desde já lhe desejo todas as felicidades profissionais, se ouvir alguém a dizer mal da sua profissão e a insultar todos os advogados em geral, pode ser que nessa altura mude de ideias.
E continuo a afirmar que pelo que aqui tem escrito, duvido que a sua atitude perante uma possível abordagem da PM fosse propriamente simpática, por isso não espere simpatia de volta.
menino Ruizito, se a carapuça lhe serviu nada mais tenho a dizer!

E mais uma vez parece-me que o menino deve ter uma certa dificuldade na leitura dos meus posts (desculpe-me a afinidade, mas pareceu-me bem tomar esta liberdade já que o menino também a tomou).

Que têm os advogados a ver com a questão? É mesmo de quem não sabe o que dizer mais..
E podes ter a certeza que estou perfeitamente ciente do que se diz sobre os advogados, não é por isso que vou agredir verbalmente quem o disser. Mas isto devo ter sido demasiado bem educada para me dar a esses desvairos.

A minha atitude perante os PM's ou qualquer outra pessoa é sempre educada e respeituosa, até ao momento em que me respondam torto. Mas mais uma vez deve ser a minha demasiado boa educação a saltar, peço perdão por não ter sido criada por lobos..
Não assuma aquilo de que não faz ideia, e deixe a atitude ignóbil para outro tipo de foruns.

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

userN Escreveu:
Xaqueto Escreveu:
userN Escreveu:

É a opinião que eu tenho, é raro ver um pm sem ser a passar tickets ;)
Concordo com o userN. Acredito que tenham outras funções para além da multa, mas a verdade é que conto pelos dedos de uma mão as vezes que os vi na rua a fazer outra coisa.
O que condeno é a dualidade de critérios que a PM usa no momento de multar alguém. Posso afirmá-lo tanto por comentários que ouço de outras pessoas como por situações que já se passaram comigo e que já aqui exemplifiquei. Isto gera um sentimento de revolta porque aquilo que transparece é que a PM abusa do poder que tem para escolher quem deve ou não ser multado. Se transgrediu tem de ser penalizado.

Ainda em relação a outras funções que a PM tem segundo o Xaqueto, acho que todos nós devemos ter noções de cidadania apontando, denunciando, reclamando quando algo está mal e, naturalmente, elogiando quando está bem. Na minha opinião poderia caber à PM dar o exemplo e comunicar às entidades competentes situações irregulares.
Gostaria de fazer uma ou duas perguntas ao Xaqueto relativamente à fiscalização de passeios e passadeiras. Se um carro estiver parado numa rua qualquer imediatamente atrás de uma passadeira está a cometer uma infracção ao código da estrada. Está inclusivamente a colocar em xeque a vida dos peões que atravessem nessa passadeira devido à falta de visibilidade dos veículos que circulam.

Xaqueto, esse veículo deve ser multado (e até rebocado)? Eu penso que sim, mas gostaria de saber a tua opinião.
Uma situação real: se essa passadeira estiver na Av. Emídio Navarro em frente ao antigo cinema Tivoli e o veículo parado for um autocarro, este deve ser multado? E se o autocarro estiver parado antes da passadeira do Rei da Fruta na Rua Dr. Manuel Rodrigues deve ser multado? Ainda há poucos meses testemunhei um atropeamento nessa passadeira por um carro que não vinha a mais de 30 km/h simplesmente porque o peão teve de atravessar à frente do autocarro que aí fazia horas e o carro não o viu também devido ao autocarro... E se a passadeira estiver na Rua João Machado (onde o meu pai foi atropelado) e o autocarro estiver antes dela a fazer horas, neste caso também deve ser multado? Alguma vez multaram um autocarro nestes condições?

Outra questão... As zonas de estacionamento condicionado (por tempo), onde se paga para estacionar são limitadas por sinais, um a indicar o início e outro a indicar o fim da zona. Pela lógica pode estacionar-se até ao limite indicado pelo sinal de fim de zona. Se esse sinal estiver quase em linha com a passadeira posso lá estacionar pagando, mas não posso estacionar porque estou em cima da passadeira. O que fazer nessa situação? A divisão de trânsito da CM conhecerá o C. da Estrada?

O que quero dizer com este palavreado todo é que se a PM realmente faz fiscalização, poderia não só fiscalizar o cidadão comum mas também as situações irregulares que se verificam um pouco por toda a cidade. O objectivo dessa fiscalização seria a denúncia a quem de direito para que se pudessem efectuar as correcções necessárias. Seria um bom exemplo para que os munícipes se preocupassem mais com a cidadania e mudassem a (má) opinião que têm da PM.
Não seria positivo um cidadão dirigir-se a um PM, relatar uma qualquer situação irregular, e ver essa situação resolvida?

Neste momento acho que a opinião geral é de que a PM multa e pouco mais, como disse o userN e eu subscrevo.

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

micromys Escreveu: Outra questão... As zonas de estacionamento condicionado (por tempo), onde se paga para estacionar são limitadas por sinais, um a indicar o início e outro a indicar o fim da zona. Pela lógica pode estacionar-se até ao limite indicado pelo sinal de fim de zona. Se esse sinal estiver quase em linha com a passadeira posso lá estacionar pagando, mas não posso estacionar porque estou em cima da passadeira. O que fazer nessa situação? A divisão de trânsito da CM conhecerá o C. da Estrada?
Estás a dizer que um funcionário municipal marcou a linha coincidindo com 1 passadeira?! :D :D Essa nunca tinha ouvido! Ópticas de Coimbra, não percam esta oportunidade: os míopes camarários necessitam patrocínio!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Carol Escreveu:
menino Ruizito, se a carapuça lhe serviu nada mais tenho a dizer!

E mais uma vez parece-me que o menino deve ter uma certa dificuldade na leitura dos meus posts (desculpe-me a afinidade, mas pareceu-me bem tomar esta liberdade já que o menino também a tomou).

Que têm os advogados a ver com a questão? É mesmo de quem não sabe o que dizer mais..
E podes ter a certeza que estou perfeitamente ciente do que se diz sobre os advogados, não é por isso que vou agredir verbalmente quem o disser. Mas isto devo ter sido demasiado bem educada para me dar a esses desvairos.

A minha atitude perante os PM's ou qualquer outra pessoa é sempre educada e respeituosa, até ao momento em que me respondam torto. Mas mais uma vez deve ser a minha demasiado boa educação a saltar, peço perdão por não ter sido criada por lobos..
Não assuma aquilo de que não faz ideia, e deixe a atitude ignóbil para outro tipo de foruns.
Qual atitude ignóbil? Por que é que não perde um pouco do seu precioso tempo a reler o que escreveu neste tópico desde a primeira página (já lá vão 20) e tenta perceber quem é que começou com a atitude ignóbil? Se a sua noção de educação e respeitabilidade é a que demonstra nos seus posts, então digo-lhe que mais valia ter sido de facto criada com lobos...
Quanto ao que disse dos advogados, foi uma analogia, sabe o que isso é?
Se não lhe interessa que possam denegrir a sua (futura) profissão é lá consigo, mas eu que nem sequer sou policia, não gostaria que dissessem da minha profissão aquilo que foi já aqui dito sobre eles.
PS: O tratamento por "menina" não teve nada de depreciativo, pois se é estudante deve ser nova, logo trata-la por menina é perfeitamente aceitável. Já eu sou um bocadito velho demais para esses tratamentos, mas também não lhe levo a mal por isso...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:escusas de começar já a atirar pedras
acertei-te? peço desculpa...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Parece que cada vez que tenho uma opinião contrária à tua, estou a atirar pedras.. enfim, tudo bem..
Ruizito Escreveu:Quanto à má imagem da PSP e GNR é algo generalizado, não é propriamente nenhuma novidade. Tudo aquilo que aqui já se disse (escreveu) sobre a PM, já estou eu farto de ouvir em todo o lado relativamente às outras forças da autoridade. Ou a expressão "caça à multa" não existia antes de haver PM?
Continuo a notar uma grande diferença no tratamento e respeito por parte de outras forças de autoridade.. Se já existia a expressão "caça à multa"? Sim.. Se ainda existe sem ser aplicada à Polícia Municipal? Sim.. Se há mais alguma força cuja imagem seja somente a multa? Não..