Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Em suma, num eventual cenário de adiamento da construção da Linha Amarela, só não me importarei se:

a) o programa de requalificação da Baixa e da Beira-Rio prosseguir;
A requalificação da beira rio não está garantida mesmo com o avanço do metro. Existem várias entidades envolvidas, todas a tentar empurrar umas para as outras. É quase certo que a Metro-Mondego não irá intervir na avenida Aeminium, limitando-se ao espaço da linha actual pouco mais. Quanto às Águas do Mondego, que em parceria com a metro irão instalar infra-estruturas nessa avenida, também estão a ver se se livram da requalificação da mesma. Resta a ARH, responsável pelo muro actual (bastante degradado), mas se depender dessa entidade nada será feito. O problema é que ninguém vai querer assumir a execução de um novo muro e arranjo da avenida numa extensão tão grande.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Notícias Metro Mondego:
LANÇADO CONCURSO DE EMPREITADA ENTRE COIMBRA-B E PORTAGEM 19-04-2010

Imagem

Foi já publicado em Diário da República o lançamento do concurso de empreitada de reabilitação das infra-estruturas do troço Coimbra-B - Portagem, referente à Linha Verde, integrada no âmbito das intervenções do Sistema de Mobilidade do Mondego. Este troço abrange uma extensão aproximada de 2239 metros.

Os trabalhos a realizar nesta empreitada consistem essencialmente numa nova plataforma de via, estabilização de taludes, obras de arte correntes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua, assentamento de via Balastrada entre Coimbra B e a Estação de Padrão/Monte Formoso e assentamento de Via betonada entre Padrão/ Monte Formoso e Portagem.

A Via é dupla e a Norte de Coimbra B será construída uma zona de parqueamento com capacidade total para 11 veículos (5 linhas). Proceder-se-á também à execução das plataformas de passageiros, remodelação da zona envolvente das 5 Estações integradas neste troço (Aeminium/Loja do Cidadão, Arnado, Açude/Choupal, Padrão/Monte Formoso e Coimbra B).

O contrato prevê um prazo de execução de 21 meses a partir da data da consignação. O prazo para apresentação de propostas termina a 21 de Junho de 2010.
JÁ É POSSÍVEL VER A IMAGEM QUE PROJECTA O METRO A PASSAR NA ENVOLVENTE AO HOTEL VILA GALÉ 14-04-2010

Encontram-se expostas numa montra do Espaço Metro, na Baixa de Coimbra, as imagens da estação Arnado, na zona envolvente à sede distrital da Segurança Social e dos hotéis Vila Galé e Dona Inês, junto à beira-rio, vislumbrando-se ao longe a Ponte do Açude. Algumas imagens estão também expostas no recém-inaugurado Hotel Vila Galé, dando a conhecer a requalificação urbana que vai suceder nesta zona.

Imagem

Imagem

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Desde que metro não pare em Coimbra-B e daí siga para norte tantos kms como segue para Lousã tá tudo bem, é que já estou a ver que uns são filhos e outros enteados ;)

Temos uma excelente oportunidade de com o Metro finalmente ter uma Área Metropolitana de Coimbra, englobando desde Lousã, a Cantanhede, passando por outras localidades, claro que nada se faz de um dia para o outro, mas talvez seja oportuno desde já pensar no metro nesta perspectiva.

alforreca
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10

Mensagem por alforreca »

pelo menos até à adémia está prevista uma expansão...

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

userN Escreveu:Desde que metro não pare em Coimbra-B e daí siga para norte tantos kms como segue para Lousã tá tudo bem, é que já estou a ver que uns são filhos e outros enteados ;)

Temos uma excelente oportunidade de com o Metro finalmente ter uma Área Metropolitana de Coimbra, englobando desde Lousã, a Cantanhede, passando por outras localidades, claro que nada se faz de um dia para o outro, mas talvez seja oportuno desde já pensar no metro nesta perspectiva.
Sim... Mas também não podemos confundir metro com linha suburbana. O metro nunca deveria ir até à Lousã. No entanto, compreendo isso em termos de comodidade. É a tal questão de não ser preciso sair do comboio para apanhar outro numa estação intermodal. Sim... Eu sei que em alguns casos isso vai acontecer. Mas vão continuar a haver comboios directos!

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:
userN Escreveu:Desde que metro não pare em Coimbra-B e daí siga para norte tantos kms como segue para Lousã tá tudo bem, é que já estou a ver que uns são filhos e outros enteados ;)

Sim... Mas também não podemos confundir metro com linha suburbana. O metro nunca deveria ir até à Lousã. No entanto, compreendo isso em termos de comodidade. É a tal questão de não ser preciso sair do comboio para apanhar outro numa estação intermodal. Sim... Eu sei que em alguns casos isso vai acontecer. Mas vão continuar a haver comboios directos!
Olha para o metro do porto, para mim é esse o caminho a seguir.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

O metro do Porto anda em zonas, na maioria dos casos, urbanas. O metro do Porto nem é grande exemplo para este caso. Repara que o Porto tem uma rede de transportes suburbanos como Coimbra não tem! Ou seja, o metro complementa o trabalho dos suburbanos. Não podemos, em Coimbra, por falta de uma rede suburbana, transformar o metro numa ensalganhada de coisas que depois não dão em coisa nenhuma.

Metro em Coimbra (até à Adémia? Claro! Claro que sim!)
Suburbanos como os do Porto a fazer ligações FFoz - Coimbra; Aveiro - Coimbra; Pombal - Coimbra; etc. etc. Estas são linhas que já existem, é só alterar material circulante e criar a noção de rede. Ah, e os preços. Aveiro Coimbra a €5, não! O preço deve ser de €2,30 para haver justiça!Não podemos ter Aveiro - Porto a €2,15 e Aveiro - Coimbra a €5!

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Opiniões...

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Ou não fosse isto um fórum :P

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:Ou não fosse isto um fórum :P
Nem mais.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Bem daqui a pouco vão dizer que o metro é um erro e que se devia era ter apostado na requalificação da linha da Lousã transformando-a numa suburbana como deve ser... onde é que eu já ouvi isto?
Ah é verdade, foi o que sempre defendi aqui neste fórum e com o qual parece que ninguém concordou...

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Não vou ter esta discussão outra vez. Eu concordo com o metro. Embora possa admitir que a linha amarela seja adiada algum tempo, acho que a linha verde deve ficar a funcionar o mais rapidamente possível.

Sinceramente,. não vou ter esta discussão outra vez. Estamos a ter a mesma conversa que tivemos a algum tempo atrás.

A minha opinião quando à electrificação da linha e essas coisas todas está aqui:

viewtopic.php?t=191&postdays=0&postorder=asc&start=795

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Nem eu quero que se volte ao mesmo, apenas fiquei surpreendido pelas opiniões expressadas aqui.
E é bom não esquecer que muito do que se diz sobre o TGV, poderia perfeitamente ser aplicado ao metro, salvaguardando as devidas proporções obviamente.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Ruizito Escreveu:Bem daqui a pouco vão dizer que o metro é um erro e que se devia era ter apostado na requalificação da linha da Lousã transformando-a numa suburbana como deve ser... onde é que eu já ouvi isto?
Ah é verdade, foi o que sempre defendi aqui neste fórum e com o qual parece que ninguém concordou...
Eu concordo.

O metro não é preciso, agora se o metro servir para o que referi no meu post anterior aí já tudo bem!

De resto... :roll:

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

não percebo onde queres chegar.. dizes que o metro não é preciso se não tiver as ligações a Lousã e a Cantanhede.. e depois concordas com o Ruizito sobre a requalificação da linha para uso ferroviário convencional.. em que ficamos?..