Europeu Sub19 de Rugby na Região Centro

Para comentar e discutir o desporto profissional, amador e de lazer em Coimbra
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Europeu Sub19 de Rugby na Região Centro

Mensagem por Lino »

22:31 - Râguebi
Europeu Sub-19 pretende elevar nível em países com menos tradição na modalidade

O presidente da Federação Internacional de Râguebi (IRB), Jean Claude Baquet, disse hoje que o Campeonato da Europa de Sub-19, que começa domingo na Região Centro de Portugal, pretende elevar o nível em países com menos tradição na modalidade.

"Este evento tem dois objectivos: apurar o campeão europeu e, simultaneamente, apurar o representante para o Mundial B da modalidade. Para além disso, o apoio canalizado para países com dimensão inferior pretende elevar o nível da modalidade, cuja tradição é inferior em relação a outros", disse Jean Claude Baquet.

O dirigente máximo da IRB falava na apresentação técnica do campeonato, que se disputa em Coimbra, na Anadia e na Lousã entre 25 e 31 de Outubro.

O vice-presidente Da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), Soares Alves, afinou pela mesma ideia, realçando que o evento é muito importante para o râguebi português.

César Pegado, presidente da organização do Campeonato, referiu que "a ida de Portugal ao Campeonato do Mundo de 2007, mesmo perdendo todos os jogos, deu uma mais-valia fantástica para a FPR receber este Europeu".

O Campeonato da Europa de Sub-19 devia ser disputado na Roménia, mas acabou por ser transferido à última hora para Portugal, por dificuldades financeiras daquele país.

"Deixámos de ser uma modalidade esquecida para ser uma modalidade acarinhada por todos", salientou César Pegado, recordando o impacto da participação de Portugal no Mundial de 2007, em França.

Por sua vez, o capitão da selecção portuguesa Sub-19, Pedro Rocha, reforçou que "os objectivos de Portugal são melhorar o último quarto lugar e, se possível, ganhar o torneio", apesar de a Itália ser uma das selecções favoritas à conquista do título.

Participam neste campeonato, que envolve um total de 250 jogadores e 50 dirigentes e árbitros, as selecções de Itália, Geórgia, Rússia, Bélgica, Espanha, Polónia, Alemanha e Portugal.

Calendário de Jogos:

- Domingo, 25 Out:

M1, Itália-Portugal, 18:00, Estádio Sérgio Conceição, Coimbra.

M2, Geórgia-Alemanha, 14:30, Escola Superior Agrária, Coimbra.

M3, Rússia-Polónia, 14:30, Campo da Moita - Rugby Clube da Bairrada, Anadia.

M4, Bélgica-Espanha, 14:30, Campo de Santa Rita, Lousã.

- Quarta-Feira, 28 Out:

M5, Vencedor M1-Vencedor M4, 14:30, Escola Superior Agrária, Coimbra.

M6, Vencedor M2-Vencedor M3, 16:30, Estádio Sérgio Conceição.

M7, Vencido M1-Vencido M4, 15:00, Campo de Santa Rita, Lousã.

M8, Vencido M2-Vencido M3, 15:00, Campo da Moita - Rugby Clube da Bairrada, Anadia.

- Sábado, 31 Out:

FINAL, Vencedor M5-Vencedor M6, 16:30, Estádio Sérgio Conceição, Coimbra.

JOGO PARA O 3.º LUGAR, Vencido M5-Vencido M6, 10:30, local a designar.

JOGO PARA O 5.º LUGAR, Vencedor M7-Vencedor M8, 10:30, local a designar.

JOGO PARA O 7.º LUGAR, Vencido M7-Vencido M8, 10:30, local a designar.

Amanhã é o Portugal-Itália no Sérgio Conceição, às 18h, com entrada livre. Alguém mais vai? :)

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Eu estive ontem no campo de Santa Rita (Lousã). Estive com a banda filarmónica da Lousã a tocar os hinos da Bélgica e de Espanha. Depois fiquei lá a ver o jogo. A primeira parte foi completamente dominada pela Espanha!

blackcrow
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 17:23

Mensagem por blackcrow »

Portugal foi derrotado pela Itália, 45-5, se não estou em erro... :(

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Fui ver o jogo Portugal - Itália ao Sérgio Conceição e gostei do ambiente. O estádio estava cheio (para isso contribuiu o facto de ser grátis), gostei do público e o jogo, apesar do resultado (só marcámos um ensaio contra uns poucos da Itália), foi interessante pois nunca tinha visto um jogo. E depois dois pontos dignos de nota e que devem ser ensinados aos futebolistas:
1- os jogadores de rugby cantam os seus hinos nacionais alto e a bom som, o que é de louvar!
2- o cavalheirismo entre jogadores... mesmo depois de um jogo tão exigente fisicamente e de ser um troféu em disputa, os jogadores cumprimentam-se todos no fim do jogo, fazendo um corredor para lhes prestar o seu respeito.

Depois tenho que dizer... os Portugueses precisam mesmo de correr no campo... por vezes em vez de passarem a um mais solto vão mandar ou para fora ou para um gajo com uns poucos de adversários em redor...

Depois ponho aqui umas fotos!

Avatar do Utilizador
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: quinta-feira, 30 julho 2009 19:16

Mensagem por »

Pessoal, que devem fazer os interessados em entrar na equipa de rugby? Se deve ir à Associação Académica?

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Talvez aparecer num treino, ou ir à secção de rugby...
http://www.academicarugby.com/contactos.html

Associação Académica de Coimbra Secção de Rugby
Rua Padre António Vieira Nº1 - 5º Piso
3000-315 Coimbra


Telefone/Fax : 309948399
Telemovel : 915785831
E-mail : geral@rugbyaac.com
Web : www.academicarugby.com

Avatar do Utilizador
Estreante
Estreante
Mensagens: 11
Registado: quinta-feira, 30 julho 2009 19:16

Mensagem por »

Obrigado Lino! B)