Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

Na minha opinião: Polícia Municipal = Tacho

Sinceramente, não vejo utilidade nenhuma. O que eles fazem já a PSP fazia.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Não me parece que tenha sido a policia municipal que criou essa imagem. Sendo assim, também a PSP, a PJ, a ASAE, o SEF, a GNR etc. a criaram. O que se passa é que a generalidade das pessoas não gosta da autoridade, acha sempre que punir a infracção do vizinho está bem mas a sua já não, logo seja lá o que for que se faça está sempre mal feito.
É precisamente esse ponto onde entras em contradição que queria atingir.. A PSP e a GNR também autuam e não têm a imagem negativa que esta policia municipal adquiriu.. se tal não é culpa própria então é culpa de quem? dos ovos kinder?
Ruizito Escreveu:Basta ler este tópico e os mesmos foristas que acusam a policia de multar demais nuns sítios, também a acusam de multar de menos noutros locais.
demonstra talvez falta de coerência.. se calhar uns sítios rendem mais que outros ($$).. mas isso já é a minha imaginação a funcionar..
Ruizito Escreveu:Pergunto: Qual é a atitude que a PM deve ter para agradar a todos?
Uma força de autoridade não é feita para agradar, é para ser respeitada e respeitadora.. se a função desta força é essencialmente como entidade reguladora de espaços de estacionamento então não é necessário que seja considerada autoridade, bastava ser algo tipo EMEL..

Suponho eu que o problema da PM de Coimbra reside na actividade dos primeiros meses, eu já vi a PM ser útil por exemplo nas feiras realizadas na Baixa e Rossio de Santa Clara ou no Limpar Portugal e esse tipo de intervenções deveria ter sido regra desde o dia 1.. se a prioridade inicial era a (caça à) multa, principalmente com as polémicas (internas e externas) que vinham descritas nos diários locais, acaba por ser natural que a população adopte uma postura menos própria para com os agentes..

Xaqueto
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22

Mensagem por Xaqueto »

Os Ovos Kinder, que tanto se tem propelado neste forum e que o grande causador fui somente eu, não foi utilizado de forma prejurativa, nem tão pouco depreciativa para com os municipes. A utilização da expressão tem a haver com a primeira reação que o municipe tem quando vê que foi autuado pela PM, infelizmente e invariavelmente, a reação é a seguinte "... aqueles F... da P..., se fossem atrás dos ladrões, estão a perseguir quem trabalha, etc...." e outros comentários menos abonatórios as nossas pessoas e respectivas familias.
O trabalho/emprego, aquilo que quizerem chamar, não são tachos/panelas, cunhas, ou o que lhe quizerem chamar. A grande parte dos trabalhadores da casa não são de Coimbra, nem têm familias directa ou indirectamente ligadas à CMC. Foi por esforço e mérito, sobretudo mérito, que se entrou para a CMC. Se bem me recordo quando abriu o 2º concurso de 65 vagas para a PM concorreram cerca de 500 pessoas, e porque é que concorreram? não sabem, foi a estabilidade profissional, porque financeiramente não é assim tão vantajosa, acreditem se quizerem porque tanto me faz.
A PSP e a GNR não têm assim tão má imagem, primeiro existem há mais tempo, uma foi durante muito tempo repressiva com uma vertente militar e virada para a vertente rural, a outra uma policia citadina aberta, direcionada para lidar com um publico de educação mais elevada. E isso via-se no exigido para ingressar nestas forças, uma pedia somente a antiga 4 classe e ter sido militar, enquanto a outra pedia o 11 ano, claro que já foi alterado o ingresso nestas forças.
Por alguma razão a UE decidiu dar hipoteses aos seus membros criar uma força direcciona para os diferentes municipios, afim de auxiliar as restantes forças de seguranças. Foi então criadoo corpo de Policia Municipal, no qual aderiram quase todos os paises. Todas elas giram a volta do trânsito, umas com mais competências outras com menos.
A imagem da PM está mais denegrida, porque lida directamente com o público e autua olhos nos olhos, com mais ou menos arrogância, mal criadez, prepotência e tudo o que têm escrito no forum, é mais facil não deixar o "papel" no vidro do carro, dizer a pessoa pode ir, deixar a pessoa na dúvida se foi ou não autuada, como fazem as outras forças e mais tarde estas pessoas recebem os respectivos autos assim é mais bonito por que a imagem que fica durante aquele periodo é que "..os gajos foram porreiros não me multaram.... " na hora.
Com a PM não funciona assim dizemos directamente aos municipes que estão autuados, explicamos o porque e quanto é aqela infracção lhe vai custar, se tivermos que remover alguma viatura, sem olhar a estatutos sociais, remove-se. Se tiver que ser bloquedo, bloqueia-se. É o nosso trabalho, tem que ser feito quere se goste ou não.
Cada força tem a sua própria forma de atuar com o público, uns para evitar o conflito dizem que não autuarão, quando na verdade o fizeram, a outra, na minha optica, a mais correcta, apesar de ser mais custosa, autuar e aguentar com os "desabafos" dos condutores.
Conheço o caso de um colega que foi autuado pela GNR por exceso de velocidade, só soube do facto quando o Auto chegou, passado 6 meses, a casa. Friso, novamente, assim é mais porreiro, não é?

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:
Ruizito Escreveu:Não me parece que tenha sido a policia municipal que criou essa imagem. Sendo assim, também a PSP, a PJ, a ASAE, o SEF, a GNR etc. a criaram. O que se passa é que a generalidade das pessoas não gosta da autoridade, acha sempre que punir a infracção do vizinho está bem mas a sua já não, logo seja lá o que for que se faça está sempre mal feito.
É precisamente esse ponto onde entras em contradição que queria atingir.. A PSP e a GNR também autuam e não têm a imagem negativa que esta policia municipal adquiriu.. se tal não é culpa própria então é culpa de quem? dos ovos kinder?

Pelo teu comentário não deves ter lido bem o que escrevi. Disse que se foi a PM que criou a má imagem, as outras policias também a criaram, pois a imagem de qualquer das forças de autoridade é má. Não me parece que a PSP ou GNR tenha melhor imagem do que a PM. Será que as pessoas "kinder" (expressão mais parva...) também não terão culpa?

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: Uma força de autoridade não é feita para agradar, é para ser respeitada e respeitadora..
Concordo. O problema é que ao não agradar, muitos acham logo que pode ser desrespeitada.
daniel322 Escreveu: Suponho eu que o problema da PM de Coimbra reside na actividade dos primeiros meses, eu já vi a PM ser útil por exemplo nas feiras realizadas na Baixa e Rossio de Santa Clara ou no Limpar Portugal e esse tipo de intervenções deveria ter sido regra desde o dia 1.. se a prioridade inicial era a (caça à) multa, principalmente com as polémicas (internas e externas) que vinham descritas nos diários locais, acaba por ser natural que a população adopte uma postura menos própria para com os agentes..
Não acho nada natural. Primeiro não se pode considerar natural desrespeitar a autoridade seja ela qual for. Segundo, a grande maioria das pessoas nem sequer está minimamente a par dessas questões internas da PM, o que não querem é ser multadas e pronto. Nem que os agentes se desfizessem em mesuras e vénias elas iam aceitar a multa.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:Nem que os agentes se desfizessem em mesuras e vénias elas iam aceitar a multa.
Mas olha que se tivessem um ar menos pretencioso e arrogante no momento de passar a mulra se calhar ajudava. (não estou a generalizar, apenas já presenciei situações em que aconteceu)

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Pelo teu comentário não deves ter lido bem o que escrevi. Disse que se foi a PM que criou a má imagem, as outras policias também a criaram, pois a imagem de qualquer das forças de autoridade é má. Não me parece que a PSP ou GNR tenha melhor imagem do que a PM. Será que as pessoas "kinder" (expressão mais parva...) também não terão culpa?
Não venhas com prepotência de eu saber ou não ler s.f.f, isso nada contribui para a discussão. Continua a questão: Onde é que está essa má imagem da PSP e GNR?
Ruizito Escreveu:Não acho nada natural. Primeiro não se pode considerar natural desrespeitar a autoridade seja ela qual for. Segundo, a grande maioria das pessoas nem sequer está minimamente a par dessas questões internas da PM, o que não querem é ser multadas e pronto. Nem que os agentes se desfizessem em mesuras e vénias elas iam aceitar a multa.
Os agentes não têm que prestar vénias, têm de prestar respeito, se querem ser respeitados.

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

Mas olha que se tivessem um ar menos pretencioso e arrogante no momento de passar a mulra se calhar ajudava. (não estou a generalizar, apenas já presenciei situações em que aconteceu)[/quote]

Não percebi, como é que se consegue ver o "ar" no momento de passar a multa?, estamos normalmente de cabeça baixa a escrever.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Xaqueto Escreveu:Não percebi, como é que se consegue ver o "ar" no momento de passar a multa?, estamos normalmente de cabeça baixa a escrever.
e passam a multa, deixam no parabrisas e vão-se embora, não é?

se não são, não se façam de parvos porque vos fica mal. Se realmente o são é triste..

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

Carol Escreveu: e passam a multa, deixam no parabrisas e vão-se embora, não é?

se não são, não se façam de parvos porque vos fica mal. Se realmente o são é triste..
Diz lá, então, como é que vamos fazer ao fim de colocar o papel. Qual é a atitude que esperam de nós, ao fim de multarmos as pessoas?
Qual é o "ar que devemos colocar?
Todas as atitudes tomadas pelos agentes são criticadas. Esclareçam !!!!!!! :roll:

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Xaqueto Escreveu: (...) Com a PM não funciona assim dizemos directamente aos municipes que estão autuados, explicamos o porque e quanto é aqela infracção lhe vai custar, (...)
estava a ser irónica, pelos vistos tens má memória daquilo que escreves.

E não, não são todas as atitudes tomadas pelos agentes que são criticadas. São só as dos agentes que são mal-educados, arrogantes e prepotentes, como foste agora neste post.

Só não alcança quem não quer, não é assim tão difícil de entender.

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

Carol Escreveu:
Xaqueto Escreveu: (...) Com a PM não funciona assim dizemos directamente aos municipes que estão autuados, explicamos o porque e quanto é aqela infracção lhe vai custar, (...)
estava a ser irónica, pelos vistos tens má memória daquilo que escreves.

E não, não são todas as atitudes tomadas pelos agentes que são criticadas. São só as dos agentes que são mal-educados, arrogantes e prepotentes, como foste agora neste post.

Só não alcança quem não quer, não é assim tão difícil de entender.
Não, não me esqueci do que escrevi. Não existe nem prepotência, nem arrogância da minha parte o que existe é uma grande dificuldade em perceber o que é que querem da PM e dos agentes.
Se estão a rir quando estão a autuar, estão a ser prepotentes, se estão sisudos, são mal-educados, se falarmos com correcção e em termos "técnicos", somos arrogantes.
Neste forum, já li algumas barbaridades por parte dos seus escritores, quando alguem vem tentar esclarecer, o motivo das autuações, que os condutores, atenção que eu Tb sou, são os maiores causadores dos conflitos existentes, são praticamente escorraçados, ficando sem vontade de responder.
Se têm duvidas sobre trânsito, fiscalização de obras, sobre o porque de serem fiscalizadas algumas ruas e outras não, sobre os problemas que afectam internamente a PM, peruntem directamente, pois estar a discutir a atitude dos agentes na rua écomo discutir o porque de o Sol nascer e porque é que vamos pagar a crise quando não temos culpa.

O que queria alcançar quando entrei para a PM era o de mudar a visão, que eu própio tinha, da Função Pública e das Forças de Segurança. Convido a todos os que quizerem a juntarem-se as nossas patrulhas diarias e verem por si mesmos o que é que passamos e aí sim formarem a sua própia opinião com fundamentos experenciados.

Não quis ofender susceptilidades

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Mas ninguém aqui disse que "Se estão a rir quando estão a autuar, estão a ser prepotentes, se estão sisudos, são mal-educados, se falarmos com correcção e em termos "técnicos", somos arrogantes"

eu sei muito bem o conceito dos termos que utilizo, quem não sabe que procure no dicionario.

E eu não estou aqui a discutir se eles autuam ou não, ou se deviam.
O estava a por em discussão era a atitude, e quanto a isso continuo a ter a mesma opinião e a defendê-la, quem não concorda tem bom remédio..

Xaqueto
Novato
Novato

Mensagem por Xaqueto »

Eu estou a dizer a mesma coisa.

Então qual é a atitude que se deve tomar?

Expliquem-se !!!!!

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Mas é preciso mais explicação?
o que estou a dizer desde o início é que as pessoas, ou pelo menos eu, exijo que me tratem com respeito e boa educação.
Não têm de ser simpáticos, apenas não sejam mal educados, arrogantes e afins